inter

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

inter 2006 - primeiro amistoso, sobis fica, entrevistas e negociações...

Em campo, o Inter de Abel Braga Enfrenta o Esportivo no primeiro jogo-treino da temporada. Em campo, muitos jogadores que não tiveram chance em 2005
Goleiro Marcelo, uma das novidades do Inter: jogo é preparação para o Gauchão
A estratégia do Inter de poupar alguns atletas, especialmente aqueles que mais jogaram no ano passado, no início do Gauchão, preparando-os para a Libertadores, é encarada por muitos integrantes do grupo como uma grande chance. Jogadores como Michel, Luis Adriano, Álvaro, Diogo, João Guilherme e Léo - uns vindos da categoria de base, outros pouco aproveitados em 2005 e alguns recém-contratados - terão tempo para demonstrar condições de manter-se no time mesmo após a volta dos 'diamantes'. Hoje, no amistoso com o Esportivo, em Bento Gonçalves, alguns deles estarão em campo com esse objetivo.
O jogo servirá como laboratório para o técnico Abel Braga. Domingo, ainda em Bento Gonçalves, um jogo-treino contra um time amador da região encerra a pré-temporada. Quinta-feira, o time já estréia no Gauchão, diante do Gaúcho, de Passo Fundo, no Beira-Rio. 'O pouco tempo não me assusta. O maior destaque desse grupo é o bom ambiente. Ele é o nosso melhor jogador e o grande responsável por as coisas estarem dando certo no Inter', enfatizou o treinador.
No treino coletivo de ontem à tarde, Abel Braga modificou a equipe que vinha treinando em uma posição: saiu Álvaro, entrou Perdigão no meio-campo. Com isso, ele espera ganhar qualidade no passe. 'O Álvaro demonstrou muita vontade, mas às vezes isso atrapalha. Ele rouba bem a bola, mas acaba se precipitando na hora do passe', avaliou. Além disso, Iarley, que seria poupado, pode entrar na vaga de Rentería, que sente dores musculares.
O detalhe é que Perdigão voltou a sentir uma antiga lesão, bastante parecida com a que tirou Iarley da reta final do último Campeonato Brasileiro, e corre o risco de ter que se submeter a uma cirurgia. Se isso ocorrer, o volante pára por pelo menos três meses.

Esportivo: Nivaldo; Marco Antônio, Joel, Fabrício e Jal; Ronaldo Bagé, Dega, Caio e Fernando Aquiles; Rafael e Valdiram. Técnico: Nairo Pivatto.
Inter: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Iarley, Michel e Mossoró; Luis Adriano. Técnico: Abel Braga.
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa).
Local: Montanha dos Vinhedos.
Início: 20h30min.

Batismo de fogo
Contra o Esportivo, a nova aposta como goleiro
O diagnóstico do médico ouvido por Marcelo no início do ano passado foi demolidor: - Guri, é bom você começar a estudar porque, no futebol, não vai dar mais para continuar. Marcelo Boeck tinha dores nas costas que o impediam de dormir. Mas tirá-lo do futebol seria demais. Tempos depois, ele venceu as dores e a concorrência entre os goleiros do Inter. Será o titular do início do ano. A começar no amistoso de hoje contra o Esportivo, às 20h30min, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O estudante de educação física Marcelo, 1m91cm, 21 anos, será o goleiro principal enquanto Clemer se apronta para a Libertadores. Fará pelo menos três jogos pelo Gauchão, após decisão de Abel Braga de preservar os titulares. Clemer aprova a estratégia:
- A idéia é boa. A gente se desgastou muito em 2005. Estou me reservando para a Libertadores.
O especialista Ilo Roxo justificou a escolha por Marcelo: - Ele está pronto. Vai enfrentar um batismo de fogo. É a chance de aproveitá-lo no esquema de preservação de Clemer.
A chance de Marcelo chegou com o custo de uma separação. André, o ídolo e amigo, espécie de irmão mais velho do filho único, deixou o clube. O Inter concluiu que sua permanência brecaria a ascensão de Marcelo, Renan e Eduardo. Mas foi Marcelo que chamou a atenção quando defendeu o chute de Dauri e garantiu o tetra no ano passado.
- Só de entrar em campo e treinar já me considero vitorioso - diz, com novo aparelho ortodôntico.
Nos últimos dois anos, Marcelo virou a sombra de André. Além disso, tinham a mesma origem alemã. Ele saiu de Vera Cruz, vizinha da Venâncio Aires do amigo. - Agora, fiquei sem o chimarrão. Foi só o que não aprendi com o André. Um dia, na concentração, ele me disse: "Hoje é contigo". Estraguei toda a erva - recorda, aos risos.

Marcelo conversa com freqüência por telefone com André. Taffarel, o novo procurador de André, também freqüenta os churrascos na casa do goleiro em Xangri-lá. Marcelo, assim, esquece as velhas dores.

Ficha técnica
Esportivo: Nivaldo; Felipe, Juliano, Fabrício e Jal; Bagé, Dega, Diogo e Fernando Aquiles; Colete e Valdiran.
Técnico: Nairo Pivatto.
Inter
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Renteria.
Técnico: Abel Braga.
Amistoso, em 13/1/2006
Horário: 20h30min.
Árbitro: Leonardo Gaciba.
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos. Ingresso: R$ 10. Torcida do Esportivo ocupará as sociais; do Inter, na geral. O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 20h. A TVCOM transmite ao vivo.

Gauchitas
Santa Cruz - Como as partidas do Campeonato Gaúcho ocorrerão no meio da tarde, justamente nos períodos em que os termômetros atingem suas máximas do dia, os jogadores do Santa Cruz terão que se acostumar ao sol escaldante. A equipe tem treinado diariamente às 15h30min.

São Luiz - Dirigentes e comissão técnica avaliaram como positivo o resultado da estréia no Gauchão contra o Farroupilha, de Pelotas. Depois do empate em 1 a 1 conquistado aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de Evandro Brito, o São Luiz, de Ijuí, trabalha para melhorar o rendimento da equipe no próximo jogo, contra o Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina. Ontem à tarde, o técnico Jair Galvão comandou treino com os atletas que não atuaram os 90 minutos na estréia.

Brasil-Pe - Domingo será o dia de reverter a imagem negativa deixada pelo Brasil na estréia no Gauchão 2006. A equipe vai a Vacaria enfrentar o Glória com dois reforços. Cláudio Milar, atacante, e Chiquinho, articulador, entram no time depois que o departamento jurídico conseguiu liberar a participação da dupla. O treinador Rogério Zimmermann precisa de bons resultados, depois de ser hostilizado pelos xavantes devido à derrota em casa na quarta-feira. Somados amistosos e jogos oficiais, o Brasil ainda não venceu neste ano.

Gaúcho - O Gaúcho retoma os treinos hoje pensando no jogo de domingo contra a Ulbra, no Estádio Wolmar Salton, em Passo Fundo. O técnico Celso Freitas vai esperar uma avaliação médica para definir a equipe que vai tentar a segunda vitória no Gauchão 2006. A dúvida é o atacante João Pedro, que se machucou no clássico contra o Passo Fundo na quarta-feira. O treinador ficou satisfeito com a primeira apresentação da equipe na vitória por 3 a 1, mas ainda quer ver o grupo mais entrosado.
A direção e a torcida do Gaúcho ainda comemoram a vitória por 3 a 1 sobre o Passo Fundo, quarta-feira, no clássico da cidade, em pleno estádio adversário, o Vermelhão da Serra. Mesmo ganhando o duelo, o Gaúcho apresentou, ontem, mais dois reforços para o campeonato estadual. O goleiro Giovani e o veterano atacante Naldinho, que estavam no Novo Hamburgo, são os dois novos atletas do elenco.
Os reforços foram anunciados em função das lesões do goleiro Márcio e do atacante Amaral na fase de preparação para o Gauchão. No domingo, o Gaúcho jogará em seu estádio, o Wolmar Salton, às 16h30min, contra a Ulbra.

Esportivo - Passada a ansiedade da estréia, o Esportivo, único time da Serra que venceu na rodada de abertura do Gauchão - 2 a 0 diante do Santa Cruz - deu início à preparação para encarar o Farroupilha, em Pelotas, no domingo, pelo Grupo 2. Antes disso, porém, o time de Nairo Pivatto fará um amistoso, às 20h30min de hoje, contra o Inter, na Montanha dos Vinhedos. A TVCOM e a TV Guaíba anunciam a transmissão.

Michel dispara contra Muricy
Jogador culpa o ex-treinador do Inter por não ter recebido oportunidades para jogar na temporada passada.
O atacante Michel, escalado como titular no time do Inter que começa a disputa do Campeonato Gaúcho, criticou o ex-técnico colorado Muricy Ramalho por ter recebido raras oportunidades durante o Brasileirão de 2005.
Pouco aproveitado pelo atual técnico do São Paulo e valorizado na pré-temporada em Bento Gonçalves pelo novo treinador Abel Braga, o atleta não poucos farpas em entrevista concedida à Radio Band: "Não fui bem no ano passado por causa do Muricy. Isso tem que ficar bem claro. Ele não me deu a mínima chance de mostrar meu futebol".
Na seqüência, o atacante, que demonstra confiança em finalmente vencer no Colorado, acrescentou: "Conheço meu potencial e sei o que posso fazer dentro de campo. Tenho a confiança dos companheiros, da diretoria e de todo mundo".
Nesta noite de sexta-feira Michel espera poder demonstrar estar adequado ao esquema que o técnico Abel Braga tentará impor no amistoso contra o Esportivo. Ele observa que o novo comandante tem um estilo ofensivo, enquanto Muricy, ao contrário, impôs ao time uma postura defensiva.
"Cada técnico tem um método de trabalho. O Muricy tinha um esquema com três zagueiros. Já o Abel é mais agressivo e gosta de atacar. Mas nós ali da frente estamos conscientes do momento certo de atacar e recompor o mais rápido possível a marcação", analisou o atacante.
Michel estava no Goiás e veio para o Inter no final do primeiro semestre de 2005, numa negociação com o atacante Souza. Ex-jogador do Juventude e autor de diversos gols sobre o Inter, conquistou a admiração do presidente Fernando Carvalho, um dos grandes defensores de sua vinda para o Beira-Rio. Mas até agora, pouco mostrou.

Jogadores elogiam o estilo de Abel
O estilo de trabalho de Abel Braga tem agradado aos jogadores do Internacional na pré-temporada em Bento Gonçalves. O novo treinador tem exigido bastante do grupo num ambiente descontraído.
"Minhas atividades sempre têm rumo definido. Isso atrai a atenção de todos", afirmou o substituto de Muricy Ramalho.
O volante Edinho aponta uma diferença entre Abel e o antecessor. "O Abel gosta do time mais ofensivo. O Muricy era mais defensivo. Cada um tem seu estilo e vamos respeitar", ressaltou.
O ala direito Elder Granja concorda com o colega. "Acho que vamos atacar mais durante os jogos. O Abel exige muito a busca pelo gol", concluiu.
Nesta sexta-feira, o Inter enfrenta o Esportivo, no primeiro amistoso de 2006. Abel vai escalar um time misto com Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho e Márcio Mossoró; Michel, Rentería e Luiz Adriano.

Marcelo sonha em ser o titular do Inter
Jovem goleiro assume a camisa 1 neste início de temporada e planeja jogar a Libertadores da América.
O goleiro Marcelo Boeck foi escolhido para assumir a camisa 1 do Inter neste início de temporada. E com a chance, o jovem sonha com a titularidade e a disputa da Libertadores da América. A sua caminhada para esta conquista começa hoje à noite, no amistoso contra o Esportivo, às 20h30, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
"Estou há quatro anos no elenco profissional e chegou o momento de mostrar meu potencial. Sei que posso iniciar bem e dar seqüência ao trabalho", assegurou o goleiro de 21 anos, 1,91m e 81 quilos.
Marcelo deve jogar pelo menos três partidas pelo Gauchão, enquanto o experiente Clemer se prepara para a disputa da competição continental, conforme a decisão do técnico Abel Braga de preservar os principais titulares.
Neste ano a responsabilidade pela escolha do titular do gol será do preparador Ilo Roxo. Ele disse que Marcelo, Renan e Clemer estão no mesmo nível. A possibilidade de perder a posição no futuro não incomoda o garoto.
"Sei que tenho que buscar meu espaço e trabalhar sempre mais. Daqui a pouco aparece uma nova oportunidade. Claro que se eu jogar bem vou ter o reconhecimento e posso permanecer no time", declarou.
Em 2003, o goleiro foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Sub-20. No ano passado, jogou a final do Gauchão e foi decisivo na conquista do tetracampeonato do Inter, mas acabou voltando para o banco. Ele acredita que a experiência ocorre dentro de campo.
"Tenho uma boa bagagem que adquiri no ano passado, principalmente na final do estadual e na Copa do Brasil. Mas somente jogando que a gente adquire a experiência. Tenho esperanças de ser titular, caso contrário não estaria no Inter", completou.

Proposta por Rafael Sobis não agrada
Empresário do atacante revelou que a oferta apresentada pela Inter de Milão ficou abaixo do pretendido
A proposta pela compra de Rafael Sobis ficou abaixo das expectativas do Inter e do procurador do atleta. Jorge Machado, que está na Itália, revelou nesta sexta-feira, que a oferta apresentada pela Inter, de Milão, ficou aquém do pretendido, mas segue mantendo as reuniões com os representantes de clubes italianos.
Depois de conhecer a proposta do atual campeão italiano, na noite de quinta-feira, Machado ouviu dirigentes do Palermo e ainda manterá negociações com Milan e a Juventus. De acordo com o empresário, "o Palermo está fora da disputa , pois a proposta foi muita inferior".
O Inter estaria pedindo, de acordo com Machado, a quantia de 13 milhões de euros. Já a proposta da Internazionale não teria passado de 9 milhões de euros. Apesar da distância entre os valores ele não encerrou as tratativas com os milaneses.
A definição da venda de Rafael Sobis deve ser concretizada na próxima semana. Independente do que ocorrer e para onde for o atleta, o empresário já assegurou junto ao grupo de empresários que representa os clubes italianos e repassou a informação ao Colorado que a permanência do jogador no Beira-Rio está assegurada até o final da Libertadores da América.
Os quatro clubes interessados não podem neste momento inscrever outro estrangeiro, o que somente poderá ser feito após o mês de agosto, por isso a facilidade em assegurar Sobis na competição sul-americana . Essa era uma das exigências do presidente Fernando Carvalho, que entende ser o atacante peça fundamental para a campanha.

Inter terá Sobis até o final da Libertadores
Atacante será negociado para a Itália
Rafael Sobis fica no Inter até o final da Libertadores. A venda do atacante era dada como praticamente certa e estava sendo noticiada há algumas semanas, mas o Inter continuava brigando para manter o seu principal jogador até o final da Libertadores. A permanência de Sobis até agosto foi acertada ontem à tarde pelo empresário Jorge Machado, que negociou a liberação diretamente com o comprador, a Inter de Milão.
'O Inter é o clube que amo, pois foi onde me criei. Quero deixar a minha marca antes de ir embora', afirmou o jogador, garantindo que manterá o mesmo empenho de sempre. Abel Braga não lamentou a venda do atacante. Pelo contrário, o comprimentou-o pelo sucesso alcançado pelo bom trabalho, reconhecido no último Campeonato Brasileiro, e comemorou o fato de pode contar com o garoto até o final da Libertadores: 'Quando assinei contrato, já sabia que ele estava praticamente vendido. O bom dele é que não perde a concentração', elogiou.
Hoje, na Itália, Jorge Machado terá mais uma renião com os dirigentes da Inter. Depois, ele trará a proposta oficial para Porto Alegre, onde o presidente Fernando Carvalho, de quem partirá a palavra final sobre o negócio, irá analisá-la. Especula-se que a Inter estaria disposta a pagar entre 8 e 10 milhões de euros, valor mais alto que o pago pelo Milan por Kaká. O Inter ficará com 25% do valor total da venda.

A vermelha que foi tri
A nova camiseta de 2006 foi apresentada ontem num desfile no gramado do Beira-Rio. O uniforme é assinado pela Reebok (foto), a nova parceira do clube até o final de 2009. Entre patrocínio, luvas, royalties, verba de marketing e fornecimento de material o Inter embolsará R$ 16,6 milhões. A camiseta resgata o vermelho do uniforme do tricampeonato dos anos 70. De tecido mais leve, as mangas e as laterais têm furinhos. Na manga direita, há um recorte branco.

Copa SP poderá acabar em Gre-Nal
Os guris de Grêmio e Inter duelam domingo pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. E ganharam uma motivação extra: só será possível haver clássico Gre-Nal na final - pelo cruzamento da tabela, não há como haver confronto antes.
O Colorado pega às 16h, em Suzano, o Marília, que, na primeira fase, ganhou dois jogos e perdeu um. Se vencer, o clube gaúcho, do meia Anderson, encara na próxima fase, terça-feira, o ganhador entre Bahia x CRB- AL.

Grêmio faz duelo de invictos
Já o Tricolor faz o duelo dos invictos com o Campinas-SP, às 15h, em Louveira. O time paulista venceu seus três jogos da fase inicial. Quem sair vivo pega, nas quartas-de-final, o vencedor de Motoclube-MA x Vila Nova-GO.

Rafael Porcellis: 18 anos e 140 gols
Entrevista: Porcellis, centroavante do time júnior do Inter
Aos 18 anos, o centroavante Porcellis já marcou mais gols do que muitos profissionais. Ele garante que são mais de 140 nas categorias de base do Inter. Só na Copa São Paulo, a mais importante competição de juniores do Brasil, ele fez seis em dois jogos. É destaque do Inter, que está na segunda fase. Apesar da facilidade para decidir as partidas, ele não é unanimidade. Aos 13 anos, foi liberado pelo Grêmio. Era baixinho na época (hoje mede 1m85cm) e os dirigentes gremistas preferiram apostar em grandalhões. Até no Inter ele enfrenta resistência. Começou a Copa São Paulo no banco. Com a lesão de Douglas, ganhou uma vaga no time e não parou mais de marcar gols. Ontem à tarde, no hotel da delegação em Guarulhos, falou com ZH:

Zero Hora - É a primeira vez que você marca quatro gols na mesma partida?
Porcellis - Não, no ano passado fiz sete num jogo do Campeonato Gaúcho juvenil. A gente venceu por 8 a 0, mas não lembro o time.

ZH - Você é um dos maiores goleadores das categorias de base do Inter.
Porcellis - É verdade. Tenho todos os gols anotados em Porto Alegre, mas não lembro agora o número exato. Sei que são mais de 140 desde que cheguei ao Inter, em 2002. Mas dependo dos companheiros. Se eles não fizerem as jogadas para mim não faço gol. Sou centroavante de área, não sou de driblar dois ou três para marcar.

ZH - Antes você jogava no Grêmio, não?
Porcellis - Joguei lá quando eu era pequeno. Saí do Grêmio com 13 anos. Eles me liberaram por causa do tamanho. Eu era magrinho, chegaram uns jogadores mais fortes e eu perdi espaço. O Marcelo (Estigarribia), que hoje é o técnico dos juniores, me levou para o infantil do Inter.

ZH - Com tantos gols, por que você começou a Copa São Paulo no banco? Houve algum problema?
Porcellis - Não. Foi o Marcelo quem me trouxe para o Inter. Ele queria jogar com dois atacantes de velocidade na estréia. Entrei faltando dois minutos para o fim, quando o Douglas se machucou, e coloquei na minha cabeça que tinha de aproveitar a chance, dar o máximo. Além disso, para motivar ainda mais eu vi na TV, no dia da estréia, um programa com o Kaká. Ele era reserva quando disputou a Copa São Paulo. Hoje, está na Seleção.

ZH - Mas antes da Copa São Paulo você estava meio sumido.
Porcellis - Sim, mas é culpa do calendário. Não saiu o Campeonato Gaúcho de juniores no segundo semestre e não tive chance no Inter B. Só jogamos amistosos preparatórios para a Copa São Paulo.

ZH - Agora você está aproveitando bem a chance para aparecer.
Porcellis - Seis gols em dois jogos é uma boa média, né? Fazer um bom campeonato aqui é importante. São poucas as competições que a gente disputa e que aparecem os gols na TV.

Ele joga pelo leite das filhas
Entrevista: Maycon, volante do inter
O capixaba virou gaúcho. Maycon, 20 anos, deixou a casa dos pais a poucas quadras do mar em Vitória e se aventurou no frio da beira do Guaíba com apenas 14 anos. Chegou num abril e pensou em desistir no inverno de agosto. Ganhou maturidade. Casou aos 18 anos com a gaúcha Pamela e hoje, recém saído do júnior, joga para buscar o leite de Ana Clara, um ano e 11 meses, e Isabela, três meses.

Zero Hora - Aos 20 anos, você tem dois filhos.
Maycon - Moro com minha namorada desde os 16 anos. Casei no papel há dois. Minhas filhas são tudo para mim. É por elas que eu corro em campo. Penso nelas quando jogo.

ZH - Como foi a saída de casa aos 14 anos?
Maycon - Nunca tinha ficado uma semana longe da mãe. Depois disso, morei na concentração. Passei muito frio.

ZH - Como um capixaba parou no Rio Grande?
Maycon - Fui descoberto por um olheiro do Inter num campeonato infantil em Vitória. Na verdade, eu ia para o Vasco.

ZH - Como assim?
Maycon - Era vascaíno fanático. O primeiro olheiro a falar comigo foi o do Vasco. Depois vieram o do Inter e o do Cruzeiro. O cara do Vasco prometeu passar na minha casa num sábado, para falar com a mãe. Fiquei o dia inteiro esperando. Caiu a tarde, veio a noite e nada. Foi uma decepção grande.

Abel Elogia Luiz Alberto
Apesar da pouca idade e mesmo entre nove atacantes do grupo colorado, um prata da casa tem recebido elogios por parte do técnico Abel Braga. Luiz Adriano, 18 anos, chamou a atenção na pré-temporada colorada em Bento Gonçalves, onde o Internacional está se preparando para o Gauchão.
Segundo o treinador, o jovem atacante está indo bem sob seu comando. O conselho que o treinador passou é de manter o ritmo nos treinos. Com isso, o comandante terá uma boa dor de cabeça para confirmar o time.
– Quero aproveitar a oportunidade que ele (Abel) está me dando. Tem nove atacantes no grupo e vou continuar me dedicando nos trabalhos – considerou o atacante.

Zagueiro Índio ansioso para voltar aos gramados
Recuperado de fratura nas costelas, jogador intensifica preparação física
Há mais de três meses afastado dos gramados, o zagueiro Índio está ansioso para voltar a vestir a camisa do Inter. O jogador, que fraturou duas costelas na partida contra o Rosário Central, em 30 de novembro passado, pela Copa Sul-Americana, está intensificando o trabalho de preparação física em Bento Gonçalves, durante a pré-temporada.
– Fiquei muito tempo parado e só uma semana para ficar bem fisicamente é difícil. Mas estou procurando trabalhar sério para poder ajudar a equipe do Inter – declarou o zagueiro.
Índio é o mais cotado para formar a dupla de zaga titular do Inter na Libertadores, ao lado de Fabiano Eller. O colorado estréia na competição em 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, mas a fome de bola do zagueiro é tanta que ele espera ser aproveitado o mais rápido possível também no Gauchão, para pegar ritmo de jogo.
– Lógico que quero jogar o Gauchão. É importante para a gente, principalmente para mim, que venho de um longo tempo parado e preciso de ritmo de jogo – explicou.
O Inter faz na noite desta sexta, na Montanha dos Vinhedos, o seu primeiro jogo da temporada. Em ritmo de Gauchão, o time do técnico Abel Braga enfrenta o Esportivo, em partida amistosa. Dos onze que vão a campo, quatro jogadores estão cotados para serem titulares durante toda a temporada: Fabiano Eller, Rubens Cardoso, Fabinho e Iarley.

Estréia do Inter novamente adiada
A estréia do Internacional no Campeonato Gaúcho ainda não aconteceu. O Estadual já começou, mas os jogos do Inter que estavam previstos para as duas primeiras rodadas foram novamente adiados (seriam nos dias 11 e 15, mas ficaram para os dias 25, contra a Ulbra, e 31, contra o 15 de Novembro).
Agora, a primeira partida oficial do Colorado na temporada será contra o Gaúcho, de Passo Fundo, no Beira-Rio. A partida, que seria no dia 18, passou para a quinta-feira, dia 19, às 20h30m.

Porcellis
Já escrevi que, se eu fosse técnico de futebol, só assinaria contrato com um clube se colocassem à minha disposição um grande centroavante. Exageros à parte, eu queria enfatizar meu apreço pelos centroavantes goleadores, que aumentam a caudal de alegria nas arquibancadas.
São poucos, são raros, mas sempre têm um lugar cativo no coração da torcida. Ao elogiar essas feras do futebol, quero saudar também o menino Porcellis, que, na tarde de quarta-feira, fez quatro gols na partida que garantiu o Colorado na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Será que um dia seu nome constará da relação dos centroavantes lendários do Inter?

Correção
Afirmei, numa coluna desta semana, a propósito do bem sucedido Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan), que o torneio deveria receber ajuda da União e do governo do Estado, levando-se em conta a sua tradição e importância.
Pois o Estado já faz a sua parte, por intermédio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, comandada pelo deputado Luís Augusto Lara. O aporte de recurso da secretaria para o Efipan ocorre há três anos. Os governos anteriores não davam nenhum tipo de contribuição.

Marcio Rezende de Freitas: melhor árbrito do brasil
O pênalti que deixou de marcar a favor do Inter na principal partida do Campeonato Brasileiro de 2005, contra o Corinthians, não arranhou a carreira do juiz Márcio Rezende de Freitas. Na eleição dos melhores árbitros de 2005 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o mineiro aparece como o melhor brasileiro, na 20ª posição, com seis pontos.
iliado à Federação Catarinense de Futebol, Márcio Rezende encerrou a carreira no ano passado após uma das partidas mais polêmicas do Campeonato Brasileiro. Além de não assinalar um pênalti em Tinga, no empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Pacaembu, o juiz ainda expulsou o jogador do Inter.
Na ocasião, as duas equipes brigavam pelo título e o resultado favoreceu a equipe paulista, que permaneceu com três pontos de vantagem sobre o rival.
Markus Merk foi eleito melhor árbitro de 2005 e venceu pelo segundo ano consecutivo.
O alemão, dentista de 43 anos, teve 102 votos, bem à frente do espanhol Manuel Mejuto González, com 44 votos.
O italiano Pierluigi Collina, que se aposentou em junho do ano passado, ficou em sexto.

Gavilán vai para a argentina
O meio-campo paraguaio Diego Gavilán, que atuou no Internacional por três anos, assinou nesta quinta-feira por uma temporada com o Newell's Old Boys, da Argentina.
- Vou voltar ao Inter para resolver as últimas coisas e me juntar ao grupo para a pré-temporada em Mar del Plata - afirmou Gavilán, de 25 anos.
Em declarações feitas por telefone a uma rádio da cidade de Rosário, do Newell´s, o volante da seleção paraguaia afirmou que sua nova equipe "tem excelentes jogadores, como o goleiro Justo Villar, seu compatriota, e o meia Ariel Ortega".
- É um time muito importante em Rosário, e mais ainda em nível internacional. Será muito importante jogar a Copa Libertadores - disse Gavilán, ao explicar que o técnico do Newell's, Nery Pumpido, o conhece bem.
O Newell´s está no grupo 3 da Copa Libertadores, ao lado do The Strongest da Bolívia, Unión Española do Chile e o time vencedor da eliminatória da primeira fase entre Goiás e Deportivo Cuenca, do Equador.

inter - noticias dessa ultima semana. Diamentes, Juvenis, negociações...

Jogos nesse início de temporada (janeiro) :

Profissional:

Coletivos:

1º Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo]
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

Como eles foram
- O lateral Ceará ("fecha bem o zagueiro e apóia com força", disse Abel).
- Atacante Luiz Adriano ("está indo muito bem comigo", lembrou o técnico)
- Fabiano Eller e Fabinho, segundo Abel, precisam de adaptação rápida.
- Chiquinho ainda está sem ritmo.
- Renteria, como centroavante fixo, mostrou dificuldade.
- Daniel Marques marca forte e antecipa bem as jogadas. Bem pelo alto.
- Leo, pouco acionado pela esquerda
- Ari mostrou força e vigor na lateral.
- Rubens Cardoso apoiou e buscou o fundo. Treinou com bolha no pé.

Amistosos

Gauchão
19/jan. 21h30minh Beira Rio
Inter x Gaúcho de Passo Fundo []


Categorias de Base:

Copa SP
06/jan 16h
Inter 1x1 Vila Nova-GO [Douglas]

08/jan 11h
Inter 6x1 CSP-PB [Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique]
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Josimar (Cauê), Ijuí (Bruno) e Paulo (Henrique); Porcellis e Alexandre]

11/jan 16h
Inter 5x0 Ecus-SP [Porcelis(4)]

15/jan 16h
Inter x Marília

18ª Copa Santiago
06/jan Inter 2x0 Atlético PR [Diego e Guto]
09/jan Inter 1x0 Toluca [Ramon]

36º Epifan (categoria >= 92)
08/jan 22h Inter 1x1 Coritiba [Tiago]
10/jan 22h Inter x América-MG


Os sonhos que queremos
A nova comissão técnica do Inter, liderada pelo Abel Braga, já trabalha em tempo integral na acolhedora Bento Gonçalves, onde o futebol é uma das paixões da comunidade. E, para ajudá-la na área motivaciox ‘nal, foi contratado o Evandro Mota, profissional de reconhecida capacidade. Ao Abel, aos seus auxiliares, aos dirigentes e também aos torcedores, caberá o enfrentamento de um extraordinário desafio em 2006: fazer do Inter um time vitorioso além das fronteiras do Rio Grande, de preferência em território onde o idioma espanhol nos lembra os sonhos e as peripécias de Dom Quixote, o imortal personagem de Cervantes.
Moinho e monstro
Eram sonhos diferentes dos que nos acompanham em nossas vidas. Mas não devemos nos sentir diminuídos face aos delírios do herói de Cervantes. Ele confundia simples moinhos de vento com monstros, e se deixava embriagar pela visão intocável da sua casta Dulcinéia. Nós devemos sonhar também, mas sem permitir que o chão se desintegre debaixo de nossos pés. É desse tipo de sonho, certamente, que cogita o presidente Fernando Carvalho. Que os sonhos e projetos do Inter se objetivem na conquista de títulos. Que não se transformem em amargura e frustração.
Bola rolando
Já na próxima semana, com a realização da primeira rodada do Gauchão, marcada para quarta-feira, a bola estará em meio a uma disputa para valer em vários estádios do Rio Grande do Sul. Ficarão para trás estes dias de poucas notícias e muitas especulações sobre negócios no futebol, quase nunca concretizados. Nós, colunistas, teremos à disposição os ingredientes essenciais para a realização de um trabalho objetivo: bola rolando, gols, vitórias, derrotas e, sobretudo, o desempenho individual dos jogadores, conhecidos e novatos. Enfim, o que realmente interessa para quem gosta de futebol.
Taças no armário
O Gauchão, gostemos ou não, é a rampa de lançamento dos projetos dos nossos grandes clubes para o decorrer da temporada de 2006. E o que se percebe, felizmente, é que também ficarão para trás declarações com o objetivo de apequenar a competição. Um equívoco lamentável. Só tenta diminuir o Gauchão quem é incompetente para vencê-lo. Nesse sentido, o Inter está realizado: há quatro anos leva as taças para o armário. E, agora, entrará em campo com o objetivo de ganhar o penta, mesmo com a disputa simultânea da Libertadores. Não poderia mesmo ser diferente.

Na copa SP após duas goleadas o Inter classifica em primeiro
A vaga do grupo S ficou com o Internacional. Após ter goleado no domingo passado, dia 08/janeiro, o C.S.Paraibano (PB) por 6x1, o Inter manteve a liderança na diferença de gols pró para o Vila Nova, que após o empate com Inter, havia ganhado do Ecus por 5x0. Nesse jogo contra o CSP, Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique fizeram os gols do Colorado, com Kléber descontando para o adversário.
Nessa quarta-feira, dia 11/jan., o Inter voltou a golear.
Inter perto da vaga na Taça S. Paulo
Equipe júnior lidera a chave S, enfrenta o ECUS, e deve garantir passagem para a fase seguinte da competição.
O Inter entra em campo nesta quarta-feira à tarde para tentar confirmar sua classificação para a próxima fase da Taça São Paulo de Futebol Junior. O Colorado enfrenta o ECUS, de São Paulo, às 16h e uma vitória assegurará a permanência na competição.
O Inter lidera o Grupo S, com sede na cidade de Suzano, com quatro pontos, saldo favorável de cinco, e 7 gols a favor. A equipe do Vila Nova-GO está em segundo, pois também soma os mesmo quatro pontos, tem o mesmo saldo, mas marcou um gol a menos. O primeiro colocado de cada um dos 22 grupos passa para a próxima fase, assim como os dez melhores segundo colocados, de acordo com o índice técnico.
Na segunda rodada da Taça São Paulo, ocorrida no domingo, o Inter venceu o Paraibano (PB) por 6 x 1. Na estréia da competição, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Estigarribia empatara em 1 x 1 com o Vila Nova.
Dupla Gre-Nal passa
O Inter venceu o União Suzano por 5 a 0, ontem, e está classificado, como campeão do grupo S da 1ª fase da Copa São Paulo. Rafael Porcellis fez quatro gols e foi o destaque do jogo. Ânderson marcou o outro. O adversário deve ser o Marília.
Em Guarulhos, o Grêmio, no grupo V, venceu o Flamengo local por 1 a 0, gol de Juari, e obteve a sua classificação, mas como 2º colocado. O Grêmio somou sete pontos e perdeu apenas no saldo de gols para o Juventus-SP. Ontem, o zagueiro Rômulo foi expulso no 1º tempo e mesmo com 10, o Grêmio segurou a vitória. O time: Cássio; Caçapa, Rômulo e Jonathas; Deivid, Marcos Rogério, William (Helton), Éverton (Revson) e Fabrício; Jéferson (B. Teles) e Juari. Agora, pega o Campinas


Copa Santiago: O Inter largou bem
O time juvenil do Inter venceu o Atlético-PR por 2 a 0, na noite de sexta-feira, na partida de estréia na 18ª Copa Santiago, em Santiago. Diego e Guto marcaram os gols da equipe colorada. Hoje, às 20h30min, o Inter enfrenta o Toluca, do México.

Inter volta a vencer na copa Santiago, agora bateu o toluca
O time juvenil do Inter venceu o Toluca, do México, na última segunda-feira, por 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada da Copa Santiago. Ramon marcou o gol da vitória aos 22 minutos do primeiro tempo. Na próxima sexta-feira, a equipe comandada pelo técnico Osmar Loss enfrenta o Coritiba, na última partida da primeira fase do Grupo D, em Santiago (RS)

Inter bate o Toluca pela Copa Santiago
Dois jogos foram disputados ontem no estádio Alceu de Carvalho pela 18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. No clássico paranaense, o Atlético fez 2 a 1 no Coritiba. Em seguida, o Internacional venceu o Toluca do México por 1 a 0. Ramon, aos 22min do primeiro tempo, marcou o gol da vitória colorada.
No domingo, o jogo entre Grêmio e Cruzeiro-MG terminou empatado em 3 a 3, e não 2 a 1 para o Cruzeiro, como publicado na edição de ontem do CP. Hoje, a programação prevê a realização de mais dois jogos. Às 18h30min, o América-MG enfrenta o RS de Alvorada. Em seguida, às 20h30min, o Cruzeiro de Santiago busca a primeira vitória contra o Novo Horizonte/Inter S.M.


Efipan começa hoje à noite
O 26º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan) começa às 22h de hoje com o jogo Grêmio x Boca Juniors, uma repetição da final da edição passada, quando os argentinos levaram a taça. A cerimônia de abertura terá início com as presenças dos ex-jogadores Branco e Figueroa. Os demais jogos ocorrem amanhã, a partir das 19h. Até o início da tarde de ontem, quatro delegações já haviam desembarcado em Alegrete: Boca Juniors, América-MG, Atlético-PR e Atlético-MG.
Na primeira rodada, o Inter joga contra o Coritiba. O Flamengo, de Alegrete, que organiza a competição, enfrenta o Juventude, no clássico gaúcho do final de semana. Os ingressos custam R$ 1 e podem ser comprados nas bilheterias do Estádio Municipal Farroupilha.

Inter estréia com empate diante do Coritiba no Efipan
A equipe infantil do Inter estreou com empate na 26ª edição do Efipan, em Alegrete. Os garotos colorados ficaram em um empate de 1 a 1 com o time do Coritiba nesse domingo à noite. Os colorados voltam ao gramado nesta terça, às 22h20min, para encarar o América-MG.

Pré-temporada
Depois da semana passada de reapresentações e negociações, o Inter deu início dia 7/janeiro a sua pré-temporada, para o ano mais importante em 13 anos. Em 2006 o Inter quer o mundo, para isso a intenção da comissão técnica é preparar os jogadores para a estréia no Gauchão e para as demais competições do ano. Já no dia 18 de janeiro, o Inter inicia a busca pelo pentacampeonato gaúcho, diante do Gaúcho de Passo Fundo, no Beira-Rio. A estréia na Libertadores da América – a maior competição do futebol sul-americano – será no dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, na Venezuela.
– Nós (a comissão técnica) vamos dar condições para que o treinador possa trabalhar a equipe técnica e taticamente durante esta fase de preparação. Teremos um ano de exigências pela frente, por isso precisamos fazer um trabalho consistente que prepare os atletas por completo – explica o preparador físico Paulo Paixão.
No domingo, pela manhã, o grupo de jogadores realizou um trabalho técnico. À tarde, foi feito um treinamento físico que foi encerrado por volta das 18h. Nesta segunda, os atletas voltam a realizar uma movimentação a partir das 8h45min. O meia J. Vagner ainda não tinha se apresentado.
A manhã dominical foi de muito suor. O preparador físico Paulo Paixão e os auxiliares Anderson Paixão e Eduardo Silva dividiram o grupo em dois. Aqueles que participaram da pré-temporada em 2005, reforçados por Perdigão, correram quatro baterias de mil metros. Os demais, como já deram a largada da pré-temporada em Porto Alegre, cumpriram "só" sete tiros de 300 metros.
- Dói tudo! - desabafou o ala Elder Granja ao deixar o complexo esportivo da Associação Geremia.
O colombiano Renteria quase trançou as pernas no último quilômetro de corrida. Arrastou os pés até Paixão trilar o apito salvador. Na sombra, para escapar do sol de 25°C às 10h, curvou-se pendurado na tela.
– Temos que dar duro – explicou depois do treino, já refeito. O estímulo para continuar os trabalhos vinha dos próprios companheiros. O atacante Iarley, por exemplo, servia de motivador. – Não deixa cair, não. Vamos lá, pessoal – repetia sem desacelerar o passo.
À frente do pelotão, sempre ele: Tinga. Dotado de excelente condição aeróbica, o meia correu sozinho e em ritmo rápido. O técnico Abel Braga também se exercitou.

Jogo dos guris
Após o treino da manhã na Associação Geremia, Abel Braga assistiu à vitória dos juniores sobre o Paraibano, pela Copa São Paulo. Ele está de olho no atacante Alexandre, no zagueiro Sidinei e no centroavante Porcellis. O treinador já revelou que deseja incluir alguns jogadores formados pelo clube no grupo principal, pois, segundo ele, a cota de pratas-da-casa na equipe está baixa.

Uvinhas do Iarley
As camisetas roxas destinadas aos goleiros no novo uniforme já os fez alvo de brincadeiras. Ontem, enquanto Eduardo, Renan e Marcelo se esfalfavam sob as ordens de Ilo Roxo, o atacante Iarley se divertia.
- Tudo bem, uvinhas? Como estão as meninas? - provocava. Ouviu-se então uma resposta impublicável do irritadiço Marcelo.

Inter se sente em casa
A cidade de Bento Gonçalves preparou-se para receber o Inter pela quarta vez consecutiva para a realização da pré-temporada. Logo na chegada na Serra Gaúcha, a delegação colorada foi recepcionada por uma carreata que acompanhou o ônibus até o hotel Dall'Onder. A demonstração de carinho dos mais de 100 torcedores fez com que os jogadores se sentissem em casa. "Esta energia do torcedor é muito importante para nós nesta fase de preparação", afirmou o zagueiro Fabiano Eller, que pela primeira vez participa da pré-temporada em Bento Gonçalves.

Mensagem em relógio digital agradece a comunidade de Bento Gonçalves
A comunidade e o consulado do Inter na Serra Gaúcha também instalaram 10 outdoors em diversos pontos da cidade com a mensagem 'Força Inter!! Aqui começa a caminhada rumo à conquista da América!'. Próximo ao hotel Dall'Onder, um relógio digital contém uma mensagem de agradecimento a Bento Gonçalves pela carinho dispensado ao Inter durante a pré-temporada: 'Obrigado Bento Gonçalves! O Inter é o Rio Grande na Libertadores 2006'.

Beijos na chegada
O Inter chegou com festa a Bento Gonçalves na noite de sábado. Houve caravana de pelo menos 20 carros e outros cem torcedores esperavam o grupo em frente ao Hotel Dall´Onder.
O ex-cônsul Feijão, gaudério de cabelos no meio das costas, tascou quatro ou cinco beijos na bochecha de Eller. Tinga também ganhou o seu.

Clube terá motivador em 2006
O motivador Evandro Mota chegou ao hotel Dall'Onder ontem perto das 17h. Sua palestra estava marcada para meia hora antes, mas ele aparentemente não foi avisado do horário. Sem perder tempo, dirigiu-se a uma sala do hotel onde todos os jogadores já o esperavam.
'Uma equipe tem que ser campeã em tudo. Pequenas decisões acertadas no dia-a-dia são fundamentais', prega. Engenheiro por formação, Evandro fará parte da comissão técnica. Sua contratação foi um pedido de Abel Braga, que conheceu seu trabalho no Flamengo, em 2004.
Ele também presta serviços para a Seleção Brasileira, além de ter trabalhado em vários clubes. Ajudou o Cruzeiro a ser campeão da Libertadores em 1997 e trabalhou com o Santos, na mesma competição, no ano passado. Ele fará mais duas palestras durante a pré-temporada.

Programação da pré-temporada:
Segunda, dia 9
• 8h45min – Treino técnico
• 16h45min – Treino físico

Terça, dia 10
• 8h45min – Treino técnico
• 16h45min – Treino físico
• 20h30min – Jantar festivo com convidados, direção, comissão técnica, jogadores e torcedores do Inter no Hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves

Quarta, dia 11
• 8h45min – Treino técnico
• 16h45min – Treino físico
• 20h30min – Visitação e jantar na Vinícola Aurora com convidados, direção e comissão técnica

Quinta, dia 12
• 8h45min – Treino técnico
• 16h45min – Treino físico

Sexta, dia 13
• 8h45min – Treino técnico
• 20h30min – Esportivo x Inter (amistoso)

Sábado, dia 14
• 8h45min – Treino técnico
• 16h45min – Treino físico

Domingo, dia 15
• 9h15min – Treino
• 16h – Seleção de Bento Gonçalves x Inter (amistoso)
• 20h – Retorno para Porto Alegre

* Um quilo de alimento não-perecível pode ser trocado por um ingresso para assistir aos treinos do Inter na Associação Geremia. Os alimentos arrecadados serão doados para associações carentes de Bento Gonçalves.

Os 36 de Bento
O grupo que vai à Serra neste domingo e fica até o dia 15:
Quatro goleiros: Clemer, Marcelo, Renan e Eduardo
Sete zagueiros: Bolívar, Ediglê, João Guilherme, Índio, Danny Moraes, Fabiano Eller, Daniel Marques
Seis laterais: Elder Granja, Alex, Ceará, Chiquinho, Ari e Rubens Cardoso
Seis volantes: Fabinho, Edinho, Tinga, Perdigão, Maycon e Álvaro
Quatro meias: Márcio Mossoró, Jorge Wagner, André Moritz e Diogo
Nove atacantes: Rafael Sobis, Fernandão, Iarley, Renteria, Gustavo, Michel, Ricardo Jesus, Luiz Adriano e Leo

Inter marca dois amistosos
O Internacional divulgou o cronograma da pré-temporada na Serra, além de dois amistosos para o período. A delegação embarca para Bento Gonçalves neste domingo. Mas antes, o grupo de jogadores treina em dois turnos no Beira-Rio. O primeiro treino técnico está marcado para a parte da manhã, sob o comando de Abel Braga, seguido de trabalhos físicos na parte da tarde. No dia 13 de janeiro o Inter entra em campo para jogar com o Esportivo, às 20h30min. E no domingo, dia 15, enfrenta a seleção de Bento Gonçalves, às 16h.


"Diamantes" vão ter trato especial
Elder faz parte do grupo dos "diamantes", como definiu Abel Braga. Ele, Tinga, Fernandão e Sobis serão lapidados para a Libertadores.
Por isso, estão um estágio atrás na preparação. O colombiano Renteria quase trançou as pernas no último quilômetro, sob calor de 25°C às 10h. Menos sofrimento teve o volante Tinga. Dotado de excelente condição física, correu sozinho, em ritmo rápido. Ele ocupa o topo dos índices físicos dividindo o posto com J. Wagner.

Diamantes serão poupados até dos coletivos
Apelidados de “diamantes” pelo técnico Abel Braga, o zagueiro Fabiano Eller, o lateral Elder Granja, o volante Tinga, os meias Jorge Wagner e Fernandão e o atacante Rafael Sobis serão poupados até dos coletivos durante os treinos desta semana, em Bento Gonçalves. A intenção do treinador é preservar ao máximo esses atletas para a disputa da Copa Libertadores, que para o Inter começa em 16 de fevereiro.
Desses, o único que pode disputar uma ou outra partida do Inter no Gauchão é o recém-contratado Fabiano Eller. Os outros cinco não serão utilizados no Estadual, a não ser em casos extremos. Além de ficarem de fora da maratona de jogos, esses jogadores farão um trabalho especial de preparação física visando a estréia na competição sul-americana.
– Todas as equipes que vão disputar a Libertadores estão se preparando desta maneira. Não é privilégio, e sim planejamento – afirmou Tinga.
Nesta segunda, Abel Braga orientou o primeiro trabalho com bola desde que o elenco iniciou a pré-temporada em Bento Gonçalves, no último sábado. No campo de treino da Asssociação Geremia, o treinador dividiu os jogadores em atacantes, alas e defensores, fazendo com que cada grupo se enfrentasse buscando o gol.
– O grande objetivo do futebol é o gol, por isso, mesmo que seja em treinos, eu gosto de exercitar esta prática – explicou Abel.
Nesta terça, o Inter treina novamente em dois turnos. Às 8h45min começa o treino técnico e às 16h45min, o físico. Às 20h30min, está programado um jantar festivo com convidados, direção, comissão técnica, jogadores e torcedores no hotel Dall'Onder, onde a delegação está hospedada.

Os 'diamantes' não terão regalias
Treinador Abel Braga usou a expressão para definir o grupo de jogadores que trabalhará voltado para a Taça Libertadores
O rótulo pegou. Os jogadores que treinam em separado visando a Taça Libertadores da América estão sendo tratados por 'diamantes' em Bento Gonçalves, onde o Inter faz sua pré-temporada. A expressão foi usada pela primeira vez ainda em Porto Alegre, na última semana, por Abel Braga para definir Tinga, Rafael Sobis, Fernandão, Fabiano Eller, Élder Granja e Jorge Wagner e é motivo de brincadeira entre os demais companheiros.
A lista original dos 'diamantes' do treinador Abel vem crescendo: Alex, Edinho e Índio foram integrados ao grupo. Ontem pela manhã, enquanto a maioria fazia o primeiro treino com bola, os 'diamantes' ainda realizavam musculação e corriam em volta do gramado.
A única preocupação é não transformar a diferença em privilégio. O grupo dos 'diamantes', por ter se apresentado dois dias depois dos demais, está um pouco atrasado na programação de treinos. Além disso, por ter atuado mais em 2005, recebe carga especial. 'Aqui todo mundo é igual. É que uns se apresentaram antes e iniciaram os trabalhos mais cedo. Só isso', enfatiza Tinga, que, coincidência ou não, tem uma pequena pedra de diamante presa a um dos dentes. 'No final das contas será ótimo para todo mundo. O grupo é grande, mas todos terão oportunidade de mostrar futebol e até pressionar em busca da titularidade. Isso não é privilégio, é planejamento', continua Tinga.
Nenhum dos 'diamantes' tem vaga garantida no time principal. Eles estão sendo preparados para assumir a titularidade no início de fevereiro, pois a idéia é usar alguns jogos do Campeonato Gaúcho para engrenar a equipe para a estréia na Libertadores, dia 16, contra o Maracaibo, na Venezuela. O Inter estréia no regional no dia 18, no estádio Beira-Rio, contra o Gaúcho de Passo Fundo.
O próprio Abel Braga avisou que nenhum atleta é titular, que essa é uma condição que deverá ser buscada com boas atuações. 'Podemos até ser chamados de 'diamantes', mas temos que provar dentro de campo', diz Rafael Sobis. 'O grupo é grande, todo mundo merece jogar. Titular será aquele que estiver melhor no momento', concorda Eller.
Um dos 'diamantes', Jorge Wagner deve desembarcar hoje, às 16h, no Aeroporto Salgado Filho. Ele é esperado em Bento Gonçalves no início da noite para iniciar, finalmente, seu trabalho no Inter. Não está descartada uma punição ao jogador, que se integrará ao grupo com quase uma semana de atraso.

Abel rejeita palavra elogiosa a atletas
Treinador está contrariado com a imprensa que tem utilizado a expressão "diamantes" para citar estrelas do Inter.
O técnico Abel Braga, que utilizou a palavra "diamantes" na sua chegada ao Beira-Rio, na semana passada, para caracterizar algumas estrelas do Inter, criticou a imprensa pelo fato de ter passado a usar constantemente a mesma expressão ao se referir aos jogadores Fernandão, Rafael Sobis, Jorge Wagner, Elder Granja, Fabiano Eller e Paulo César Tinga. Os diamantes colorados.
Abel citou a pedra preciosa de uma forma figurativa para falar dos atletas que seriam trabalhados de modo especial em 2006, temporada em que o clube disputará, simultaneamente, o Campeonato Gaúcho e Libertadores da América. "Quando se tem um anel de diamantes, não se deixa jogado dentro de casa, é preciso cuidar", falou ao se referir aos atletas considerados essenciais para o time. Boa parte da imprensa gaúcha, partir de então, começou a tratar os jogadores como "diamantes", mas Abel não gostou da repetição.
"Aqui tem um grupo grande de jogadores que estão trabalhando. Esse negócio de diamantes não tem nada a ver. Estamos mais para ametista. Todos são atletas e vão buscar o melhor para o Inter, que são os títulos", disse Abel.
"Essa insistência incomoda, porque o Inter é diamante, mas não ganhou nada no ano passado, só o Estadual. É muito pouco para nossas ambições. Eu sei que o Inter poderia ter feito mais, o Fluminense também, assim como o Abel. Então vamos tentar fazer neste ano e melhor", desabafou o treinador.
O codinome pegou e a lista do técnico ganhou reforços, pois Edinho, Índio e Alex foram agregados ao grupo nesta segunda-feira. Os atletas vêm treinando em separado visando à Taça Libertadores da América e estão sendo tratados como jóias raras em Bento Gonçalves, onde o clube faz a pré-temporada até domingo. Eles devem jogar apenas no mês de fevereiro, pouco antes da estréia na competição sul-americana, prevista para o dia 16.

O Inter trabalha com dois times
Time titular os torcedores colorados verão somente em fevereiro. Nem no amistoso contra o Esportivo, marcado para domingo, ainda em Bento Gonçalves, nem na estréia no Campeonato Gaúcho, contra o Gaúcho, de Passo Fundo, dia 18, no estádio Beira-Rio, os principais jogadores do elenco serão utilizados.
Segundo o planejamento cuidadosamente elaborado pelo preparador físico Paulo Paixão, 'os diamantes' de Abel Braga - Tinga, Jorge Wagner, Fernandão, Fabiano Eller, Élder Granja e Rafael Sobis - irão a campo somente no início de fevereiro, provavelmente na partida contra o Caxias, dia 2. A idéia é preservá-los o máximo possível para a disputa da Taça Libertadores, prioridade do Inter na temporada, num ano em que o sonho é estar no Japão no final do ano para brigar pelo título mundial.
Até lá, o clube utilizará uma equipe mista, mas esta estará em boas condições físicas. É o que garante o preparador físico Paulo Paixão. Exatamente por isso, o clube planejou a reapresentação dos jogadores em grupos. Os primeiros a chegar, os atletas que menos atuaram na temporada passada, iniciaram os treinos antes. Por isso, estarão prontos mais cedo: 'Temos pouco tempo e vamos aproveitá-lo da melhor forma possível para iniciar a temporada com segurança', enfatizou Paixão, cuja principal preocupação neste momento é evitar as lesões musculares, problema geralmente comum quando os jogadores voltam das férias e ainda não têm boa condição física.
Por causa do pouco tempo, os trabalhos são intensos. Nem o forte calor que fez no domingo em Bento Gonçalves interrompeu ou diminuiu a carga de exercícios. Cada atleta corre em média 8 quilômetros por dia.

Inter se divide sob força máxima
O técnico Abel Braga, do Internacional, ainda não definiu se vai escalar todos os titulares na abertura do Campeonato Estadual, no dia 18, contra o Gaúcho de Passo Fundo, no Beira-Rio. Os jogadores mostram-se divididos sobre o assunto.
"Eu quero jogar sempre. Este início de trabalho tem muito treino físico e é bom o reencontro com a bola", afirmou o atacante Rafael Sobis.
O meia-atacante Fernandão prefere a preservação no começo do torneio. "Estamos apenas com quatro dias de treino. Vai demorar para entrar no ritmo de jogo. Por isso, acho que é melhor trabalhar um pouco mais para depois entrar em campo", completou.
O grupo está em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, desde o dia 7. Na sexta-feira, o time fará um amistoso contra o Esportivo. Abel ainda não confirmou a escalação dos titulares.

Porém a equipe titular já começou a ser esboçada. Com Fernandão no ataque, Abel começa definir time
O técnico do Internacional, Abel Braga, deu pistas da equipe titular que pode colocar em campo em 2006. Sobre uma das principais dúvidas, se Fernandão atua no meio de campo ou ataque, o treinador foi bem claro.
"O Fernandão comigo será atacante. Foi assim que ele viveu a melhor fase dele e jogou dessa forma no Olympique de Marselha, da França", afirmou Abel Braga.
O comandante colorado tem a idéia de escalar os 11 titulares em um esquema 4-2-3-1. A linha defensiva deve ser formada com Élder Granja, Fabiano Eller, Alex e mais um zagueiro. Índio e Ediglê brigam por essa última vaga.
O meio de campo pode ser composto com Edinho, Fabinho, Tinga, Jorge Wagner e Rafael Sobis, como um jogador que encosta na referência do ataque, que será Fernandão.

Inter: Abel monta o time para o Gauchão
Treinador comanda nesta quinta-feira segundo treino coletivo e começa a dar forma à equipe para o Estadual.
A equipe do Inter para a estréia no Campeonato Gaúcho começa a ser definida pelo técnico Abel Braga. Na tarde desta quinta-feira, ele comanda um segundo coletivo em Bento Gonçalves e, conforme o trabalho realizado no dia anterior, terá uma equipe com um posicionamento bastante ofensivo.
O time no primeiro treino teve Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria. O desejo do treinador é um time forte na marcação e com saída rápida para o ataque.
"A equipe que treinou é a mais provável para estrear no Gauchão. Alguns titulares serão poupados, entrando mais na Copa Libertadores. Mas não há nada definitivo em futebol. Todos sabem que o jogador que estiver melhor vai entrar", declarou Abel. A mesma formação deve ser a que começa o amistoso nesta sexta-feira à noite, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo.
O atacante Iarley, considerado titular tanto para o Gauchão como para a Libertadores, deve entrar no lugar de Luis Adriano. O zagueiro Índio, recuperado de fratura em duas costelas no ano passado, pode entrar no lugar de Bolívar.
O meia Márcio Mossoró, que começa a temporada como titular, disse que está pronto para fazer uma boa partida e ajudar ao Inter a buscar uma vitória. "O Abel gostou da nossa movimentação e na parte ofensiva está dando tudo certo. Ele sempre montou o time assim e, como vamos jogar em casa, a obrigação de vencer é nossa", comentou.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou a data de estréia do Inter. Prevista inicialmente para o dia 18, a partida contra o Gaúcho, de Passo Fundo, ocorre no dia 19, às 20h30, no Beira Rio.

Inter: Abel prepara o primeiro coletivo
Treinador promove trabalho com bola nesta quarta-feira, quando terá um esboço do time que estréia no Gauchão.
O técnico Abel Braga comanda nesta quarta-feira o primeiro treino coletivo do Inter na temporada 2006. O trabalho será uma oportunidade para o treinador colocar em prática o time que pretende utilizar na estréia do Campeonato Gaúcho, dia 18, no Beira Rio, contra o Gaúcho, de Passo Fundo.
Abel não quis revelar os atletas que pensa escalar no time titular, mas é bem provável que os "diamantes" Elder Granja, Fernandão, Tinga, Rafael Sobis e Fabiano Eller, sejam preservados deste trabalho. A idéia é poupá-los para a disputa da Copa Libertadores da América.
"Amanhã começam os trabalhos com bola e não tem nada decidido. Vou formar uma equipe e alguém pode se destacar. Vou ver quem é melhor e colocar para jogar. Garanto que seremos bastante ofensivos", declarou Abel.
O time colorado tem dois amistosos agendados para os próximos dias. O primeiro será na sexta-feira, às 20h30, contra a equipe do Esportivo. No domingo, último dia da pré-temporada, o Inter enfrenta uma seleção de Bento Gonçalves, às 16h. O retorno para Porto Alegre está marcado para as 20h.

Marcelo começa o ano como dono da camisa 1
Jovem goleiro foi confirmado para a estréia no Gauchão, dia 19
O goleiro Marcelo Boeck, de 21 anos, começa o ano como o novo dono da camisa 1 do Inter. Ele foi escolhido pelo preparador de goleiros Ilo Roxo para ser o titular na partida contra o Gaúcho, dia 19, na estréia do time no Gauchão.
A decisão, no entanto, não é definitiva. Clemer, titular em 2005, seguirá treinando com o grupo que está sendo preservado para a Libertadores. As atuações de Marcelo no Estadual serão determinantes para um possível aproveitamento também na competição continental.
Marcelo, 1m91cm de altura, já atuou 18 vezes pelo time principal. Em 2003, o jovem goleiro foi convocado para defender a seleção brasileira sub-20, junto com Andrei, então Grêmio, e Fernando Henrique, do Fluminense.

Abel já monta o Inter do Gauchão
O técnico, com Michel e Perdigão: time quase definido
Em 53 minutos de treino na Serra, o técnico Abel Braga mostrou como quer o Inter sob o seu comando. Terá que ser forte na marcação, cercando o adversário desde o seu campo e saindo em velocidade para o ataque. No time titular que treinou ontem e venceu o coletivo por 3 a 2, Marcelo Boeck estava no gol, atrás de dois zagueiros, Fabiano Eller e Bolívar, e dois volantes que praticamente só marcam: Álvaro e Fabinho.
Os dois laterais, Ceará na direita e Rubens Cardoso na esquerda, possuem liberdade para atacar até simultaneamente, pois estão sempre protegidos pela dupla de volantes. Atrás do único atacante fincado - Rentería - jogaram três meias com forte característica ofensiva e muita velocidade: Michel, Luis Adriano (jovem alçado agora ao grupo principal) e Márcio Mossoró.
Iarley provavelmente ocupará uma dessas três vagas, já que ele é considerado 'titular absoluto' por Abel, mas não há pressa para isso. Hoje, o técnico fará mais um coletivo. Deverá testar algumas mudanças. 'A equipe que treinou é a mais provável para estrear no Gauchão. Alguns titulares serão poupados, entrando mais na Taça Libertadores. Mas não há nada definitivo em futebol. Todos sabem que o jogador que estiver melhor vai jogar', continuou Abel. O Inter estréia dia 19, contra o Gaúcho, de Passo Fundo, no Beira-Rio.

Coletivo estilo bom humor
Técnico Abel brinca, xinga e surpreende jogadores com seu jeito de comandar
A quarta Era Abel Braga no Inter começou oficialmente ontem, às 17h30min. O primeiro coletivo da temporada quebrou o silêncio no Vale dos Vinhedos. Mais que ver o time do Gauchão, o presidente Fernando Carvalho e os cerca de 200 torcedores foram apresentados à nova trilha dos treinos.
Abel fala o tempo inteiro. Fica no meio-campo e dali parte para cima dos jogadores. Sempre com tiradas ao estilo carioca, bem-humoradas e com palavrões. Surpreendeu os jogadores. O goleiro Clemer assistiu ao treino sorvendo chimarrão e comentou: - Essa cobrança é importante.
O atacante Michel, elogiado na véspera, foi o mais cobrado no coletivo. Ainda assim, larga na frente por lugar no time. Michel foi um meia-de-ligação no time de cima. Aproximou-se Rubens Cardoso na intermediária e enveredou pelo meio para receber o passe.
Na segunda vez em que insistiu em receber a bola de costa, acossado por Ari, ouviu do chefe: - Garoto! Vai correr a tarde inteira com o cara colado na sua bunda?
No lance seguinte, Michel acertou. O treino parou outra vez. Agora, para o afago: - Isso, Michel! Pô, você sabe, rapaz.
Em outro lance, Rubens Cardoso chutou o gramado e ouviu uma flauta de Abel. O técnico o ironizou: - Chama o médico aí, pô! O massagista Banha, com menos 40 quilos, entrou em campo rápido. Levou um corridão: - Sai daqui, Banha. Não viu que é sacanagem. Fernandão, Sobis, Granja e Tinga, que viram tudo, caíram na gargalhada. Ao final do treino, Abel consolou Banha com um afago. E sorriu, satisfeito com o que viu no primeiro coletivo. - Foi excelente, os jogadores se entregaram e mostraram que estamos muito bem.

O primeiro treinamento do ano
> Equipe do Gauchão (3): Marcelo; Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Álvaro, Márcio Mossoró, Luiz Adriano e Michel; Renteria.
Segundo time (1): Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.
Gols de Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo.
Como eles foram
- O lateral Ceará ("fecha bem o zagueiro e apóia com força", disse Abel).
- Atacante Luiz Adriano ("está indo muito bem comigo", lembrou o técnico)
- Fabiano Eller e Fabinho, segundo Abel, precisam de adaptação rápida.
- Chiquinho ainda está sem ritmo.
- Renteria, como centroavante fixo, mostrou dificuldade.
- Daniel Marques marca forte e antecipa bem as jogadas. Bem pelo alto.
- Leo, pouco acionado pela esquerda
- Ari mostrou força e vigor na lateral.
- Rubens Cardoso apoiou e buscou o fundo. Treinou com bolha no pé.

Gauchão: 18 times divididos em três grupos
O Campeonato Gaúcho de 2006 tem a participação de 18 equipes, que se dividem em três grupos de seis. Os times se enfrentam dentro de cada chave em jogos de ida e volta, classificando-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados.
Na segunda fase, um sorteio vai dividir os oito classificados em mais duas chaves de quatro times cada. Dentro dos grupos, as equipes voltam a se enfrentar em jogos de ida e volta. Os campeões de cada grupo decidem o título em dois jogos. O mando de campo da segunda partida será da equipe que tiver a melhor campanha na competição.

Times tentam evitar o penta do Inter
Após um ano positivo para Grêmio, que retornou à Série A, e Internacional, que se voltou à Taça Libertadores, começa nesta quarta-feira mais uma edição do Campeonato Gaúcho. As 18 equipes participantes estão divididas em três chaves de seis na primeira fase. Classificam-se para a fase seguinte os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.
O Grêmio começa a luta para evitar o pentacampeonato do Internacional visitando o Veranópolis, abrindo a competição às 15h30m, no estádio Antônio Farina. Ainda pela chave 2, o Esportivo, de Bento Gonçalves, recebe o Santa Cruz, na Montanha dos Vinhedos, enquanto o Farroupilha vai até Ijuí, enfrentar o São Luiz.
Como o Internacional só estréia no dia 18, a chave 1 começa com o vice-campeão 15 de Novembro recebendo o Caxias, no estádio Sady Schmidt. No Vermelhão da Serra, acontece o clássico local, com o Passo Fundo enfrentando o Gaúcho. Além do Colorado, a Ulbra completa a chave.
O Juventude faz parte da chave 3, mas só estréia no competição também no dia 18, contra o Glória. Mas os dois "São Josés" entram em campo nesta quarta. O de Cachoeira do Sul recebe o Glória, de Vacaria, enquanto o de Porto Alegre visita o Brasil, em Pelotas. O Novo Hamburgo completa o grupo.

Confira os jogos desta quarta:

Chave 1
20h30m - 15 de Novembro x Caxias - Sady Schmidt (Campo Bom)
20h30m - Passo Fundo x Gaúcho - Vermelhão da Serra (Passo Fundo)

Chave 2
15h30m - Veranópolis x Grêmio - Antônio Farina (Veranópolis)
20h30m - Esportivo x Santa Cruz - Montanha (Bento Gonçalves)
20h30m - São Luiz x Farroupilha - 19 de Outubro (Ijuí)

Chave 3
20h30m - São José-CS x Glória - Joaquim Vidal (Cachoeira do Sul)
21hm - Brasil x São José-POA - Bento Freitas (Pelotas)

Bola do Gauchão: Bonita, mas ordinária
O aspecto moderno agradou. A estabilidade também. Os goleiros, porém, condenaram a nova bola laranja do Gauchão. Eles previram duras jornadas nas noites. - Imagina um jogo em Vacaria ou outro estádio do Interior, à noite. Os goleiros não verão a bola. A cor não ajudará - avaliou o treinador de goleiros Ilo Roxo, concordando com a análise de seu auxiliar, Giuliano.

Paulo Paixão: “Decisão sobre Jorge Wagner foi conjunta”, em entrevistas
Jogador fará preparação física no Beira-Rio e não em Bento Gonçalves
Paulo Paixão garante: a decisão de deixar Jorge Wagner treinando no Beira-Rio – e não em Bento Gonçalves com o restante do grupo – foi tomada em conjunto por direção e comissão técnica. O preparador físico colorado justifica, alegando falta de tempo hábil para a preparação do atleta na Serra.
– A decisão é de todos. O fato do atleta não estar aqui não o prejudicará, já que ele trabalhará com um dos melhores profissionais, com os quais eu já trabalhei, Elio Carraveta. Não haveria tempo hábil para o atleta realizar os testes e subir para treinar com os demais jogadores... – disse Paixão.
Sobre a pré-temporada, o profissional do Inter lamenta o pouco tempo disponível. Segundo ele, o calendário apertado prejudica a preparação para o ano.
– Dentro do calendário ao qual somos impostos, foi o que deu pra fazer, o ideal seria ter 30 dias de férias e mais 30 dias de preparação – afirmou.
Paixão destacou ainda que o time não estará 100% fisicamente quando a Libertadores começar. O preparador físico garante que aqueles que afirmam estarem totalmente preparados podem estar enganados.
– Quem afirmar que o seu time está 100%, corre o risco de estar se enganando, nunca se sabe o verdadeiro limite dos atletas... – declarou o profissional do Inter.

Confira a íntegra da entrevista online:

Pergunta – Boa tarde, Paulo Paixão. Fisicamente, como os jogadores voltaram das férias? Dá pra dizer que a situação, em termos de preparo físico, é homogênea ou existe muita diferença entre os atletas?
Paulo Paixão – Existe uma normalidade da condição fisica. Atletas que chegam de um período de férias se encontram abaixo de uma situação de competição

Pergunta – Cada jogador tem preparação física personalizada? Algum deles precisa de mais cuidados?
Paulo Paixão – Todos realizam testes fisicos, e apartir desses são realizados os treinamentos.

Pergunta – O baixo rendimento do Fernandão no fim de 2005 comparado ao restante do ano foi devido ao preparo físico?
Paulo Paixão – Por exemplo. Alguns jogadores, foram bastante exigidos, isso faz com que sua performance baixe ao longo da temporada. O Fernando, participou de muitos jogos fora das suas condições ideais, em pro do time, mesmo que isso não fosse o ideal

Pergunta de internauta – Gostaria de saber se você acha que os jogadores estão preparados para uma eventual partida pela Libertadores jogando na altitude
Paulo Paixão – O trabalho que está sendo desenvolvido, busca esse objetivo

Pergunta de internauta – Gostaria de saber do Paixão se não acha pouco tempo para uma pré-temporada?
Paulo Paixão – dentro do calendário ao qual somos impostos, foi o que deu pra fazer. O ideal seria ter 30 dias de férias e mais 30 dias de preparação

Pergunta – E os reforços: Fabiano Eller, Daniel Marques, Ari, Fabinho, Leo e Rubens Cardoso. Há algum que precisará de maior tempo para entrar em forma? Nos exames físicos preliminares, qual desses jogadores se destacou pelo preparo físico acima da média? Paulo Paixão – procuramos não classificar os jogadores dessa maneira, e sim comparar ele com si próprio

Pergunta de internauta – Você retornaria no futuro a trabalhar no Grêmio!!!
Paulo Paixão – Eu sou um profissional, se um dia tiver que retornar, retornarei...

Pergunta – Algum jogador colorado é mais sensível fisicamente e precisa de trabalho especial?
Paulo Paixão – Nosso trabalho é como o de um médico, muitas vezes não podemos expor a imagem dos atletas, mas esses existem....

Pergunta de internauta – Quais as chances de chegarrmos na Libertadores próximos de 100% do condicionamento físico?
Paulo Paixão – Quem afirmar que o seu time está 100%, corre o risco de estar se enganando, nunca se sabe o verdadeiro limite dos atletas...

Pergunta – O calor intenso dos últimos dias prejudica o trabalho da pré-temporada? Nesses dias, os trabalhos são em horários específicos?
Paulo Paixão – Sim, por isso existe um ajuste nos horários dos treinos, fazendo com que os treinamentos sejam realizados em horários e ambientes mais agradáveis

Pergunta – Chiquinho passa por trabalho especial? Quando poderá entrar em campo para 90 minutos?
Paulo Paixão – Nesse momento todos os atletas possuem condições de participar de um jogo, porém devido ao pouco tempo de trabalho poucos agüentariam uma partida de 90 minutos

Pergunta de internauta – Acredito ser muito bom este time do Inter. Vocês estão confiantes para 2006?
Paulo Paixão – Acredito que nossa equipe conquistou um grau de confiança que nos ajudará e nos gabarita aos títulos que disputaremos este ano

Pergunta – Além de ser um ano muito importante para o Inter, por causa da Libertadores, este é um ano de Copa do Mundo? Já houve um planejamento para o Inter não sentir quando você estiver fora, com a Seleção?
Paulo Paixão – Como já ocorreu em outras oportunidades, durante minha ausência existem profissionais qualificados e com bastante experiência para que o trabalho não sofra prejuízo

Pergunta do internauta – Como fica a avaliação física de jogadores que chegam mais tarde, como é o caso do Jorge Wagner?
Paulo Paixão – Nesses casos o atleta ira passar pelo mesmo processo dos demais...

Pergunta – A decisão de deixar Jorge Wagner treinando no Beira-Rio até a próxima semana foi tomada somente pela direção? Ele sairá prejudicado por ficar longe do grupo por esse tempo?
Paulo Paixão – Não. A decisão é de todos. O fato do atleta não estar aqui não o prejudicará, já que este trabalhará com um dos melhores profissionais, com os quais eu já trabalhei, Elio Carraveta

Pergunta de internauta – Além do Tinga, que atletas possuem o melhor condicionamento do grupo?
Paulo Paixão – Como dito antes cada um conta com uma caracteristica, e sempre será comparado a si mesmo

Pergunta – Por que foi tomada essa decisão sobre Jorge Wagner?
Paulo Paixão – Não haveria tempo hábil para o atleta realizar os testes e subir para treinar com os demais jogadores...

Pergunta – Quais as diferenças entre a forma de trabalhar de Abel e Muricy?
Paulo Paixão – Cada profissional tem seus métodos de trabalho, a profissão de preparador físico é uma função de auxiliar do treinador, por isso, nós preparadores é que devemos noa adaptar...

Daniel Marques, o novo zagueiro: "Fazia meus golzinhos", antigo atacante.
Entrevista: Daniel Marques, novo zagueiro do inter
Começamos aqui a mostrar algumas das caras novas durante o período de treino na Serra. O zagueiro Daniel Marques, 22 anos, abre a série. Chega amparado por boas atuações pelo Paraná, no Brasileirão. Seus direitos pertencem ao Palmeiras e foram cedidos ao Inter até dezembro, em troca de Ricardinho. O que poucos sabem é que, caso Abel Braga precise de um centroavante, o zagueirão de 1m92cm está à disposição. Foi na outra área que ele começou a carreira.

Zero Hora - Como você passou de centroavante a zagueiro?
Daniel Marques - Até os juvenis, no 15 de Jaú, era centroavante. Cheguei a atuar assim nos juniores. Nesta fase, você quer é jogar, não importa onde. Um técnico me usou de lateral-direito e depois de volante. Para a zaga foi um pulo.

ZH -Você era um centroavante matador?
Daniel - Fazia meus golzinhos. Não eram muitos.

ZH - Características?
Daniel - Era grandalhão, meu forte era a bola aérea.

ZH - E por baixo, como você se saía?
Daniel - Não era habilidoso. Era o maior pé-duro. Tanto que virei zagueiro (risos). Me dei bem na zaga. Fui para o júnior do Palmeiras já como zagueiro.

ZH - Quem era o teu ídolo?
Daniel - O Ronaldo.

ZH - Você lembra de algum golaço que tenha feito?
Daniel - Foi um contra o Santos, de cabeça. No ano passado, também fiz contra o Santos, mas aí como zagueiro.

Nos passos de Paulo Paixão
Entrevista: Leo, atacante do inter
A vinda para o Inter não significou apenas a volta do atacante Leo, 22 anos, para o circuito dos grandes clubes. Servirá também como uma pós-graduação antecipada com um dos melhores mestres do Brasil. Leo está a um semestre de se formar em Educação Física pela PUC de Campinas e aproveitará os treinos para aprender com Paulo Paixão, o preparador do Penta e referência na área. Ontem, depois de sair vermelho como um tomate do treino em Bento, o atacante conversou com ZH e é mais um personagem da série de apresentação das novas caras do Inter.

Zero Hora - Você pretende transferir o curso para a PUC de Porto Alegre?
Leo - Na verdade, estou formado. Só que devo um semestre. Quando estive no Botafogo, do Rio, em 2003, precisei trancar.

ZH - A formatura será aqui?
Leo - Não, vou dar um tempo para me concentrar só aqui no Inter. Depois, verei se transfiro. São muitas mudanças nestes primeiros meses e preciso organizar minha vida.

ZH - Enquanto isso você poderá aproveitar para aprender com Paulo Paixão.
Leo - É verdade, já estou observando o trabalho dele, vendo como ele procede.

ZH - Ele já te passou algumas dicas?
Leo - Não, ele ainda não sabe que curso Educação Física.

ZH - Você pretende usar o curso no futuro como dono de academia, professor?
Leo - Talvez me encoste em algum técnico amigo e vire preparador físico (risos). Ainda é cedo para pensar nisso, tenho muito tempo pela frente no futebol.

ZH - E a disputa no ataque, o setor está povoado e será uma peleia arranjar lugar ali.
Leo - É bastante gente mesmo. Mas o próprio Abel falou que essa é a briga que ele queria ter. Como ele mesmo diz todo o dia, jogará quem estiver melhor.

Maracaibo mantém esquema 4-4-2 para 2006
Destaque do time é Giancarlos Maldonado
O Maracaibo estreou neste domingo no Campeonato Venezuelano contra o Monaguas, na cidade costeira de Puerto de la Cruz. O técnico Carlos Maldonado repetiu a equipe de 2005. Os novos contratados, o zagueiro chileno Camadiel Garcia e o atacante Héctor "Turbo" González só estarão regularizados para a próxima rodada. O Maracaibo mantém o esquema tradicional 4-4-2, com dois volantes e dos meias. O destaque do time é Giancarlos Maldonado, filho do técnico e titular da seleção venezuelana.

André Moritz: A família é de médicos
Entrevista: André Moritz, meia-esquerda do inter
Ele é meia canhoto e começa a ganhar lugar no grupo em Bento. André Moritz, 20 anos e 1m87cm, nascido na Ilha de Florianópolis, veio para o Beira-Rio há dois anos pelas mãos do pai. O urologista Rogério Moritz reuniu a família, arrecadou R$ 40 mil e comprou do Avaí os direitos do próprio filho caçula. Achou melhor trazê-lo para apostar na evolução do garoto nas categorias de base do Beira-Rio. O investimento compensou.

Zero Hora - Por que seu pai comprou seus direitos e os repassou ao Inter?
André Moritz - Aqui eu teria mais oportunidade de crescer.

ZH - Nunca pensou em ser médico como o pai?
André - Não, meu destino é o futebol. Tenho outros três irmãos, todos médicos. Mas todos os filhos são motivo de alegria. É realização para ele ter um jogador na família.

ZH - Você surfa em Florianópolis?
André - Quando mais jovem surfei bastante. Pegava onda na Joaquina (ao sul da ilha) e em Mariscal (ao norte). Agora, nem nas férias. O problema é que chego muito cansado.

ZH - Você continua na faculdade?
André - Completei o terceiro semestre do curso de Administração na ESPM. É puxado treinar o dia inteiro e estudar à noite. Vou fazer duas cadeiras.

ZH - Você tem um estilo cadenciado e clássico. Mas o Abel está pedindo na pré-temporada mais velocidade às jogadas.
André - Sou um cara que gosta sempre de estar com a bola, de tocá-la e fazer passes longos. Mas sempre fiz meus golzinhos também. Além disso, eu costumo cobrar faltas.

Pumas anuncia dois reforços para a disputa
Um dos contratados é o atacante brasileiro Julio Cesar
O Pumas apresentou neste domingo duas contratações para a Libertadores. O zagueiro Salinas, ex-América do México, e o atacante brasileiro Julio Cesar, que já passou pelo Celaya e pelo Monterrey no México. O avante ocupará o lugar de outro brasileiro, Aílton da Silva, dispensado pelo técnico Miguel España. O Pumas ainda busca o terceiro reforço – limite imposto pela Federação Mexicana para manter o equilíbrio.

Inter esperou mais do que devia por J. Vagner
O Internacional passou o fim de semana esperando Jorge Wagner. O meia que passava as férias na Bahia chegou atrasado para a pré-temporada, que começou no último fim de semana, em Bento Gonçalves. O jogador estaria aguardando o Inter enviar a passagem aérea para retornar ao Rio Grande do Sul.
Jorge Wagner teve a permanência no Colorado acertada na semana passada. O Lokomotiv, de Moscou, que detém os direitos federativos do baiano, prorrogou o empréstimo até agosto. O técnico Abel Braga já declarou que pretende utilizar Wagner como meia articulador.
A Bahia nunca esteve tão distante. O Inter ficou novamente à espera de Jorge Wagner. Os dirigentes haviam recebido informação de que se apresentaria ontem. Só viram o meia por fotografia. No final da tarde, o vice de futebol, Vitório Piffero, estendeu até segunda-feira o prazo para a volta do baiano.
- Ele deve vir no fim de semana ou no máximo até segunda-feira e subirá direto para Bento Gonçalves - explicou o dirigente.
O atraso irritou Abel Braga. No final da manhã, no lançamento da pré-temporada com os patrocinadores, Abel não escondeu sua contrariedade.
- Ele deveria estar aqui - reagiu.
Piffero admitiu a falha na comunicação. Esqueceu de avisar Abel que tinha conhecimento da situação, através de um telefonema do empresário do jogador. A logística serviu de justificativa para a demora no retorno. Jorge Wagner não confiava na permanência no Inter. Tanto que entregou o apartamento no bairro Mont´Serrat e providenciou a mudança da família.
Na festa de entrega dos melhores do Brasileirão, dia 5 de dezembro, ele concedeu entrevista revelando sua saída do clube. O fax da liberação pelos russos, enviado na quinta-feira, acabou pegando o baiano de surpresa.
Assim que chegar na capital gaúcha, Jorge Wagner segue direto para o Beira-Rio para realizar exames médicos. Depois, o jogador sobe a Serra rumo a Bento Gonçalves, onde o restante do grupo colorado já trabalha desde o último sábado.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, a esposa de Jorge Wagner justificou o atraso de mais um dia afirmando que o jogador só estava aguardando o Inter enviar as passagens de avião para retornar a Porto Alegre. Ele estava de férias em Salvador, Bahia.
Jorge Wagner deveria se reapresentar no Beira-Rio na última quinta. Mesmo dia em que o Lokomotiv Moscou, clube que detém os direitos federativos do atleta, enviou um fax ao Inter prorrogando o empréstimo do jogador até agosto.
O atraso de Jorge Wagner irritou a direção colorada, que não descarta punir o jogador com desconto no salário. O técnico Abel Braga já adiantou que pretende utilizar o jogador no meio-campo e não na ala, como fazia Muricy Ramalho.
O ala-esquerdo Jorge Wagner desembarcou nesta terça, às 16h20, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, se reapresentando com cinco dias de atraso ao Internacional.
O atraso de Wagner gerou irritação nos dirigentes do clube colorado, que decidiram multar o atleta e deixá-lo trabalhando em Porto Alegre com o preparador físico Hélio Carraveta, enquanto os demais 34 jogadores do elenco fazem a pré-temporada na cidade de Bento Gonçalves.
"Vou conversar com a direção, esperava que alguém do Inter estivesse aqui no aeroporto. Ainda não sei o que farei, vamos conversar para ver. Se eu for punido pelo atraso, irei acatar", afirmou Jorge Wagner logo após desembarcar no aeroporto de Porto Alegre.
Em Bento Gonçalves, o vice-presidente de futebol do clube, Vitório Piffero, afirmou que Wagner será multado.
O jogador também tem um problema no tornozelo esquerdo, uma lesão sofrida ainda no Brasileiro e ficará em tratamento médico por mais dez dias.
Chegou depois, não vai para a Serra. O meia Jorge Wagner não será integrado ao grupo de jogadores do Inter que está na Serra realizando a pré-temporada. Ele vai ficar em Porto Alegre adquirindo condicionamento no Beira-Rio, em separado com o preparador Élio Carravetta.
Não está descartada algum tipo de punição ao jogador, que deveria ter se apresentado na quinta-feira passada, mesmo dia que um fax do Lokomotiv Moscou confirmou a prorrogação de seu empréstimo ao Inter, com o qual o contrato em vigor se encerraria no dia 31 de janeiro.
O vice de futebol colorado, Vitório Piffero, não descarta multar Jorge Wagner, que chega a Porto Alegre por volta das 16h, mas diz que antes prefere ter uma conversa sobre o atraso. Porém, não esconde a irritação com o fato.
– Sem dúvida não é justificável chegar quase uma semana depois – disse Piffero.
O técnico Abel Braga, que comanda os trabalhos em Bento Gonçalves, avisou que Jorge Wagner terá de cumprir todo o cronograma feito pelos demais desde o início das atividades, como exames médicos e testes físicos.

Bilhete da discórdia. Por que J. Wagner demorou para aparecer.

J. Wagner levanta polêmica, se apresenta hoje e pode ser multado
O Inter recebe hoje Jorge Wagner - e não será de braços abertos. O meia se apresenta com cinco dias de atraso e deve pagar por isso. O primeiro dia útil do baiano em 2006 prevê o desembarque em Porto Alegre, às 16h, uma conversa com o dirgente Vitório Piffero e a viagem para Bento Gonçalves.
- Não há cartilha com multa, mas conversaremos com o jogador, sim - disse Piffero em tom seco.
Wagner volta de avião, classe econômica. Mas ninguém sabe quem bancará o R$ 1,2 mil da passagem. A mulher do jogador, Kalyne, justificou o atraso pela demora do clube em enviar o bilhete. Jane Santos, secretária da Antônios, empresa dos procuradores do jogador, também repassa ao Inter o compromisso da reserva e dos custos de viagem.
- É obrigação do clube pagar e enviar o código da passagem, para ser retirada aqui - afirmou.
O Inter discorda. Sem se identificar, um funcionário alega que, como o contrato de Wagner termina só dia 31, ele é quem deveria desembolsar o bilhete. Como qualquer trabalhador.
Para completar, o meia sumiu. O gerente executivo Newton Drumond, às 19h, desconhecia o paradeiro do jogador, assim como sua reapresentação para hoje.
Segundo Piffero, alguns jogadores ("poucos") garantiram no contrato o direito a cota de passagens aéreas. Não tinha certeza se Wagner integrava esse grupo. A presença nele, porém, não o absolve.
- Não tem desculpa. Ele chega e recebe a compensação. Mas tem que vir - reagiu Piffero.
A verdade é que J. Wagner já estava com a cabeça fora do Inter. Não apostava na liberação pelos russos do Lokomotiv. Tanto que entregou o apartamento no bairro Mont´Serrat, levou seu carro e a mudança para Salvador. Pensava em se apresentar dia 17 em Moscou. O fax liberando-o por mais seis meses chegou na quinta-feira. O presidente Fernando Carvalho estranha:
- Não é o estilo do Wagner.

Quem paga o que na Dupla
Inter alega que Jorge Wagner, devia se apresentar independentemente de quem pagaria o bilhete.
No Grêmio, o sistema é o mesmo do Inter: se o jogador é comprado ou renova contrato, recebe passagem. Se sai em férias com contrato em vigor, arca com a passagem de volta. Se tivesse acertado com Ricardinho, por exemplo, o Grêmio lhe pagaria o bilhete de avião. Não fez o mesmo com Jeovânio, com contrato até dezembro de 2006.
Demais serviços de pagamentos, como luz, telefone e obrigações bancárias hoje são providências de procuradores - não mais de clubes.

Jorge Wagner chega e reclama de lesão
Jogador desembarcou na tarde desta 3ª em Porto Alegre e disse que precisa tratamento para recuperar tornozelo.
Com uma semana de atraso, finalmente o meia Jorge Wagner apareceu em Porto Alegre. O jogador desembarcou na metade da tarde desta terça-feira no Salgado Filho - reclamando de uma lesão no tornozelo - e foi recepcionado pela imprensa que o aguardava no saguão do aeroporto. Ele estranhou que não tivesse nenhum dirigente do Inter para recebê-lo e dar a orientação para aonde deveria ir: Beira-Rio, Bento Gonçalves ou para casa.
Os repórteres o informaram que ele permanecerá no Beira-Rio trabalhando com o preparador físico Élio Carravetta e não se integra ao grupo na pré-temporada que está acontecendo em Bento Gonçalves.
"Antes do final do Brasileiro conversei com os dirigentes do Lokomotiv e eles afirmaram que eu deveria retornar neste ano para a Rússia. Então me organizei para acomodar minha esposa e meu filho em Salvador, por isso o atraso", explicou o jogador sobre o atraso de cinco dias. Ele disse que não tinha esperanças de permanecer no Inter por mais uma temporada.
"Quando recebi o comunicado fiquei muito feliz em defender o Inter na Libertadores. É uma honra e satisfação em estar voltando para Porto Alegre", acrescentou.
O jogador disse que ainda sente uma antiga lesão no tornozelo esquerdo e por isso deve necessitar de uns 10 dias para estar plenamente apto para os treinamentos. "Ainda não estou recuperado desta lesão", revelou o meia-esquerda.
Ele se mostrou satisfeito ao saber que o técnico Abel Braga pretende utilizá-lo na meia-esquerda. "É uma posição onde sempre joguei e me sinto bem. Estou contente com as declarações do professor Abel e acredito que poderei render muito mais nesta função", comentou.
Os dirigentes colorados, que se encontram em sua grande maioria em Bento Gonçalves, disseram que não têm nenhuma obrigação de receber um atleta que está voltando de férias, por isso que ninguém foi ao aeroporto. A direção evita tratar de forma pública, mas é provável que o atleta receba uma multa em seus salários.

Jorge Wagner não treinará na Serra
Atleta chega a Porto Alegre nesta tarde e permanecerá treinando no Beira-Rio, após cinco dias de atraso.
O meia-esquerda Jorge Wagner chega nesta terça-feira em Porto Alegre e não vai participar da pré-temporada em Bento Gonçalves. Esta é uma das punições da direção ao jogador, que terá uma reunião com os dirigentes e poderá ser multado em função do atraso de cinco dias na reapresentação. "Vou conversar como ele e saber os motivos reais de seu atraso", declarou o vice de futebol Vitório Piffero.
O meia vai ficar treinando em Porto Alegre com o coordenador de preparação física Élio Carravetta. Como a pré-temporada se encerra no domingo, a direção e a comissão técnica decidiram mantê-lo trabalhando no Beira-Rio.
"Como ele começa os trabalhos atrasado, terá que fazer os testes e chegaria em Bento Gonçalves somente na sexta-feira. Então, fica em Porto Alegre para recuperar o tempo perdido", explicou Piffero.
O empresário do atleta disse que comunicou à direção colorada do atraso. Antônio Garrido explicou que a orientação dos dirigentes do Lokomotiv Moscou era que o meia retornasse para a Rússia em janeiro, por isso ele tomou as medidas e fez sua mudança para a Bahia. Em paralelo ficou trabalhando para prorrogar o empréstimo, mas com o pensamento na Europa.
"Na semana passada, após o clube prorrogar o contrato, ficamos sabendo que ele teria que se apresentar no dia seguinte. Como estava no interior baiano, comunicamos que iria se organizar para retornar e instalar sua família em Porto Alegre. Desde quinta-feira avisei que seria difícil ele comparecer na data exigida. Então, marcamos para segunda, mas como não deu, o Wagner segue hoje para o Sul", esclareceu Garrido.

Ex-jogadores podem rechear os cofres
Negociações em andamento envolvem Daniel Carvalho e Nilmar. Inter lucraria, como dono de parte dos passes.

Negociações que estão sendo desenvolvidas e envolvem os ex-jogadores Nilmar e Daniel Carvalho podem trazer dinheiro suficiente para o Inter trabalhar 2006 sem maiores problemas financeiros. O Corinthians está interessado na aquisição dos 25% dos direitos federativos do atacante que pertencem ao clube gaúcho. Já o meia do CSKA, da Rússia, pode ser negociado com o Chelsea, da Inglaterra. As duas transações podem render até 8 milhões de euros aos cofres colorados.
Com o apoio da MSI, parceira do Corinthians, os dirigentes do clube paulista já entraram em contato com o presidente Fernando Carvalho para a compra dos 25%. Os outros 75% serão negociados com o Lyon, da França. Só a venda envolvendo Nilmar pode trazer ao Inter cerca de 3 milhões de euros.
Outro reforço de caixa que pode chegar aos cofres colorados é a negociação de Daniel Carvalho. O Chelsea teria feito uma proposta de 20 milhões de euros para ter o ex-jogador colorado, publicou o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, edição desta quinta-feira.
Após a venda do seu passe para o CSKA, o Inter manteve 25% dos direitos federativos. A possibilidade da transação foi repassada ao presidente Carvalho pelo mesmo empresário português que levou o jogador para o Leste Europeu há mais de um ano.
Apesar das especulações o do aporte financeiro, o dirigente colorado acha difícil que o clube consiga manter o atacante Rafael Sobis no Beira-Rio. O procurador do atacante, Jorge Machado, está na Itália negociando com empresários italianos a sua venda para a Internazionale ou para o Milan.
O Inter aceita a venda, mas exige a permanência do atleta em Porto Alegre até o mês de agosto para a disputa da Taça Libertadores da América. Mas esse item deve ser negociado com o clube comprador. O Colorado possui 25% dos direitos federativos dos atacante e o restante é de empresários.

Internautas se dividem sobre contratação de Abel Braga
Participantes de enquete apontam que time precisa reforçar meio-campo
A disputa foi parelha, mas a maioria dos internautas do clicRBS foi favorável à contratação do técnico Abel Braga. Num total de 5947 votos, 55,12% dos participantes de uma enquete disseram sim ao nome do treinador colorado para a temporada 2006. Outros 44,88% reprovaram o nome para o comando da equipe. Sobre os reforços mais urgentes para o plantel, totalizando 5675 votos, 35,56% dos internautas apontaram o meio-campo como a posição que necessita de maior atenção, seguido de zagueiro (19,52%) e goleiro (18,08%).

Clubes da Alemanha e Espanha ainda mantém os boatos sobre Elder Granja
Um clube da Alemanha e outro da Espanha estariam bastante interessados na aquisição dos direitos federativos do lateral-direito Elder Granja. Com isso, o jogador do Internacional poderá deixar o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, antes mesmo da disputa da Copa Libertadores da América. O São Paulo continua com boatos.
Segundo o procurador do profissional, o empresário Luís Araújo, uma proposta oficial será apresentada à direção colorada no começo da próxima semana.
– Vamos nos reunir com os representantes do clube para tratar do assunto. Caso os dirigentes colorados não concordem, o Elder Granja seguirá cumprindo o seu contrato normalmente – resumiu.
Outra equipe interessada na aquisição de Granja seria o São Paulo – a sua contratação teria sido solicitada pelo técnico Muricy Ramalho, que trabalhou com o lateral no Internacional, na temporada anterior. Segundo o presidente do Inter, Fernando Carvalho, entretanto, o jogador somente poderá ser vendido para o Exterior.

Sevilla vê Elder Granja por DVD
Os espanhóis cobiçam um diamante do Inter. O procurador Luiz Alberto Araújo chega hoje, às 13h30min, para definir a situação de Elder Granja. O Sevilla colocou o olho no lateral-direito do Inter através de um DVD enviado por Araújo na semana passada. Pelo jeito, gostou do que viu e pretende levá-lo para reforçar o time no segundo turno do campeonato nacional.
- Não estou sabendo de proposta, mas meu procurador me disse que enviou um DVD com jogos meus para eles. Vai ver é por isso - disse Elder, no início da noite, ao deixar a piscina do Hotel Dall´Onder.
O lateral integra o grupo dos "diamantes" de Abel Braga, junto com Fernandão, Sobis, Tinga e Fabiano Eller. Está sendo preparado para a estréia na Libertadores, dia 16 de fevereiro. Sua saída seria perda significativa para o Inter.
Hoje, Ceará e o recém-chegado Ari ocupam sua reserva.
O presidente Fernando Carvalho desconhece qualquer proposta oficial. Tomou conhecimento pelos jornais da oferta que Araújo teria recebido de um clube europeu. Elder reforça a informação do procurador. Antes de se reapresentar, ele teria mostrado ao jogador o documento oficial de um clube português.
- Ele chega amanhã (hoje) e vamos resolver isso. Até para eu me concentrar no trabalho aqui no Inter caso permaneça - explicou Elder.

Granja perto do adeus ao Inter
Empresário do jogador e presidente do Inter se reúnem nesta 3ª e avaliam propostas de dois clubes europeus.
O futuro de Elder Granja será decidido nesta terça-feira, quando o seu empresário e o presidente do Internacional se reúnem, em Porto Alegre, para decidir se o jogador permanece ou não em Porto Alegre para a temporada 2006.
Luís Alberto Araújo, em nome do atleta; e Fernando Carvalho, dirigente maior do Colorado, analisarão as ofertas de dois clubes europeus. As especulações seriam de um time da Alemanha e outro da Espanha, que teriam demonstrado o desejo de adquirir os direitos federativos do lateral-direito.
Anteriormente o empresário havia tentado marcar outras reuniões para apresentar as intenções dos clubes europeus, mas como o presidente do Inter estava em férias em Punta del Este, os encontros acabaram não ocorrendo.
Se o Inter aceitar a proposta e negociar o atleta, ele poderá deixar o Beira-Rio antes mesmo do início da disputa da Copa Libertadores da América, dia 16 de fevereiro, na Venezuela, contra o Maracaibo.
Treinando na Serra gaúcha, mas atento ao desenrolar dos fatos, Elder Granja espera que esta situação se decida logo. "Vou deixar para ele (empresário) resolver. Vou continuar meu trabalho visando apenas o Inter. Espero que se solucione logo esta situação e seja melhor para todo mundo", comentou o atleta, que está em pré-temporada com a delegação, em Bento Gonçalves.

Surpresa de Iarley: jogador fica no Beira-Rio até 2008
Os mexicanos e japoneses que esperem. O Inter contrariou a expectativa e acertou ontem a prorrogação do contrato do atacante Iarley, 31 anos, até o final de 2008. Mais do que isto: adquiriu metade dos direitos federativos do jogador pelos próximos três anos. Os números da negociação foram mantidos em sigilo, mas deixaram Iarley satisfeito.
O acerto demorou apenas 30 minutos. O atacante voltou das férias com duas propostas na bagagem. Uma delas era do Doados, seu clube no México até metade de 2005. Os dirigentes já anunciavam como certo seu retorno. A outra, milionária, veio do Yokohama Marinos, do Japão. Havia ainda uma oferta de um clube da primeira divisão da Alemanha. Como a transferência só ocorreria em fevereiro, o jogador descartou.
- Eu tinha pressa em definir isso e acabou ocorrendo aquilo que mais queria, a permanência em Porto Alegre - explicou o cearense.
Apesar da chance de forrar a conta bancária, Iarley estava pouco disposto a deixar o Brasil. Passou boa parte da carreira fora do Brasil. Jogou na Espanha, na Argentina e no México.
- Avisei meus empresários, 'estaria fora' se fosse para longe, lá para o outro lado do mundo - disse.
A permanência de Iarley garante ao Inter um currículo na Libertadores e no Mundial. Jogou com o Paysandu, em 2003, se transferiu para o Boca, ganhou o título no Japão e disputou a Libertadores de 2004 com os argentinos.
- Estou louco para disputar outra vez o Mundial Interclubes. Aprendi no Boca a ser vencedor, a buscar a vitória sempre - garantiu.
A vida porteña seduziu o atacante. Lá adotou o hábito, por exemplo, do chimarrão. Pensava em manter endereço em Buenos Aires. A transferência para o Inter apresentou-o ao que avalia como a Buenos Aires que fala português. Iarley se encantou com Porto Alegre. Em três meses, trocou o hotel por um apartamento com vista para o Guaíba e o Parque Marinha do Brasil.
- Um profissional precisa buscar consolidação financeira, mas também necessita estar no lugar que gosta agradável - resumiu Iarley, pai do pequeno João Pedro. Próximo de completar um ano, o guri vai aprender a falar usando o "tchê".

O Meia Adriano ficou bem perto do Inter
O procurador do meia Adriano Gabiru esteve em Curitiba para conversar com a diretoria do Atlético-PR sobre a negociação do jogador. Após a reunião, o empresário seguiu para Porto Alegre, com o objetivo de fechar acordo com o Internacional. A expectativa é de que o Furacão empreste o atleta ao Colorado.
Adriano estava emprestado ao Cruzeiro em 2005 e no início deste ano se apresentou ao Atlético-PR, que detém parte de seus direitos. O jogador, inclusive, treina com o restante do elenco Rubro-negro, no CT do Caju.
O maior empecilho para a sua permanência no Rubro-Negro é o alto valor salarial do atleta. Adriano foi campeão brasileiro em 2001 e tricampeão estadual (2000, 2001 e 2002) com a camisa atleticana.
Agora só falta o aval do Atlético-PR, clube detentor dos direitos federativos do jogador. O meia Adriano Gabiru, reforço pretendido pelo Inter para a temporada, disse que já acertou os detalhes contratuais com a direção colorada. A negociação com o clube paranaense, que segundo jogador sempre complica nesse tipo de situação, será intermediada pelo representante do atleta, o empresário Luiz Taveira.
– Estou esperando meu procurador chegar para resolver isso o mais rápido possível. Com o Inter, meu acerto já está fechado. Falta só falar com o Atlético-PR – resume.

MSI retoma negociações para ter Sobis
O Corinthians voltou a tentar a contratação do atacante Rafael Sobis, 20 anos, apontado como uma das revelações do último Campeonato Brasileiro. Autor de 19 gols na competição pelo Internacional, o jogador foi procurado por Kia Joorabchian, do MSI, antes mesmo da última rodada. Depois do interesse do clube ter sido desvendado, Joorabchian se irritou e a negociação esfriou. Agora, o cartola volta à carga. Após a sondagem inicial, uma proposta foi feita ao empresário do atleta, Jorge Machado, que pediu tempo para pensar. Por contrato, o procurador tem direito a 50% de qualquer transferência do jogador. Até o fim da semana ele deve dar uma resposta ao Corinthians.
O Internacional, por enquanto, ainda não foi procurado. A negociação, porém, pode acontecer mesmo sem a anuência do clube - é só o clube paulista bancar a multa rescisória, que não teve seu valor revelado. Enquanto pensa sobre a proposta do Corinthians, Machado trabalha também um acerto com a Europa. Segundo a imprensa gaúcha, Sobis estaria nos planos da Internazionale (ITA).
A reportagem tentou contato com o MSI e com o Corinthians, sem sucesso. Machado não quis dar entrevistas. Kia Joorabchian, que está no exterior, não foi localizado por sua assessoria para comentar a nova investida. Nos bastidores, o interesse declarado ainda em 2005 causou uma crise, com Machado e Joorabchian trocando acusações sobre o fato de a notícia ter "vazado". O iraniano acusou o empresário de tentar valorizar seu jogador usando a imprensa.
Após as festas de final de ano, porém, os dois voltaram a se aproximar e a discutir uma possível transferência. Sobis seria a primeira contratação de impacto do ano. Em crise com os cartolas do clube, o MSI ainda não investiu como em 2005.

Oposição do Inter
O Internacional vai dificultar ao máximo a transferência do atacante Rafael Sobis para o Corinthians, que cogita pagar a multa rescisória do jogador caso o atual clube da revelação do Campeonato Brasileiro tente vetar a negociação. De acordo com o presidente do Colorado, o jogador não está à venda.
- Temos 25% dos direitos econômicos e quem define a venda é o Internacional. Se alguém quiser pagar a multa contratual, de US$ 20 milhões (R$ 45 milhões), leva. Caso contrário, não tem acerto - afirmou o presidente do Internacional, Fernando Carvalho, em entrevista à rádio Jovem Pan.
O valor divulgado é bem diferente daquilo que o MSI acredita que terá que pagar para ver o atacante jogando pelo Corinthians: US$ 2,5 milhões (R$ 5,7 milhões). - O Rafael Sobis foi o grande destaque do ano passado e muitas coisas foram ventiladas. Até agora não recebemos nenhuma proposta. E dificilmente ele vai sair já que está valorizado e porque também contamos com ele para a disputa da Libertadores. Além disso, não temos interesse em negociá-lo com clubes brasileiros - disse Fernando Carvalho.

Sobis perto da Inter de Milão
O empresário Jorge Machado garantia ontem que esperava apenas lugar em um vôo para Milão, onde negociaria Rafael Sobis. Machado garante guardar em sua valise uma proposta de um consórcio de empresários pelo atacante. Seu destino, depois da transação, seria a Inter. O jornal milanês Corriere della Sera, de 3 de janeiro, noticia o interesse do time de Adriano em Sobis depois de os dirigentes conhecerem o valor do passe de Tevez (20 milhões de euros). Segundo o Corriere, a negociação do jogador do Inter "é difícil". O valor do passe é de 4 milhões de euros. O jogador poderia ser repassado para outro time até o final da temporada, em maio, segundo o site, "para pegar experiência".

Sobis: “Eu quero muito esse libertadores”
A situação do atacante Rafael Sobis deve ser resolvida até o fim desta semana. A saída do jogador, provavelmente para o futebol do exterior, é dada como inevitável. Entretanto, o incerto é se ele deixa o Inter agora ou no final da Libertadores. Se depender apenas de Sobis, que realiza a pré-temporada com o grupo na serra gaúcha, disposição não falta para ficar e disputar a competição continental.
– A possibilidade de eu ficar é grande. Eu quero muito essa Libertadores, corri muito no ano passado pra chegar nela. Mas a minha permanência não depende só de mim – disse.
Embora tenha a possibilidade de deixar o clube, Sobis admitiu que está com a cabeça no lugar, focado nos trabalhos em Bento Gonçalves, preparando-se para o Gauchão e para a Libertadores. Ainda sobre deixar o Inter, o atacante falou sobre o suposto interesse da MSI em levá-lo para aquele que foi o principal "inimigo" colorado em 2005, o Corinthians, que também estará na Libertadores da América deste ano. – Já ouvi esses comentários, que pararam um pouco e agora estão voltando. Mas não vou me abalar, até porque não chegou nada de concreto até mim – concluiu.

Sobis na mira dos italianos e do Corinthians
Sobis, Fernandão e Granja: atacante deverá jogar na Itália em 2006
Rafael Sobis não demonstra suas preocupações. Seu eterno bom humor não permite. Mas perguntado, ele não consegue conter a angústia do momento de indefinição que vive. O seu empresário Jorge Machado embarca hoje rumo à Itália, onde irá conferir quatro propostas para levá-lo para a Europa. Apesar de ter a Taça Libertadores pela frente, o Inter não poderá segurá-lo, pois da sua venda depende a saúde financeira da instituição. 'Ficar nesse vai-não-vai é complicado', admite o atacante. Para completar, ontem surgiu uma sondagem da MSI, grupo que investe no Corinthians.
O jogador não esconde que, se pudesse escolher, adiaria o sonho de jogar na Europa - comum a todos os jogadores - para participar da Libertadores. Porém, sabe que sua venda é praticamente inevitável após ser a principal estrela do Inter no Campeonato Brasileiro 2005. 'Corri muito no ano passado para conquistar essa vaga. Gostaria de estar aqui e ajudar o Inter e os companheiros, mas tenho que estudar várias coisas. Tenho que ver o que será melhor para mim e para minha família', diz.
Machado admitiu ontem que as ofertas da Itália são da Inter, da Juventus, Milan e Palermo. O negócio pode alcançar cerca de 8 milhões de euros, dos quais apenas 2 milhões de euros irão para os cofres colorados. Metade dos direitos econômicos pertencem ao próprio Jorge Machado e os outros 25% foram vendidos pelo Inter durante o Campeonato Brasileiro do ano passado por 1,25 milhões de euros.
O presidente Fernando Carvalho, quando soube do interesse do MSI, afirmou que Sobis só irá para o Corinthians se o Inter receber 20 milhões de dólares. Ainda durante o Campeonato Brasileiro, a empresa patrocinadora do clube paulista tentou, em vão, a contratação de Fernandão.

A dor de Gustavo
O centroavante Gustavo torceu o tornozelo ontem, no primeiro treino com bola, e comprometeu sua pré-temporada. Gustavo saiu de campo carregado e ganhou uma bolsa de gelo no tornozelo (foto).

Perdigão pode parar por dois meses
Meia deslocou o ombro nos treinamentos da manhã desta quarta-feira e médicos do Inter recomendam cirurgia.
O meio-campo Perdigão deslocou o ombro no treinamento desta manhã, em Bento Gonçalves, e pode ser o primeiro desfalque do Inter em 2006. Existe a possibilidade de recuperação, mas devido a um problema crônico no local, pode ser submetido a uma cirurgia que pode afastá-lo do futebol por um período de dois meses.
O meia voltou a sentir o ombro, lesão que já tinha acusado na metade do Campeonato Brasileiro de 2005. Na ocasião, o departamento médico indicou a necessidade de operação, porém o jogador se recusou a passar pelo procedimento. No início do mês de dezembro, os médicos novamente recomendaram a operação, mas ele não quis comprometer o seu período de férias.
Na tarde desta quarta-feira, os médicos, a direção e a comissão técnica devem definir pela cirurgia do atleta. De acordo com o médico Luiz Crescente, após o procedimento, o Perdigão deve necessitar de, no mínimo, de 60 dias para uma recuperação plena. Se for operado, estará de fora das partidas iniciais do Campeonato Gaúcho e da Libertadores da América.

Ombro mui amigo
O volante Perdigão (foto) já aceita sofrer cirurgia no ombro esquerdo. No ano passado, tirou-o do local tantas vezes que ele mesmo colocou-o no lugar. Ontem, voltou a deslocá-lo ao levantar o braço. Perdigão deixou o complexo da Geremia com um saco de gelo no local e conformado:
- Vou conversar com o médico, não seria legal seguir assim.

Obinna na Inter
O nigeriano Obinna, que esteve no Inter, acaba de se transferir para a Inter, de Milão. Ele chegou a assinar contrato no clube gaúcho, ficou no Beira-Rio entre março e junho, mas a federação nigeriana não o liberou. Tornou assim o documento sem efeito. Obinna sumiu de Porto Alegre e reapareceu mais tarde no Chievo Verona, da Itália. Agora, vai jogar com Adriano.

Como o Liverpool?
Inter lança novo uniforme hoje à noite, no gramado do Beira-Rio. Após cinco anos de Topper, o clube assinou por quatro anos com a Reebok. Ganhará R$ 16 milhões (entre cotas e material esportivo). A nova camisa resgatará o vermelho da década de 70. Lembrará a do Liverpool, outro cliente da Reebok.