inter

sábado, 21 de janeiro de 2006

moranguinho na serra? chiquinho poupado. abel pode recuar um pouco o time

Gauchão

19/jan. 20h30minh Beira Rio, Porto Alegre Inter 3x1 Gaúcho de Passo Fundo.
[Bolívar (Mossoró), Léo (Mossoró), Luiz Adriano (Mossoró)].
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)Técnico: Abel Braga

22/jan. 16h Vermelhão da Serra, Passo Fundo Inter x Passo Fundo.


Lesionados:

1. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan.
2. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
3. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado.
4. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
5. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
6. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
7. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
8. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan, mas ainda sente uma lesão no púbis.
9. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro
10. 21/jan. Chiquinho está sendo poupa, após um ano parado sentiu o ritmo, e ficou de fora da segunda rodada

Jogos nesse início de temporada (janeiro):

Profissional:

Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo

3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.

2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.

Categorias de Base:

Copa SP
06/jan. 16h Inter 1x1 Vila Nova-GO [Douglas]

08/jan. 11h Inter 6x1 CSP-PB [Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique].
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Josimar (Cauê), Ijuí (Bruno) e Paulo (Henrique); Porcellis e Alexandre].

11/jan. 16h Inter 5x0 Ecus-SP [Porcelis(4)]

15/jan. 16h Inter 4x0 Marília [Alexandre (2), Porcelis(2)]
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme (Éverton); Liniker, Róger, Ijuí e Henrique (Cauê); Rafael Porcellis e Alexandre Pato (Ânderson)]

17/jan. 17h Inter 1x4 Bahia [Fred]
Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Josimar, Roger, Henrique (Bruno Farias) e Ijuí (Anderson); Porcellis (Pierre) e Alexandre. Técnico: Marcelo Estigarríbia


18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

06/jan. Inter 2x0 Atlético PR [Diego e Guto]
Luís Carlos; Diogo, Dariano, Titi e Ramon (Paraná); Cocão (Luís Fernando); Wágner (Taisson), César e Diego (Sena); Guto e Wellington (Felipe).

09/jan. Inter 1x0 Toluca [Ramon]
Luis Carlos; Diogo (Sena); Dariano; Titi; Cocão; Ramon; Wagner (Taisson); Cesar; Guto (Rodrigo); Diego (Leonir); Welligton(Felipe);

15/jan. Inter 0x0 Coritiba
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego (Rodrigo); Lenoir; Fernando, Paraná (Senna) e Dedé (Felipe); Guto e Taison (Vagner).]

18/jan. 20h Inter 3x2 Grêmio [Ramón e Diego (2)]
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego; Lenoir; Fernando, Paraná e Dedé; Guto e Taison]

20/jan. 20h Inter 2x5 Atlético-MG [Guto, ??]


26º Efipan (categoria >= 92)

08/jan. 22h Inter 1x1 Coritiba [Tiago]

10/jan. 22h Inter 1x1 América-MG

12/jan. Inter 1x1 Guarani [Eduardo]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Kainan, Cristian, Felipe, Leonardo, Kleder, Diego e Jean]

14/jan. 22h30minh Inter 1x1 Grêmio [Felipe]
[Vitor, Eduardo(Walace), Lucas Teixeira, Tiago, Kainan(João, Cristian, Felipe(Frederico), Leonardo, Kleder(José Mario), Diego e Jean(César)]

15/jan. 22h Inter 2x0 Flamengo-RS [André Luis]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Cristian, Leonardo, Jean, Eduardo, Diego, Felipe e Kleder]

17/jan 22h Inter 1x1 Atlético-MG


11ª Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim 2006
14/jan. 14h30min Inter 4x0 Santos [David, Douglas(2), Arthur]
15/jan. 16h Inter 3x0 Atlético-PR [Jhone, Renan(2)]
16/jan. 10h30min Inter 3x0 Fluminense [Douglas, Jhone, Lucas]
17/jan. 10h30min Inter 3x1 Juventude [David, Oliveira e Renan]
20/jan. 17h30min Inter 2x1 Atlético-MG [Renan, Lucas]
21/jan. 16h Inter x Cruzeiro []

INTER ENCARA PRIMEIRO DESAFIO NO INTERIOR
A equipe colorada irá encarar o primeiro desafio do campeonato atuando no Interior do Estado. O grupo colorado está ciente das dificuldades que deverá encontrar no Estádio Vermelhão da Serra, como a pressão da torcida, as dimensões e a qualidade do gramado, mas promete muito empenho em campo para superar o Passo Fundo. "A tendência é que o time apresente um entrosamento maior neste jogo. Vamos jogar com inteligência na busca por mais uma vitória", afirma o atacante Léo. O meia-atacante Mossoró, responsável pelas assistências nos três gols contra o Gaúcho, quer manter a boa fase atuando longe do Beira-Rio: "A minha característica é de jogar sempre para frente. Estou na briga para conquistar meu espaço no time e vou me dedicar muito contra o Passo Fundo", promete o jogador.
O técnico Abel Braga deve anunciar a escalação somente momentos antes da partida, já que ainda irá analisar um relatório sobre o adversário feito pelo seu auxiliar técnico e observador Roberto Moreno. A tendência é que o comandante colorado mantenha o mesmo time que estreou com vitória no Gauchão, mas alterações no meio-campo e no ataque não estão descartadas. "Dependendo da maneira como o Passo Fundo atuar, posso colocar um homem de mais pegada no meio campo e um atacante que fique mais preso na área, recuando o Iarley", afirma Abel.
O atacante Rentería segue se recuperando de lesão e não foi relacionado para a partida. O lateral Chiquinho, que voltou atuar depois de um ano de afastamento dos gramados, também será preservado pela comissão técnica e não viajará para Passo Fundo.

Confira os atletas relacionados: Álvaro, Ari, Bolívar, Ceará, Daniel Marques, Fabiano Eller, Fabinho, Gustavo, Iarley, Léo, Luiz Adriano, Marcelo Boeck, Mossoró, Maycon, Michel, Perdigão, Renan e Rubens Cardoso.

Colorado busca a liderança contra o Passo Fundo
Equipe será a mesma que venceu o Gaúcho na última quinta
O Inter enfrenta o Passo Fundo neste domingo, no Estádio Vermelhão da Serra, às 16h, com a mesma equipe que derrotou o Gaúcho na última quinta. Embora o técnico Abel Braga tenha cogitado a possibilidade de fazer alterações no time titular, o treino da manhã deste sábado confirmou que o Colorado repetirá a escalação da estréia do Gauchão. Uma nova vitória pode colocar o Inter na liderança do Grupo 1, ao lado do próprio Passo Fundo.
As alterações ocorrerão apenas no banco de reservas. Ediglê e Chiquinho não foram relacionados para a partida. No lugar deles, Daniel Marques e Álvaro serão as opções para o treinador.
Apesar da boa estréia contra o Gaúcho, o Inter deve enfrentar dificuldades na sua primeira partida oficial no Interior este ano. Durante a pré-temporada, o time goleou o Esportivo por 5 a 1 em Bento Gonçalves. Agora, 18 mil pessoas devem comparecer ao estádio Vermelhão da Serra para ver o Inter, depois de quase seis anos de espera. O Passo Fundo vem de duas vitórias, após a derrota para o rival Gaúcho na estréia.
O destaque do Passo Fundo é o atacante Felipe. Artilheiro do Gauchão em 2000 e 2005, já marcou duas vezes neste campeonato e é a esperança de gols da equipe ao lado de Reinaldo. Em 2000, no último jogo com o Inter, em casa, Felipe marcou dois no empate em 3 a 3.
RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA

PASSO FUNDO
Gallas; Carlos César, Ezequiel e Luciano Sobrosa; Leo, Careca, Luciano Corrêa, Ferreira e Jacson; Felipe e Reinaldo.
Técnico: Ricardo Attolini.

INTER
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Leo e Michel; Iarley.
Técnico: Abel Braga.

Arbitragem: Vinícius Costa, auxiliado por Marcelo Oliveira e Silva e Alexsander de Mendonça.
Horário: 16h.
Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.
O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 15h30min.

Michel quer sequência de jogos
Único jogador vaiado pela torcida do Inter na vitória sobre o Gaúcho, o meia-atacante Michel será mantido no time que enfrenta o Passo Fundo neste domingo, no Vermelhão da Serra, pela segunda rodada do Gauchão. Quem garante é o técnico Abel Braga.
– O Michel está escalado. Eu não tiro um jogador do time por causa de uma partida. Talvez ele não tenha sido brilhante na parte técnica, mas colaborou muito na parte tática – afirmou Abel na entrevista coletiva após a partida.
Michel esteve no Beira-Rio nesta sexta e garantiu estar tranqüilo, apesar das críticas. O meia-atacante considerou as cobranças exageradas e justificou a atuação abaixo da média pela falta de ritmo de jogo. Confiante, ele acredita que irá render mais com a seqüência de partidas.
– Não só eu, mas todos que começaram a partida não tiveram uma seqüência de jogos no ano passado. Só agora estou tendo oportunidade e ainda tenho muito o que evoluir. Foi o nosso primeiro jogo do ano – explicou o jogador.
Contra o Passo Fundo, Abel manterá o time que iniciou a partida contra o Gaúcho. O colombiano Rentería, que reclama de dores musculares, será poupado. O mesmo vale para Chiquinho. O ala ficará em Porto Alegre fazendo trabalhos físicos.

Colorado segue com mistão em Passo Fundo
O time misto do Internacional vai ao interior do Rio Grande do Sul, neste domingo, às 16h, enfrentar o Passo Fundo na sua segunda partida pelo Campeonato Gaúcho. A equipe apelidada de "moranguinho" pelos torcedores junta a qualidade do elenco colorado ao novo tom de vermelho da camisa.
A equipe de Tinga, Fernandão e companhia, acrescida dos "moranguinhos" Fabiano Eller, Fabinho, Rubens Cardoso e Iarley, só estreará no próximo fim de semana, contra o Caxias. E disputará quatro partidas do Gauchão, para pegar ritmo até a estréia na Libertadores, dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, na Venezuela.
A arrancada para o penta estadual foi promissora. Os "moranguinhos" fizeram 3 a 1 no Gaúcho, na última quinta-feira, no Beira-Rio. O Inter irá com a mesma formação da partida anterior.
O meia-atacante Michel foi o único a destoar na vitória de quinta-feira, na verdade repetindo atuações de 2005. Mas o técnico Abel Braga está cismado:
- Quando eu estava na Ponte, este rapaz foi a Campinas com o Juventude e destruiu o meu time. Não pode ter desaprendido.
O treinador acha que a aplicação tática de Michel compensa tudo. Na realidade, o time atuou bem apesar dele. O volante Fabinho, ex-Santos, o zagueiro Fabiano Eller, ex-Fluminense, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso, ex-Atlético-MG, e o atacante Leo, ex-Paulista, estrearam em alto nível.
Acima de tudo, o Inter dependeu do grande futebol de Márcio Mossoró. Com uma movimentação extraordinária, o meia tonteou a defesa adversária e deu os passes para os três gols. Abel já está quebrando a cabeça, pensando em arrumar um lugar para o jogador entre os titulares.

Confira os jogos da rodada:

Neste domingo:
Chave 1
16h - Caxias x Gaúcho - Centernário (Caxias do Sul)
16h - Passo Fundo x Internacional - Vermelhão da Serra (Passo Fundo)
16h30m - 15 de Novembro x Ulbra - Sady Schmidt (Campo Bom)

Chave 2
20h15m - Veranópolis x Farroupilha - Antônio David Farina (Veranópolis)
20h30m - Grêmio x Esportivo - Olímpico (Porto Alegre)

Chave 3
16h30m - Brasil x Novo Hamburgo - Bento Freitas (Pelotas)
18h - Glória x São José-POA - Alto da Glória (Vacaria)
18h - São José-CS x Juventude - Joaquim Vidal (Cachoeira do Sul)

Na terça (24/01):
Chave 2
20h - São Luiz x Santa Cruz-RS - 19 de Outubro (Ijuí)

ESTATÍSTICAS: INTER X PASSO FUNDO

Confrontos diretos
19 Jogos
14 Vitórias do Internacional
5 Empates
0 Vitórias do Passo Fundo
46 Gols do Internacional
13 Gols do Passo Fundo

Primeiro jogo
02/02/1987 - Internacional 2x0 Passo Fundo, Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio

Última vitória do Internacional
14/05/2000 - 2x0, Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio

Último Empate
08/04/2000 - 3x3 Campeonato Gaúcho, no Vermelhão da Serra.

A maior goleada
17/08/1991 - Internacional 6x1 Passo Fundo, Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio.

Curiosidades
Campeonato Gaúcho I: 19 jogos (14 Vitórias do Internacional e 5 empates).
Campeonato Gaúcho II: 59 gols (Internacional 46x13 Passo Fundo).
Campeonato Gaúcho III: em Passo Fundo foram realizados 9 jogos (4 vitórias do Internacional e 5 empates).
Campeonato Gaúcho IV: em Passo Fundo, foram marcados 18 gols (Internacional 11x7 Passo Fundo).
Campeonato Gaúcho V: em Passo Fundo a última vitória do Internacional foi em 18/04/1999, 1x0. Depois foram 2 jogos e 2 empates, ambos por 3x3, em 21/05/1999 e 08/04/2000.

Previsão de casa cheia no Inter
Começa nesta sexta-feira a venda de ingressos para o jogo entre Passo Fundo x Internacional, às 16h (de Brasília) do próximo domingo, no Vermelhão da Serra, pelo Campeonato Gaúcho.
A expectativa da diretoria do time da casa é lotar o estádio, já que a equipe vem de duas vitórias consecutivas na competição.
As arquibancadas custam R$ 15 (homens) e R$ 10 (mulheres). Um lugar nas cadeiras pode ser adquirido por R$ 20, enquanto crianças até dez anos terão entrada franca.

Inter espera uma "pedreira"
Léo, autor de um gol contra o Gaúcho: hoje é no Interior
'Ninguém chega ao Vermelhão da Serra e encontra facilidade. O jogo vai ser uma pedreira.' O aviso é de Abel Braga, precavido e atento aos perigos que o Passo Fundo, jogando em casa, pode representar às ambições do Inter no Campeonato Gaúcho. O técnico admite até mudar o esquema vencedor na estréia: 'Vamos medir forças. Se for preciso, não mostraremos um futebol tão vistoso como aquele contra o Gaúcho'.
O time, no entanto, está praticamente confirmado. Abel tentou não dar pistas a Ricardo Attolini, técnico do Passo Fundo, mas deverá iniciar o jogo com os mesmos 11 jogadores que começaram contra o Gaúcho. Mesmo Michel, que teve atuação na estréia um pouco criticada, está assegurado na equipe. 'Falei com o Michel. Disse que contra o Passo Fundo é ele e mais dez', disse o técnico. Segundo Abel, o meia-atacante esteve 'tecnicamente um pouco abaixo dos demais jogadores, mas exerceu uma função tática importantíssima'. Iarley continuará sendo o homem mais avançado, com Léo, Michel e Mossoró se movimentando por todos os setores do ataque.
Mas há algumas alternativas. As atuações do volante Maycon nos treinos têm agradado ao treinador e podem render ao atleta uma oportunidade de começar o jogo ao lado de Fabinho no meio-campo. Gustavo é outro que pode escalado, já que é um homem de área, bastante útil no estilo de futebol que deverá ser visto no Vermelhão da Serra.
Na estréia no regional, o Inter venceu o Gaúcho por 3 a 1 e já ocupa a terceira posição no grupo 1. O Passo Fundo ganhou do Caxias e do 15 de Novembro e é o líder do grupo, com seis pontos. O esquema com três zagueiros deve ser repetido contra o Inter.

Passo Fundo: Gallas; Carlos César, Ezequiel e Luciano Sobrosa; Léo, Careca, Luciano Corrêa, Ferreira e Jacson, Felipe e Reinaldo. Téc.: Ricardo Attolini.

Inter: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Márcio Mossoró, Léo e Michel; Iarley. Técnico: Abel Braga.

Arbitragem: Vinícius Costa, auxiliado por Marcelo Oliveira e Silva e Alexsander de Mendonça.
Local: estádio Vermelhão da Serra.
Início: 16h.

Abel disse que Inter pode ser cauteloso
O Inter pode ser mais cauteloso contra o Passo Fundo, domingo, pelo Campeonato Gaúcho.
O técnico Abel Braga pode promover a entrada do volante Maicon, sacando um atacante. Assim, o Inter teria mais poder de marcação no setor. Maicon tem 20 anos e foi revelado pelo clube.
O garoto teve bom desempenho na pré-temporada e agradou Abel. O treinador pretende escalar os titulares com Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Iarley; Michel(Maicon) e Léo.
Michel, vaiado pela torcida e ainda sem mostrar o bom futebol dos tempos do Juventude, promete melhorar. "Estou me esforçando e uma hora as coisas vão dar certo. Sei que ainda não consegui ter um bom desempenho e agradeço a confiança do Abel, um cara muito justo com todos", afirmou.

Na dureza do Interior, de olho na Libertadores
O Inter coloca o pé na estrada. A primeira parada do Gauchão será na terra vermelha do Planalto Médio. Neste domingo, enfrenta o Passo Fundo em seu segundo jogo pelo Gauchão.
Abel Braga promete manter a mesma ousadia, o time e a força ofensiva da estréia de quinta-feira, contra o também passo-fundense Gaúcho. Serão quatro atacantes correndo no gramado de 108m x 72cm do Vermelhão da Serra.
Para eles, à exceção de Michel, o interior gaúcho ainda precisa ser desbravado. Iarley saiu de Quixeramobim, nas bordas do agreste cearense, morou em pequenas cidades da Espanha e agora conhecerá a dureza do futebol gaúcho. Mesma situação enfrenta Leo. Para ele, no entanto, morar no Interior não é novidade.
- Nasci em São Paulo, as morei desde a infância em Jundiaí, na região de Campinas. É uma cidade pequena, onde todo mundo se conhece - conta.

Mossoró não tem medo da terra dos irmãos Pontes
Já Mossoró promete não se assustar na terra dos irmãos Pontes, que fizeram história no futebol gaúcho na década de 70. Se for preciso, vai encarar os zagueiros. Sem se importar para os seu 1m68cm.
- Posso apanhar, mas também posso bater. Apesar do tamanho - diz, exibindo o aparelho ortodôntico com um largo sorriso.
Mossoró, porém, acredita em um domingo só de futebol em Passo Fundo. Confia numa disputa limpa e no rigor do árbitro Vinícius Costa. O meia começou o Gauchão em alta. Armou, atacou e correu mais que todos na quinta-feira. Foram dele os passes para os três gols sobre o Gaúcho. Assumiu a condução do time no Gauchão.
A chance de começar a temporada serve de vitrina para a Libertadores. Mossoró sabe que boas atuações no Gauchão rendem lugar para jogar em espanhol ali adiante. Como lá a suavidade e as boas maneiras também ficam fora de campo, mostrar bravura no nosso Interior conta pontos para virar diamante.
- Olha, estou de olho numa vaga no time da Libertadores. Quero meu espaço - avisa o meia, oriundo de uma cidade do Interior com jeito de Capital (Mossoró é a segunda maior cidade interiorana do Nordeste, só perde para Campina Grande, na Paraíba. As salinas e o petróleo a tornam próspera).
A festa colorada no Interior começa às 16h. E vale ingresso para a Libertadores. A RBSTV transmite ao vivo para todo o Estado.

Ficha técnica
Passo Fundo
Gallas; Carlos César, Ezequiel e Luciano Sobrosa; Leo, Careca, Luciano Corrêa, Ferreira e Jacson; Felipe e Reinaldo. Técnico: Ricardo Attolini.

Inter
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Leo e Michel; Iarley. Técnico: Abel Braga.

Gauchão, 22/1/2006 - Quarta rodada
Arbitragem: Vinícius Costa, auxiliado por Marcelo Oliveira e Silva e Alexsander de Mendonça.
Horário: 16h.
Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.
O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 15h30min. A RBSTV e a TV Guaíba transmitem o jogo.

O adversário
A expectativa é de 18 mil pessoas no estádio Vermelhão da Serra para ver o Inter, depois de quase seis anos de espera, ainda mais que o Passo Fundo vem de duas vitórias, após a derrota para o rival Gaúcho na estréia, e ocupa a liderança do grupo 1.
O destaque do Passo Fundo é o atacante Felipe. Artilheiro do Gauchão em 2000 e 2005, já marcou duas vezes neste Gauchão e é a esperança de gols da equipe ao lado de Reinaldo. Em 2000, no último jogo com o Inter, em casa, Felipe marcou dois no empate em 3 a 3.

Inversões
O grande e poderoso charme do Gauchão, historicamente, tem sido a disputa particular entre Grêmio e Internacional. Embora nos últimos anos as dificuldades econômicas gremistas e fórmulas pouco inteligentes tenham privado os gaúchos de confrontos entre os dois grandes clubes. E, impõe-se acrescentar, o crescimento de alguns clubes interioranos, Juventude, 15 de Novembro e Ulbra, uma vez, também concorreram para um certo esvaziamento da rivalidade Gre-Nal. Este ano, entretanto, sólidos indícios conduzem à expectativa de que haverá uma reedição das melhores disputas. O Grêmio largou na frente com uma impecável série de três vitórias consecutivas, todas no Interior. O Inter fez bem a sua lição estreando em casa, com vitória, diante do Gaúcho. Neste domingo, invertem-se as condições. O Grêmio desfrutará da refrescante, duas vezes, tarefa de jogar em casa e à noite. E ao Inter está destinada a aspereza de confrontar-se com o Passo Fundo, no bom e velho Vermelhão da Serra. A banca paga e recebe.

Responsabilidade
O Inter pega o líder do seu grupo e joga pela ponta da tabela. Neste momento, terceiro colocado, o time de Abel Braga não estaria classificado. Interessante, nesta chave, é que os dois representantes de Passo Fundo lideram enquanto Inter, Ulbra e 15 de Novembro, teóricos favoritos, estão colocados em posições secundárias. É só o começo, verdade, mas permitir distanciamentos poderá tornar-se perigoso em uma etapa rápida da competição.
Lógica
Na Chave dois, onde está o Grêmio, a classificação não apresenta surpresas.
O Grêmio lidera, seguido pelo Esportivo, adversário deste domingo.
De acordo com o que mostraram as rodadas iniciais, é forte a possibilidade de que não haja significativas mudanças na tabela, até o fim da fase. Veranópolis, Santa Cruz, Farroupilha e São Luiz, qual deles poderia desbancar Grêmio ou Esportivo?
Santos na frente
Mais interessante, contudo, é a situação da Chave três, onde os dois Zequinhas, de Porto Alegre e Cachoeira do Sul, ponteiam o grupo.
Porém, excetuando-se o Brasil, que perdeu as três primeiras partidas, Glória, Novo Hamburgo e Juventude estão habilitados a brigar, fortemente, por vaga. São José, o santo, terá que se empenhar muito em favor dos seus afilhados.
Atrações da dupla
Para os gremistas, o jogo contra o Esportivo, 20h30min, servirá para que confiram as afirmações de Paulo Ramos, Tcheco, Lucas e Ramon. Jeovânio será uma ausência sentida. E torcer para que Luiz Felipe e Escalona aumentem as suas taxas de contribuição.
No Inter, Mossoró, que começou o campeonato mostrando que só o Gauchão não lhe satisfaz, é a principal atração. Fabiano Eller deverá ser mais exigido, o mesmo acontecendo com Fabinho, de ótima estréia. Leo, cujo primeiro tempo contra o Gaúcho foi promissor, terá que mostrar-se capaz de encarar a rispidez do Interior. E Rubens Cardoso terá que ser ainda mais dedicado às tarefas defensivas do que precisou ser quinta-feira. Ah, prestem atenção em Ceará. Elder Granja, principalmente.
Quanto ao Chiquinho, paciência e compreensão é a receita para o momento.

INTER NA FINAL DA COPA VOTORANTIM
O time mirim do Inter classificou-se à final da Copa Votorantim depois de vencer o Atlético-MG por 2 a 1, na prorrogação, nesta sexta-feira, em Votorantim-SP. Renan e Lucas marcaram os gols da equipe colorada, que atuou com um jogador a menos durante toda a prorrogação. O Inter decide o título neste sábado, às 17h30min, contra o Cruzeiro.
Apontado como equipe mais forte do torneio, o Internacional já há algum tempo vem batendo na porta do título. O Colorado foi vice-campeão em 2004 e terceiro colocado no ano passado. O time conta com o melhor ataque do campeonato, tendo balançado as redes adversárias por 13 vezes, e a melhor defesa, ao lado do Corinthians, com apenas um gol sofrido.
Na primeira fase o Inter não tomou conhecimento de seus adversário, tendo goleado o Santos na estréia por 4 a 0 e vencido as outras duas partidas por 3 a 0 contra Atlético Paranaense e Fluminense, respectivamente. Pelas quartas de final, venceu o duelo gaúcho conta o Juventude (3 a 1) e agora encara a equipe do Atlético Mineiro.

Copa Santiago, disputa de terceiro lugar: Internacional x Cruzeiro - MG
Na disputa do Terceiro Lugar se enfrentam as equipes de Internacional x Cruzeiro - MG.
A abertura do placar se deu aos 02 minutos do primeiro tempo, através do jogador Jonathas, que marcou para o time mineiro. Jonathas, novamente, marcou o segundo gol da partida, e o 1.500 da Copa Santiago.

Veja como foi a elimanação para o Atlético na Copa Santiago
As equipes Internacional e Atlético - MG se enfrentam na primeira partida pela Fase Semifinal.
O Internacional abriu o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo, através do jogador Guto. Hudson empatou a partida aos 37 minutos, marcando para o galo mineiro.
Aos 22 minutos do segundo tempo Hudson desempatou a partida. Aos 26 minutos ele, novamente, marcou para o Atlético - MG.
Aos 29 minutos, o jogador Paulo Henrique marcou o quarto gol do galo mineiro. Aos 44 minutos o Atlético marcou o seu quinto gol através do jogador Jeferson.
O jogador Hudson se revela como o goleador da 18ª edição da Copa Santiago com oito gols marcados até o momento.
A partida encerrou com o placar de 5 x 2 para o Atlético Mineiro, que disputará a final da 18ª Copa Santiago.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

estreia no gauchão, afirmação de mossoró e outras novidades

Gauchão

19/jan. 20h30minh Beira Rio, Porto Alegre Inter 3x1 Gaúcho de Passo Fundo.
[Bolívar (Mossoró), Léo (Mossoró), Luiz Adriano (Mossoró)].
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)Técnico: Abel Braga

22/jan. 16h Vermelhão da Serra, Passo Fundo Inter x Passo Fundo.


Lesionados:

1. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan.
2. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
3. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado.
4. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
5. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
6. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
7. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
8. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan, mas ainda sente uma lesão no púbis.
9. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro

Jogos nesse início de temporada (janeiro):

Profissional:

Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo

3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.

2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.

Categorias de Base:

Copa SP
06/jan. 16h Inter 1x1 Vila Nova-GO [Douglas]

08/jan. 11h Inter 6x1 CSP-PB [Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique].
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Josimar (Cauê), Ijuí (Bruno) e Paulo (Henrique); Porcellis e Alexandre].

11/jan. 16h Inter 5x0 Ecus-SP [Porcelis(4)]

15/jan. 16h Inter 4x0 Marília [Alexandre (2), Porcelis(2)]
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme (Éverton); Liniker, Róger, Ijuí e Henrique (Cauê); Rafael Porcellis e Alexandre Pato (Ânderson)]

17/jan. 17h Inter 1x4 Bahia [Fred]
Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Josimar, Roger, Henrique (Bruno Farias) e Ijuí (Anderson); Porcellis (Pierre) e Alexandre. Técnico: Marcelo Estigarríbia


18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

06/jan. Inter 2x0 Atlético PR [Diego e Guto]
Luís Carlos; Diogo, Dariano, Titi e Ramon (Paraná); Cocão (Luís Fernando); Wágner (Taisson), César e Diego (Sena); Guto e Wellington (Felipe).

09/jan. Inter 1x0 Toluca [Ramon]
Luis Carlos; Diogo (Sena); Dariano; Titi; Cocão; Ramon; Wagner (Taisson); Cesar; Guto (Rodrigo); Diego (Leonir); Welligton(Felipe);

15/jan. Inter 0x0 Coritiba
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego (Rodrigo); Lenoir; Fernando, Paraná (Senna) e Dedé (Felipe); Guto e Taison (Vagner).]

18/jan. 20h Inter 3x2 Grêmio [Ramón e Diego (2)]
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego; Lenoir; Fernando, Paraná e Dedé; Guto e Taison]

20/jan. 20h Inter x Atlético-MG

26º Efipan (categoria >= 92)

08/jan. 22h Inter 1x1 Coritiba [Tiago]

10/jan. 22h Inter 1x1 América-MG

12/jan. Inter 1x1 Guarani [Eduardo]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Kainan, Cristian, Felipe, Leonardo, Kleder, Diego e Jean]

14/jan. 22h30minh Inter 1x1 Grêmio [Felipe]
[Vitor, Eduardo(Walace), Lucas Teixeira, Tiago, Kainan(João, Cristian, Felipe(Frederico), Leonardo, Kleder(José Mario), Diego e Jean(César)]

15/jan. 22h Inter 2x0 Flamengo-RS [André Luis]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Cristian, Leonardo, Jean, Eduardo, Diego, Felipe e Kleder]

17/jan 22h Inter 1x1 Atlético-MG


11ª Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim 2006
14/jan. 14h30min Inter 4x0 Santos [David, Douglas(2), Arthur]
15/jan. 16h Inter 3x0 Atlético-PR [Jhone, Renan(2)]
16/jan. 10h30min Inter 3x0 Fluminense [Douglas, Jhone, Lucas]
17/jan. 10h30min Inter 3x1 Juventude [David, Oliveira e Renan]
20/jan. 17h30min Inter x Atlético-MG

Colorado arrasa o Gaúcho em apenas 45 minutos
Reservas do técnico Abel Braga estrearam com vitória no Estadual
Das duas uma: ou o Gaúcho é um time desqualificado ou o Inter de 2006 é uma máquina de jogar futebol. Arrasadores no primeiro tempo, os reservas do técnico Abel Braga derrotaram a equipe de Passo Fundo por 3 a 1 na noite desta sexta, no Beira-Rio, na estréia do time no Gauchão.
A noite, aliás, foi marcada por estréias. Além do treinador, que começou oficialmente a sua quarta passagem pelo clube, a torcida colorada pôde conferir o novo uniforme e algumas das novas contratações, como Fabiano Eller, Rubens Cardoso, Fabinho e Léo. E deve ter gostado do que viu.
O Inter começou a partida amassando o Gaúcho. Foram cinco conclusões a gol nos 10 primeiros minutos. Dezenove no primeiro tempo. Obrigado a trabalhar a todo o momento, o goleiro Alencar foi, sem dúvida, o jogador mais citado pelos narradores de rádio e televisão. O ritmo foi tão forte que Abel até ficou preocupado. – Foi bom, mas corremos demais e isso é perigoso – alertou o técnico antes de se dirigir para o vestiário.
Apesar do intenso bombardeio, o Inter só conseguiu furar o bloqueio da defesa adversária aos 19 minutos. Depois de grande jogada de Márcio Mossoró na esquerda, Bolívar apareceu de surpresa entre os zagueiros adversários e, de trancinha no cabelo, cabeceou para o fundo das redes. Foi seu primeiro gol com a camisa colorada.
Não contente com o 1 a 0, o time de Abel seguiu empurrando o Gaúcho. Perdigão e Fabinho, por vezes, fizeram papel de meias, deixando Léo, Michel e Mossoró à vontade para encostar em Iarley. Rubens Cardoso e Ceará se mandaram para o ataque. O Inter era tão superior que os torcedores já vislumbravam uma goleada.
O segundo gol, no entanto, só veio aos 39 minutos. Mas a espera foi recompensada por uma bela jogada. Depois de recuperar um rebote de escanteio, Iarley lançou Mossoró, que tocou para Léo, livre, marcar. Na comemoração, o meia-atacante foi correndo abraçar Abel, que o havia elogiado durante a semana.
Já a segunda etapa foi totalmente diferente. Cansado, o Inter diminui o ritmo e passou a atacar com cautela. Tanto que a maior vibração da torcida foi provocada pela entrada de Chiquinho no time. O xodó da torcida entrou aos 25 minutos, no lugar de Léo. Antes disso, aos 17, Mossoró havia chutado uma bola no poste.
Aproveitando-se do desgaste do adversário, o Gaúcho conseguiu descontar em uma das raras oportunidades que teve. Aos 37, Ornélio aproveitou um cruzamento da direita e, livre, não deu chance para Marcelo. Mas, aos 40, o jovem Luiz Adriano, de cabeça, marcou mais um e confirmou o favoritismo do Inter em busca do pentacampeonato.
MÁRCIO RAMOS LUIZ

INTER (3)
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Michel (Luiz Adriano) e Leo (Chiquinho); Iarley (Maycon).
Técnico: Abel Braga.

GAÚCHO (1)
Alencar; João Paulo, Carlão, Éder e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, João Paulo Amaral (Ornélio) e Aírton (Graciano); Javier e Sandro Paulista (Tupã).
Técnico: Celso Freitas.

Gols: Bolívar (I), aos 19, e Leo (I), aos 33 minutos do primeiro tempo. Ornélio (G), aos 37, e Luiz Adriano (I), aos 41 minutos do segundo.
Cartões amarelos: Javier, Éder (G).
Arbitragem: Carlos Simon (Fifa), auxiliado por Sergio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold. Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Inter B com jeito de A
Time formado basicamente por reservas levou o jogo a sério e venceu o Gaúcho por 3 a 1, no Beira-Rio
O início foi arrasador. O Inter venceu o Gaúcho por 3 a 1 na sua abertura oficial de 2006 com atuação de luxo, especialmente na etapa inicial. A estréia no Gauchão teve bom desempenho dos novatos Eller, Fabinho, Leo e Rubens Cardoso, o retorno de Chiquinho e serviu de credencial para a busca do penta.
A energia dos jogadores espantou até mesmo Abel Braga, de camisa vermelha e gestos comedidos à beira do gramado na noite de temperatura amena de ontem.
- Corremos muito e isso me deixa preocupado para o segundo tempo - disse antes de descer para o vestiário no intervalo.
A preocupação de Abel tinha justificativa. O Inter entrou em campo como se estivesse ligado numa tomada de 220V. Instalou-se no campo de ataque e amassou o Gaúcho. Tanto que o goleiro Alencar merecia ganhar dobrado pela jornada de ontem. Foram 19 conclusões só no primeiro tempo. Houve ainda um escanteio a cada quatro minutos.
Aos 12 segundos o Inter já ia à frente. Iarley avançou e chutou de fora da área com perigo. O Gaúcho respondeu em seguida. Aos dois minutos, o argentino Javier invadiu a área e chutou cruzado, no único momento de sobressalto da defesa no primeiro tempo.
O Inter se acomodou no campo e se atirou ao ataque. Bolívar e Eller avançaram, Fabinho passou a marcar na divisória do gramado. Perdigão jogou como se fosse meia. Avançou tanto que levou uma chamada de Eller. Para completar, Ceará e Rubens Cardoso avançaram ao mesmo tempo. Chegaram a trocar passes numa cobrança de escanteio.
A invasão demorou 19 minutos para virar gol. Mossoró driblou o zagueiro na esquerda e cruzou. Bolívar, de trancinhas na cabeça, raspou a bola e fez o 1 a 0. Foi seu primeiro gol em três anos de Inter. Vibrou muito. Mas não só ele. Os jogadores cerraram os punhos e festejaram com vigor.
Bastaria um pouco mais de capricho para surgir uma goleada. Michel, afoito, perdeu depois de troca de passes dos outros três atacantes: Iarley, Leo e Mossoró. O segundo gol veio em nova trama envolvente. Iarley apanhou rebote de escanteio, avançou e acionou Perdigão na direita. Ele lançou Mossoró, que cruzou para Leo fazer o gol.
O Gaúcho também se assustou com a intensidade do Inter e voltou do intervalo mais resguardado. Mas como temia Abel, o time reduziu o ritmo. Mas não deixou de criar. Ceará, aos 17, cobrou falta com perigo. No lance seguinte, Mossoró, o melhor em campo, acertou o poste. Cinco minutos depois, colocou por cima. A torcida, em estado de graça, pediu Chiquinho e levou. Aos 25, ele substituiu Leo e voltou ao futebol depois de um ano.
Mesmo com Chiquinho e Luiz Adriano, que entrou minutos depois, o Inter reduziu seu ritmo. O Gaúcho avançou e descontou com Ornélio, aos 38. Aos 41, Luiz Adriano, o mais novo talento forjado das categorias de base, marcou o 3 a 1. O Inter mostrou sua força.
( leonardo.oliveira@zerohora.com.br )

Ficha técnica
Inter (3)
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Michel (Luiz Adriano, 17'/2º) e Leo (Chiquinho, 25'/2º); Iarley (Maycon, 38'/2º).
Técnico: Abel Braga.

Gaúcho (1)
Alencar; João Paulo, Carlão, Éder e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, João Paulo Amaral (Ornélio, 21'/2º) e Aírton (Graciano, int.); Javier e Sandro Paulista (Tupã, int.)
Técnico: Celso Freitas.

Gauchão, 19/1/2005 - Primeira rodada
Gols: Bolívar, aos 19min, e Leo, aos 33min, no primeiro tempo. Ornélio, aos 37min, e Luiz Adriano, aos 41min, no segundo.
Cartões amarelos: Javier, Éder (G).
Árbitro: Carlos Simon (Fifa-RS), auxiliado por Sergio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Inter faz 3x1 na sua estréia no Gauchão
Time misto do Colorado se impôs com facilidade e derrotou o Gaúcho, de Passo Fundo, no 1º jogo do ano.
O Internacional estreou no Campeonato Estadual na noite desta quinta-feira, vencendo o Gaúcho, de Passo Fundo, por 3x1, no estádio Beira-Rio. Foi a primeira apresentação oficial do Colorado na temporada 2006, e o resultado, apesar de ter garantido os três primeiros pontos, não mostrou o tamanho da superioridade da equipe.
O Colorado está no Grupo 1 do Gauchão, e foi o último clube a estrear na competição. Mesmo assim, com a vitória, já está apenas três pontos atrás do 1º colocado, o Passo Fundo, que soma seis, mas já fez três partidas. No domingo, será exatamente contra esse líder que o Inter voltará a se apresentar, partida que será disputada no interior do Estado.
O Gaúcho, que veio da segunda divisão e retornou à Série A nesta temporada - após 20 anos na segundona -, foi uma decepção, pois se mostrou exageradamente defensivo, ficou encurralado o tempo todo, e estacionou nos quatro pontos.
Decepcionante também foi a organização administrativa do Internacional, que abriu poucas bilheterias para a venda de ingressos e, por isso, até a metade do primeiro tempo filas enormes se formavam fora do estádio. Um número grande de torcedores não viu o primeiro gol, que saiu aos 19min.
O jogo
O Inter, favorito para conquistar o pentacampeonato regional, partiu para cima, com ousadia, confiando no seu potencial e logo aos 13 segundos quase marcou o seu primeiro gol, pois após uma troca de passe rápida e objetiva, Iarley bateu forte, raspando o travessão.
Aos 3 min o time de Passo Fundo até conseguiu uma jogada de perigo - chute de Javier da ponta esquerda que cruzou a pequena área colorada -, mas ficou claro desde cedo que não teria condições de fazer frente ao atual vice-campeão brasileiro.
A abertura do placar, todos que estavam no estádio viam com clareza, seria questão de tempo. As chances se acumulavam, uma atrás da outra, e o 1x0 saiu aos 19 min, através de Bolívar. O zagueiro fez de cabeça, aproveitando cruzamento de Márcio Mossoró, que fizera jogada sensacional pela ponta esquerda.
A pressão continuou enlouquecendo a defesa inimiga. Em determinados momentos apenas o goleiro do Inter, Marcelo, estava na metade do campo dos vermelhos, enquanto os outros 21 se amontoavam na outra metade, próximos à meta de Alencar, o nº. 1 do Gaúcho.
Aos 30 Léo chutou e o goleiro defendeu. Aos 31 Michel bateu forte, por cima. Aos 32 Michel perdeu mais uma chance. E aos 33 Léo fez 2x0. O cruzamento foi de Mossoró, que comandava as principais ações ofensivas do Inter, e a bola veio rasteira, para o chute rasteiro, de Léo, no meio da meta.
"Corremos demais, diante de um adversário que exigiu bastante e espero que o time consiga manter o ritmo", disse o técnico colorado, Abel Braga, no intervalo.
E o Inter recomeçou com a mesma pegada, tanto que aos 19 segundos o atacante Iarley - exatamente como ocorrera na etapa inicial - perdeu um gol. Ele recebeu dentro da grande área, pelo lado esquerdo, mas bateu por cima do travessão de Alencar.
O técnico do Gaúcho, Celso Freitas, que colocara Graciano e Tupã, respectivamente no lugar do meia Aírton e do atacante Sandro Paulista, se irritava à beira do gramado, vendo que suas trocas não ajudavam a montar o panorama do confronto.
Pelo lado do Inter, o único atleta que não agradava a totalidade dos torcedores era Michel, que passou a ser vaiado por alguns e acabou substituído pelo jovem atacante Luiz Adriano aos 17min.
Um minuto depois Mossoró acertou o poste esquerdo, deixando claro que, independente de quem estivesse em campo, só havia um time no gramado em condições de fazer gol.
Aos 23 Iarley fez ótima jogada, mais uma, e deu a Luiz Adriano, que bateu por cima. O lance ocorreu dois minutos antes de o técnico Abel Braga atender a torcida e colocar em campo o ala Chiquinho, que recuperado de lesão grave estava à disposição, após uma temporada inteira afastado dos gramados. A decisão resultou em euforia enorme e gritaria no estádio. Léo foi o escolhido para sair e oportunizar o retorno do jovem ídolo colorado.
Mas naqueles minutos finais da partida a equipe já estava cansada e, com o ritmo mais lento, Chiquinho não conseguiu se destacar e, pior do que isso, o Gaúcho finalmente conseguiu avançar e fez o seu gol. Ele saiu aos 38 min, através de Ornélio, após uma jogada discutível na ponta-direita, quando o zagueiro Fabiano Eller teria sofrido uma falta antes do cruzamento que acabou determinando o desconto para 2x1.
Nada que assustasse o Colorado, que fora sempre superior e confirmou com um terceiro gol aos 41 min, através de Luiz Adriano. A jogada, como ocorrera nos dois anteriores, foi de Mossoró, que cruzou da direita para a cabeceada do jovem centroavante de 18 anos.

Internacional 3x1 Gaúcho
Inter
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)Técnico: Abel Braga
Gaúcho
Alencar; João Paulo, Eder, Carlão e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, Airton (Graciano) e Amaral (Ornélio); Sandro Paulista (Tupã) e Javier Técnico: Celso Freitas.
Data: 19/01/2006 (quinta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público: 10.167
Árbitro: Carlos Simon
Auxiliares: Sérgio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold
Cartões amarelos: Javier e Éder (Gaúcho)Gols: Bolívar (aos 19min) e Léo (aos 33min do 1º tempo); Ornélio (aos 38) e Luiz Adriano (aos 41min do 2º tempo)

Inter vence por 3x1
A primeira partida oficial do Inter na temporada chegou com uma série de estréias. Começaram um jogo com a camisa colorada pela primeira vez o zagueiro Fabiano Eller, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso, o volante Fabinho e o atacante Léo. No banco, outra novidade: o técnico Abel Braga retornou ao clube depois de 11 anos. O jogo também marcou o retorno de Chiquinho a um confronto oficial depois de mais ficar a temporada passada se recuperando de uma lesão no púbis.
O primeiro tempo teve uma superioridade enorme do Inter. A ponto de em alguns momentos apenas o goleiro Marcelo Boeck ficar no campo colorado. Os outros 21 estavam no campo do Gaúcho. O time de Passo Fundo procurava marcar, mas o volume de jogo do Inter era muito grande.
Mossoró com movimentação e velocidade criava perigo a toda hora. Iarley, Léo e Michel também trocavam bastante de posição e confundiam a defesa adversária. Nas laterais, Ceará e Rubens Cardoso buscavam os cruzamentos, enquanto os volantes Fabinho e Perdigão faziam a articulação no meio-campo.
Com tudo isso, o Inter criou 14 chances de gol nos primeiros 45 minutos. Para se ter idéia, só nos primeiros 11 minutos foram cinco oportunidades coloradas. A primeira delas logo aos 12 segundos em um chute de Iarley de fora da área que passou ao lado do gol. O Gaúcho respondeu aos 2min50seg com uma jogada de Javier pela direita, que chutou cruzado com perigo.
Aos 3min35seg, Léo, de boa atuação, recebeu na área e chutou rasteiro ao lado. Aos 7min55seg, Mossoró, o melhor da primeira etapa, recebeu grande passe de Léo, entrou na área e arrematou colocado. O zagueiro Éder, porém, salvou na pequena área quando a bola estava entrando. Aos 9min20seg, Rubens Cardoso roubou a bola à frente da área, avançou e chutou rasteiro para defesa de Alencar. Um minuto e meio depois, Ceará cruzou da direita e Léo cabeceou por cima.
Aos 14min45seg, o Inter quase marcou em um lance de bola parada. Ceará cobrou falta da esquerda, o zagueiro Carlão desviou de cabeça para trás, a bola quicou no gramado e quase entrou. Aos 16min50seg novamente Ceará avançou pela direita e cruzou para cabeçada de Léo ao lado do gol.
Aos 19min30seg, surgiu o primeiro gol colorado oficial na temporada. Mossoró cruzou da esquerda e Bolívar desviou de cabeça no cantinho: 1 a 0. Em seguida, aos 21min15seg, Léo chutou e Alencar defendeu.
O Inter tocava muito bem a bola e dificultava a marcação do time de Passo Fundo. Aos 30min45seg Léo recebeu bom passe de Michel e girou para defesa de Alencar. 40 segundos depois, foi a vez de Perdigão dar grande passe para Michel na área chutar para fora. Aos 31min50seg, Léo, de calcanhar, achou Michel livre na área concluir e Alencar salvar novamente.
Aos 32min15seg, o Gaúcho ameaçou com um chute de Sandro Paulista que Marcelo Boeck salvou com boa defesa. A resposta colorada foi eficiente: aos 33min, em um contra-ataque, Mossoró cruzou da direita e Léo completou de pé esquerdo em um chute cruzado: 2 a 0.
Depois disso, o jogo diminuiu um pouco de ritmo e só houve um lance de gol aos 41min45seg, quando Iarley tocou para Michel entrar na área e chutar ao lado.
No intervalo, o técnico do Gaúcho, Celso Freitas, tentou reagir com duas mudanças. Entraram Graciano e Tupã nos lugares de Sandro Paulistas e Airton. O panorama, no entanto, não mudou muito na segunda etapa. Apesar de ter diminuído o ritmo, o Inter tocava bem a bola em busca dos espaços para mais gols, enquanto o Gaúcho buscava a marcação e os contra-ataques.
Logo aos 19seg, Iarley recebeu na área e concluiu de pé esquerdo por cima. Aos 10min15seg, Graciano chutou de fora da área e Marcelo Boeck defendeu sem problemas. Aos 17min, saiu Michel e entrou o garoto Luiz Adriano, 18 anos, revelação das categorias de base do clube. Aos 17min48seg, Ceará cobrou falta no ângulo, mas Alencar salvou com defesa para escanteio. Um minuto depois, Mossoró entrou na área pela direita e chutou na trave. Aos 23min25seg, Iarley deu bom passa para Mossoró chutar por cima com muito perigo.
Aos 26min, um momento emocionante no Beira-Rio. Aplaudido pelo estádio inteiro, o lateral-esquerdo Chiquinho substituiu Léo e retornou aos gramados depois de um ano inativo por uma lesão no púbis.
Aos 37min40seg, o árbitro Carlos Simon não marcou falta sobre Fabiano Eller e Ornélio recebeu livre na área e chutou para descontar: 2 a 1. Aos 39min30seg, saiu Iarley e entrou Maycon. Aos 40min30seg, Rubens Cardoso entrou na área e chutou para grande defesa de Alencar. Em seguida, aos 41min, Mossoró cruzou da direita com perfeição e Luiz Adriano cabeceou para fazer 3 a 1 e definir a partida.
"Estou satisfeito com o rendimento da equipe. Os jogadores combateram muito em campo e buscaram sempre a vitória", analisou o técnico Abel Braga ao final da partida.
"Estou cumprindo a movimentação que o Abel está exigindo. Estou ciente que tenho que trabalhar muito para conquistar meu espaço no time", afirmou o atacante Luiz Adriano, autor do terceiro gol colorado.
"O Inter foi muito superior, principalmente no primeiro tempo, quando criou várias oportunidades de gol. Mas é claro que muitas coisas ainda precisam ser corrigidas", ponderou o presidente Fernando Carvalho.

Internacional (3):
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão; Michel (Luiz Adriano), Mossoró e Léo (Chiquinho); Iarley (Maycon). Técnico: Abel Braga.

Gaúcho (1):
Alencar; João Paulo, Éder, Carlão e Gílson; Jonas, Daniel Bóia, Airton (Tupã) e Amaral (Ornélio); Javier e Sandro Paulista (Graciano). Técnico: Celso Freitas.

Gols: Bolívar (I), aos 19min30seg, Léo (I), aos 33min do primeiro tempo, Ornélio (G), aos 37min40seg do segundo tempo, Luís Adriano (I).

Cartões amarelos: Javier, Éder (G).
Público: 10.120 (8.467 pagantes).
Renda: R$ 60.227,00.
Arbitragem: Carlos Simon, auxiliado por Sérgio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold.
Local: Estádio Beira-Rio.

Inter de Abel estréia com vitória
Time não encontrou dificuldades para fazer 3 a 1 no Gaúcho, gols de Bolívar, Léo e Luiz Adriano, na sua largada no regional
Foi uma boa estréia. De Abel Braga, do novo esquema e do time como um todo. Jogando um futebol rápido, o Inter aplicou 3 a 1 no Gaúcho, ontem, no estádio Beira-Rio, dando a largada na temporada. Pode ser o primeiro passo da caminhada que levar ao quinto título gaúcho consecutivo.
Desde os primeiros instantes, o Inter partiu para definir o jogo. Amassou o Gaúcho com jogadas pelos dois lados, infiltrações e lançamentos. Foram muitas chances até que, aos 20 minutos, Mossoró recebeu pela esquerda e cruzou na cabeça de Bolívar. O zagueiro subiu e cabeceou para as redes.
O gol não diminuiu o ritmo. Iarley, Mossoró, Michel e Léo deixavam os defensores de Passo Fundo tontos, tamanha a movimentação que impunham. Aos 33, o inevitável aconteceu. Mossoró recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para o lado oposto. Por lá, apareceu Léo, que tranqüilamente chutou para o gol e marcou o 2 a 0.
'Estamos correndo demais. É por aí que mora o perigo', advertiu Abel Braga no final do primeiro tempo. No intervalo, ele pediu uma diminuição do ritmo e, em campo, os atletas obedeceram.
Mesmo assim, continuaram pressionando. Aos 18 minutos, Léo acertou a trave. Pouco antes, Ceará quase marcou de falta. Aos 37, a defesa colorada - que mostrou-se o ponto frágil do esquema - vazou e Ornélio marcou 2 a 1. Quatro minutos depois, Luiz Adriano fechou o placar em 3 a 1 de cabeça.

Inter: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maycon). Técnico: Abel Braga.

Gaúcho: Alencar; João Paulo (Ornélio), Éder, Carlão e Gílson; Jonas, Daniel Bóia, Airton (Graciano) e João; Sandro Paulista (Tupã) e Javier. Técnico: Celso Freitas.

Árbitro: Carlos Simon (Fifa).

Titulares devem entrar em campo contra o Caxias
Peças-chave do time precisam de ritmo de jogo para a Libertadores
Os jogadores titulares que realizam treinamentos diferenciados visando à Libertadores da América devem aparecer em campo no dia 28 de janeiro, quando o Inter enfrenta o Caxias pelo Gauchão. O planejamento da preparação para os já estava traçado desde o fim do ano passado. Atletas como Clemer, Élder Granja, Tinga, Fernandão e Rafael Sobis, por exemplo, necessitam de ritmo de jogo para a competição continental e até mesmo por isso disputarão alguns confrontos do regional.
Após a boa vitória da noite dessa quinta sobre o Gaúcho, por 3 a 1, a equipe comandada por Abel Braga vai encarar o Passo Fundo no domingo. O treinador já antecipou que utilizará a mesma equipe da estréia e que manterá o atacante Michel, apesar da falta de paciência do torcedor colorado com a atuação do jogador no Beira-Rio.

Colorados festejam o retorno de Chiquinho
Iarley, boa atuação numa noite em que o torcedor colorado teve motivos para comemorar
Mesmo jogando menos de 20 minutos e tocando poucas vezes na bola, Chiquinho foi o grande destaque da vitória de ontem sobre o Gaúcho. Desde que ele pisou o gramado do Beira-Rio, ainda antes de a bola rolar, teve o nome gritado pela torcida. Foi assim durante toda a partida, quando finalmente Abel Braga ouviu os apelos da arquibancada e o mandou para campo. Isso aconteceu aos 26 minutos da etapa final: 'Olê-lê, olá-lá, o Chiquinho vem aí e o bicho vai pegar', gritou a torcida.
'É uma alegria muito grande. Tomara que dê tudo certo nessa volta. Tenho que trabalhar e buscar outra vez o meu espaço', disse o jogador, que ficou toda a temporada passada devido a uma lesão no púbis.
Mas há outros pontos a comemorar. Iarley provou estar totalmente recuperado e o time colorado como um todo foi bem e buscou o ataque sempre. Mesmo assim, o estreante Fabinho manteve a serenidade: 'Temos que manter os pés no chão. O time tem muita coisa para melhorar'. Em sua entrevista, Abel Braga ressaltou a necessidade de um aperfeiçoamento dos passes no ataque e do toque final para o gol. Sobre Chiquinho, disse que a sua 'empatia com a torcida é legal, mas ele será escalado quando eu quiser'.

Passo Fundo espera pelo Inter
A diretoria do Esporte Clube Passo Fundo espera um público de 15 a 18 mil pessoas para assistir o jogo contra o Inter, domingo, no Vermelhão da Serra. Os ingressos começam a ser vendidos hoje. As arquibancadas custam R$ 15,00, sendo que as mulheres pagam R$ 10,00. As cadeiras R$ 20,00 e crianças até 10 anos terão entrada franca.
'Esperamos um grande espetáculo, com a nossa torcida e a do Inter comparecendo em grande número', declarou o presidente do Passo Fundo, Elvoni Piaia. Dentro de campo, o técnico Ricardo Attolini deverá manter o mesmo time que derrotou o 15 de Novembro, mantendo o esquema 3-5-2. O zagueiro Luciano Vieira, se recuperando de lesão, poder ser opção no banco.

Em caso de venda, Sobis não jogará a Taça Libertadores.
A venda de Rafael Sobis é algo definido. O que ainda resta o presidente Fernando Carvalho confirmar é o clube no qual o atacante irá jogar na Itália e qual o valor da venda. Pelo menos quatro times já manifestaram interesse, mas apenas um oficializou a proposta: a Inter, de Milão. Ontem pela manhã, o empresário Jorge Machado reuniu-se com o presidente colorado e mostrou o documento trazido da Europa. O valor - cerca de 10 milhões de euros - não chegou ao que o Inter quer.
Mas a trajetória de Rafael Sobis no Inter está mesmo no final. Em menos de duas semanas, o mercado italiano fecha; muito provavelmente, dentro desse prazo o destino do melhor jogador do Inter no último Campeonato Brasileiro será definido. Fernando Carvalho vai esperar propostas mais vantajosas dos outros interessados nos próximos dias.
A má notícia é que, diferentemente do anunciado anteriormente, Sobis terá que se apresentar imediatamente na Itália. Uma recente mudança na legislação italiana permite o registro de jogadores estrangeiros como naturalizados após um período de apenas seis meses trabalhando regularmente no país. Assim, o clube que contratar Sobis agora o repassará para outro de menor expressão para um estágio de seis meses. Depois disso, será inscrito como jogador da Comunidade Européia.
A imprensa espanhola, por outro lado, noticiou ontem o interesse do Sevilha por Élder Granja. Esse é mais um capítulo da novela que se arrasta desde meados do ano passado, quando surgiram os primeiros indícios de uma transferência do lateral para a Europa. Fernando Carvalho continua assegurando que não há ofertas por Élder Granja.

Filas e 10 mil torcedores
LEANDRO BEHS



Mais de 10 mil colorados foram ontem ao Beira-Rio assistir ao primeiro jogo oficial do novo Inter. Alguns entraram no estádio depois que Bolívar já havia marcado o 1 a 0. Até os 15 minutos do primeiro tempo, as bilheterias E e F, as únicas abertas para a venda de ingressos, apresentavam grandes filas.
Segundo Giovanni Luigi, vice de administração do Inter, a bilheteria G (a do Gigantinho) não foi aberta, pois não havia necessidade. O dirigente alega que as filas se formaram por volta das 20h.
- Mantivemos o procedimento normal para jogos de 10 mil a 15 mil torcedores: trabalhar com duas bilheterias, e cinco funcionários em cada uma delas - comentou Luigi. - Até as 18h, tínhamos apenas 40 ingressos vendidos. Talvez pelo mau tempo, os torcedores começaram a chegar perto das 20h.
O servidor da Justiça Flávio Ribeiro, 42 anos, chegou cedo ao Beira-Rio para conferir o time de Abel. Levou o filho, Maurício, oito anos, e o amigo Bruno, 10.
- Estou bem otimista para 2006. - disse Flávio.


Abel fica satisfeito com a vitória na estréia no Gauchão
Técnico diz que manterá o mesmo time para jogar com o Passo Fundo
O técnico Abel Braga ficou satisfeito com a estréia do Inter no Gauchão 2006. Mesmo com a boa vitória de 3 a 1 sobre o Gaúcho, de Passo Fundo, o treinador cobrou o preciosismo dos jogadores em determinados lances, porém afirmou que o resultado foi merecido porque o time não abdicou de atacar, apesar da queda de rendimento do time no segundo tempo. A redução foi considerada totalmente normal por Abel.
– Todos tiveram uma participação muito boa na movimentação e na troca de posições – destacou.
Sobre o atacante Michel, a quem a torcida pegou no pé e chegou a perder a paciência, Abel Braga foi enfático e garantiu a permanência do jogador para o próximo jogo do Gauchão, contra o Passo Fundo.
– O Michel está escalado. Eu não tiro jogador por causa de um jogo. Ele pode ter pecado na parte técnica, mas na parte tática foi brilhante – considerou o comandante colorado.
Abel, inclusive, adiantou na entrevista coletiva que a equipe para o próximo confronto deve ser a mesma que entrou em campo na noite de quinta no Beira-Rio. Mas admitiu que possa fazer uma ou duas alterações.
Ao falar sobre o retorno de Chiquinho, saudado pela torcida colorada que há um ano não o via em campo, o técnico disse que o atleta sentiu a inatividade, mas como o jogo estava tranqüilo foi uma boa oportunidade. No entanto, alerta que vai escalá-lo quando o ex-lateral e agora meia reunir plenas condições físicas e técnicas.

Abel defende Michel
O técnico Abel Braga, do Internacional, defendeu o atacante Michel, vaiado pela torcida na vitória por 3 a 1 sobre o Gaúcho de Passo Fundo, pela estréia no Campeonato Estadual.
"Não falo sobre este ou aquele. Quero deixar claro que o Michel já está escalado para domingo. Ele foi muito importante taticamente", disse Abel.
Com um time reserva, o treinador destacou o empenho dos jogadores. "Eles correram demais. Não desistiram nenhum minuto e isso mostra o envolvimento de todos. Esperava uma atuação inferior da equipe", completou.
Abel deve manter a mesma formação para enfrentar o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra. Os principais titulares seguem trabalhando fisicamente e devem ser aproveitados contra o Caxias, dia 28, no Beira-Rio.

Ingressos para domingo começam a ser vendidos nesta sexta
Adversário Passo Fundo espera lotar o Vermelhão da Serra
Começa nesta sexta a venda de ingressos para o confronto entre Passo Fundo x Inter, às 16h do próximo domingo, no Vermelhão da Serra, pelo Campeonato Gaúcho. A expectativa do time da casa é lotar o estádio, já que a equipe vem de duas vitórias consecutivas na competição.
As arquibancadas custam R$ 15, mulheres pagam R$ 10. Um lugar nas cadeiras pode ser adquirido por R$ 20, enquanto crianças até 10 anos terão entrada franca. Os ingressos antecipados podem ser encontrados na secretaria do Passo Fundo, na Sorveteria Padilha, e em um módulo localizado em frente à Catedral, na Praça Marechal Floriano.

A vibração de Abel
Abel vestiu camisa social, cor salmão, jeans, e sapatos pretos para sua nova estréia no Inter. Mesmo com sua nova equipe amassando o adversário, o treinador só parou de sofrer quando Bolívar fez 1 a 0 de cabeça, aos 19 minutos. Comemorou o gol num salto, com os braços erguidos, deixando cair do bolso uma medalhinha - que foi imediatamente recolhida e beijada. Depois, recebeu um forte abraço do zagueiro goleador. Leo, autor do segundo gol, também correu para a casamata e agarrou-se ao treinador.

Sem Renteria
O colombiano deve ficar fora também da partida de domingo. Ontem, o médico Carlos Henrique Poisl avaliou como "difícil" sua participação na partida contra o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra. Renteria continua sentindo dores na coxa direita e enfrenta problema até mesmo para correr.

Inter rejeita 8 milhões de euros por Sobis
Milan, da Itália, teria exigido presença imediata do atacante
A primeira proposta oficial dos italianos por Rafael Sobis já está na mesa do presidente Fernando Carvalho. A resposta inicial é negativa. O clube, que seria o Milan, ofereceu cerca de 8 milhões de euros pelos direitos federativos do atacante e exigiu sua apresentação imediata.
- Nestes termos, o negócio não agrada ao Inter. Se não chegar aonde pretendemos, o Rafael Sobis seguirá aqui sem problema algum - avisou Carvalho.
O empresário Jorge Machado, dono de 50% dos direitos federativos de Sobis (o Inter tem participação de 25%), passou 10 dias na Itália. Participou de um encontro de agentes e clubes em um hotel, numa espécie de bolsa de atletas. Ofereceu Sobis e retornou com a certeza de que os valores podem passar dos 10 milhões de euros.
O mesmo Milan promete melhorar sua proposta e cobrir as ofertas dos concorrentes. Machado garante que nos próximos dias outros dois clubes enviarão as suas por fax para o Beira-Rio.
A exigência da apresentação imediata de Sobis tem explicação na legislação italiana. Depois de seis meses em atividade no país, o jogador extra-comunitário (oriundo de um país de fora da União Européia) deixa de ocupar uma das quatro vagas de estrangeiro a que cada clube tem direito. Assim, o clube que levar Sobis pretende emprestá-lo para uma equipe mediana da Série A italiana e só integrá-lo em agosto, quando começa a temporada 2006/2007.

Alex, Jorge Wagner e Paulista
O lateral-esquerdo Alex sente dores no púbis e está sendo preservado dos treinos mais fortes do time titular. Ele faz apenas corridas e tratamento. O meia Jorge Wagner está em fase final de recuperação da lesão no tornozelo esquerdo e deve começar sua pré-temporada em poucos dias. O atacante Rodrigo Paulista, operado no púbis, ainda levará um mês para retornar aos treinos.

O último pastel
Enquanto dentro de campo a turma do Inter no Gauchão se esforçava para vencer o Gaúcho, nas cabines, Tinga e Sobis assistiam ao jogo. No intervalo, enquanto o atacante comia um pastel de carne na lancheria e concedia entrevista dizendo-se tranqüilo e sem pressa para ser vendido ao futebol italiano, o volante fazia um alerta:
- Olha, aproveita para tirar a foto do Sobis comendo o último pastel dele aqui no Beira-Rio...

Cão de guarda
Gavilán não fará falta. Foi essa a impressão que ficou com a atuação do volante Fabinho no meio-campo. Jogou os 90 minutos com segurança e seriedade. A cada desarme, um passe certo ou lançamento ao ataque. Ganhou a torcida como cão de guarda do meio-campo.
- Estréia é sempre difícil, a gente não sabia o que poderia acontecer. Tivemos uma boa vitória, mas o time ainda tem muito a melhorar - comentou Fabinho.

Motorzinho 2006
Tinga está ganhando um concorrente ao título de "motorzinho" do meio-campo: Márcio Mossoró. Na estréia do Inter no Gauchão, teve um grande desempenho. Deu passe para os gols de Bolívar, Leo e Luiz Adriano, correu o tempo todo e desmontou a defesa do Gaúcho a dribles.
Foi escolhido pela Rádio Gaúcha o melhor em campo.
- Treinei muito desde que terminou o ano passado justamente para estar bem no começo desta temporada. Em 2005, cheguei ao Inter no meio do ano. Agora, fiz uma boa pré-temporada, e espero ter um grande 2006 - disse Mossoró.

Um início desigual
O velho Gauchão anda mudado. Poucas vezes, a superioridade da dupla Gre-Nal pareceu tão evidente como agora. O Grêmio venceu as três partidas, todas fora, e o Inter, mesmo usando um time misto, não teve qualquer dificuldade para superar o Gaúcho, de Passo Fundo, e estrear com vitória no Beira-Rio. Teve jeito de treino. Como o Interior sempre teve força, é provável que reaja logo - ou então a diferença vai se ampliar ainda mais. Como o Inter não tem nada a ver com isso, tratou de aproveitar, mostrando algumas de suas novidades. E uma delas foi o atacante Leo, de 22 anos. Fez um gol e teve boa movimentação. Leva jeito.

Direção vai aguardar proposta melhor por Sobis
Fernando Carvalho confirmou ter recusado oferta de um clube italiano
Embora não tenha citado nominalmente o Milan, o presidente Fernando Carvalho confirmou nesta quinta ter recusado uma proposta de um clube italiano pelo atacante Rafael Sobis. De acordo com o dirigente, os 8 milhões de euros oferecidos não são suficientes para tirar o atacante do Estádio Beira-Rio.
– O Jorge Machado recebeu uma proposta de um clube italiano e a transmitiu ao Internacional, mas nós não concordamos – disse Carvalho.
O presidente colorado, no entanto, reafirmou a posição do clube em negociar Sobis, revelação do Brasileirão de 2005. Mas deixou claro que o clube não tem pressa em se desfazer do atacante, que pode se valorizar ainda mais na Copa Libertadores, além de ajudar o clube a conquistar o título da competição, principal objetivo da temporada.
– A posição do Inter é esperar. Não vamos sair de Porto Alegre, vamos ficar aqui esperando propostas que estejam de acordo com o nosso interesse. Até agora não existiu nenhuma – revelou o dirigente.
O empresário Jorge Machado, que detém parte dos direitos federativos do jogador, espera ter em mãos nos próximos dias outras duas propostas de clubes da Itália. Uma contra-proposta do Milan também não está descartada.
Caso seja negociado, Sobis terá de se apresentar imediatamente e não ao final da Libertadores, como queria o Inter. Isso porque uma nova lei implementada no Itália permite que jogadores que atuem por seis meses no país recebam a condição de comunitário. O recurso está sendo muito aproveitado pelos grandes clubes, que repassam os estrangeiros a agremiações de menor expressão antes de utilizá-los.

Acerto
Ao contrário do que ocorreu com Nilmar, desta vez o presidente Fernando Carvalho acertou em cheio ao rejeitar a proposta pelo atacante Rafael Sobis. Está certo, só não sai negócio, pelo que se sabe, porque os europeus não ofereceram o que o Inter queria, mas do ponto de vista do clube é melhor assim. Quem sonha com títulos tem de manter os melhores jogadores.

Para Abel time foi acima do esperado
Na sua estréia no Beira-Rio, treinador colorado se mostrou satisfeito, mas admitiu que faltou melhor condição física.
O técnico Abel Braga, que fez sua reestréia como técnico do Internacional na noite desta quarta-feira, na vitória de 3x1 sobre o Gaúcho, partida que marcou o começo do time no Campeonato Gaúcho, concluiu que seus jogadores desempenharam acima do esperado. Com apenas duas semanas de treinamento, ele não esperava tanto do grupo.
"O time correu muito, diante de uma equipe muito certa, e cometeu erros no último passe, mas no cômputo geral esteve acima do esperado", disse o treinador. Ele destacou que os atletas estão trabalhando com alegria, e que uma das causas disso é que estão sendo aproveitadas as características de cada um, sem forçar nada.
Sempre amigo dos jogadores, ele defendeu Michel, na entrevista coletiva após o jogo contra o Gaúcho, quando foi lembrado que o atacante chegou a ser vaiado e acabou substituído. "O Michel está escalado. Não tiro um jogador por causa de um jogo", enfatizou, assegurando a permanência do atleta contra o Passo Fundo, no próximo domingo.
Apesar da satisfação ele admite que o grupo continuará em busca de evolução: "Não vamos conseguir chegar ao erro zero, mas vamos achar que é possível conseguir. O importante é buscar isso. Será nossa luta diária". conseguir.
Por enquanto, o obstáculo maior à eficiência é o ainda deficiente preparo físico do grupo. "Nosso time caiu de produção no segundo tempo - nesta quarta, contra o Gaúcho - mas isso era previsível", comentou Abel.

Luiz Adriano ganha espaço no Inter
Atacante, que se destacara na pré-temporada do Colorado, entrou no 2º tempo e fez o 3º gol sobre o Gaúcho.
O atacante Luiz Adriano, que o técnico Abel Braga buscou nos juniores do Inter neste começo de temporada, confirmou na primeira partida oficial do time - 3x1 sobre o Gaúcho na noite desta quinta-feira - que tem potencial para brigar por uma vaga no time titular do Colorado.
Após uma ótima participação na pré-temporada que o clube fez na Serra gaúcha, marcando dois gols no amistoso contra o Esportivo, vitória por 5x1, ele voltou a colocar a bola no fundo da meta adversária na estréia do time no Campeonato Gaúcho e saiu bastante aplaudido pelos torcedores.
"Entrei bem, fiz o que o treinador pediu em termos de movimentação e também o meu golzinho", disse o atacante de 18 anos, 1,72m, 71kg, criado nas categorias de base do Beira-Rio.
O treinador Abel Braga confirmou ter, Luiz Adriano, feito o que ele solicitara: "Ele correu, se doou muito nos poucos minutos que esteve em campo, e acabou fazendo mais do que no tempo maior em que atuou no amistoso contra o Esportivo".
Mas o técnico fez questão de fazer um alerta ao atacante: "Sem a bola, ele terá sempre a obrigação de marcar".
Luiz Adriano promete empenho para continuar sendo aproveitado por Abel Braga no grupo principal e diz que continuará aperfeiçoando alguns fundamentos, como o cabeceio, que resultou no seu gol contra o Gaúcho: "Tenho treinado bastante cruzamentos, e os resultados já estão aparecendo".

quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

inter 2006 - estréia no gauchão, léo no ataque, e situação na base

Lesionados:

1. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan.
2. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
3. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado.
4. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
5. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
6. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
7. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
8. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan.
9. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro

Jogos nesse início de temporada (janeiro):

Profissional:

Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo

3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.

2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.

Gauchão
19/jan. 20h30minh Beira Rio Inter x Gaúcho de Passo Fundo [].


Categorias de Base:

Copa SP
06/jan. 16h Inter 1x1 Vila Nova-GO [Douglas]

08/jan. 11h Inter 6x1 CSP-PB [Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique].
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Josimar (Cauê), Ijuí (Bruno) e Paulo (Henrique); Porcellis e Alexandre].

11/jan. 16h Inter 5x0 Ecus-SP [Porcelis(4)]

15/jan. 16h Inter 4x0 Marília [Alexandre (2), Porcelis(2)]
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme (Éverton); Liniker, Róger, Ijuí e Henrique (Cauê); Rafael Porcellis e Alexandre Pato (Ânderson)]

17/jan. 17h Inter 1x4 Bahia [Fred]
Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Josimar, Roger, Henrique (Bruno Farias) e Ijuí (Anderson); Porcellis (Pierre) e Alexandre. Técnico: Marcelo Estigarríbia


18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

06/jan. Inter 2x0 Atlético PR [Diego e Guto]
Luís Carlos; Diogo, Dariano, Titi e Ramon (Paraná); Cocão (Luís Fernando); Wágner (Taisson), César e Diego (Sena); Guto e Wellington (Felipe).

09/jan. Inter 1x0 Toluca [Ramon]

15/jan. Inter 0x0 Coritiba
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego (Rodrigo); Lenoir; Fernando, Paraná (Senna) e Dedé (Felipe); Guto e Taison (Vagner).]

20/jan 20h Inter 3x2 Grêmio [Ramón e Diego (2)]
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego; Lenoir; Fernando, Paraná e Dedé; Guto e Taison]

26º Efipan (categoria >= 92)

08/jan. 22h Inter 1x1 Coritiba [Tiago]

10/jan. 22h Inter 1x1 América-MG

12/jan. Inter 1x1 Guarani [Eduardo]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Kainan, Cristian, Felipe, Leonardo, Kleder, Diego e Jean]

14/jan. 22h30minh Inter 1x1 Grêmio [Felipe]
[Vitor, Eduardo(Walace), Lucas Teixeira, Tiago, Kainan(João, Cristian, Felipe(Frederico), Leonardo, Kleder(José Mario), Diego e Jean(César)]

15/jan. 22h Inter 2x0 Flamengo-RS [André Luis]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Cristian, Leonardo, Jean, Eduardo, Diego, Felipe e Kleder]

17/jan 22h Inter 1x1 Atlético-MG


11ª Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim 2006
14/01 (14h30min) Inter 4x0 Santos [David, Douglas(2), Arthur]
15/01 (16h) Inter 3x0 Atlético-PR [Jhone, Renan(2)]
16/01 (10h30min) Inter 3x0 Fluminense
17/jan. (10h30min) Inter 3x1 Juventude [David, Oliveira e Renan]


Inter estréia no gauchão
Em campo a torcida verá uma das possíveis formações que o Inter poderá apresentar na temporada. Com um grupo repleto de jogadores para todas as posições, Abel preferiu escalar para a partida contra o Gaúcho os atletas que foram mais exigidos durante a pré-temporada em Bento Gonçalves, e que por isso estão com a preparação física mais avantajada em relação aos demais. Apesar do pouco tempo de preparação na Serra Gaúcha, o comandante colorado está satisfeito com o rendimento da equipe: "Tenho visto coisas nesta equipe como se os jogadores já atuassem há três meses juntos. O time está com um bom entrosamento", analisou Abel.

Iarley é uma das atrações do time de Abel Braga
O Inter pretende abusar das jogadas no meio-campo para surpreender o Gaúcho. O setor atuará compactado com ataque, com jogadores que têm como principal característica a velocidade: Mossoró, Léo, Michel e Iarley. O quarteto terá a missão de criar jogadas ofensivas e confundir a marcação adversária. "O esquema dá bastante liberdade para o ataque. Somos jogadores de velocidade que gostam de tentar jogadas individuais", afirma Michel. Os volantes Fabinho e Perdigão jogarão mais atrás, resguardando a ação do quarteto em campo. O Inter deve atuar com a seguinte formação: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Mossoró, Léo, Michel e Iarley. Demais atletas relacionados para a partida: Ari, Chiquinho, Ediglê, Gustavo, Luiz Adriano, Maycon e Renan. Retorno

Iarley comanda o Inter de Abel
Ele será o capitão e o organizador de jogadas do time, que faz sua estréia hoje no Gauchão contra o Gaúcho de Passo Fundo
O futebol do Inter neste início de temporada passará obrigatoriamente pelos pés de Iarley. Ele será o capitão do time, o organizador das jogadas ensaiadas e o grande ajudante de Abel Braga dentro de campo. Sem os outros 'diamantes' na equipe, partirão dele as orientações aos companheiros. O primeiro teste do novo Inter e do 'Iarley cerebral' acontece hoje, diante do Gaúcho, no Beira-Rio, partida que também marca a estréia colorada no Gauchão e o início da caminhada que pode levar ao quinto título gaúcho consecutivo.
'É impressionante como é desenvolvida a cultura tática do Iarley. Prestei atenção ao que ele dizia para os outros jogadores durante o treino e não tive dúvidas em colocá-lo como capitão', elogiou Abel. Além disso, o atacante é fluente no espanhol e tem uma rodagem bastante superior aos outros integrantes do elenco. 'Acho que a experiência contou bastante, mas aceito a responsabilidade e tenho consciência de que tenho que fazer a diferença a nosso favor', disse Iarley.
Abel Braga posicionou o seu capitão como principal atacante do time. Atrás, estarão Léo, Michel e Mossoró, todos com funções ofensivas, mas também com responsabilidades na marcação. 'Todos sabem o que fazer. Estão treinados e bem avisados', finalizou Abel.

Internacional: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Márcio Mossoró, Léo e Michel; Iarley. Técnico: Abel Braga.

Gaúcho: Alencar; João Paulo, Eder, Carlão e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, Airton e João; Sandro e Javier. Técnico: Celso Freitas.

Arbitragem: Carlos Simon (Fifa), com Sérgio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold.
Local: estádio Beira-Rio.
Início: 20h30min.

Chiquinho volta a ser relacionado para uma partida oficial
Depois de ficar um ano afastado dos gramados em virtude de uma lesão, o lateral Chiquinho voltou a ser relacionado para uma partida oficial. O jogador começará a partida contra o Gaúcho no banco de reservas, mas poderá ser aproveitado pelo técnico Abel Braga durante o confronto. "É uma alegria muito grande para mim estar de volta. O ano terá muitas competições importantes, e por isso quero trabalhar com muita vontade para conquistar meu espaço no time", afirma Chiquinho, que não atua em uma partida oficial desde o dia 19/12/2004, quando o Inter venceu o Paraná por 2 a 1, na última rodada do Brasileirão. Novo uniforme

Camiseta de jogo 1 confeccionada pela Reebok
A partida contra o Gaúcho também marcará a estréia do novo uniforme produzido pela Reebok. A nova fornecedora de material esportivo do clube colorado assinou contrato com o Inter até 2009, incluíndo patrocínio, luvas, royalties, verba de marketing para o clube e fornecimento do material para o futebol profissional e para as categorias de base. A nova camiseta do Internacional é confeccionada em 100% Poliamida e tem tecido mais leve, com um toque melhor que o poliéster. A grande mudança fica por conta da localização do tecido telado (“furadinho”), que propicia melhor circulação de ar e ocupa toda a área das mangas e das laterais (estas não têm costuras). Com isso, o tecido em Poliamida com a tecnologia Play Dry - exclusiva da Reebok - permite a evaporação do suor do atleta até três vezes e meia mais rápida se comparada ao de algodão.

Gauchão abre o ano da América
Oficialmente, o Internacional começa hoje à noite, no Beira-Rio, o mais importante dos últimos 13 anos. A partida contra o Gaúcho, pelo Gauchão, é a largada do ano em que o Colorado retorna à Libertadores.O técnico Abel Braga mostra o esquema e os jogadores que começam 2006 com a missão de trazer o penta estadual e, também, o título mais importante do continente.

Estatística de Inter x Gaúcho (Passo Fundo)

Confrontos diretos
27 Jogos
22 Vitórias do Internacional
5 Empates
0 Vitórias Do Gaúcho
60 Gols do Internacional
12 Gols do Gaúcho
Primeiro jogo 19/11/1949 - Internacional 8x2 Gaúcho, amistoso no Celso Fiori, em Passo Fundo.
Última vitória do Internacional 24/11/1985 - 2x1, Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio
Último empate 06/10/1985 - 1x1 Campeonato Gaúcho, no Wolmar Salton
Maior goleada 19/11/1949 - Internacional 8x2 Gaúcho, amistoso no Celso Fiori, em Passo Fundo

Curiosidades
Campeonato Gaúcho: 25 jogos (21 vitórias do Internacional e 4 empates)
Campeonato Gaúcho II: 58 gols marcados no confronto (Internacional 50x8 Gaúcho)
Campeonato Gaúcho III: em Porto Alegre foram disputados 13 jogos (12 vitórias do Internacional e 1 empate)
Campeonato Gaúcho IV: em Porto Alegre foram marcados 37 gols (Internacional 33x4 Gaúcho)
Campeonato Gaúcho V: em Porto Alegre, nos Eucaliptos, foram realizados 2 jogos (2 vitórias do Internacional); no Beira-Rio foram disputados 11 jogos (10 vitórias do Internacional e 1 empate)

A segunda chance
O lateral-direito Ceará, o atacante Michel e o meia Márcio Mossoró são um caso à parte. No ano passado, tiveram poucas chances com o técnico Muricy Ramalho. Michel e Mossoró até fizeram boas participações, mas nunca conseguiram firmar-se no time.
- É um recomeço para todos, e quem estiver melhor vai conseguir um lugar no time. A concorrência é grande, mas tenho de buscar meu espaço - analisa Mossoró.
Já Ceará e Michel, em termos de aproveitamento, ficaram bem abaixo de Mossoró. O lateral-direito teve contra si a ótima temporada do titular Elder Granja que, além de ir bem, pouco se machucou.
Já Michel, além da concorrência, foi atrapalhado por lesões e raríssimas vezes foi mandado para o banco de reservas.


Time definido para a estréia no Gauchão
Recuperado, ala Chiquinho estará no banco de reservas
Está tudo pronto no Beira-Rio para a estréia do Inter no Gauchão. Na tarde desta quarta, o técnico Abel Braga orientou o último coletivo antes da partida de amanhã contra o Gaúcho, às 20h30min, e confirmou a entrada do atacante Léo na equipe. A grande novidade, no entanto, será a presença de Chiquinho no banco de reservas.
Mais de um ano afastado de partidas oficiais por causa de uma lesão rara no púbis, Chiquinho considera só o fato de estar no banco de reservas uma grande vitória. Agora, o próximo objetivo do lateral é, aos poucos, retomar a condição de titular.
– É uma alegria muito grande para mim e para minha família e acredito que também para a torcida colorada. Estou voltando em um ano de muitas competições importantes e agora é trabalhar com tranqüilidade e esperar as coisas acontecerem – acredita.
Em meio a tantos jogadores de qualidade, não será nenhuma surpresa ver Chiquinho voltar ao time titular, principalmente sob o comando de Abel. Espantado com a qualidade e o empenho do jogador durante a pré-temporada, o técnico tentará utilizar o lateral no meio-campo.
– Conversei com ele sobre isso e disse que ia precisar de um tempo para me adaptar no meio. É mais difícil do que jogar como ala, mas é uma questão de adaptação. Com o tempo a gente acostuma – garante o jogador.
Já o atacante Rentería, que sentiu uma lesão muscular na coxa direita no jogo-treino do último domingo, em Bento Gonçalves, será poupado. Apesar do exame de ressonância magnética realizado ontem não apontar nenhuma lesão grave, Abel preferiu deixar o colombiano de fora até mesmo do banco.
Com isso, o atacante Léo, que tem se destacado nos treinamentos, ganha uma oportunidade. O ex-jogador do Paulista, do Jundiaí, impressionou o técnico e será utilizado no meio-campo, ao lado de Michel e Márcio Mossoró. Os três terão a missão de abastecer o novo capitão Iarley, que ficará mais à frente.
– Nosso time está preparado e ciente do que precisamos fazer dentro de campo – afirma o zagueiro Fabiano Eller, uma das principais contratações da temporada e que fará a sua primeira partida oficial com a camisa do Inter.

Inter, com "mistão", parte rumo ao penta
Colorado faz sua estréia no Gauchão e o técnico Abel Braga anuncia uma formação bastante ofensiva.
O Internacional começa neste quinta-feira a caminhada rumo ao pentacampeonato gaúcho. O primeiro obstáculo será o Gaúcho, de Passo Fundo - clube que retorna à Série A estadual nesta temporada, após 20 anos na Segundona - às 20h30, no estádio Beira-Rio. O ano de 2006 reserva muitas expectativas para a nação colorada, afinal, o clube vai disputar a Libertadores da América e tem a competição como principal prioridade. Para isto, montou uma equipe B para o Estadual, enquanto os principais titulares estão sendo preservados.
Mesmo que a opção da diretoria e da comissão técnica tenha sido por uma equipe mista, todos os atletas do grupo manifestam desejo de jogar para conquistar o quinto título consecutivo. O time que enfrenta o Gaúcho será formado por atletas que pouco atuaram em 2005 e pelos novos reforços, como Fabiano Eller, Rubens Cardoso, Fabinho e Léo. Na frente, Iarley formará e comandará um quadrado ofensivo ao lado de Michel, Márcio Mossoró e Léo.
Esse último, ex-atacante do Paulista, ganhou a posição no ataque à última hora, no lugar de Rentería, que sentiu uma lesão muscular na coxa no amistoso do último domingo, contra uma seleção amadora de Bento Gonçalves e foi vetado para a partida diante da equipe de Passo Fundo.
O técnico Abel Braga, que faz a sua reestréia no Inter, armou um time bastante modificado com relação ao ano passado. O estilo do treinador é caracterizado pela forte movimentação e a grande vocação ofensiva. "Não podemos querer milagres com dez dias de trabalho. Não sou mágico e os jogadores não são máquinas, mas podemos surpreender", avisa.
Além da novidade no comando do time e na formação, o gol colorado será de responsabilidade de um jovem formado nas categorias de base. Marcelo Boeck, 21 anos, foi escolhido pelo treinador de goleiros Ilo Roxo para ocupar a posição de titular, no lugar de Clemer, que está sendo preparado para a Libertadores.
Marcelo reconhece que o momento é uma oportunidade de afirmação profissional e não descarta a possibilidade de conquistar a camisa nº 1 do Inter e ser mantido no time. "Já mostrei um pouco do meu potencial e continuarei fazendo minha parte pois sei que terei retorno mais adiante. A determinação e a vontade de vencer será nosso diferencial neste começo de temporada", revela.
O Gaúcho é o líder do Grupo 1, com quatro pontos. Na estréia venceu o clássico da cidade sobre o Passo Fundo, por 3 x 1, e empatou, na segunda rodada, por 2 x 2, com a Ulbra. A chave é completada pelo Caxias e o 15 de Novembro.
Para a terceira partida na competição, a equipe não poderá contar o atacante João Pedro, com torção no joelho, e o volante Danilo, com lesão no tornozelo. Javier, também com problema no tornozelo, acompanha a delegação que viaja para Porto Alegre, mas é dúvida. Se não puder atuar será substituído por Tupã.
O técnico Celso Freitas aposta na manutenção das boas atuações do Gaúcho, apesar dos desfalques e das dificuldades de jogar no Beira-Rio. De acordo com ele, o grupo está confiante no potencial e quer surpreender o vice-campeão brasileiro.
"Vou procurar fazer uma marcação forte para inibir a iniciativa de jogo deles. Quando estivermos com a posse de bola vamos tentar envolvê-los", declarou o treinador. "Não podemos nos atirar ao ataque, mas procurar nos garantir defensivamente para depois sair com a bola dominada em busca do gol", completou Celso Freitas.
O último encontro entre as duas equipes, pelo Campeonato Gaúcho, aconteceu em 1985 e o Inter venceu por 2 x 1.

INTERNACIONAL x GAÚCHO
Data: 19/01/2006 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Simon Auxiliares: Sérgio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold
Inter
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo e Michel; Iarley.
Técnico: Abel Braga

Gaúcho
Alencar; João Paulo, Eder, Carlão e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, Airton e João; Sandro Paulista e Javier (Tupã)
Técnico: Celso Freitas

Nova zaga colorada terá Eller e Bolívar
Jogadores estão confirmados para formar a defesa do Inter na estréia do Campeonato Gaúcho, nesta quinta.
O Internacional começa a disputa do Campeonato Gaúcho com um time completamente novo. Uma das mudanças será na defesa, que será formada por Fabiano Eller e Bolívar. A dupla, apesar do pouco entrosamento, demonstra confiança e destaca a técnica e o apoio do técnico Abel Braga para a partida desta quinta-feira, no Beira-Rio, contra o Gaúcho, de Passo Fundo.
Bolívar, que vai atuar pelo lado direito, diz que está pronto para a estréia. "O Abel procurou trabalhar a equipe que vai sair jogando não apenas num coletivo, mas em dois jogos, e então nesta primeira partida vamos fazer o possível para corresponder", declarou.
A dificuldade no entendimento com Fabiano Eller, evidenciado nos treinos, vai diminuir. "Nossa característica é de marcação forte. A gente tem tudo para dar certo e, junto com a equipe, espero fazer um bom jogo na quinta-feira", apostou.
Fabiano Eller, repatriado da Turquia para comandar a zaga do Inter na disputa da Taça Libertadores da América, espera fazer uma boa estréia com a camiseta colorada e descarta dificuldades para atuar ao lado de Bolívar. "Está legal nossa dupla, mas o entrosamento vai melhorar durante as partidas", assegura.
Eller disse que ficou mais de um mês sem atuar e está sem o chamado ritmo de jogo. Mas ao mesmo tempo se mostra motivado para o início da caminhada em busca do pentacampeonato no Gauchão. "A questão física vai melhorar a cada partida. Espero começar bem o Estadual para mais adiante chegar na Libertadores no preparo ideal", finalizou.

Fernando Carvalho quer 30 mil no Beira-Rio
O presidente Fernando Carvalho quer ver o Beira-Rio cheio no primeiro jogo oficial do Inter na temporada, nesta quinta, às 20h30min, contra o Gaúcho. Tanto que até lançou um desafio à torcida colorada: quer um público superior aos 28 mil torcedores colocados pelo Palmeiras no Parque Antártica no dia 12, na estréia do time no Paulistão. A venda de ingressos continua nesta quinta, a partir das 9h30min, na bilheteria F do Beira-Rio.

Inter terá quatro estréias diante do Gaúcho
Fabiano Eller, uma das novidades hoje
Quatro dos seis reforços contratados pelo Inter para a temporada estarão em campo hoje contra o Gaúcho, no Beira-Rio. Ainda com os 'diamantes' afastados, sendo preparados para a Libertadores, Léo, Fabiano Eller, Rubens Cardoso e Fabinho querem aproveitar a chance e confirmar um lugar na equipe de forma definitiva. O lateral Ari e o zagueiro Daniel Marques vão esperar mais um pouco por essa oportunidade.
Dos quatro, apenas Léo pode ser considerado inexperiente, mas nem ele admite sentir o peso da estréia: 'Estou ansioso, mas quando o jogo começar isso passa', comentou. Fabiano Eller, comparado por Abel Braga a Gamarra, confirma: 'Estou tranqüilo. Eu gosto é de jogar, pois o bom do futebol é dentro de campo'. Rubens Cardoso, que já passou pelo Grêmio e conhece bem o futebol do Interior gaúcho, diz que o Inter tem 'obrigação de vencer', embora seja o primeiro jogo dessa equipe. 'O Inter é o Inter. Além disso, jogamos em casa, diante do nosso torcedor'.
Chiquinho estará no banco de reservas após mais de um ano afastado. Ele se diz completamente recuperado de sua lesão no púbis e virou opção até para o meio-campo. O presidente Fernando Carvalho disse ontem que espera um público superior a 20 mil colorados no Beira-Rio.

Coleção de novidades
Quatro reforços estréiam hoje no Beira-Rio
O Inter começa hoje a busca por seus sonhos. E não são poucos. O clube abre 2006 no Beira-Rio contra o Gaúcho e ambiciona terminá-lo no Estádio de Yokohama, no Japão, contra um europeu.
O jogo marca a estréia no Gauchão e apresenta aos colorados uma coleção de novidades. Estarão em campo quatro das seis contratações: o zagueiro Fabiano Eller, o volante Fabinho, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso e o atacante Leo. O chefe também é novo - em termos. Abel Braga voltou ao Beira-Rio depois de 11 anos. O time da estréia é provisório. Os titulares passam por preparação apurada para a Libertadores. O que não significa desvalorização do Estadual. O Inter busca de forma obsessiva o penta gaúcho. Por tudo isso, o presidente Fernando Carvalho quer repetir o Palmeiras, que estreou com 28 mil torcedores.
A caminhada do Inter começa às 20h30min. Larga no Beira-Rio e, sonham todos de vermelho, termina no Japão.


Ficha técnica
Inter
Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão. Mossoró, Michel e Leo; Iarley.
Técnico: Abel Braga.

Gaúcho
Alencar; João Paulo, Carlão, Eder (Giba) e Gilson; Jonas, Daniel Bóia, João Paulo Amaral (Ornélio) e Aírton; Javier (Tupã) e Sandro Paulista
Técnico: Celso Freitas.

Gauchão, 19/1/2005 - Primeira rodada.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Horário: 20h30min.
Árbitro: Carlos Simon (Fifa-RS), auxiliado por Sergio Cordeiro Filho e Edson José Arnhold.

Gaúcho quer complicar
O adversário
Nem acanhado, nem ousado demais. O Gaúcho chega a Porto Alegre disposto a complicar a estréia do Inter, hoje à noite. A equipe que obteve uma vitória e um empate nos dois primeiros jogos tem fortes pretensões na competição. Apesar do começo promissor, o técnico Celso Freitas está cauteloso. Considera a partida complicada tanto pelo adversário quanto pelas lesões.
- Temos um grupo reduzido. Já temos o Danilo (meia) e o João Pedro (atacante) fora do jogo, machucados. Outro meia, João Paulo Amaral, o zagueiro Eder e o atacante Javier ainda são dúvida - disse Celso Freitas.
A vantagem de ter começado a preparação há mais tempo e já estar com a equipe mais entrosada, porém, não é garantia de vitória. O técnico sabe que a qualidade técnica do Inter é alta, mesmo com o chamado time B.

Chiquinho
O lateral é o responsável por boa parte da onda de otimismo deste início de temporada do Inter. Depois de passar 2005 parado devido à lesão no púbis, Chiquinho (D, na foto), 22 anos, volta ao futebol. Sem dor alguma. Estará no banco de reservas hoje à noite. Nem ele esperava a convocação.
- Quando vi meu nome na lista, levei um susto. Estou muito feliz com esse retorno - festejou.

Os novatos
Fabiano Eller já estava uniformizado ontem à tarde. Posou para fotos a pedido da revista esportiva Lance A+ e não perdeu a oportunidade de brincar com a situação:
- Já estou fardado para a estréia no Inter, um dia antes.
Eller, 28 anos, revela ansiedade, apesar de o Inter ser seu sétimo clube. O mesmo sente o volante Fabinho, 30 anos. Os dois são os mais representativos reforços da temporada e serão titulares na Copa Libertadores.
O lateral-esquerdo Rubens Cardoso e o atacante Leo ainda buscam espaço. O segundo é a surpresa desta primeira semana de treinos. Começou como reserva e ganhou a posição nos dois amistosos da pré-temporada realizada em Bento Gonçalves. O lateral-direito Ari estará no banco de reservas. Somente o zagueiro Daniel Marques ficou fora da relação.

Ao ataque
Há quem ainda duvide, mas o Inter de Abel jogará este ano com quatro atacantes. O esquema será o 4-2-3-1. Traduzindo: ao "4" correspondem os dois laterais e os dois zagueiros. Os dois volantes à frente da área compõem o "2". Cabe a eles guarnecer os zagueiros sempre. Na frente deles, estarão Mossoró, Michel e Leo. Eles são o "3" e são meia-atacantes. Abel recusa-se a rotulá-los como meias. O "1" será o centroavante, função de Iarley enquanto o colombiano Renteria estiver se recuperando de dores musculares.
Abel ainda precisa aprimorar o esquema e tornar a remontagem da defesa mais rápida. A ordem é, quando estiver na marcação, contar com nove jogadores atrás da linha da bola.

Novo técnico velho
O técnico Abel Braga deixou o Inter em 1995 como um reconhecido ofensivista. Todos os colorados lembram do seu 4-3-3 de 1989, com Maurício, Nílson e Edu Lima no ataque. Sua última passagem pelo Estádio Beira-Rio foi em 1995. Depois de 11 anos, retorna com alguns cabelos brancos, uns quilos a mais e uma certeza:
- Estou ainda mais ofensivo.

Os reencontros
Não são apenas novidades que a torcida colorada verá hoje no Beira-Rio. Há reencontros. Como os de Perdigão e, principalmente, Iarley. Em setembro do ano passado, ele apareceu como um rojão, mas contusões impediram que estourasse. O técnico Abel leva fé nele para a Libertadores.
- Estou confiante e empolgado. Não vejo a hora de voltar a jogar - disse o capitão do time. O goleiro Marcelo Boeck que, em 2005, entrou na final do Gauchão e na despedida da Copa do Brasil, quer provar que, ao menos, é o substituto ideal quando Clemer não puder atuar. Situação parecida vive o zagueiro Bolivar, que terá uma tarefa árdua para conseguir, na pior hipótese, uma vaga entre os reservas na Libertadores.

As novidades
A partida é a chance para ver algumas caras novas. Enter elas, o meia-atacante Leo. Em 2000, aos 17 anos, ele fez uma partida digna de Ronaldinho e ajudou o Guarani a vencer o Corinthians. Ficou na promessa, porém. Rodou por alguns times pequenos e, agora, o Inter é sua chance de recomeçar a carreira.
- Estou mais maduro e, pela estrutura do clube, tenho tudo para ter o melhor ano de minha carreira - avaliou.
O zagueiro Fabiano Eller e o volante Fabinho jogarão pela primeira vez diante da torcida. Foram contratados para a Libertadores, mas estão no Gauchão para ganhar ritmo. Quem fecha o quarteto de novos é Rubens Cardoso, que nem é tanta novidade assim: em 2001 e 2002 ele estava no Grêmio.

Alviverde busca empate
O último encontro entre Internacional e Gaúcho foi em 1985, também no Beira Rio. Na oportunidade, o Colorado venceu o duelo por 2 a 1.
O Alviverde de Passo Fundo é o líder da chave, com quatro pontos em dois jogos. O volante João Paulo, um dos destaques do time até agora, está confiante:
- Temos condições de voltar pelo menos com um empate. Vamos jogar de igual para igual. Segundo o técnico Celso Freitas, a equipe ainda não está 100% fisicamente e vem cansando no final.

Sobis: só especulação
Jorge Machado, empresário e dono de 50% dos direitos federativos de Rafael Sobis, retornou da Itália, onde garante ter conversado com um grupo de empresários ligados a quatro clubes do país: Internazionale, Juventus, Milan e Palermo.
O grupo estaria disposto a pagar cerca de R$ 21 milhões pelo passe do atacante. Machado diz que apresentará a proposta à direção do Inter nos próximos dias.
Segundo o empresário, o Chelsea, da Inglaterra, também estaria na briga para levar o jogador. O Inter é dono de 25% dos direitos de Sobis. Os outros 25% o clube vendeu a "parceiros", como definiu o presidente Fernando Carvalho.

REEBOK CRIA PORTAL DE TV DO INTER NA INTERNET
17/01/2006

Reebok cria porta de TV do Inter na Internet
A Reebok inovou mais uma vez. E agora foi no milionário mundo do futebol. Através da marca Rbk, a empresa criou um portal na internet para potencializar a divulgação do patrocínio ao time do Internacional, estreitando o relacionamento com a imprensa e os torcedores. O site www.torcidarbk.com.br/inter/ funciona como uma emissora de televisão por internet e transmite reportagens especiais e exclusivas sobre o clube colorado. Por enquanto o site só pode ser acessado por usuários de internet de alta velocidade. O São Paulo, que também tem a Reebok como fornecedora do material esportivo, é o outro clube que tem o portal.
O Torcida Rbk é interativo e traz ainda links para as notícias e press releases sobre a parceria da Reebok com o Inter. Também dá acesso a uma galeria de fotos para download em alta resolução, que podem ser usadas gratuitamente por jornais, revistas, agências de notícias e sites de internet. A distribuição de fotografias para a imprensa é outra inovação da Reebok no futebol de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
“O site Torcida Rbk representa todas as características da nossa marca, como tecnologia, inovação, performance e superação. Estamos mudando o patamar da comunicação entre a marca, o clube e o torcedor. A qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, o internauta poderá ter acesso às reportagens”, afirma Tullio Formicola Filho, diretor de marketing e vendas da Reebok.
No portal, o torcedor confere todos os detalhes da festa de lançamento do novo uniforme no gramado do Beira-Rio.
O conceito de usar o portal Rbk no futebol foi todo desenvolvido pela VIPCOMM Assessoria de Imprensa ( http://www.vipcomm.com.br/), que também coordena o trabalho de produção jornalística. Além da VIPCOMM, outra empresa está envolvida no desenvolvimento e produção do portal Torcida Rbk: a Streamworks (http://www.streamworks.com.br/) , especializada no desenvolvimento de soluções de streaming media e produção de conteúdo, tanto para Internet fixa quanto para Internet móvel. Hoje é a única empresa do país com competência e recursos próprios para oferecer uma solução completa de captação, produção e entrega de conteúdo em rich media, contando com parceiros globais como RealNetworks, Ericsson e Intel.

Deu Colorado em Santiago
O Internacional venceu o segundo Gre-Nal disputado em 2006. Os juvenis do Colorado fizeram 3 a 2 no Grêmio nas quartas-de-final da Copa Santiago, no fim da noite de quarta, e se classificaram à próxima fase da competição. Os gols foram de Ramón e Diego, duas vezes, para o Inter, e Fernando Genro e Jônatas para o Tricolor.

Inter segue forte em Votorantim
O time mirim do Inter venceu o Juventude por 3 a 1, nesta quarta-feira, em partida válida pela segunda fase da Copa Votorantim. David, Oliveira e Renan marcaram os gols da equipe colorada. Com o resultado, o Inter enfrentará o vencedor do confronto entre Figueirense e Atlético-MG na semifinal, na próxima sexta-feira, às 17h30min.
Time de melhor campanha na primeira fase, o Inter mostrou porque é apontado como um dos grandes favoritos ao titulo. Aos 16 minutos de jogo, David chutou de fora da área e o goleiro Guilherme aceitou: 1 a 0. Logo aos três minutos da segunda etapa, o Inter ampliou com o zagueiro Oliveira. Aos 11, o Juventude faz o que nenhum time havia conseguido. Mauricio em cobrança de pênalti diminuiu e recolocou o time de Caxias jogo. Foi o primeiro gol sofrido pelo Inter na Copa Brasil. Dois minutos depois, o goleiro Guilherme escorregou e Renan aproveitou para marcar o terceiro do Inter e selar a classificação.

Inter empata no Efipan, e está eliminado
O time da categoria 92 do Inter empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, na última terça-feira, na última rodada da primeira fase do 26º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan). Com o resultado, a equipe colorada foi eliminada da competição que está sendo disputada em Alegrete (RS).

Em busca do penta
Agora, sim, é para valer. Depois de curta temporada destinada a exercícios físicos, treinos e dois amistosos descontraídos em Bento Gonçalves, o Colorado iniciará esta noite, no Beira-Rio, contra o Gaúcho, a luta pela conquista do título estadual.
Não é pouca coisa o que está em jogo. Enquanto outros participantes do Gauchão apenas aspiram à conquista de um título, o Inter parte em busca do pentacampeonato, que tem um peso histórico significativo. Todos os jogadores escolhidos pelo técnico Abel Braga para jogar hoje levam para o campo a motivação de completar, com sucesso, um ciclo vitorioso iniciado há quatro anos.

Juniores
Já está se tornando enfadonho ver os juniores do Internacional serem simples figurantes da Taça São Paulo. Em tempos risonhos, o Colorado foi quatro vezes campeão desse torneio.
Impõe-se uma revisão na estratégia do Inter para a disputa de 2007. Se for para continuar fazendo papel de figurante - já que poupa jogadores que ainda poderiam participar da Taça -, é melhor nem viajar. A fiasquenta partida contra o Bahia, terça-feira, desmerece a tradição do Internacional. O time inscrito na competição deve ter jogadores para fazer história.

Abel quer mais um volante
O técnico Abel Braga não está satisfeito com o elenco do Internacional para a disputa da Copa Libertadores. Para ele, o clube precisa acertar a contratação de mais um volante, posição que julga carente no grupo.
"Temos apenas três para duas posições: Edinho, Fabinho e Perdigão. O presidente Fernando Carvalho já concordou comigo. Enfrentar uma Libertadores com carência nesse setor é arriscado", disse o treinador, em entrevista à TV Bandeirantes de Porto Alegre.
O técnico discordou da necessidade de um típico atacante de área. Segundo ele, já existe esse jogador no elenco. "É o Fernandão. Comigo, ele vai jogar de centroavante. Ele é um Tuta com mais técnica", comparou.
A melhor fase de Fernandão no Inter foi em 2004, quando atuou de meia no 3-5-2 de Muricy Ramalho. Marcou muitos gols de cabeça em cruzamentos precisos do então ala-esquerda Chiquinho, outro que não deverá jogar na posição preferida.
"Quero o Chiquinho no meio-campo, pois jogador de qualidade tem de atuar o mais perto possível do gol adversário", concluiu Abel.