inter

sábado, 30 de setembro de 2006

Nilmar 2007

Atacante visita o Beira-Rio e provoca suspeita de retorno para a próxima Libertadores
   Nilmar de volta, para a Libertadores/2007? O diretor de futebol Newton Drummond foi buscá-lo ontem no aeroporto, a pedido do presidente Fernando Carvalho. O craque chegou às 15h e só saiu do Beira-Rio às 17h30min. As trapalhadas de Lyon e Corinthians o deixaram livre para decidir onde vai jogar no ano que vem. As chances maiores são de ficar no Brasil. Por que não no Inter?
   Desde ontem, esta é a questão do Beira-Rio. Segundo o atacante, que se recupera de cirurgia no ligamento cruzado do joelho e só retorna aos treinos em janeiro, a visita é de cortesia. Sua mulher é gaúcha. E ele tem vindo a Porto Alegre desde o início do tratamento. O problema é que o próprio Nilmar não descarta o retorno.
- Quem sabe? Posso ir para qualquer clube. Mas não farei nada sem conversar com o Corinthians, que tem a prioridade - disse Nilmar.
   Os franceses rescindiram contrato com o jogador antes de receber os 10 milhões de euros do Corinthians. Precisavam inscrever Fred na sua vaga para o campeonato francês. Assim, o atacante ficou livre - enquanto Lyon e Corinthians discutem o caso.
   Hoje, Nilmar se encontra com o empresário Jorge Machado, o mesmo que negociou Sobis com o Betis, da Espanha. A busca de um investidor pode ajudar na sua volta.
   Carvalho examinou a documentação de Nilmar, que promete manter o Inter dono de 20% dos seus direitos federativos, mesmo que não retorne ao Beira-Rio.
- Ele está livre, não há dúvida - afirmou Carvalho, consciente do alto salário do atacante.
   Também ontem surgiu a informação do interesse por Daniel Carvalho, outro ex-Inter, hoje na Rússia. Em Jaguarão, seu pai, Álbio, descartou a possibilidade do retorno.


Internacional recebe o Paraná no Beira-Rio pelo Brasileiro da Folhapress
   O Internacional enfrenta o Paraná, hoje, às 16h, no estádio Beira-Rio, em partida adiada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho luta para se aproximar do líder São Paulo, enquanto a equipe de Curitiba tenta se manter na zona de classificação para a Taça Libertadores-2007.
   Com 41 pontos, o Internacional tem a oportunidade de diminuir a distância que o separa dos paulistas ---a equipe do Morumbi tem 49, e também joga hoje, mas na capital paranaense, contra o Atlético-PR.
   O técnico Abel Braga espera contar com um de seus principais destaques, o atacante Fernandão. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo durante o treinamento de quarta-feira e faz tratamento intensivo para estar em campo contra o Paraná.
   Na equipe curitibana, o técnico Caio Júnior promove a entrada de Sandro na vaga de Gerson, que está contundido. O treinador tem ainda a volta de Edinho, que cumpriu suspensão na última rodada.
   O Paraná tem 40 pontos conquistados e espera conseguir um resultado positivo em Porto Alegre para consolidar a quinta colocação no Nacional, desempenho que o tem mantido na zona de classificação para a Taça Libertadores.


Incomodado por lesão, ovacionado por alunos

   Escapar da marcação dos zagueiros do Paraná, hoje à tarde, no Beira-Rio, não será tão difícil como driblar vestibulandos ávidos por fotos e autógrafos. Fernandão enfrentou o assédio ontem à noite, no Centro da Capital, depois de uma hora de conversa com estudantes do curso Unificado. Só o tornozelo direito, envolto numa proteção, o atrapalhava. Ele voltou a sentir a lesão no treino. Virou dúvida.
   A pedido do presidente Fernando Carvalho, o atacante do Inter escapou da concentração e acompanhou o dirigente em uma conversa com cerca de 200 alunos. Na chegada, os dois encontraram uma sala de aula que mais parecia uma arquibancada. A grande maioria usava camisetas do clube. Uma bandeira do Inter cobria o quadro negro.
   Clics de câmeras digitais e celulares fizeram de Fernandão e Carvalho celebridades diante de paparazzi.
- Coloquei o Fernandão na lista dos 10 maiores jogadores da história do clube - afirmou Carvalho, arrancando aplausos da platéia.

- Ele é o melhor dirigente do Brasil - acrescentou o capitão do Inter.
   Além de ganhar o incentivo dos torcedores para o Mundial, responderam perguntas sobre a inédita conquista da Libertadores.
   Ouviram pedidos para Michel sair do time e agradecimentos pela vitória sobre o São Paulo, na decisão. Complicado mesmo foi segurar os colorados para não pularem sobre Fernandão na saída. Foi preciso apelar aos alunos que o permitissem deixar a sala. Só depois, com todos em fila, assinou camisetas.


Para quitar o débito

   Quem diz não é nenhum crítico, mas o próprio técnico. De acordo com Abel Braga, o Inter está devendo uma boa atuação no Beira-Rio. E não há oportunidade melhor que hoje, às 16h, contra o Paraná
   Seria uma forma de agradecer aos colorados, que comparecem em bom número também em jogos fora de casa. Abel nem sabe se poderá contar com Fernandão, mas exige vitória de qualquer jeito, apesar de esperar o Paraná retrancado.
- A gente vivia falando neste jogo atrasado que nós e o São Paulo tínhamos por conta do calendário da Libertadores. Pois bem: chegou a hora. Se não ganharmos, ficará muito complicado pensar em título - reconheceu Abel.
   Pinga, o reforço contratado para ser o substituto de Tinga, não fica nem no banco. Chegou com 84 quilos, baixou para 78, mas ainda está fora do peso ideal para seu 1m75cm.
   A atração da partida, seja no time que sai jogando ou no banco de reservas, é Luiz Adriano. Aos poucos, o garoto de 19 anos, vai conquistando espaço. Já tirou de Rentería a condição de reserva imediato do ataque e pode, hoje, começar de novo uma partida.
   Sem Fernandão, Luiz Adriano formaria o ataque com Iarley. Mesmo se o capitão se recuperar da torção no tornozelo direito, pode aparecer a chance. Seria no lugar de Perdigão, deixando Fernandão como articulador.


Fernandão ainda não tem presença confirmada contra o Paraná
   Ainda não foi nesta sexta-feira que a comissão técnica pôde respirar aliviada quanto o aproveitamento do capitão Fernandão para o jogo contra o Paraná, às 16 horas (de Brasília) deste sábado. O jogador sofreu um entorse no tornozelo no treino de quarta e apenas instantes antes do jogo sua presença será confirmada ou não pelo técnico Abel. A principal alternativa para uma possível ausência do jogador seria a utilização do jovem Luis Adriano que faria parceria com Iarley no ataque colorado.
   Iarley admite a falta que o capitão colorado faz à equipe, mas salienta que seu próprio posicionamento no ataque não varia o que pode facilitar ao Internacional o caminho do gol. 'O Fernandão é a nossa referência, é um jogador diferenciado, mas o meu posicionamento na frente não muda. Seja ele ou o Luis Adriano, eu tenho que fazer o mesmo, abrir pelas pontas para dificultar a marcação do Paraná', declarou.
- Ah, é segredo (risos). Mas é jogo para pagar uma dívida com a torcida, seja qual for o time escalado - avisou Abel.
- Estou numa baita expectativa. Vamos esperar - suspirou Luiz Adriano.


Os reservas
Renan, Ediglê, Ramon, Perdigão, Josimar, Maycon, Caio, Luiz Adriano, Leo e Rentería
Jogadores acreditam que jogo contra o Paraná é decisivo para as pretensões coloradas no Brasileiro
30/09/2006 - 12:28:28 - por MR - Final Sports
   O grupo de jogadores do Internacional está consciente que a partida deste sábado, às 16h, no Beira-Rio, contra o Paraná é decisiva para as pretensões coloradas no Campeonato Brasileiro. Todos sabem que uma derrota pode definitivamente acabar com as possibilidades do clube chegar ao título. Além do crescimento na tabela, os jogadores desejam fazer uma boa partida para apagar o desempenho fraco das últimas partidas.
   “A gente tem que vencer por vários motivos. Vencer para voltar a fazer três pontos, que faz horas que o time não ganha. Vencer tentando jogar um futebol competitivo, como fizemos contra o Atlético Paranaense. Vencer para voltar a se aproximar do líder. Principalmente, com um futebol aguerrido, encurtando os espaços, com pegada e saída rápida para o contra-ataque. Temos que jogar como um time com cara do Abel”, revelou Perdigão.


Olho no São Paulo
   O outro jogo atrasado de hoje é Atlético-PR x São Paulo, na Arena, também às 16h. Uma vitória do time paulista o deixará sete pontos na frente do Grêmio, a 12 rodadas do final do Brasileirão. Muricy Ramalho lançará o centroavante Edgar, recém-contratado ao Joinville. Ele está confirmado ao lado Leandro e no lugar de Thiago. Tudo porque o ataque não marca há cinco rodadas.
   Com o goleiro Rogério Ceni e o zagueiro Alex Silva suspensos, o São Paulo terá Bosco; Ilsinho, Miranda, Fabão e Júnior; Josué, Mineiro, Souza e Danilo; Edgar e Leandro.
   O Atlético-PR, do técnico Osvaldo Alvarez, jogará com Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Marcelo Silva, Cristian e Ferreira; Dênis Marques e Marcos Aurélio. O mineiro Clever Assunção Gonçalves será o árbitro. Os canais pagos 76 (Net), 122 (Net Digital) e 124 (Sky) transmitem ao vivo.


Zagueiro já é do Inter
Rafael Santos está acertado com o Colorado.
   O zagueiro, de 22 anos, deve chegar a Porto Alegre neste final de semana. O Inter já depositou R$ 240 mil dos R$ 300 mil da multa rescisória de seu contrato.
   O auxiliar técnico de Abel Braga, Robertinho Moreno, trabalhou sete anos nas divisões de base da Macaca e praticamente formou o jogador.
   Rafael não disputará as partidas restantes do Campeonato Brasileiro pelo Internacional, mas chega à Capital com chances de integrar a delegação da equipe para o Mundial de Clubes no Japão.


Wianey Carlet 30/09/2006
Segundo turno

   Inter e São Paulo cumprem hoje jogos cujos resultados poderão indicar o desfecho deste campeonato. São partidas atrasadas, significam três dos mais preciosos pontos entre todos os que já foram disputados. Resultados iguais aproximam o São Paulo do título mantendo o Inter em posição atrasada e com diminuídas chances de recuperação. Porém, se o sábado dos colorados anoitecer combinando vitória do Inter com derrota do São Paulo, um novo ânimo se instalará no Beira-Rio. Não se trata de uma conjunção de resultados difícil de acontecer, afinal o São Paulo joga em Curitiba e o Inter na sua casa. Se o fator local funcionar, o desejo dos colorados poderá se realizar. Por enquanto, o líder do Brasileiro ameaça antecipar o título, espécie de consagração em primeiro turno. Para manter acesa a chama da esperança, o Inter precisa subir, esperando que o rival se mantenha estacionado.


Caio Júnior iguala recorde contra Internacional
Treinador completa 36 jogos no comando do Tricolor em campeonatos brasileiros
   A partida deste sábado contra o Internacional terá um gosto especial para Caio Júnior. Quando o Paraná entrar em campo, o treinador completará 36 jogos no comando do time em campeonatos brasileiros, mesma marca de Rubens Minelli, o atual recordista.
   Feliz por entrar para a história do Tricolor, Caio Júnior lembra com carinho de Minelli, tricampeão paranaense pelo clube (ganhou o título em 93,94 e 97).
- Para mim é muito importante chegar a esta marca, atingir este patamar. O Minelli fez parte da minha história, era treinado por ele quando conquistei meu primeiro titulo - afirma.
   Esta é a segunda vez que Caio Júnior trabalha no time da Vila Capanema. A primeira foi em 2002, quando tirou o Paraná da zona de rebaixamento em apenas dez rodadas.


Abel: "Se não ganharmos, complica"

Técnico colorado diz que só a vitória sobre o Paraná mantêm a chance de títuloTamanho do texto A- A+ Saiba maisBRASILEIRÃO 2006
   Só a vitória serve para o Internacional na partida contra o Paraná, neste sábado, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto vale pela rodada atrasada do primeiro turno, e por isso o técnico Abel Braga dá importância especial. Ele afirma que um possível tropeço será lamentado até o final da competição.
   O jogo deste sábado vale a terceira colocação. Se o Colorado (quarto, 41 pontos) vencer, ficará há um ponto do vice-líder, Grêmio. Além disso, o time gaúcho busca o fim de um jejum que dura três rodadas.
- Precisamos encarar como uma decisão se quisermos deixar a busca pelo título mais acessível. Se por acaso perdermos e o São Paulo (que também atua neste sábado, contra o Atlético-PR) somar ponto, as coisas ficam muito complicadas. Se não fizermos nossa parte agora vamos ficar lamentando até o final do ano – considera.
   Outro perigo da partida é o fato do Paraná ser um concorrente direto. Na quinta colocação, com 40 pontos, a equipe também pode chegar ao terceiro lugar, pois ultrapassaria o Inter e empataria com o Santos na tabela, mas leva vantagem nos critérios de desempate.
nter quer pontuar mais no Beira-Rio
Abel Braga pretende melhorar o desempenho em casa a partir deste sábado, contra o Paraná. Vitória deixa o time em terceiro no Brasileiro
Iarley começa a partida no ataque: Inter não está confirmado pelo treinador

   O Inter está devendo bom futebol jogando no seu estádio. Essa é a conclusão de Abel Braga, da direção e da comissão técnica. Reunida, a cúpula colorada observou que a campanha em casa está comprometendo a trajetória do clube no Brasileiro. Fora, o time vai bem, mas não o suficiente para compensar os tropeços no Beira-Rio. Por isso, o jogo de hoje contra o Paraná vale muito. O time tem contas a acertar com a torcida e luta para manter as chances de conquistar o título.
   'O torcedor merece mais essa alegria. Eles nos prestigiam sempre, apóiam o time dentro de campo. Há uma sintonia entre os jogadores e a torcida, mas a gente está decepcionando um pouco no Beira-Rio', admitiu o técnico, que completa: 'Luta não falta nunca. O que está faltando são os resultados'.
   Dos 36 pontos disputados em casa, o Inter conquistou apenas 20, obtendo um aproveitamento de 55,5%. Em compensação, o time colorado é um visitante indigesto, comparado aos concorrentes, ficando com 53,8% dos pontos disputados. O São Paulo, por exemplo, que lidera o Brasileirão, somou 82% dos pontos em jogo no Morumbi e levou apenas 47% de fora de casa. 'A campanha no Beira-Rio nos atrapalha. Se o time melhorar aqui, vai para a liderança', resumiu Abel.
   O escalação não está confirmada. Fernandão tentou treinar ontem à tarde, mas voltou a sentir dores no tornozelo. Se não puder jogar, Perdigão será mantido. Caso contrário, Abel pode optar por um time com três atacantes: Fernandão, Luiz Adriano e Iarley.


Contratação constrange Abel Braga
Ele não concorda com a forma como o Inter contratou zagueiro da Ponte Preta. Nilmar no Beira-Rio

   Abel Braga estava visivelmente constrangido ontem à tarde. Torcedor confesso da Ponte Preta, o técnico evitou maiores comentários sobre a contratação do zagueiro Rafael Santos, mas deixou claro que não concorda com a forma que ele está vindo parar no Beira-Rio. 'Não quero me envolver nesse assunto. Quando trabalhava na Ponte, me tiraram oito jogadores dessa forma e eu fiquei brabo. Essa situação é muito chata para o Marco Aurélio (atual técnico da Ponte) e para a torcida', enfatizou o técnico colorado.
   O Inter está contratando Rafael Santos sem consultar a Ponte. Para tanto, um investidor colorado pagou o valor da cláusula rescisória previsto no contrato do jogador e deu fim ao seu vínculo com o clube de Campinas. Em troca, ficou com 45% do lucro em uma futura venda. O resto foi dividido entre o Inter (45%) e a advogada Gislaine Nunes (10%), que cuida dos interesses do zagueiro.
   O investimento foi de apenas R$ 240 mil. 'Ele iria sair da Ponte de qualquer jeito. Assim como foi oferecido para o Inter, foi para outros clubes. O dirigente que fez esse contrato e permitiu que um jogador tão bom como esse fosse embora por essa migalha de dinheiro é um gênio', comentou Abel Braga. Rafael Santos desembarca em Porto Alegre na segunda-feira para assinar contrato de cinco anos com o Inter. A Ponte Preta promete tentar recuperar o vínculo do jogador na Justiça.
   Ontem, à tarde, a presença de Nilmar agitou o Beira-Rio. O atacante, que recupera-se de uma lesão grave no joelho e só volta a jogar em janeiro, não descartou a sua volta ao Inter, mas admitiu que essa é uma possibilidade remota. 'Vou conversar primeiro com o Corinthians', disse ele. O presidente Fernando Carvalho nega qualquer possibilidade de trazer o ídolo de volta.


Dia de 'secar' o líder S. Paulo
   Sem Rogério Ceni, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o São Paulo, líder isolado do Campeonato Brasileiro, vai até Curitiba, hoje, enfrentar o Atlético Paranaense. A partida, válida pela 17ª rodada da competição, só será disputada hoje por causa da presença da equipe paulista na Copa Libertadores na época em que deveria ter sido jogada.
   Com uma vitória, o São Paulo pode ampliar para sete pontos a diferença para o segundo colocado, o Grêmio (atualmente está 49 a 45). A novidade na equipe de Muricy Ramalho é a estréia do atacante Edgar, contratado junto ao Joinville, e que durante a semana empolgou o treinador Muricy Ramalho.
   O Atlético pode ter a estréia do lateral Evanílson, ex-Atlético-MG e Dortmund, e com passagem pela Seleção. O time vem de vitória por 1 a 0 sobre o River pela Sul-Americana.

Atlético-PR: Cléber; Jancarlos (Evanílson), Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Dênis Marques. Técnico: Vadão.
São Paulo: Bosco; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza e Danilo; Leandro e Edgar. Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG). Local: Arena da Baixada, em Curitiba. Início: 16h.


Treinador pede que Hidalgo ataque mais
   Hidalgo já está bem adaptado a Porto Alegre e ao Inter. Conversa com todos no estádio Beira-Rio, apesar do pouco tempo de convivência. Agora, falta o lateral soltar-se dentro do campo, onde ainda não mostrou o futebol que o fez ser contratado após enfrentar o Inter vestindo a camisa do Libertad, do Paraguai. 'A cada jogo, me sinto melhor. Mas tenho um caminho longo pela frente', admitiu.
   Durante a semana, Abel chamou Hidalgo para conversar em particular. O objetivo era dar tranqüilidade e mandar o lateral atacar mais. 'Ele (Abel) disse para eu subir com tranqüilidade para o ataque, que os zagueiros e os volantes podem cobrir o meu lado', afirmou.
   Abel não gosta de analisar individualmente os integrantes do elenco, mas abriu uma exceção nesse caso: 'O Hidalgo é um jogador que está se adaptando à forma de o Inter se comportar em campo. Ainda não é o jogador que vimos na Libertadores, mas não desaprendeu a jogar futebol. Daqui a pouco, melhora', disse o técnico.
   Convocado para a seleção peruana, Hidalgo ficará fora das duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. Ele desfalca o time contra o Cruzeiro, no Mineirão, e o São Caetano, no Beira-Rio. O time do Peru enfrenta o Chile nos dias 7 e 11 de outubro.


Globo Esporte.com
Sexta-feira, 29/09/2006, 13h10m | Atualizado às 13h13m

Perdigão contente com a semana de treinos
Volante, novo titular, diz que o time conseguiu ajustar detalhes de posicionamento
Ninguém no Internacional ficou mais satisfeito com a semana sem jogo do que o volante Perdigão. Ganhando uma vaga entre os titulares, ele afirma que o time teve tempo suficiente para ajustar detalhes táticos. O jogador lembra que até o final do ano será difícil a equipe ter um período tão longo sem se preocupar com os adversários.
O técnico Abel Braga teve uma semana tranqüila para trabalhar na formação do time que enfrenta o Paraná, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Foi a oportunidade para testar diferentes formações no meio de campo. Sem contar com Tinga (vendido) e Alex (lesionado) o setor não tem agradado. Pela segunda partida consecutiva, Perdigão terá a função de articulador.
- Aproveitamos esse tempo para aprimorar o posicionamento e as jogadas em combinação com os companheiros. Foi importante porque agora voltaremos a ter duas rodadas por semana, fica mais difícil de aproveitar os treinos. Tenho certeza que neste sábado conseguiremos mostrar um futebol mais sólido - avisa.
No coletivo desta quinta-feira o treinador realizou trabalhos com portões fechados, para definir o time que enfrenta os paranaenses. Se nenhuma surpresa estiver preparada, o Inter será escalado com Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Luiz Adriano) e Iarley.


29/09/2006 Da Agência Placar
Internacional joga tudo contra o tranqüilo Paraná

Colorado precisa vencer, neste sábado, para seguir na briga pelo título, enquanto Paraná pode até perder
O Internacional precisa de três pontos para seguir na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Para tanto, tem que vencer o embalado Paraná, neste sábado, às 16h, no Beira-Rio, em um jogo atrasado do primeiro turno, quando o Colorado ainda disputava a Libertadores da América.
O Paraná viaja a Porto Alegre com um espírito de franco-atirador. Qualquer resultado, ainda que uma derrota não seja nada agradável, serve para o Tricolor manter-se entre os virtuais classificados para a Copa Libertadores de 2007. Isto porque, com 40 pontos em quinto lugar, o time se beneficia da condição do próprio Internacional como Campeão da América para chegar à vaga. Uma vitória pode deixar o Tricolor em terceiro lugar.
A equipe gaúcha, que soma 41 pontos na terceira colocação, encara o confronto como decisivo para os planos de encostar nos líderes da tabela, São Paulo e Grêmio, respectivamente. Caso o resultado do jogo seja ruim para a Inter, o técnico Abel Braga e seu elenco devem se concentrar apenas na disputa do Mundial Interclubes, em dezembro no Japão.
A grande dúvida para a partida é o capitão da equipe, Fernandão, que lesionou o tornozelo no treino desta quarta-feira. Embora a equipe médica tenha realizado exames e afirme não haver motivo para preocupação, o jogador pode ser poupado. O torcedor colorado teme que a ausência do atacante afete negativamente o grupo como aconteceu na partida contra o Figueirense, há duas rodadas, quando o atleta estava suspenso e o Inter, desencontrado em campo, acabou perdendo por 1x0. Caso Fernandão não jogue, o substituto pode ser Luiz Adriano.
Para o jogo, o técnico Caio Júnior terá a volta do lateral-esquerdo Edinho, que não atuou em Santa Catarina, na vitória por 1 x 0 sobre Figueiense, por estar suspenso. No meio, Gerson desfalca a equipe. Maicossuel, que era tido como opção, espera no banco. Caio Júnior estava em dúvida sobre a escalação de Joelson ou Sandro na posição, mas optou por Sandro, que já está confirmado como titular.

INTERNACIONAL X PARANÁ
Data: 30/9/06 (sábado)
Horário: 16h00
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcio Eustáquio S. Santiago (MG)
Internacional
Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Martín Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Luiz Adriano ou Rentería) e Iarley
Técnico: Abel Braga
Paraná
Flávio; Emerson, Gustavo e Neguette; Peter, Beto, Batista, Sandro e Edinho; Cristiano e Leonardo.
Técnico: Caio Júnior.


29/09/2006 Da Agência Placar
Inter considera decisivo jogo contra o Paraná

Colorado joga neste sábado e precisa dos três pontos para continuar vivo no Brasileiro
O jogo atrasado contra o Paraná, neste sábado, tem motivado a equipe do Internacional. Com um partida a menos no Campeonato Brasileiro, por conta das disputas da Libertadores no primeiro turno, essa é a chance de a equipe gaúcha se aproximar dos líderes da tabela. O time está ciente da importância da partida para que o Colorado não desista do título.
"É uma decisão que temos pela frente. Se perdermos eles (o Paraná) nos passam, aí dificulta. Falta muito tempo até o final do campeonato, e ninguém é imbatível. O São Paulo vai tropeçar, e nós temos que fazer uma boa pontuação, o importante é seguir subindo na tabela", declarou o zagueiro Fabiano Eller.
Inter e Paraná disputam uma vaga entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro. O Colorado, o quarto, soma 41 pontos, apenas um a mais que o Tricolor paranaense, que é o quinto.


29/09/2006 20h29min RÁDIO GAÚCHA
Presença de Nilmar agita o Beira-Rio

Atacante visitou ex-colegas e não descartou volta ao clube de origem
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/2343362.jpg
O atacante Nilmar, que se recupera de uma séria lesão no joelho e está envolvido em um impasse entre Corinthians e Lyon por seu passe, esteve nesta tarde no Estádio Beira-Rio. Segundo ele, apenas para conversar com ex-companheiros da época em que ele ainda atuava pelo clube gaúcho, mas uma possível volta não está totalmente descartada já que o Colorado ainda detém 20% dos seus direitos federativos.
- Um dia eu tenho vontade de voltar a jogar aqui, mas neste momento a minha vontade maior é recuperar e voltar a jogar logo. O passe é meu, estou falando sério. Não me arrependi de ter voltado da Europa para o Corinthianhs. Foi uma aposta que eu fiz e me dei bem. Agora que saí do Corinthians tenho diversas propostas e estou aguardando - revelou Nilmar.
Para a disputa do Mundial Interclubes, o nome de Nilmar não está sendo pensado pela direção colorada. O jogador só deve ter condições de voltar aos gramados na próxima temporada e o clube gaúcho pretende contar com o atacante para a disputa da Libertadores do ano que vem.
O vice-presidente de futebol do Inter, Vitório Píffero, não confirmou que exista uma negociação em andamento, mas deu margens a especulações. Outros dois ex-jogadores do clube tiveram seus nomes especulados nesta tarde no Beira-Rio: Daniel Carvalho e Fábio Rochemback. Dificilmente estes dois atletas virão para o Beira-Rio neste momento.


29/09/2006 20h01min
Colorado e Paraná disputam lugar entre os primeiros

Quem vencer o jogo atrasado da 17ª rodada assume a terceira posição
Neste final de semana, quando o Brasileirão pára em função das eleições em todo o país, o Inter recebe o Paraná no sábado, às 16h, em partida atrasada da 17ª rodada, pensando em dar um salto na tabela. O jogo foi adiado em virtude do Colorado estar, na época, disputando a final da Libertadores contra o São Paulo.
Para o técnico Abel Braga, o jogo contra o Paraná é decisivo para as pretensões da equipe gaúcha no Brasileirão 2006.
- É um jogo que não meche na tabela. Apenas quatro times podem subir, os outros permanecem onde estão. Podemos passar para terceiro com uma vitória - disse Abel.
O Inter realizou na tarde desta sexta o último treino antes da partida. Assim como aconteceu no trabalho de quinta, Fernandão deixou a movimentação mais cedo sentindo dores no tornozelo. Como a comissão técnica não pretende escalar ninguém que não esteja com 100% de suas condições físicas, o capitão da equipe deve ser preservado.
- Vou conversar com o Abel e com o departamento médico para saber se vale a pena ir para o jogo ou não - disse Fernandão.
Uma das novidades no grupo que concentra para a partida de sábado é o volante Josimar. O jogador vem se destacando no time B, que disputa a Copa FGF, e será lançado brevemente na equipe de cima pelo técnico colorado.
O Paraná desembarcou nesta sexta, às 17h30min, no Aeroporto Salgado Filho. Em caso de uma vitória diante do Inter, o tricolor paranaense irá para o terceiro lugar na tabela de classificação. O time deve ter apenas uma modificação em relação ao da última rodada, quando venceu o Figueirense fora de casa. Edinho volta após cumprir suspensão e reassume a lateral-esquerda.
O técnico Caio Júnior considera esta partida como um bônus para as duas equipes.
- É um jogo que eu considero como bônus, pois nós não temos nada a perder. Será um grande jogo pela necessidade que o Inter tem de ganhar e nós jogamos muito bem este tipo de jogo, principalmente fora de casa - disse Caio Júnior.

INTER
Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Wellington Monteiro, Edinho, Perdigão e Adriano; Fernandão (Luiz Adriano) e Iarley.
Técnico: Abel Braga
PARANÁ
Flávio; Gustavo, Neguete e Emerson; Peter, Batista, Beto, Sandro e Edinho; Cristiano e Leonardo.
Técnico: Caio Júnior
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG)


Categorias de base são destaque nacional
Inter é o clube brasileiro com mais representantes nas seleções de base
Goleiro Muriel, volante Rodrigo Possebom, atacante Alexadre Pato são alguns nomes do Inter que ainda não brilham no gramado do Beira-Rio pelo time principal, mas já despontam no cenário nacional por suas atuações nas seleções brasileiras de base. Atualmente, o Colorado é o clube que tem mais representantes nas categorias inferiores do Brasil: 15 jogadores ao todo.
Campeão brasileiro sub-20 e mundial sub-14, Pato é um dos exemplos da força do clube gaúcho na formação de atletas. O jogador, já sondado pelo Arsenal, foi o artilheiro (quatro gols) da Copa Sendai, disputada e vencida pela seleção brasileira sub-18, neste mês no Japão. Foi apontado por Rafael Sobis como seu sucessor. A direção do Colorado já pensa, inclusive, em subir o atleta para a divisão profissional da equipe. Há informações de que o técnico da Seleção Sub-20, Nélson Rodrigues, irá convocá-lo para o Sul-Americano, em 2007.
Alexandre tem contrato com o Inter até 2009, um pré-contrato já firmado com o clube até 2014, e uma multa rescisória alta: US$ 10 milhões (cerca de R$ 23 milhões). No atual grupo profissional, o Inter já conta com os ex-juniores Marcelo, Renan e Eduardo (goleiros), Danny Moraes, João Guilherme (ambos zagueiros), Ramon (lateral-esquerdo), Álvaro e Maycon (volantes), Caio (meia), Luiz Adriano e Ricardo Jesus (atacantes). Todos eles têm contratos longos com o clube, se encerrando entre 2009 e 2010.
- Tipo uma usina na formação de jogadores. A cada ano temos que formar dois, três jogadores para o time de cima - explicou o presidente Fernando Carvalho.
Essa usina tem acumulado títulos tanto nacionais como internacionais. Entre os exemplos, em abril de 2006, as seleções sub-15, sub-17 e sub-20 conquistaram de forma invicta, a 6ª Copa Internacional do Mediterrâneo. O torneio foi disputado em Barcelona, na Espanha. Dos 12 atletas convocados da região sul, sete eram das categorias de base do Inter. Já em maio, os juniores colorados venceram o 30° Eurovoetbal Tournament, em Groningen, na Holanda. O Inter foi o único representante sul-americano no torneio, que contou com a participação de clubes como Atlético de Madrid, Villarreal e Olympique Marseille.



EM BUSCA DA ASCENSÃO 29/09/2006
O final de semana será marcado pelas eleições, no entanto, antes de ir às urnas, os colorados têm um compromisso no Beira-Rio: apoiar o Inter na partida atrasada da 17ª rodada do primeiro turno do Brasileirão, que não pôde ser realizada na data original em virtude da disputa da Libertadores. Atualmente na quarta posição com 41 pontos, a equipe colorada busca a ascensão na tabela de classificação. O São Paulo, atual líder com 49 pontos, também cumpre partida atrasada diante do Atlético-PR, no Paraná.
"É um jogo decisivo para nós. Se fizermos a nossa parte poderemos mudar a situação na tabela. Se o São Paulo for derrotado podemos diminuir para cinco pontos a diferença. Além disso tudo, os jogadores também querem dar uma alegria para o torcedor que tem incentivado o time com dedicação", afirma Abel.
O treinador colorado projeta uma partida difícil contra o Paraná. O time do técnico Caio Júnior é o quinto colocado com 40 pontos e também briga por uma melhor colocação na tabela. "O Paraná sempre faz jogos difíceis contra o Inter. Eles certamente vão se postar atrás e jogar no contra-ataque. Temos que tomar a iniciativa de maneira organizada", analisa Abel.

Fernandão (E) será reavaliado neste sábado (Marcelo Campos/VIPCOMM)
O Inter deve ter os retornos do zagueiro Índio e do meia-atacante Adriano, que cumpriram suspensão na última rodada. O meia-atacante Fernandão, que sofreu um torção no tornozelo no treino de quinta-feira, é dúvida. O jogador será submetido a um teste momentos antes do jogo. Se não tiver condições de atuar, Luiz Adriano e Rentería são as opções. A escalação será divulgada somente instantes antes do início do confronto. A novidade na lista de concentrados é o volante Josimar, que vinha atuando pelo Inter B.
Estatísticas (confrontos diretos)
27 Jogos
9 Vitórias do Internacional
7 Empates
11 Vitórias do Paraná
70 Total de gols
31 Gols do Internacional
39 Gols do Paraná
-8 Saldo de Gols

JOGADORES RELACIONADOS PARA INTER X PARANÁ 29/09/2006
   Confira os jogadores relacionados para a partida contra o Paraná, válida pela 17ª rodada do Brasileirão:

Adriano (meia)
Caio (meia)
Ceará (lateral)
Clemer (goleiro)
Ediglê (zagueiro)
Edinho (volante)
Fabiano Eller (zagueiro)
Fernandão (meia-atacante)
Iarley (atacante)
Índio (zagueiro)
Josimar (volante)
Léo (atacante)
Luiz Adriano (atacante)
Martín Hidalgo (lateral)
Maycon (volante)
Perdigão (volante)
Ramon (lateral)
Renan (goleiro)
Rentería (atacante)
Wellington Monteiro (volante)


INTER DESTACA-SE NA BOLA DE PRATA DA REVISTA PLACAR 29/09/2006
Dois jogadores do Inter estão na seleção provisória da Bola de Prata da Revista Placar. O seleto time é formado através de notas atribuídas a todos os jogadores do Brasileirão até a 26ª rodada da competição. Fernandão aparece como o melhor atacante e tem a segunda melhor média geral (6,10) na Bola de Ouro. Índio é o segundo entre os zagueiros (5,78).
Os jogadores são avaliados por jornalistas da Placar, que assistem as partidas sempre nos estádios. As notas variam de 0 a 10. Receberão a Bola de Prata os craques com melhor média em toda competição, desde que tenham sido avaliados em pelo menos oito jogos. Ganhará a Bola de Ouro aquele que obtiver a melhor nota média, independentemente da sua posição. Em caso de empate, leva o prêmio quem tiver o maior número de jogos.
Em toda a história do prêmio, que foi criado em 1970, o Inter ganhou quatro Bolas de Ouro (criada em 1973, para premiar o melhor jogador do torneio), 36 Bolas de Pratas e três Bolas de Artilheiro (concedidas desde 1975). De acordo com o regulamento deste ranking, cada Bola de Prata por posição ou para artilheiro vale um ponto, enquanto a Bola de Ouro vale três pontos. O Inter soma 51 pontos no ranking que conta com 37 equipes.


INTER EM FOCO NO JAPÃO 28/09/2006
O Internacional já vive o clima do Mundial Interclubes que será disputado no Japão, em dezembro. Na tarde desta quinta-feira, equipes de imprensa da Fifa visitaram o Beira-Rio para colher depoimentos e imagens de jogadores, dirigentes e do técnico Abel Braga. O Inter estréia na competição no dia 13 de dezembro, em Yokohama.

Fernandão concede entrevista à equipe de televisão japonesa: Inter no clima do Mundial
Cumprindo um protocolo comum a todos times que disputarão o Mundial no Japão, equipes de imprensa oficiais da Fifa, formadas em sua maioria por japoneses, entrevistaram os jogadores Fernandão, Iarley e Clemer durante cerca de 30 minutos à beira do gramado do Beira-Rio. Fardados com o uniforme de jogo, os selecionados campeões da América também posaram para fotos que serão utilizadas no programa oficial do Mundial e falaram sobre a expectativa da disputa no Oriente. "Pela a atenção que recebemos deu para notar o quanto importante vai ser esta competição. É outro nível", analisou o atacante Iarley.

Clemer vira atração: imprensa da Fifa veio ao Beira-Rio colher informações sobre o campeão da América
Uma equipe da Nipon Television, detentora dos direitos de transmissão do Mundial, registrou imagens dos jogadores e do presidente Fernando Carvalho. O vídeo será utilizado para apresentar o clube colorado ao público japonês, um tradicional aficcionado por futebol. Durante uma das entrevistas, Carvalho lembrou que o Inter já conquistou um importante título no Oriente, a Copa Kirin, em 1984, ao vencer o Barcelona na final. "O Inter já teve na sua história momentos importantes no cenário mundial. Queremos fazer uma trajetória brilhante no Japão e voltar com o título. Nosso objetivo é fazer jus ao nosso nome: Internacional", afirmou o presidente aos jornalistas japoneses.

Fernando Carvalho (D) foi entrevistado por jornalistas do Japão
O técnico Abel Braga conversou com um repórter do site da maior entidade do futebol mundial (http://www.fifa.com/). O treinador contou um pouco sobre as características do time e projetou a jornada em busca do título histórico. O vice-presidente de futebol, Vitório Piffero, e o diretor executivo de futebol, Newton Drummond, também participaram das entrevistas. "Vamos entrando no clima do Japão. Nosso objetivo é voltar para o Brasil somente no dia 18 de dezembro", afirmou Vitório Piffero, em um referência ao dia seguinte a grande final em Tóquio.


Japão aguarda o Inter

Fernandão ergue a taça da Libertadores: Inter tem vaga garantida no Mundial
Com a conquista do título da Libertadores da América em agosto, o Inter assegurou presença no Mundial Interclubes da Fifa, no Japão, entre os dias 10 e 17 de dezembro, diante dos campeões dos outros continentes. Ao contrário do que acontecia até 2004, quando apenas os representantes da América do Sul e da Europa disputavam a competição em jogo único, o Mundial agora contempla os representantes de todos os continentes. É, portanto, um verdadeiro Campeonato Mundial Interclubes. Já estão classificados o Barcelona (Europa), América, do México (Concacaf) e Auckland City (Oceania). O Inter estréia na competição no dia 13 de dezembro, às 7h20min (horário de Brasília). O adversário da equipe colorada será decido através de um sorteio na Fifa no próximo dia 12 de outubro.


Inter prepara-se para enfrentar o Paraná
O Internacional treinou na tarde desta quinta-feira no Beira-Rio. O técnico Abel Braga comandou um trabalho fechado que encaminhou o time que enfrentará o Paraná no próximo sábado, às 16h, no Gigante, em partida atrasada do primeiro turno do Brasileirão. O meia-atacante Fernandão, que havia torcido o tornozelo no treino de quarta-feira, foi preservado do coletivo. O jogador permaneceu no vestiário realizando tratamento médico . "Hoje (quinta) já estou me sentindo bem melhor. Vou esperar pela recuperação até o dia do jogo", afirmou Fernandão. Se não tiver condições de atuar, Adriano, Rentería e Luiz Adriano são as opções. O Inter volta a treinar na tarde desta sexta-feira e logo depois inicia a concentração.


9/09/06 18:11 LANCEPRESS!
Briga de 'cachorro grande' entre Inter e Paraná

O Internacional recebe o Paraná neste sábado, às 16h, no Beira-Rio, em clima de decisão. Em quarto lugar, com 41 pontos, o Colorado quer ganhar do Tricolor para evitar que o adversário se aproxime e o supere, já que este tem 40 pontos. Por outro lado, a equipe paranaense busca a vitória para se firmar entre os líderes do Brasileirão.
Por isso, jogadores e comissão técnica consideram o jogo fundamental para as pretensões do Paraná de conquistar uma vaga na Libertadores de 2007.
- É um jogo extra. Mas para ser proveitoso, temos de conquistar os três pontos, senão não adianta -avalia o técnico Caio Júnior.
Para a partida, o treinador mantém suspense em uma única posição no meio-de-campo. Gerson estava confirmado como titular, mas foi vetado no treino de quinta-feira, devido a uma lesão no ombro direito. Em seu lugar, Caio tem três opções: Sandro, Maicosuel ou Joélson.
- Depende da função dos atletas, do Sandro e do Joélson, mas o Maicosuel também vem bem - disse o técnico.
Além disso, a novidade será a volta de Edinho à ala esquerda, depois de cumprir suspensão. Já o resto do time é o mesmo, com Cristiano e Leonardo no ataque e Beto e Batista no meio-de-campo. Já na defesa, permanece o trio Gustavo, Emerson e Neguette.
O Inter se vê na obrigação de derrotar o Paraná, um adversário que sempre lhe causa problemas.
- Como se diz no "boleirês", estamos com eles atravessados na garganta - afirma o volante Perdigão, que diz sentir uma dor no coração quando se lembra do Paraná x Inter do segundo turno do Brasileiro do ano passado.
- Na véspera, o Corinthians tinha perdido para o Cruzeiro. Se vencêssemos, dividiríamos a liderança com o Timão. O estádio de Cascavel estava lotado, só com colorados da região. E perdemos por 3 a 1. Se tivéssemos vencido ali, ninguém nos segurava mais - recorda Perdigão.
O volante está confirmado para esse e os próximos jogos, inclusive porque Vargas, o futuro titular, ficará mais de um mês se recuperando de lesão muscular sofrida nesta semana.
Voltam ao time o zagueiro Índio e o meia Adriano, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo no 1 a 1 com o Corinthians. Com isso, Ediglê e Caio retornam à reserva.
O técnico Abel Braga diz ter uma dúvida "do meio para a frente". Como confirmou os volantes Monteiro e Edinho e os meias Perdigão e Adriano, o mistério se refere ao aproveitamento do centroavante Iarley. Será ele ou o garoto Luís Adriano, de 19 anos, que tem recebido algumas chances, mas ainda não aprovou.
Com Iarley, o time prende e toca mais a bola e procura o gol na base da astúcia, mas perde em agressividade. Com Luís Adriano, ganha em raça e velocidade, mas perde mais a bola.
No rachão desta sexta-feira, Fernandão voltou a sentir o tornozelo direito, lesionado no treino de dois dias antes. Mas afirmou estar tranqüilo, pelo fato de ter sido uma dor leve, e que vai jogar.


Mundial Interclubes: Semifinais africanas iniciam neste fim de semana
29/09/2006 - 16:45:40 - por PC - Final Sports

Se normalmente já é difícil apontar um favorito quando uma competição chega nas semifinais, isso se torna uma missão impossível quando, dos quatro times, três são antigos campeões e, o quarto, um freqüentador assíduo das grandes competições continentais.
O egípcio Al Ahly, o marfinense ASEC de Abiyán e o sul-africano Orlando Pirates já conheceram a felicidade de levantar o troféu da Copa da África. Já o tunisiano CS Sfaxien espera imitá-los este ano na mais prestigiosa competição do continente.
Os confrontos desta penúltima fase do torneio serão disputados neste final de semana. No sábado, o Orlando Pirates recebe o CS Sfaxien, enquanto o Al Ahly joga diante do ASEC de Abiyán, no Egito.
As partidas de volta acontecem na metade do mês de outubro com o mando de campo inverso:
Dia 15 - CS Sfaxien x Orlando Pirates
Dia 16 - ASEC de Abiyán x Al Ahly
O campeão, que será conhecido somente no dia 12 de novembro, carimbará seu passaporte para o Mundial Interclubes do Japão, entre os dias 10 e 17 de dezembro. Já estão garantidos na competição o Internacional, o Barcelona, o América (México) e o Auckland City (Nova Zelândia). O representante asiático será definido no dia 8 de novembro.


Daniel Carvalho continua sendo um sonho colorado
29/09/2006 - 13:17:45 - por Fernando Soares - Redação Final Sports

Daniel Carvalho, ex-jogador do Internacional, chegou a ser sondado pelo clube gaúcho antes que a janela para contratações vindas do exterior fosse fechada. Segundo o vice de futebol colorado, Vitório Píffero, em entrevista a Rádio Bandeirantes, o jogador é um sonho antigo, mas que atualmente está muito distante de se concretizar.
"É um sonho o Daniel Carvalho vestir novamente a camiseta do Inter. Hoje esse sonho é daqueles considerados impossíveis", comentou o dirigente.
Atleta do CSKA, de Moscou, Daniel já afirmou várias vezes que gostaria de atuar pelo seu ex-time. Na terça-feira passada, ajudou o clube russo a vencer o Hamburgo, da Alemanha, por 1 a 0, pela Copa dos Campeões da UEFA.


Wilson Souza de Mendonça apita Inter e Paraná neste sábado
28/09/2006 - 20:15:25 - por PC - Final Sports

A Comissão de Arbitragem da CBF sorteou nesta quinta-feira, dia 28, o trio de arbitragem para o confronto entre Inter e Paraná no próximo sábado, às 16 horas, no Beira-Rio. A partida é atrasada da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Colorado estava envolvido nas finais da Libertadores.
O árbitro pernambucano e da Fifa Wilson Souza de Mendonça será o responsável por dirigir o jogo. Seus assistentes serão Erich Bandeira (PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE).


Fernandão ainda é dúvida contra o Paraná
Atacante Luiz Adriano, provável substituto, diz que Abel não falou nada

O atacante Fernandão segue como dúvida no Internacional para o jogo contra o Paraná, às 16h deste sábado, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quinta, o jogador afirmou que vai jogar, porém, a escalação só deve ser confirmada antes do jogo.
Se o capitão não estiver em campo, crescem as chances de Luiz Adriano. O jogador, entretanto, desconversa:
- O Abel não falou nada, não deu o time. Não sei da possibilidade de começar jogando - afirma Luiz Adriano em entrevista à Rádio Gaúcha.
Já o lateral-direito Elder Granja não ficará nem no banco de reservas neste sábado, como era esperado. Provável escalação do Inter: Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Luiz Adriano ou Rentería) e Iarley.


Rafael Santos acerta com o Inter para 2007
Fonte: ClicRBS
Zagueiro, que estava na Ponte, deve chegar ao clube neste fim de semana

O zagueiro Rafael Santos está acertado com o Internacional para 2007. O jogador de 22 anos deve desembarcar em Porto Alegre neste final de semana. O contrato com a Ponte Preta, que tem 45% do vínculo, iria até 31 de julho de 2009. Os outros 55% são do empresário Juan Figger. A cláusula rescisória é de R$ 300 mil e o time gaúcho já depositou R$ 240 mil.
Mesmo assim, o clube paulista anunciou que vai à Justiça para manter o jogador no Moisés Lucarelli. Porém, segundo a advogada do atleta, Gislaine Nunes, o recurso da Macaca não terá como impedir o acerto com o Colorado:
- Foram depositados R$ 240 mil para pagamento da cláusula penal, que é um valor que os clubes colocam no contrato. Quando o jogador sai, precisa pagar essa cláusula penal, não precisa pagar o 480 que é o que a Ponte Preta diz que vai alegar no mandado de segurança hoje (sexta), que o jogador não pagou 50% restante do contrato. Só o que eles não sabem que lei específica revoga lei ordinária, e é na lei ordinária que temos o 480, que o empregado tem que pagar 50% restante do contrato, indenizar seu empregador, mas isso não está na Lei Pelé - explica a advogada em entrevista à Rádio Gaúcha.
O auxiliar técnico de Abel Braga, Roberto Moreno, trabalhou sete anos nas divisões de base da Ponte e praticamente formou o jogador. Rafael não disputará restante do Campeonato Brasileiro pelo Inter, entretanto, tem chances de integrar a delegação da equipe para o Mundial de Clubes no Japão.


Sexta-feira, 29/09/2006, 13h10m | Atualizado às 13h13m
Perdigão contente com a semana de treinos

Volante, novo titular, diz que o time conseguiu ajustar detalhes de posicionamento
Ninguém no Internacional ficou mais satisfeito com a semana sem jogo do que o volante Perdigão. Ganhando uma vaga entre os titulares, ele afirma que o time teve tempo suficiente para ajustar detalhes táticos. O jogador lembra que até o final do ano será difícil a equipe ter um período tão longo sem se preocupar com os adversários.
O técnico Abel Braga teve uma semana tranqüila para trabalhar na formação do time que enfrenta o Paraná, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Foi a oportunidade para testar diferentes formações no meio de campo. Sem contar com Tinga (vendido) e Alex (lesionado) o setor não tem agradado. Pela segunda partida consecutiva, Perdigão terá a função de articulador.
- Aproveitamos esse tempo para aprimorar o posicionamento e as jogadas em combinação com os companheiros. Foi importante porque agora voltaremos a ter duas rodadas por semana, fica mais difícil de aproveitar os treinos. Tenho certeza que neste sábado conseguiremos mostrar um futebol mais sólido - avisa.
No coletivo desta quinta-feira o treinador realizou trabalhos com portões fechados, para definir o time que enfrenta os paranaenses. Se nenhuma surpresa estiver preparada, o Inter será escalado com Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Luiz Adriano) e Iarley.


Alexandre Pato: o fenômeno colorado
Atacante é apontado como a maior promessa do clube dos últimos anos


Pato é tratado como uma jóia dentro do clube colorado
PORTO ALEGRE - Se os elogios ao atacante Alexandre Pato forem confirmados, os torcedores do Internacional verão, em pouco tempo, um craque surgir das categorias de base. O presidente Fernando Carvalho o considera um fenômeno, o técnico Abel Braga reconhece que o garoto é diferenciado, e Rafael Sóbis, antes de se transferir para a Europa, o apontou como seu sucessor.
O clube gaúcho investe muito na base e cada vez mais vê o resultado aparecendo no campo e nos cofres. Nas últimas temporadas jogadores como Daniel Carvalho, Nilmar, e Rafael Sóbis foram revelados, se destacaram e logo em seguida foram vendidos para o mercado internacional.
Atualmente três garotos surgidos no Beira-Rio compõem o plantel principal: o lateral-esquerdo Ramón, o atacante Luiz Fabiano, e o mais recente, Alexandre Pato.
Esse último (o apelido "Pato" vem da sua cidade natal, Pato Branco-PR) tem treinado mais no time B, e aos poucos vem sendo utilizado por Abel em coletivos. Antes mesmo de atuar pela equipe principal, suas passagens pela seleção brasileira sub-20 lhe renderam sondagens do Arsenal, da Inglaterra.
- Acho que ainda é cedo para sair daqui, sou muito novo. Tenho vontade de jogar no time principal, mas não estou com pressa para sair da base. O pessoal sabe a hora certa para me aproveitar - revela o garoto, cujo contrato vai até 2009, com multa rescisória de US$ 10 milhões.
Abel Braga considera Pato um atleta diferenciado, e não o promoveu antes porque a diretoria não queria expor tão cedo o atacante. Porém, a cada treino o presidente do clube não esconde sua admiração pela nova promessa do Beira-Rio, o que põe fim ao "segredo".
Ele garante que o garoto tem mais qualidade que Nilmar. Ao ser vendido para o Bétis, da Espanha, Sóbis apontou-o como seu sucessor, por terem as mesmas características.
- Não gosto de comparações. O Sobis traçou seu caminho, e eu estou começando o meu. Tenho meu próprio estilo, que é a jogada em velocidade, sempre em direção ao gol. O Inter tem bons atacantes no elenco, por isso não me preocupo com a hora de me profissionalizar. Estou treinando para poder mostrar qualidade quando o time precisar de mim - conclui.

Ficha técnica:

Nome: Alexandre Rodrigues da Silva
Nascimento: 02/09/1989
Altura: 1,79m
Peso: 71kg
28/09/06 13:24 LANCEPRESS!
Ponte aguarda depósito para liberar Rafael Santos

Inter pode ficar com o jogador sem ter que pagar nada
A Ponte Preta já não conta mais com o zagueiro Rafael Santos para o restante do Brasileirão. Dona de 45% dos direitos federativos do atleta, a Macaca aguarda apenas o depósito do dinheiro da transação ainda na tarde desta quinta-feira para confirmar a ida do defensor para o Internacional.
Mesmo sendo considerado uma das maiores revelações do clube nos últimos anos, Rafael Santos não deixará uma grande quantia nos cofres. Dos R$ 300 mil da multa prevista em contrato, a Macaca embolsará R$ 240 mil. Isso porque o atleta já cumpriu dois anos do vínculo, sendo abatido 20% valor total.
Além de pagar um baixo valor pelo jogador, o Internacional pode nem ter que colocar a mão no bolso.
Uma vez que seria apenas uma ponte para a transferência do zagueiro para o Benfica - o jogador chegou a ser sondado por empresário portugueses no início da temporada - o Colorado convidaria um investidor para bancar o negócio, que ficaria com o lucro da transferência, em janeiro.
Esse possível investidor gastaria pouco mais de R$ 1 milhão. Usaria R$ 240 mil para pagar à Ponte Preta a multa rescisória do contrato de Rafael Santos, válido até o fim de 2009. O restante será dividido entre o zagueiro e sua advogada, Gislaine Nunes. Tudo isso, para ficar com os 45% dos direitos pertencentes à Macaca. Os outros 55% são do empresário Juan Fíger.
Rafael Santos só poderia ser usado no Mundial de Clubes, em dezembro, e assim mesmo como reserva de Fabiano Eller - ambos são canhotos. Ele impressionou os colorados por sua atuação contra o Inter em Campinas, em 2004, quando, no último minuto, marcou de cabeça o gol do empate em 1 a 1. Mas não repetiu o desempenho na recente goleada de 4 a 0, aplicada pelo Grêmio na Ponte.
Com a perda inesperada, a Ponte Preta corre para reavaliar outros contratos de jogadores e impedir que eles deixem o estádio Moisés Lucarelli por causa de muitas contratuais muito baixas.


28/09/06 17:25 LANCEPRESS!
Internacional dispensa cinco jogadores para reduzir elenco

Volante Álvaro, laterais Felipe, Ismael e Camozzatto e apoiador Cícero foram liberados
O elenco do Internacional está mais enxuto. Nesta quinta-feira, foram liberados cinco jogadores, dois deles com passagens pelo time principal: o volante Álvaro e o lateral-esquerdo Felipe. Os outros três são: o lateral-direito Camozzatto o lateral-esquerdo Ismael e o meio-de-campo Cícero.
De todos, o que teve mais oportunidades foi Álvaro, um volante forte, de apelido Búfalo, mas de técnica limitada. Seu jogo mais lembrado aconteceu contra o Boca Juniors, na Bombonera, pela Copa Sul-Americana de 2004. Sem poder contar com Edinho e Gavilan, o técnico Muricy Ramalho teve que recorrer a Álvaro. Colocou-o na marcação de Tevez. O Inter perdeu de 4 a 2.
Também em 2004, Felipe foi considerado pelo técnico Joel Santana o melhor lateral-esquerdo do elenco. Mas não conseguiu se firmar. Ao ver seu ídolo Chiquinho sentado no banco de reservas, a torcida vaiava Felipe a cada jogada errada.


29/09/06 10:59 LANCEPRESS!
Sorteio do Mundial de Clubes será no dia 12 de outubro

Internacional e Barcelona entram diretamente nas semifinais da competição
A Fifa divulgou que realizará, no próximo dia 12 de outubro, o sorteio para o Mundial de Clubes, em evento que será organizado no Museu do Futebol Japonês, em Tóquio. Neste dia, Internacional e Barcelona, campeões da Libertadores da América e da Liga dos Campeões, respectivamente, conhecerão seus rivais nas semifinais da competição.
O América, do México, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf, o Auckland City, da Nova Zelândia, campeão do Campeonato de Clubes da Oceania, assim como os vencedores das Ligas dos Campeões da Ásia e da África, disputam as quartas-de-finais do Mundial de Clubes. Internacional e Barcelona entram diretamente nas semifinais
O Mundial de Clubes será disputado entre os dias 10 e 17 de dezembro nas cidades japonesas de Tóquio, Toyota e Yokohama. O São Paulo é o atual vencedor da competição.


28/09/06 19:33 LANCEPRESS!
Abel Braga comanda novo treino secreto no Inter

Time titular treinou sem Fernandão, que fazia tratamento para uma entorse no tornozelo direito.
O treino comandado por Abel Braga, na tarde desta quinta-feira, no Beira-Rio, só não foi inteiramente secreto porque estavam presentes jornalistas ligados à Fifa, que preparam material promocional do Mundial de Clubes.
No campo, o time titular treinou sem Fernandão, que fazia tratamento para uma entorse no tornozelo direito. Com isso, não se pôde tirar conclusão sobre a única dúvida admitida pelo técnico, entre Iarley e Luís Adriano. Eles formaram a dupla de ataque. Como Fernandão vai jogar, o mistério continua. Mas está mais para Iarley.
Perdigão continuará como terceiro meio-campista, pela esquerda.
- Estou me readaptando a essa função, que já exerci em minha carreira, mas há muito tempo. Sou segundo volante, como terceiro homem preciso saber jogar de costas para o campo adversário - explicou Perdigão, que ganhou a vaga de Michel no jogo passado.
Índio voltou à zaga e, Adriano, ao meio-campo, depois de cumprirem suspensão contra o Corinthians. Assim, o time que enfrentará o Paraná, às 16h de sábado no Beira-Rio, está praticamente escalado: Clemer, Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Wellington Monteiro, Edinho, Perdigão e Adriano; Fernandão e Iarley (Luís Adriano).


28/09/06 19:26 LANCEPRESS!
Fernandão garante que enfrenta o Paraná no sábado

Capitão colorado sofreu uma entorse no tornozelo direito no treino de quarta-feira
O atacante Fernandão garantiu, ao final da tarde desta quinta-feira, que estará no time do Internacional sábado, no Beira-Rio, contra o Paraná.
O capitão colorado sofreu uma torção no tornozelo direito, no treino da quarta, e chegou-se a especular que poderia desfalcar a equipe.
- Na hora, a dor foi muita, e tive medo de ficar fora de algumas partidas. Mas foram praticamente 24 horas de tratamento e me sinto em condições. Treino amanhã e vou para o jogo - afirmou Fernandão ao sair do departamento médico caminhando normalmente.
Feliz com a recuperação, o atacante observou que a forte proteção nos tornozelos que usa para qualquer treino foi o que segurou a torção.


27/09/06 22:10 LANCEPRESS!
Fernandão dá susto em treino, mas pega Paraná


Capitão sofreu leve torção no tornozelo direito no treino da tarde desta quarta-feira
O atacante Fernandão, do Internacional, teve uma leve torção no tornozelo direito no treino da tarde desta quarta-feira. O capitão colorado deu um susto quando caiu reclamando de fortes dores no local e foi prontamente retirado do treino.
Posteriormente, Fernandão foi examinado pelos médicos do clube e ficou constatado que a lesão é leve. Com isso, o camisa 9 está confirmado no jogo contra o Paraná, sábado, no Beira-Rio.


O listão para ir ao Japão
Está em andamento um vestibular no Beira-Rio. Cada treino soma pontos na luta por uma vaga entre os 23 atletas que irão ao Mundial do Japão. O embarque é em 4 de dezembro, mas a relação será divulgada dias antes. Até lá, a comissão técnica trabalhará com uma lista de 30 nomes - sete serão cortados às vésperas da viagem. Enquanto o listão não sai, os candidatos dão duro no dia-a-dia.
Os mais animados com a idéia de ir ao Japão são os recém-saídos das categorias de base. Só o fato de serem observados para integrar o grupo que disputará o torneio mais importante da história do Colorado já faz brilhar os olhos de Caio, Danny Moraes, Josimar, Luiz Adriano, Maycon e Ramon.
- Se conseguir, será como ir à Copa do Mundo - suspira Luiz Adriano, que pode ganhar amanhã uma chance no vestibular do professor Abel Braga: sair jogando contra o Paraná, no Beira-Rio.


Um time inteiro briga por três vagas
- O grupo é qualificado e numeroso. É a maneira que encontramos para sermos justos com todos - diz o cartola Vitório Piffero.
   A rigor, quase um time (veja quadro) disputa três vagas. A entrada de Alexandre Pato, 17 anos, sensação da base, acirrou a disputa. Novos talentos surgem e fazem os mais antigos abrirem os olhos.
   Até dezembro, Ediglê pode perder espaço para Danny Moraes. Luiz Adriano passou à frente de Leo e mesmo de Renteria como primeira opção de ataque no banco.


"Cada dia é uma decisão"
- A disputa é boa porque te dá objetivo. Cada dia é uma decisão. Vivo a expectativa de estar entre os 23 - admite Leo.
   A briga por um lugar não é só entre os jogadores. Exemplo: a delegação terá 45 pessoas. O Inter têm dois fisioterapeutas, mas só um viajará.
- Se for por Antigüidade, vou eu! - ri o fisioterapeuta César Abs, há mais tempo no clube do que o colega Túlio Menezes.


Cotação dos passageiros
Entre 30 jogadores do grupo, 23 concorrem à viagem de dezembro ao Japão. Alguns já estão certos (marcados com x). Veja quem são os vestibulandos colorados

Goleiros
(x) Clemer
(x) Marcelo Boeck
(x) Renan

Zagueiros
( ) Danny Moraes
( ) Ediglê
(x) Fabiano Eller
(x) Índio

Laterais
(x) Ceará
(x) Elder Granja
(x) Martín Hidalgo
( ) Ramon
(x) Rubens Cardoso

Volantes
(x) Edinho
(x) Fabinho
( ) Josimar
( ) Maycon
(x) Perdigão
(x) Vargas
(x) Wellington Monteiro

Meias
(x) Adriano
(x) Alex
( ) Caio
(x) Michel
(x) Pinga

Atacantes
( ) Alexandre Pato
(x) Fernandão
(x) Iarley
( ) Leo
( ) Luiz Adriano
( ) Renteria



Acima: Danny Moraes (E), Josimar e Ramon.
Abaixo: Caio, Luiz Adriano e Maycon (D)


Eto'o não vai ao Oriente
Mundial Interclubes - Japão


   O pior aconteceu ao camaronês Samuel Etoo, companheiro de Ronaldinho no Barcelona. Ele deverá parar por pelo menos cinco meses para se recuperar da cirurgia no joelho direito a que foi submetido ontem, na Espanha. Está fora do Mundial de Clubes de dezembro, no Japão.
A lesão de Etoo se deu no jogo do Barcelona e Werder Bremen pela Liga dos Campeões, na quarta.
   O atacante deu um passe, travou o joelho e caiu sozinho. Afetou os meniscos. O prazo maior de recuperação é porque, em vez da simples extração, os médicos do Barcelona decidiram preservá-los com uma reparação. Assim, o período de recuperação, previsto para até três meses, passou para cinco meses.
   Aos 25 anos, Etoo deve ficar pelo menos um mês com o joelho imobilizado para cicatrização. Só depois fará fisioterapia.


Piffero nega vinda de Santos
   Dona de 45% dos direitos do zagueiro Rafael Santos, a Ponte Preta só aguardaria o depósito do dinheiro para confirmar a ida do defensor para o Inter.
   Mas, segundo o vice-presidente de futebol colorado, Vitório Piffero, a notícia "não tem nenhum cabimento":
- Não há negociação. Estas notícias surgem, mas não têm fundo de verdade.


Paixão Colorada por Kenny Braga - 29/09/2006
Política colorada

   Quem me lê todos os dias sabe que quase nunca abordo temas da política colorada.
Isso não significa que a considere sem importância. Mas sou daqueles torcedores que gostaria de ver todos os colorados unidos em torno do mesmo objetivo: a grandeza do clube, para ser confrontada com nossos adversários.
   Sou daqueles colorados que não tomam partido em meio as facções que, historicamente, tentam alcançar a hegemonia política no clube. Defendo, porém, o direito de todos os colorados se manifestarem a respeito da condução dos destinos do Inter, na situação ou na oposição.


Aclamação
Não veria nenhum problema se surgisse, nos próximos dias, um colorado disposto a bater chapa com Vitório Piffero na eleição que indicará o sucessor de Fernando Carvalho. Mas também não deverá causar estranheza se Piffero for eleito por aclamação, sem adversário escolhido na oposição.
Se isto acontecer, como parece provável, será porque nenhum adversário se acha fortalecido para derrotar o candidato do presidente. O homem forte do futebol é o herdeiro natural das conquistas da atual gestão administrativa, na qual o troféu da Libertadores é a expressão máxima.


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2006
Fernandão fala até em jogar amanhã

Jogador recuperou-se rapidamente de uma entorse e poderá ser escalado para enfrentar o Paraná no estádio Beira-Rio pelo Brasileirão
Para os colorados, a notícia não poderia ser melhor: a lesão sofrida por Fernandão na tarde de quarta-feira não é grave e a sua participação no jogo de amanhã, contra o Paraná, é bastante provável. Foi o próprio jogador que fez tal avaliação, ontem, após uma sessão de fisioterapia no Beira-Rio. 'Não foi nada demais. A dor, na hora, foi grande e causou um inchaço, mas está muito melhor agora. Acho que amanhã (hoje), já vou trabalhar com o grupo', afirmou o atacante, já caminhando normalmente, sem mancar.
A recuperação de Fernandão alivia Abel Braga, que demonstrou enorme preocupação no momento em que o atacante deixou o gramado com o tornozelo inchado. O técnico já perdeu o colombiano Vargas, que, devido a uma lesão muscular, ficará fora da equipe por pelo menos cinco ou seis semanas.
Praticamente recuperado, Fernandão voltou a falar da conquista do título brasileiro. O Inter está oito pontos atrás do líder São Paulo, mas os jogadores acreditam que podem chegar na frente ao final das 38 rodadas da competição. 'Não vamos desistir. Por enquanto, eu não quero pensar nem no Mundial do Japão. O foco de todo o grupo ainda é o Brasileirão', afirmou.
A possibilidade de contar com o atacante devolve ao técnico a possibilidade de escalar uma equipe mais ofensiva. Ontem, com os portões do Beira-Rio fechados, ele treinou uma equipe com dois atacantes: Luiz Adriano e Iarley. Contra o Paraná, Fernandão atuaria no meio-campo, como articulador, na vaga de Perdigão. Adriano deve voltar à equipe, após cumprir suspensão contra o Corinthians.
Élder Granja participou do coletivo, mas vai adiar a sua volta ao time. Uma conversa com os integrantes da comissão técnica decidiu que o lateral será utilizado, pelo menos no banco de reservas, na partida de quinta-feira, contra o Cruzeiro. 'Achamos melhor fazer mais alguns treinos para ganhar ritmo. Não precisamos apressar as coisas, pois o Ceará está muito bem na posição', observou Granja.
Ontem pela manhã, surgiu a informação de que o Inter teria dispensado cinco jogadores. A lista teria o volante Álvaro, os laterais Ismael, Felipe Athirson e Marcos Camozzato e o meia Cícero, todos formados nas categorias de base do clube. Os cinco, no entanto, foram ao Beira-Rio ontem à tarde e treinaram normalmente sob orientação do técnico Lisca, do Inter B. A direção nega a dispensa, mas espera propostas pelos jogadores para negociá-los.


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2006
Eto'o desfalcará o Barça por 5 meses

O Barcelona perdeu o atacante camaronês Samuel Eto'o pelos próximos cinco meses em razão de uma séria lesão no joelho direito, sofrida no jogo com o Werder Bremen, quarta-feira, pela Liga dos Campeões.
O goleador passou, ontem, por uma cirurgia, em que não houve a necessidade da retirada do menisco. 'Ele é um jogador muito jovem e a decisão em reparar o menisco significa que, quando estiver recuperado, o joelho estará como novo, como se nunca tivesse sofrido uma lesão', garantiu o médico que conduziu a operação, Ramón Cugat. Samuel Eto'o está fora do Mundial Interclubes, em dezembro, no Japão.


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2006
Zagueiro lançado por Abel chega amanhã

O Inter deve apresentar o zagueiro Rafael Santos, que rescindiu seu contrato com a Ponte Preta ontem à tarde, no sábado. A informação, divulgada pelo Correio do Povo de ontem, foi confirmada pela advogada do jogador, Gislaine Nunes: 'Ele deve ser apresentado no Beira-Rio no sábado e assinar contrato de cinco anos. O Rafael Santos não é jogador da Ponte Preta desde hoje (ontem) à tarde', afirmou. O clube de Campinas, porém, não ficará parado e promete recorrer à Justiça para garantir o vínculo de Rafael Santos, considerado uma das principais promessas do futebol paulista. 'Eles podem tentar o que quiserem. O jogador já é do Inter e não adianta espernear', continuou Gislaine.
A contratação de Rafael Santos, que já integrou a Seleção Brasileira sub-20, é um velho sonho dos dirigentes colorados. Além disso, o zagueiro foi lançado no time profissional da Ponte Preta pelo técnico Abel Braga. O Inter já tem, inclusive, um pré-contrato assinado pelo atleta, que também era pretendido pelo São Paulo.
Mesmo assim, ontem à tarde, o vice-presidente de futebol Vitório Piffero insistia em negar a contratação. Fiel à tradição de só confirmar as negociações quando elas estiverem concretizadas, ele disse que a informação não passa de um boato. 'Essa notícia não tem cabimento. Não tem qualquer fundo de verdade'.
Para trazer o jogador para o Beira-Rio, o Inter pagará somente os seus salários, sendo que uma parte será de forma adiantada. A cláusula penal, que chega a R$ 240 mil, será bancada pelo mesmo investidor que já é dono de Renteria e tinha uma participação em Sobis. O Inter ficará com 45% do 'passe' e dos lucros em uma futura venda. O restante será dividido entre a advogada que conseguiu desvincular o jogador da Ponte Preta (10%) e o investidor que pagou a cláusula penal (45%).


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2006
Clube define roteiro da viagem ao Japão

O Inter definirá o roteiro da viagem ao Japão na próxima semana, mas já é certo que a delegação fará uma parada na Europa, possivelmente em Paris, na França, ou em Frankfurt, na Alemanha, antes do desembarque final em Tóquio. O objetivo é diminuir o estresse de uma viagem que, incluindo o tempo de espera pelas conexões nos aeroportos, pode chegar a quase dois dias.
A delegação colorada inicia a viagem dia 4 de dezembro, menos de 24 horas depois da última rodada do Campeonato Brasileiro. A estréia, contra um time que será definido em um sorteio no Japão feito por representantes da Fifa, ocorre dia 13.


Wianey Carlet em 29/09/2006
Faltou marcação

Poucas coisas são mais desagradáveis do que o confronto entre argumentos e sofismas. Quando acontece, penumbra se transforma em trevas e daquela discussão não brotará uma réstia de luz. Exemplo:
Argumentador - O Grêmio cometeu pouquíssimas faltas contra o Goiás e o fato denuncia que houve pouca marcação. Também por este motivo o Goiás venceu e goleou, mesmo sendo uma equipe fraca.
Sofista - Bobagem. Desde quando ganha quem faz mais faltas?
Pronto. Acabou o debate por total descontinuidade de idéias. Se ninguém garantiu que cometer faltas em grande número assegura vitória, o contraditório comprometeu a discussão. Virou provocação. Para o argumentador, não fazer faltas significara conceder liberdade demasiada ao adversário, facilitando-lhe a vitória. Para o sofista, desqualificar a opinião do oponente era mais importante do que buscar a verdadeira razão para a derrota. Daí, a provocativa resposta. Na terça-feira, Mano Menezes reuniu os jogadores e, avaliando a performance da equipe em Goiânia, sentenciou:
- Faltou a marcação forte de outros jogos.
Assim mesmo. Objetivamente. Insofismavelmente.


Inspiração
O desfecho do Gauchão surpreendeu gremistas e colorados. Ninguém acreditava que o Grêmio pudesse ser campeão com aquele time, muitíssimo inferior ao de hoje. Mas Abel Braga aplicou ao Inter um esquema tático tão romanticamente ofensivista quanto ineficaz e perdedor. O Grêmio agradeceu e fez a volta olímpica no Beira-Rio. Passado o campeonato regional, o treinador do Inter foi tomado por uma, digamos, "inspiração especial", e reconsiderou o seu projeto tático. Resultado: com uma equipe compactada e forte na marcação, ergueu o maior troféu da sua carreira. Neste momento, o Inter está sem escalação e esquema tático definidos. Está na hora de baixar aquela "inspiração especial" outra vez. Ou vira Gauchão 2.


Sem oposição
Se Paulo Odone não se candidatasse à reeleição, haveria uma chapa de oposição nas eleições executivas do Grêmio. Seria saudável, pois significaria que existem outros projetos para o clube. Como Odone concorre, não haverá disputa. É possível dizer, portanto, que se Odone não fosse candidato, uma segunda chapa surgiria por oposição pessoal e não por divergência de idéias.


Oposição calada
Considerando os e-mails vindos de conselheiros colorados que não estão integrados à atual direção, existe oposição, sim, no Inter. Mas parece faltar coragem para oficializá-la com a apresentação de uma chapa. Vencer é importante, claro, mas concorrer provoca e qualifica o debate. Feio é esperar por maus resultados para se apresentar. Além de feio, nocivo para o clube.


Estatística
Números apurados por Cleber Grabauska, plantão da Gaúcha: o Inter sofreu nove derrotas nesta temporada. Em seis delas, Adriano Gabiru estava no time. É verdade, também, que com ele o Inter venceu 12 partidas e empatou oito. Entretanto, o aproveitamento do time, com Gabiru, cai de 71% para 65%. São números que falam.


Repercussão
Quando conceituei, semana passada, que "o fanatismo é a paixão que ficou doente", não esperava repercussões. Aconteceu. Acho que fiz uma boa frase. Sem querer, claro.
wianey.carlet@zerohora.com.br




Zagueiro acredita que ainda é cedo para pensar na final do Mundial Interclubes
   A prioridade do Internacional neste ano é o Mundial Interclubes do Japão, em dezembro, mas o zagueiro Fabiano Eller afirma que ainda é cedo para se preocupar com o Barcelona, adversário de uma provável final. Ele acredita que a equipe precisa focar o título do Campeonato Brasileiro para chegar ao final do ano com mais confiança.
   A notícia de que o atacante Eto'o, do time espanhol, sofreu lesão que o tira do Mundial do Japão foi comemorada pelos torcedores colorados. Já Fabiano Eller ainda não se preocupa com o adversário europeu.
- Não vamos pensar no Barcelona agora, antes da final teremos outros adversários. A possibilidade do confronto é grande, mas de repente algum dos times pode ser desclassificado. Antes temos que focar o Brasileiro, se conseguirmos mais um título viajaremos para o Japão com mais moral - considera.
   Para ser campeão nacional, o Colorado (quarto colocado, com 41 pontos) precisa tirar uma diferença de oito pontos do líder São Paulo. O zagueiro garante que esta será a melhor forma de se preparar para o Mundial.
- Vamos seguir acreditando que podemos conquistar o título. Enquanto buscamos a primeira colocação o time vai se preparando. Todos aqui são guerreiros, e com união podemos surpreender - completa.


Cinco jogadores são dispensados
Diretoria libera profissionais formados nas categorias de base
Na manhã desta quinta-feira cinco jogadores que se profissionalizaram ainda nas categorias de base do Internacional receberam uma notícia nada agradável. Pouco aproveitados pelo técnico Abel Braga, eles acabaram sendo dispensados do grupo principal, e na próxima semana já devem começar a procurar outro clube.
Os atletas dispensados são o volante Álvaro; o meia Cícero; o ala-direito Camozatto e os laterais-esquerdos Ismael e Felipe Athirson. Todos surgiram no Colorado nos últimos dois anos, e poucos haviam recebido uma chance de atuar nesta temporada. Visando reduzir o plantel comandado por Abel Braga - e cortar custos -, eles não trabalharão mais no Beira-Rio.
Ismael e Cícero não tiveram nenhuma chance de atuar na equipe principal nesta temporada. Os outros três foram escalados em algumas partidas do Campeonato Brasileiro, quando o treinador vinha poupando os titulares para as fases decisivas da Taça Libertaores.


Lesão de Eto´o assombra Barcelona
Camaronês corre o risco de ficar de fora do Mundial Interclubes
   A lesão do atacante Eto'o, do Barcelona, em jogo da Liga dos Campeões na última quarta-feira, ressuscita um velho fantasma no clube catalão.
Na temporada 2004/2005, quatro jogadores se submeteram a cirurgias por lesão no joelho: os brasileiros Edmilson e Thiago Motta, o espanhol Gabri e o sueco Larsson, todos na primeira metade da temporada e em jogos no Camp Nou. Na temporada passada foi a vez de Xavi se machucar, mas desta vez em um treino. Todos esses problemas foram mais graves que o de Eto'o e deixaram-nos seis meses longe dos gramados.
   O camaronês será submetido a uma cirurgia nesta quinta-feira e só deve voltar aos campos no fim do ano. Uma ressonância magnética confirmou que o camaronês sofreu uma ruptura do menisco externo do joelho direito. A notícia foi divulgada pelo médico do clube espanhol, Ricard Pruna.
   Eto'o será operado na Clínica del Pilar, em Barcelona, pelo médico Ramón Cugat, o mesmo que cuidou de uma lesão parecida do jogador em abril de 2005. A expectativa é que ele fique cerca de três meses parado. Com isso, não teria condições de disputar o Mundial de Interclubes em dezembro, no Japão, para o qual o Internacional-RS também está classificado.
   O camaronês sofreu a lesão durante o segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Werder Bremen, na Alemanha, pela Liga dos Campeões da Uefa. Ele torceu o joelho sozinho ao tentar um giro. Ele desembarcou em Barcelona numa cadeira de rodas.


Fernandão será avaliado nesta tarde
Iarley diz que possível desfalque do capitão contra o Paraná não deve abalar o grupo
   Fernandão virou a grande dúvida para o jogo contra o Paraná, sábado no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Ontem, o atacante sofreu uma entorse no tornozelo, iniciou o tratamento em seguida e será reavaliado nesta tarde. Se ele não tiver condições, a vaga deve ser ocupada por Rentería ou Adriano. Para o companheiro do capitão na frente, o possível desfalque não pode abalar o grupo. Iarley destacou a concentração da equipe para o jogo decisivo com o Tricolor paranaense.
- Esperamos que isso não venha prejudicar. Ele (Fernandão) é um jogador muito importante, mas não podemos abalar o grupo. Estamos muito concentrados, é um jogo muito importante para a nossa vida dentro da competição e vamos dar tudo para que esses três pontos fiquem dentro de casa - salientou.
   Questionado sobre a possibilidade de atuar ao lado de Luiz Adriano no ataque, Iarley declarou que o garoto tem potencial, porém, precisa adquirir experiência:
- É um jogador que tem muito potencial, é rápido, cabeceia bem, mas sabemos que não é fácil jogar no Inter, é muita cobrança. E o garoto tem suportado bem essa cobrança, tem entrado bem nos jogos. Requer um pouco de tempo. Se ele entrar, vai pegando ritimo de jogo, cancha, vivenciando o ambiente que é o Beira-Rio. Ele precisa de ajuda na parte tática, futebol ele tem - afirmou.
Nesta tarde, o técnico Abel Braga comandará um treino fechado no Beira-Rio. Elder Granja participará do coletivo e deve ficar no banco de reservas sábado. Provável escalação: Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Rentería ou Luiz Adriano) e Iarley.
   Fora de campo, Inter tenta a contratação do zagueiro Rafael Santos, 22 anos, da Ponte Preta. Ele tem contrato com o clube paulista até 31 de julho de 2009, mas a cláusula rescisória é de R$ 300 mil.
   Segundo informações do repórter José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, o Colorado já teria feito a negociação, mas haveria a pendência com o empresário Juan Figer, que tem participação de 55% nos direitos do jogador. O uruguaio estaria cobrando da Ponte Preta os valores referentes ao atleta.
Em Campinas, se especula que o Colorado serviria como uma ponte para a transferência de Rafael ao Benfica, em janeiro. O clube gaúcho, no entanto, nega a informação.


Tem bruxa no Japão?
Sai pra lá, olho gordo!
Saiu o diagnóstico da lesão que o colombiano Vargas sofreu na segunda-feira: estiramento muscular no posterior da coxa direita, com rompimento de fibras
   Isso deixará o volante longe da bola por até 42 dias. Fora do Gre-Nal e com retorno a um mês do Mundial. Ontem, outro susto interrompeu o treino: Fernandão caiu retorcendo-se de dor. Mais tarde, porém, caminhava. Pode até jogar sábado.
   Mas não é só o Inter que sofre. O azar também atingiu o camaronês Etoo, do Barcelona. Ontem contra o Werder Bremen, o atacante rompeu o menisco do joelho direito e está fora entre dois e três meses.
Fernandão deitou-se no gramado contorcendo-se em dor. O capitão saltou, pisou em falso e torceu sozinho o pé direito.
Poco depois, o sorriso do camisa 9, enquanto o médico Carlos Henrique Poisl amarrava uma tala com gelo começava, aos poucos, a aliviar a tensão.
   Todo mundo que estava no treino, do massagista Paulo Renato da Silva, o Banhinha, passando por Edinho e Fabiano Eller, ao vice de futebol Vitório Piffero e o técnico Abel Braga, correu para ver de perto.


"Acho que foi só o susto"
- Na hora, doeu muito, mas agora já diminuiu bastante. Acho que foi só o susto - afirmou Fernandão ao deixar o gramado andando devagar.
- Foi uma entorse, mas o fato de ele estar caminhando é bom sinal - emendou o fisioterapeuta César Abs.


Dia do Inter

- Carro - O capitão Fernandão colocará em leilão o carro que recebeu por ter sido eleito o craque da final da Libertadores. O Corolla SEG será leiloado no próximo dia 9, às 19h, na concessionária CarHouse Toyota (Avenida Sertório, 1717).
O veículo personalizado terá a assinatura de Fernandão e o distintivo do Internacional bordados no banco da frente. O dono do lance mais alto ganhará ainda 25 camisetas do Colorado. A renda será revertida a entidades assistenciais e funcionários do departamento de futebol do Inter.
- Zagueiro - O Inter está definindo a contratação do zagueiro Rafael Santos, 22 anos, da Ponte Preta.
A Macaca tem 45% do vínculo do jogador - os demais 55% são ao empresário Juan Figger. O Inter deve adquirir a parte da Ponte por R$ 1,2 milhão.


Hidalgo: "Estou me soltando"
Lateral-esquerdo peruano afirma que já está bem adaptado ao futebol brasileiro
Depois de um período de adaptação o lateral-esquerdo Hidalgo, do Internacional, garante que suas atuações vão melhorar. As três partidas na equipe titular serviram para o peruano se entrosar com os colegas e se adaptar ao futebol brasileiro, e mesmo com um jejum de vitórias o jogador afirma que o time tem atuado bem.
Dos quatro reforços (Hidalgo, Vargas, Pinga e Gum) contratados pelo Colorado em agosto, apenas o lateral conquistou a titularidade. Fez sua estréia na derrota de 2 a 0 para o São Paulo, dia 17 de setembro, e não saiu mais da equipe. Ele ressalta que ainda não conseguiu mostrar seu melhor rendimento.
- A cada jogo me sinto melhor, estou mais confiante e tranqüilo. O técnico (Abel Braga) está contente comigo, fico à vontade e vou me soltando. Antes estava complicado, o futebol brasileiro é muito diferente do paraguaio - considera.
O peruano ainda não venceu com a camisa do Inter. Em três jogos, perdeu para o Tricolor paulista e para o Figueirense (1 a 0), e na última rodada empatou em 1 a 1 com o Corinthians. Mesmo assim o jogador se mostra satisfeito com o rendimento do time.
- Falta conquistar um bom resultado, mas estamos bem. Corremos muito em campo, as atuações são boas, todos estão bem preparados. O pensamento é ganhar os próximos jogos, o São Paulo (primeiro colocado) vai perder pontos e temos condição de alcançá-los - finaliza.


Motivo do pavor foi o diagnótisco de Vargas
   Tudo aconteceu depois do diagnóstico da lesão de Vargas. O diagnóstico foi devastador: o colombiano pode voltar em um prazo de até 42 dias.
   Ficará fora do Gre-Nal de 5 de novembro e ressurgirá a um mês do Mundial do Japão.
   Em escala entre um e três, a lesão de Fabián Vargas teve grau dois. Passará os próximos 15 dias em tratamento com gelo, antiinflamatórios e ultra-som. Tudo para reduzir o edema (acúmulo de líquido) na coxa.


Ponte aguarda depósito para liberar Rafael Santos
Inter pode ficar com o jogador sem ter que pagar nada
   A Ponte Preta já não conta mais com o zagueiro Rafael Santos para o restante do Brasileirão. Dona de 45% dos direitos federativos do atleta, a Macaca aguarda apenas o depósito do dinheiro da transação ainda na tarde desta quinta-feira para confirmar a ida do defensor para o Internacional.
   Mesmo sendo considerado uma das maiores revelações do clube nos últimos anos, Rafael Santos não deixará uma grande quantia nos cofres. Dos R$ 300 mil da multa prevista em contrato, a Macaca embolsará R$ 240 mil. Isso porque o atleta já cumpriu dois anos do vínculo, sendo abatido 20% valor total.
   Além de pagar um baixo valor pelo jogador, o Internacional pode nem ter que colocar a mão no bolso.
Uma vez que seria apenas uma ponte para a transferência do zagueiro para o Benfica - o jogador chegou a ser sondado por empresário portugueses no início da temporada - o Colorado convidaria um investidor para bancar o negócio, que ficaria com o lucro da transferência, em janeiro.
   Esse possível investidor gastaria pouco mais de R$ 1 milhão. Usaria R$ 240 mil para pagar à Ponte Preta a multa rescisória do contrato de Rafael Santos, válido até o fim de 2009. O restante será dividido entre o zagueiro e sua advogada, Gislaine Nunes. Tudo isso, para ficar com os 45% dos direitos pertencentes à Macaca. Os outros 55% são do empresário Juan Fíger.
   Rafael Santos só poderia ser usado no Mundial de Clubes, em dezembro, e assim mesmo como reserva de Fabiano Eller - ambos são canhotos. Ele impressionou os colorados por sua atuação contra o Inter em Campinas, em 2004, quando, no último minuto, marcou de cabeça o gol do empate em 1 a 1. Mas não repetiu o desempenho na recente goleada de 4 a 0, aplicada pelo Grêmio na Ponte.
Com a perda inesperada, a Ponte Preta corre para reavaliar outros contratos de jogadores e impedir que eles deixem o estádio Moisés Lucarelli por causa de muitas contratuais muito baixas.


Fantasmas japoneses
   O colombiano Vargas soube ontem que a lesão sofrida terça-feira é um estiramento no posterior da coxa direita, com rompimento de fibras. Não vai treinar por 30 a 45 dias. Ficaria fora do Gre-Nal de 5 de novembro - e retornaria a um mês do Mundial do Japão. Ontem, um novo susto abalou o Beira-Rio: Fernandão caiu queixando-se de dor e levando a mão ao tornozelo torcido. Mais tarde, porém, saiu caminhando. Pode até jogar no sábado. O imponderável também atingiu Eto'o, do Barcelona, em jogo contra o Werder Bremen, pela Liga dos Campeões. Ele rompeu o menisco do joelho direito e voltaria só em dois a três meses. É o mais azarado
   Fernandão deitou-se no gramado contorcendo-se em dor, a mão direita apalpando o tornozelo torcido e a esquerda no rosto. Houve silêncio. Tudo porque Fernandão havia pisado em falso e torcido o pé sozinho. O sorriso do capitão só voltou aos poucos, enquanto o médico Carlos Henrique Poisl amarrava-lhe uma tala com gelo.
   Mas houve pânico quando o massagista Banhinha correu para prestar socorro.
   Edinho travava um duelo de cabeceio com Fabiano Eller e Índio no goleiro Renan, valendo um jantar no Montana Grill - vencido por ele, inclusive. Olhou a cena e colocou as mãos na cabeça.
   Poisl conversava com o gerente executivo Newton Drummon. Largaram tudo e cercaram Fernandão. O vice de futebol Vittorio Píffero dirigiu-se até lá com o fisioterapeuta César Abs e o técnico Abel Braga.
- Na hora doeu muito, mas agora já diminuiu bastante. Acho que foi só susto - afirmou Fernandão ao sair andando devagar, sem ajuda.
- Foi uma entorse, mas o fato de ele estar caminhando é bom sinal. Não deve ser muita coisa - emendou César Abs, o fisioterapeuta.
   Tudo isso aconteceu depois do diagnóstico da lesão de Vargas.
   A notícia desoladora surgiu no meio da tarde: o colombiano sofreu estiramento na coxa direita e rompeu fibras - uma lesão de grau dois, numa escala até três. Pode voltar num prazo de até 42 dias. Ficaria fora do Gre-Nal de 5 de novembro e ressurgiria a um mês do Mundial do Japão. Passará os próximos 15 dias em tratamento com gelo, antiinflamatórios e ultra-som.
   Nos primeiros meses de Boca Juniors, porém, Vargas teve séria contusão na perna direita. A recuperação ocorreu em 50 dias, contrariando o prazo médico de dois meses.
- Estou com dor, mas otimista. Não gostaria de ficar fora do Gre-Nal - disse o volante colombiano.
   Pela gravidade, Eto'o parece ser o mais azarado dos últimos dois dias, entre os que disputarão o Mundial de Clubes em dezembro. Seu diagnóstico será conhecido hoje.


Rijkaard: "Es difícil encontrar las razones por las que hemos jugado así"
   El entrenador del Barcelona, Frank Rijkaard, admitió después del empate del conjunto azulgrana ante el Werder Bremen (1-1), que su equipo no jugó bien, aunque advirtió que en el grupo de clasificación "no hay ningún encuentro fácil". "Es difícil encontrar las razones por las que hemos jugado así", dijo Rijkaard, quien defendió a Ronaldinho, pese al decepcionante rendimiento exhibido hoy por el 'crack' brasileño.
   "No me gusta personalizar en un jugador sino hablar de todo el equipo, pero estoy contento con el partido de Ronaldinho. Tenemos que jugar muchos encuentros, no se puede estar siempre al mismo nivel, y él, además, arrastra algunos problemas físicos", explicó. El técnico holandés insistió en que, pese a que todo el mundo da como favoritos al Barcelona y el Chelsea para pasar a octavos de final, "en la Liga de Campeones se ha de trabajar mucho para conseguir buenos resultados".
   Rijkaard también justificó el cambio, en la recta final del partido, de Sylvinho por Zambrotta en el lateral izquierdo, pese a que el italiano debería haber sido el recambio natural de Oleguer por la derecha, para dar más profundidad al ataque azulgrana. "Oleguer estaba haciendo un buen partido defensivamente y Silvinho había gastado muchísima energías. Necesitábamos un último empujón, Zambrotta tiene esas características y también está acostumbrado a jugar en la izquierda", aclaró.


Rijkaard apunta la posibilidad de jugar sin pivote defensivo
   Frank Rijkaard, entrenador del Barcelona, apuntó en la rueda de prensa previa al partido de Liga de Campeones frente al Werder Bremen la posibilidad de jugar en el Wesserstadion con un centro del campo formado por Xavi, Deco y Iniesta, es decir, sin un pivote de corte defensivo. El técnico holandés ya corrigió a su equipo en el descanso del partido ante el Valencia dando entrada a Iniesta en el lugar de José Edmílson, un cambio que mejoró notablemente la circulación de balón del equipo.
   Preguntado al respecto, Rijkaard recordó que "el año pasado ya jugamos así varios partidos, con Iniesta como titular" y reconoció que alinear a Xavi, Iniesta y Deco en el once titular "puede ser una posibilidad", pese a que Edmílson y Thiago Motta forman parte de la convocatoria.
   Rijkaard también previno de la dificultad del Werder Bremen, un equipo "más preparado que el año pasado para jugar contra nosotros". El holandés especificó que Miroslav Klose, delantero del conjunto alemán, "ya ha demostrado que es un gran jugador y probablemente está en la lista de muchos entrenadores".
   El entrenador barcelonista se mostró de acuerdo con el secretario técnico del club, Aitor 'Txiki' Begiristain, a la hora de pedir humildad al equipo. "Es el camino correcto, sólo con humildad y trabajo puedes lograr algo importante", comentó el holandés, quien también añadió que sus jugadores "siguen trabajando como siempre, con la mentalidad correcta".