inter

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

inter 2006 - queremos o mundo...

Projeto arigatô
O Inter lançou ontem seu Projeto Yokohama. O presidente Fernando Carvalho abriu a temporada 2006 e traçou como meta passar o mês de dezembro no inverno japonês, em busca do sonhado título do Mundial Interclubes.
- Esta é a temporada mais importante dos últimos 13 anos. Se formos bem na Copa Libertadores, teremos a oportunidade de ganhar a principal competição do planeta - discursou.
A platéia, formada por 38 jogadores, pela nova comissão técnica e por cerca de 50 conselheiros, irrompeu em aplausos. Ouviu atenta as palavras do presidente e não se segurou com o desafio ambicioso.
– A Libertadores poderá nos levar a uma outra competição, e acho que é importante isso. Nós temos que participar do Gauchão, da Libertadores, no primeiro semestre, do Brasileirão, durante todo o ano, mas, acima de tudo, nós temos que focalizar que no final do ano, se nós formos bem na Libertadores, nós teremos uma grande competição, que é a competição que todo jogador, que todo clube, que todo dirigente, que todo torcedor gostaria de participar e nós temos nesse ano essa oportunidade. A oportunidade de sonhar com isso, a oportunidade de projetar um final do ano participando da maior competição do planeta, que é o Campeonato Mundial – disse Carvalho.
Pouco antes, Carvalho havia apresentado a nova comissão técnica. Abel Braga trouxe do Rio dois auxiliares, Leomir e Robertinho. Incluiu também em sua trupe um motivador profissional. Trata-se de Evandro Mota, da comissão técnica tetracampeã mundial, esteve no Grêmio com Sebastião Lazzaroni e passou pelo Beira-Rio com o técnico Carlos Alberto Parreira. Mota estará em Bento Gonçalves com o grupo e depois visitará periodicamente o grupo.
O discurso de Carvalho, porém, facilitou seu trabalho. Os jogadores deixaram o vestiário instigados. O objetivo grandioso foi traçado no vestiário decorado com a foto em tamanho de outdoor do gol de Falcão na campanha do bicampeonato brasileiro. Serviu como cartão de visitas do clube para os novatos.
- Isso é mostra de responsabilidade, e é muito bom trabalhar em clube com cobranças e grandes objetivos - disse o volante Fabinho.
O presidente potencializou o objetivo em relação a 2005. No ano passado, incitou à vitória em todos os jogos realizados em casa. A repercussão o forçou a um discurso breve este ano, de apenas quatro minutos. Agora, mandar no Beira-Rio deixou de ser meta. É obrigação para quem deseja exibir o mundo na sala de troféus.
Tinga não se assusta: - O homem que não sonha tem mesmo é que dormir para sempre. Vai fazer o que aqui? - filosofou o volante. A busca do Inter começou às 16h11min do dia 5 de janeiro de 2006.
Ao comentar sobre o grupo do Colorado para 2006, Carvalho destacou que esse time conquistou o Campeonato Brasileiro, em número de pontos sem a anulação de jogos, e que tem condições de chegar ao título da Libertadores também:
– O Internacional contratou o Fabiano Eller e o Fabinho, que são jogadores de primeira linha. Então, acho que estamos dentro da média do mercado. E, além disso, entendemos que o nosso grupo é muito qualificado, porque ao longo do ano passado, nós já havíamos agregado o Rentería, o Iarley e o Mossoró, que são muito qualificados. Por isso, eu acho que os que estão à disposição do Abel são jogadores que têm condições de dar uma resposta positiva – salientou o dirigente.
Carvalho declarou que, por enquanto, o clube não irá contratar mais atletas. Sobre o provável interesse de Muricy Ramalho em levar Elder Granja para o São Paulo, o presidente do Inter não vê problemas, pois isso faz parte da relação de mercado. Porém, explicou que dificilmente o lateral deixará o Inter por um outro clube brasileiro. A respeito da permanência de Rafael Sobis, o presidente afirmou que não há propostas concretas para o atacante sair do Beira-Rio.
O Inter seguirá para Bento Gonçalves no dia sete, onde fará amistoso com o Esportivo, dia 13, e com uma seleção local, em 15 de janeiro.
A mensagem era curta, mas audaciosa: 'Vamos focar nossa atenção na competição que todos gostariam de conquistar: o campeonato do mundo. Temos uma chance invulgar de chegar lá, mas torcedores, funcionários, dirigentes e jogadores devem estar comprometidos com o sangue vermelho e com a raça colorada para buscar esse objetivo. Se for assim, o sonho se realiza', afirmou o presidente em menos de cinco minutos.
O plano é simples. Disputar a Taça Libertadores da América, chegar à final, trazer o caneco para o Beira-Rio e se credenciar a jogar em Yokohama, no Japão, em dezembro. 'Acho que temos condições de alcançar a meta que o presidente projeta. O time foi bem ano passado e pode melhorar ainda mais agora. Mas é preciso acreditar e trabalhar firme, pois o caminho é longo e difícil', concordou o meia Paulo César Tinga.
Apesar disso, nenhuma das outras duas competições que o clube terá na temporada será esquecida. Diferentemente do que dissera Abel Braga, o vice de futebol Vitorio Piffero salientou que o clube não jogará o Campeonato Gaúcho com time B. 'Temos pouco tempo para preparar os jogadores. Mas todos que estiverem prontos, estarão na estréia do Gauchão', disse. Há também o Campeonato Brasileiro, no qual a ambição também é o título.
Apenas Rodrigo Paulista, Léo Gamalho e Jorge Wagner faltaram à apresentação. Os dois primeiros estão lesionados e foram dispensados. Jorge Wagner, preparava-se para viajar à Rússia, teve o seu contrato com o Inter renovado, mas não apareceu. Ele foi pego de surpresa com a notícia de que permanecerá em Porto Alegre e deve chegar sábado.

O discurso do ano passado
Fernando Carvalho, em 12 de janeiro de 2005•. - Vamos buscar de forma incessante todas as competições. Todas! Todas! Vamos ganhar todos os jogos no Beira-Rio. Todos! Isso precisa ficar gravado na nossa memória. Quando dormir, quando acordar, quando treinar. Quem está chegando precisa saber que aqui é assim.

Dirigente aprendeu
Ao contrário do ano passado, o discurso de Carvalho foi rapidíssimo. Após cinco minutos, o presidente justificou: - No ano passado, fui mal-interpretado em algumas coisas. Desta vez, vou ser mais breve para não correr esse risco.
Carvalho, em 2005, disse que o Inter venceria todas as partidas no Beira-Rio. Só que, já em janeiro, o time quebrou a promessa. O resultado é que, além da crítica da imprensa, o dirigente foi cobrado por amigos e torcedores.
- Nosso maior objetivo é o Mundial, e para isso precisamos da Libertadores. É o sonho que precisamos realizar no final do ano - resumiu o presidente.

Carvalho avisa: não vai contratar
Agora, sim, o Inter começou 2006. Ontem, 38 atletas (entre eles, os titulares de 2005) se apresentaram no Estádio Beira-Rio. E, logo de cara, o presidente Fernando Carvalho mandou um aviso: - Não vamos trazer mais nenhum atleta para começar o ano. O grupo é esse, e é muito bom!
Conforme o dirigente, não há negócios em andamento. O argentino Conca está descartado, assim como Adriano Gabiru, Alex, Cleber...
O meia do técnico Abel será Jorge Wagner, que renovou contrato até agosto. Se o time vencer a Libertadores, ele fica até o final do ano para o Mundial.

Chiquinho vai à pré-temporada
Liberado pelo departamento médico e pelo departamento físico, o lateral-esquerdo Chiquinho vai realizar normalmente a pré-temporada do Inter com os demais companheiros. Após ficar quase um ano parado se recuperando de uma lesão na região do púbis, o jogador já passou por uma bateria de testes, mas não sabe se terá condições de entrar em campo no Campeonato Gaúcho logo no início.
O jogador, que em vez de ter férias, ficou se exercitando com o preparador Élio Carravetta, diz se sentir mais forte e que as dores na região sumiram. Porém, ainda sente receio de fazer certos movimentos em condições de jogo.
– Às vezes isso é coisa da cabeça da gente. Tenho que perder o medo de fazer as coisas, afinal de contas fiquei um ano parado – diz Chiquinho.
O objetivo do lateral é voltar a ter o desempenho apresentado em 2004 e, para estar à disposição total do técnico Abel Braga, Chiquinho está confiante para começar a pré-temporada e tem em mente que precisa trabalhar forte para reconquistar um lugar no time.

Abel Braga cobra do lateral Chiquinho uma definição
O técnico Abel Braga revelou nesta sexta que teve uma conversa com os demais integrantes da comissão técnica sobre a situação do lateral-esquerdo Chiquinho, que passou a temporada 2005 afastado dos gramados em virtude de uma lesão grave no púbis. O treinador colorado disse que ele e todos no Beira-Rio estão esperançosos que o atleta volte a apresentar um bom futebol em 2006. Porém, foi duro ao cobrar de Chiquinho uma definição como profissional.
– Acho que isso depende muito mais dele do que dos membros da comissão técnica e dos companheiros. Tem hora que o jogador tem que se definir na vida. A tal da eterna esperança não existe mais. Ou é, ou não é. Acho que ele tem uma qualidade fenomenal e tem que ter ambição de querer mostrar isso. O tempo está passando, e obviamente o clube se sente prejudicado, só que o maior prejudicado nesse caso não deixa de ser o próprio jogador – disse o técnico, ao comentar o status de "promessa" de Chiquinho.
Chiquinho foi considerado uma grande promessa no Beira-Rio, mas passou por uma série de problemas de saúde. Em 2003, lutou durante 10 meses contra uma espécie de processo inflamatório que interrompe o fluxo sangüíneo nas artérias que irrigam o cérebro, conhecido como vasculite. Voltou aos gramados em 2004 e se firmou no time titular de Muricy Ramalho. Mas em 2005 uma inflamação no púbis interrompeu novamente a carreira do lateral-esquerdo por 11 meses.
Recuperado, Chiquinho está integrado ao grupo que realizará a pré-temporada em Bento Gonçalves. A viagem da delegação está marcada para as 18h deste sábado. Antes, o plantel treina em dois turnos no Beira-Rio. Os jogadores seguem com os trabalhos com o preparador físico Paulo Paixão e exames de rotina. O primeiro trabalho com bola deve ocorrer na segunda, sob o comando de Abel, que terá apenas uma semana para ajustar o time para o Gauchão. Para o técnico, o pouco tempo não vai ser problema.
– O grupo foi mantido de forma quase que total. Mesmo que você venha a mudar a forma de jogar, os jogadores já se conhecem – considera o técnico.


Jorge Wagner renova com o Inter
Alegre, o vice de futebol Vitório Piffero mostrava a todos no vestiário um pedaço de papel que trazia no bolso da camisa. Era a cópia do fax que chegara horas antes no escritório do departamento de futebol autorizando a renovação do contrato de Jorge Wagner. Foi a grande a notícia do dia de ontem, que também marcou a reapresentação dos jogadores para o início dos trabalhos em 2006.
O Inter contará com o meia Jorge Wagner pelo menos até o dia 5 de agosto. Nesta quinta, o clube gaúcho recebeu um fax do Lokomotiv Moscou confirmando a prorrogação do empréstimo. No dia 5 de agosto, também se encerra o acerto do jogador com os russos, ou seja, ele ficará livre, podendo permanecer no Colorado por mais tempo. O presidente Fernando Carvalho, aliás, já teria em mãos um pré-contrato com o atleta para que ele fique no Beira-Rio até 31 de dezembro de 2007.
O técnico Abel Braga já declarou: utilizará Jorge Wagner como meia. Aliás Abelão o revelou no Bahia, como meia, em sua estréia como profissional. Na última temporada, o jogador foi ala-esquerda em quase todas as partidas, tendo atuado em sua função em raras oportunidades. O atleta chegou ao Beira-Rio em 25 de janeiro de 2005 e acertou por seis meses. Seu contrato foi renovado por mais seis na metade do ano.
Assim que chegou ao Beira-Rio, Abel solicitou que a direção colorada fizesse um esforço para renovar com o atleta para a disputa da Libertadores. O Inter atendeu o pedido e deu início às negociações com o Lokomotiv.
Desde a metade de dezembro, o fax de liberação do jogador era aguardado pelo clube gaúcho. O empresário do atleta, Antônio Fernando Garrido, chegou a dizer que o time russo iria pedir o jogador de volta após o encerramento do contrato dele com o Colorado, em 31 de janeiro de 2006. Até o pai de Wagner foi procurado por dirigentes da Rússia para acertar o retorno do meia, o que acabou não ocorrendo.
Jorge Wagner, porém, não se apresentou ontem. Ninguém soube explicar o motivo.

Fernandão surpreso com a sondagem da Polônia
Fernandão ficou surpreso com a notícia de sua contratação por um clube da Polônia. Ele disse que ficou sabendo do assunto pelo CP, que repercutiu informação da imprensa polonesa: 'Só pode ser um engano', afirmou.

Eller pronto para ser capitão no Inter
O zagueiro Fabiano Eller, um dos reforços para a temporada 2006 do Inter e homem de confiança do técnico Abel Braga, está cotado para assumir a braçadeira de capitão do Colorado. No ano passado, o posto era do goleiro Clemer e, por vezes, do meia-atacante Fernandão. Mas o recém-contratado não teme a responsabilidade mesmo com o pouco tempo de Beira-Rio.
– Se eu tiver que ser capitão, estou pronto. Já tenho experiência para exercer essa função. Mas o mais importante é que estou aqui para ajudar o grupo – resumiu Eller.
O defensor, que se coloca à disposição de Abel para atuar em qualquer uma das posições de zaga, ressaltou a importância de disputar a Libertadores.
– A Libertadores é a principal competição que o Inter irá disputar este ano. Todas as atenções estão voltadas para ela e estamos confiantes que temos um bom conjunto. Estamos prontos para lutar pelo título – avalia.
Na tarde desta quinta, o elenco fará a reapresentação oficial no Beira-Rio.

Rentería, atrasado, se reapresenta
O colombiano Rentería, que teve problemas com a Federação Colombiana de Futebol e se atrasou nesta quarta, já se integrou ao grupo colorado.

Inter só libera Sobis depois da Libertadores
O empresário de Rafael Sobis, Jorge Machado, viaja no dia 8 de janeiro com destino à Itália para ouvir propostas pelo jogador. Segundo o representante do atleta, o Inter deve estabelecer como condição de negócio, a permanência do jogador para a disputa da Libertadores da América, no primeiro semestre de 2006.
"Vou neste final de semana ouvir as propostas, mas pelo que eu sabia o Inter exige que o jogador só deixe o clube depois da Libertadores, que é a competição mais importante para a equipe esse ano." declarou Jorge Machado.
Hoje à tarde ocorre a apresentação oficial dos jogadores no Estádio Beira- Rio. O presidente Fernando Carvalho irá discursar para os atletas e a partir do próximo domingo já começam os trabalhos em Bento Gonçalves, onde será realizada a pré-temporada do time colorado.

Iarley renova contrato com o Colorado
O Inter acertou hoje a renovação de contrato do atacante Iarley até o final de 2008. O clube adquiriu ainda 50% dos direitos federativos do jogador, segundo o repórter da Rádio Gaúcha André Silva.
Iarley foi contratado durante o Brasileirão 2005, teve um ótimo início no time de Muricy Ramalho, mas foi prejudicado por uma lesão no ombro. Neste ano, chegou a ter proposta para voltar ao futebol mexicano, mas acaba acertando a permanência no Beira-Rio.

Despedida de Vinícius
O Inter anunciou ontem a saída do zagueiro Vinícius. O presidente Carvalho alegou desacerto na renovação. A proposta do jogador ficou acima do admitido pelo clube. Houve contraproposta, mas não agradou. Vinicius não foi encontrado para falar do assunto. Ele jogou quatro temporadas no Inter. Agora, está livre para procurar clube.
Para a posição de Vinícius, o Colorado contratou os zagueiros Fabiano Eller e Daniel Marques.

Lesionados
A amanhã sai a relação dos 34 jogadores da pré-temporada. Wilson, em recuperação de cirurgia no tendão de Aquiles, permanecerá no Beira-Rio.
Rodrigo Paulista e Leo Gamalho passaram por cirurgia no púbis e só se reapresentam na próxima semana.

Motivador Evandro Mota trabalhará no clube
O motivador Evandro Mota é o novo integrante da comissão técnica do Inter. Mota, que chega ao Beira-Rio a pedido do técnico Abel Braga, trabalhou com Carlos Alberto Parreira na Seleção Brasileira, em 1994.
Mota já atuou no Colorado quando Parreira treinou a equipe, em 2001, porém, naquela ocasião ele vinha de forma esporádica a Porto Alegre, ao contrário de agora, quando fará parte da comissão técnica.

Fórmula do Gauchão irá mudar em 2007
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, informou nesta quinta que a fórmula do Campeonato Gaúcho irá mudar em 2007. Entre as modificações, está o aumento no número de rebaixados à Série B. Segundo Noveletto, os clubes aprovaram a alteração.
O presidente da FGF explicou que, em 2007, a competição será dividida em dois grupos de nove, jogando todos contra todos dentro do grupo e classificando quatro de cada chave. Sobre os times que serão rebaixados, quatro cairão para a Série B. Mas, em 2008, o Gauchão voltará à fórmula atual, com dois indo para a segunda divisão. Isso porque a Federação espera ter 16 equipes na disputa da Série A, devido às poucas datas disponibilizadas pela CBF.

Grupo se reapresenta ao Beira Rio
A tarde também foi marcada pela chegada de um fax do Lokomotiv Moscou liberando o meia Jorge Wagner para continuar no Inter até o mês de agosto. A chegada do documento foi comemorada por Fernando Carvalho: "Deu tudo certo. Enviamos uma correspondência aos russos ontem (quarta-feira) e hoje eles enviaram o fax liberando o jogador".

Pré-temporada
O Internacional lançará oficialmente a pré-temporada 2006 nesta sexta-feira, às 11h, nas novas suítes do Estádio Beira-Rio. A pré-temporada será realizada de 7 a 15 de janeiro em Bento Gonçalves. A comissão técnica estará presente no evento.

Confira os atletas que se apresentaram no Beira-Rio nesta quinta-feira:

Goleiros
Clemer
Renan
Marcelo Boeck
Eduardo

Zagueiros
Índio
Wilson
Edinho
Danny Moraes
Ediglê
Fabiano Eller
Daniel Marques
João Guilherme

Laterais
Elder Granja
Ari
Bolívar
Ceará
Chiquinho
Daniel Henz
Felipe
Rubens Cardoso

Volantes
Tinga
Fabinho
Perdigão
Álvaro
Maycon

Meias
Alex
Fernandão
Mossoró
André Moritz
Diogo

Atacantes
Rafael Sobis
Iarley
Rentería
Gustavo
Michel
Léo
Ricardo Jesus
Luiz Adriano

Jorge Wagner, Léo Gamalho e Rodrigo Paulista compõem o grupo, mas não se apresentaram nesta quinta-feira.

120km para fotos com eles
Logo na chegada dos principais jogadores, não faltaram fãs no Beira-Rio. A estudante Jerusa Merle, 15 anos, fez os pais viajarem de Estrela, a 120 km de Porto Alegre, só para trazê-la ao estádio.
Queria uma foto com Sobis, "que é lindo", e acabou retornando com várias também ao lado de Tinga, Wilson e outros atletas.
Ganhou abraço e beijos de Sobis e o presenteou com uma pedra semi preciosa. Surpreso, o atacante brincou:
- Que pedra bonita! Vou vender e pegar uma boa grana.

Sobis é a incógnita
Se não vender Sobis, o Inter tem como se manter. Quem garante é Carvalho: - Temos receitas como da tevê pela Libertadores, as rendas, os sócios. Como não chegou nenhuma proposta oficial por Sobis, acreditamos que ele ficará no clube.
O procurador e dono de 50% dos direitos econômicos do atleta, Jorge Machado, esteve ontem no Beira-Rio e garantiu que embarca domingo para negociar o jogador.

Cada um na sua
Até nem sei se em algum momento o Abel Braga comparou o futebol do Fabiano Eller com o do grande Gamarra. Acho que não.
Ele somente destacou Gamarra e Eller como os dois melhores zagueiros do Brasileirão de 2005. Isso não é comparar, nem aqui, nem no Azerbaijão. Mas o mal-entendido enseja uma pergunta: por que temos a mania das comparações?
Na verdade, a mania de comparar esconde uma intenção depreciativa. Ah, sim, o fulano é muito bom no que faz, mas o beltrano é melhor. Não seria melhor acharmos que os dois são bons ou ótimos, se for o caso?

Cavalos
Feliz foi o poeta Mário Quintana na resposta a uma pergunta que levava inevitavelmente a comparações no arraial da poesia: qual é o melhor poeta brasileiro?
Num dos seus lampejos de genialidade sem afetação, o Mário saiu-se com esta: "Minha filha, os poetas não são como os cavalos no hipódromo, não têm obrigação de chegar na frente."
Perfeito, irretocável. Cada poeta tem o seu estilo, a sua visão de mundo. Não se pode compará-los. Jogador de futebol é a mesma coisa. Fabiano Eller não é o Gamarra. Gamarra não é o Fabiano Eller. Cada um na sua. Eu na minha, você na sua.

Abelão está de volta
Esta é a quarta passagem do técnico Abel Braga pelo Internacional. A última vez em que treinou o Colorado foi em 1995. Participou de momentos marcantes, como a vitória no Gre-Nal do Século, em 1989, e a semifinal da Libertadores do mesmo ano. De mudança para Porto Alegre, procurando um apartamento para morar com a família, Abel Braga abriu um espaço na sua concorrida agenda para conversar com a coluna. Confira agora o perfil do novo técnico colorado.

Grécia, sonho de lugar
Nome completo - Abel Carlos da Silva Braga
Data e local de nascimento - 1/9/1952, no Rio de Janeiro
Sonha em conhecer – Grécia
Melhor lugar do mundo - Rio de Janeiro
Uma mulher bonita - sua esposa, Cláudia
Um ator - Lima Duarte
Uma atriz - Fernanda Montenegro
Um filme - O Último Metrô
Um estilo de música – MPB
Cantor - Ivan Lins - Cantora - Elis Regina
Um defeito - ser impaciente
Uma qualidade – honestidade
Coleciona – relógios
Uma marca de roupa – Richards
Se não fosse técnico de futebol, seria – advogado
Bebida predileta - vinho tinto
Comida preferida – carnes
Não pode faltar na geladeira – água
Primeiro carro – Opala
Carro atual – Blazer
Um amor – família
Peça que não tira do corpo – relógio
Religião – católica
Outro esporte – tênis
Ídolo - seu pai. No esporte, Rubens Minelli

Cabelo, tatuagem, brinco e bigode
O atacante Rafael Sobis apareceu com uma tatuagem nova. Gravou no braço direito um sol ornado com ideograma japonês (acima). O colombiano Renteria também ousou. Apareceu dois dias depois do previsto, com um fino bigode e brincos nas duas orelhas. Ambos com o formato do logotipo da Nike sobre uma bola de futebol. Garante que não é patrocínio. Fernandão também surpreendeu. Cortou as madeixas da última temporada. O zagueiro Wilson, em recuperação de rompimento do tendão de Aquiles, se reapresentou com dreadlocks, ao estilo Bob Marley. E o atacante Michel começa a cultivar uma cabeleira.

Corrida no parque
Depois da apresentação oficial, parte do grupo correu no Parque Marinha do Brasil. Quem chegou ontem apenas realizou exames. Hoje, às 11h, nas suítes, o clube lança oficialmente a pré-temporada com os patrocinadores.


"O Inter tem uma chance invulgar de participar no fim do ano de um Mundial". Fernando Carvalho, presidente, ao discursar aos jogadores e pedir uma vitória na Libertadores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

inter 2006 - sondagens em Elder Granja, Fernandão; Juniores estreiam com empate; Noticias.... e vitória até em Grenal feminino

Atacante colorado na mira de europeus
O atacante Fernandão, do Internacional, interessa a dois clubes do Leste Europeu. O presidente do Colorado, Fernando Carvalho, que retorna quinta-feira para Porto Alegre, deve receber uma proposta de uma equipe da Polônia e de outra da Rússia nos próximos dias. No entanto, o dirigente garante que o jogador só deixa o Beira-Rio se for paga a multa rescisória estipulada em US$ 20 milhões (cerca de R$ 44 milhões).

Iarley antecipa reapresentação e faz testes físicos
Esperado apenas amanhã no Beira-Rio, o meia-atacante Iarley antecipou por conta própria sua reapresentação e nesta quarta já realizou os primeiros testes físicos antes do início da pré-temporada. O jogador, que em agosto foi submetido a uma cirurgia no ombro, quer aproveitar o período para recuperar sua melhor condição física.
– Fiquei só descansando nas férias. Não houve extravagâncias com a comida nem com a bebida e voltei com meu peso ideal. Agora é só começar os trabalhos para ficar 100% – afirmou.
Assediado pelo futebol do Exterior, Iarley aguarda pela chegada do seu procurador, Clóvis Dias, para se reunir com a direção colorada. O atacante voltou a afirmar que sua vontade é permanecer no Beira-Rio pelo menos até julho, quando se encerra seu contrato. – Já falei para o meu empresário que minha prioridade é o Inter.
Para que isso aconteça, no entanto, Iarley pleiteará um aumento salarial de aproximadamente 30%. O valor é correspondente ao que o jogador deixou de ganhar quando aceitou reduzir seu salário durante os meses em que ficou parado por causa da cirurgia. – Nenhum jogador no mundo faz isso, mas achei que seria mais correto. Agora, pedirei para retornar ao patamar salarial de quando cheguei aqui – explicou.

Adriano Gabiru continua com situação indefinida
O meia Adriano Gabiru já se apresentou ao Atlético-PR, mas a sua situação no clube ainda não foi definida. O jogador participou da temporada 2005 atuando pelo Cruzeiro, mas, como ainda tem seus direitos federativos presos ao Furacão, se apresentou no CT do Caju. A não permanência do atleta na equipe da Baixada pode acontecer por dois motivos. O primeiro é o alto valor salarial que Adriano vinha recebendo na Toca da Raposa, e o segundo são as propostas do Internacional e do Goiás.
O procurador do jogador estará nesta quinta-feira em Curitiba para se reunir com a diretoria atleticana e tentar chegar a um acordo. - Vamos sentar e tentar chegar a um acordo. Vamos ver o que é melhor. Aqui eu conheço a torcida e eles conhecem meu futebol - disse Adriano.

Inter estréia com empate na Copa São Paulo
A equipe do Internacional não passou de um empate em 1 a 1 com o Vila Nova (GO) em sua estréia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Douglas marcou o gol colorado aos 13 minutos do primeiro tempo e, aos 19, Cássio, de pênalti, empatou. O atacante Porcellis, que já treinou no time profissional, ficou no banco e entrou na etapa final.
- Foi um bom jogo, embora tenha chovido bastante. Mas o pênalti contra nós só o árbitro viu - reclamou o coordenador das categorias de base, Carlos Fraga.
O Inter, ontem, jogou com Muriel; Fabinho, Sidnei, Fred e Guilherme; Liniker, Josimar, Ijuí (Róger) e Paulo Vítor (Pierri); Douglas e Alexandre Pato.
O time gaúcho volta a atuar domingo quando enfrentará o Paraibano. Na outra partida do grupo S, o Paraibano empatou com o Ecus em 0 x 0. Vale lembrar que o mesmo Vila Nova-GO no ano passado foi o algoz da dupla Grenal no ano passado e só foi eliminado nas quartas de finais, nos pênaltis, pelo time do Corinthians, atual campeão.
Na outra partida do Grupo S, Ecus-SP e Paraibano-PB ficaram no 0 a 0. Como recebeu menos cartões amarelos – próximo critério de desempate em caso de igualdade em pontos, número de vitórias, saldo de gols e gols marcados – o Inter assumiu a liderança da chave, seguido pelo time goiano.
A próxima rodada do grupo será realizada neste domingo. A partir das 11h, o Inter enfrenta o Paraibano CSP, de propriedade do atacante Aílton, com transmissão ao vivo pela Rede Vida (canal 22 da Net). Antes, às 9h, o Ecus encara o Vila Nova. As partidas serão disputadas novamente no Estádio Marques Figueira, em Suzano, interior paulista.

Veja a ficha técnica do jogador do Inter que marcou o gol:

Nome: Douglás Lopes Carneiro
Data de nascimento: 21/09/1987
Local de nascimento: Mantenópolis ES
Altura: 1m75cm
Peso: 72Kg

Os juniores estrearam nova camisa
Os juniores do Internacional estrearam o novo uniforme do clube na primeira rodada da Copa São Paulo de Juniores. As camisas, no entanto, não serão as mesmas do elenco profissional. Segundo o gerente de Marketing do clube, Edu Pessi, a empresa distribuidora faz materiais esportivos diferentes para as categorias de base e profissionais.
O fardamento do time profissional será apresentado somente no dia 12 de janeiro, em evento no Estádio Beira-Rio. A estréia em campo será no dia 18 pelo Gauchão contra o Gaúcho, em casa.
O acordo entre a fornecedora e o Inter abrange todas as categorias do futebol e vai até 31 de dezembro de 2009. O contrato inclui patrocínio, luvas, royalties, verba de marketing para o clube e fornecimento do material.

Jogadores seguem se reapresentando no Beira-Rio
Esta quarta-feira foi mais um dia de apresentação no estádio Beira-Rio. Entre os principais nomes que voltaram ao Gigante estavam o atacante Iarley, o lateral Chiquinho, e o zagueiro Índio.
Iarley falou de sua atual situação no Inter. Apesar de ter contrato em vigência até a metade do ano, ele pretende uma valorização salarial deixando claro que sua idéia é a de permanecer. “Meu empresário está chegando a Porto Alegre para falar com o presidente. Tenho muito a contribuir devido a minha experiência internacional”, declarou.
Outro atleta que mostrou otimismo em sua reapresentação foi o zagueiro Índio. O jogador está recuperado de uma fratura nas costelas sofrida durante o jogo contra o Rosário Central, ainda pela Copa Sul-americana. “A disputa pela titularidade em um clube grande como o Inter sempre é grande, mas saudável”, declarou.
Nesta quinta chegam para o reinício dos trabalhos o goleiro Clemer, o zagueiro Edinho; os laterais Bolívar, Rubens Cardoso e Élder Granja; os meias Tinga e Alex; e os atacantes Fernandão e Rafael Sóbis.

Jogadores passam por avaliações físicas
A apresentação dos últimos atletas que irão compor o grupo para a temporada 2006 está programada para a manhã desta quinta-feira. Durante a tarde será realizada a apresentação formal dos jogadores ao técnico Abel Braga. Confira os jogadores que se apresentam nesta quinta-feira:

Goleiro: Clemer.
Zagueiro: Edinho.
Laterais: Bolívar, Rubens Cardoso e Elder Granja.
Volante: Tinga.
Meias: Fernandão e Alex.
Atacante: Rafael Sobis.

Muricy nega ter pedido contratação de Granja
Contatado pelo jornal Zero Hora, o técnico Muricy Ramalho negou nesta quarta que tenha indicado o ala Elder Granja, do Inter, para substituir Cicinho no São Paulo. Segundo o treinador, as declarações que deu ontem, durante sua apresentação no clube do Morumbi, foram apenas elogios ao jogador colorado.
– Não existe o interesse. Houve só o comentário, falei bem do Elder, que é bom jogador. Acontece que o São Paulo perdeu o Cicinho e procura um substituto. Por isso, as pessoas entenderam dessa forma – justificou.
Eleito o melhor técnico do Brasileirão de 2005 por seu trabalho à frente do Inter, Muricy afirmou que sua intenção não é tirar jogadores do seu ex-clube.
– Há vários bons jogadores aí que queria contar aqui comigo. Mas não vou de jeito nenhum atrapalhar os planos do Inter. Não vou pedir jogadores do clube porque não é legal. Além de eles estarem com contrato em vigor, o Inter também está na Libertadores.
Nesta quarta, Elder Granja também se manifestou sobre o interesse do time paulista. O jogador garantiu que não deixa o Beira-Rio para ir atuar em outro clube brasileiro, mas disse à Rádio Jovem Pan, de São Paulo, que foi procurado pelo próprio Muricy.
– Ele me ligou, perguntou como estava minha situação contratual no Inter. Disse para ele que tinha vínculo até o final de 2007 e que deveriam falar com meu procurador, Luiz Guedes – contou Granja.
Já o presidente Fernando Carvalho descartou qualquer possibilidade de negócio com o São Paulo ou com outro clube brasileiro. Até porque, pelos 50% dos diretos federativos que pertencem ao Inter, o dirigente exige 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,6 milhões), a mesma quantia que o Real Madrid pagou por Cicinho.
"Não é legal pedir jogadores do Inter"

Entrevista: Muricy Ramalho, sobre suposta indicação de granja ao são Paulo

Zero Hora - O senhor deseja levar o Elder Granja para o São Paulo?
Muricy - Não existe o interesse. Houve só o comentário. Falei bem do Elder, que é bom jogador. Acontece que o São Paulo perdeu o Cicinho (vendeu ao Real Madrid por 3 milhões de euros) e procura um substituto. Por isso, as pessoas entenderam dessa forma.
ZH - O Elder está na sua lista de reforços?
Muricy - Não há lista de reforços. Vamos buscar quatro jogadores para completar o grupo, que é bom. Já estamos buscando alguém para o lugar do Cicinho.
ZH - O senhor indicou algum jogador do Inter para o São Paulo?
Muricy - Há vários bons jogadores daí que eu queria contar aqui comigo. Mas não vou de jeito nenhum atrapalhar os planos do Inter. Não é legal pedir jogadores do clube. Além de eles estarem com contrato em vigor, o Inter também está na Libertadores e precisa deles.
ZH - Como estão os primeiros dias de trabalho no Morumbi?
Muricy - Você nem imagina o que é ficar perto dos filhos todos os dias, ficar perto da família. Isto sempre foi muito importante pra mim.

Granja diz que só sai do Beira-Rio para a Europa
Indicado pelo técnico Muricy Ramalho para substituir Cicinho no São Paulo, o lateral-direito Elder Granja afirmou nesta quarta que não pretende trocar o Inter por outro clube brasileiro. O jogador, que tem contrato com o clube gaúcho até junho de 2007, garantiu que apenas uma proposta da Europa pode tirá-lo do Beira-Rio.
– Se for para sair para outro time do Brasil, eu prefiro ficar no Internacional. Já se for para um time europeu e for bom para mim e para o clube, com certeza vamos chegar a um acerto – disse Granja.
Elder Granja negou estar insatisfeito no Beira-Rio. Ontem, durante sua apresentação como novo treinador do São Paulo, Muricy deu a entender que o jogador estava forçando sua saída do clube gaúcho.
– Não, ele deve ter se expressado mal. Jamais falei isso, principalmente de um clube que me abriu as portas e me deu oportunidade para aparecer no cenário do futebol – reconheceu.
Entrevistado pela imprensa de São Paulo, no entanto, Elder Granja muda um pouco o tom do discurso. Político, o ala colorado admite uma possível transferência para o Morumbi.
– Conversando direitinho, pode ocorrer alguma surpresa e o Inter negociar sim com o São Paulo. Para mim, seria um prazer enorme voltar a trabalhar com o professor Muricy e vestir a camisa do São Paulo – declarou o jogador à Rádio Jovem Pan.
A reapresentação de Elder Granja no Beira-Rio está marcada para amanhã. De acordo com o empresário Luiz Alberto Araújo, um clube de Portugal oficializou uma proposta pelo ala colorado. O procurador do jogador deve chegar a Porto Alegre ainda nesta semana para se reunir com o presidente Fernando Carvalho e apresentar a proposta.


Carvalho: "Para clube brasileiro, não vendo"
São Paulo só entrará no mapa de Elder Granja para escala rumo à Europa ou em visita à família. Ontem, o presidente Fernando Carvalho descartou qualquer possibilidade de vendê-lo para o São Paulo. Nos últimos dois dias, o nome do ala esteve atrelado à lista de reforços entregue por Muricy Ramalho no Morumbi. - Não há a menor chance. Para clube brasileiro, eu não vendo o Elder Granja - garantiu Carvalho.
Em entrevista concedida à rádio Jovem Pan, de São Paulo, Elder confirmou contato de Muricy Ramalho e o desejo de levá-lo para o São Paulo. A ligação ocorreu na segunda-feira à tarde, horas depois de o técnico ser confirmado no cargo.
- Ele me ligou, perguntou como estava minha situação contratual no Inter. Disse para ele que tinha vínculo até o final de 2007 e que deveriam falar com meu procurador, Luiz Guedes - contou.
O Inter detém metade dos direitos de Elder. A outra parte pertence ao jogador e ao procurador. Hoje, ele se reapresentará no Beira-Rio. Guedes deve vir junto e se reunirá com Carvalho. Há três semanas, pelo menos, garante ter em mãos proposta de um clube europeu. Elder disse na entrevista ter visto o documento com a oferta.
Carvalho mostra-se aberto a ouvir a proposta. Desde que venha junto com representante oficial do clube interessado. Exige 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) por seus 50% dos direitos federativos. Isso, garante, já é suficiente para descartar a venda ao São Paulo.
- O que quero pela parte do Inter pelo Elder é o que pegaram pelo Cicinho: 3 milhões de euros - comparou o presidente.
A proposta por Elder ainda é virtual. Assim como a pretensão por Rafael Sobis. O empresário Jorge Machado teria reunião para hoje com representantes da Inter, em Milão. Os italianos, porém, anunciam interesse em Teves.
Já Fernandão teria propostas de um clube da Polônia, da Rússia e do Benfica, de Portugal. A multa rescisória é de R$ 44 milhões. Hoje à tarde é a apresentação oficial do grupo no Beira-Rio.

Atleta deu duas versões
Depois, à Rádio Gaúcha, o atleta mudou o tom: - Se for para ficar no Brasil, vou ficar no Inter. O Colorado detém 50% do vínculo de Elder. A outra parte pertence ao jogador. Hoje, ele se reapresentará no Beira-Rio. Seu procurador, Luiz Guedes, se reunirá com Carvalho, pois há três semanas garante ter em mãos a proposta de um clube europeu. Carvalho já botou preço para liberar o atleta: 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) para os cofres do Inter.

Diriginte adminte negociação de Granja
O técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, já declarou que tem interesse no lateral-direito Élder Granja, do Internacional. Nesta quarta-feira, o gerente de futebol do clube gaúcho, Newton Drumond, negou qualquer contato com o Tricolor, mas admitiu a possibilidade de negociação.
- Não gosto de trabalhar em cima de hipóteses, até porque ninguém do São Paulo me procurou. Mas se for adequado para as duas partes, podemos fazer negócio – disse o dirigente.
O jogador deverá se reunir com a diretoria do Colorado ainda nesta semana. Ele aguarda o retorno das férias de Fernando Carvalho, presidente do Inter. Além do Tricolor gaúcho, o Sporting, de Portugal, também esteve sondando o atleta.

Reebok será a fornecedor de material esportivo do Internacional
A Reebok será a nova fornecedora de material esportivo do Sport Club Internacional de Porto Alegre pelos próximos quatro anos. O Inter estréia o novo uniforme já na primeira partida do Campeonato Gaúcho, dia 18 de janeiro contra o Gaúcho. O acordo entre Reebok e o Internacional abrange todas as categorias do futebol e vai até 31 de dezembro 2009. A festa que marcará o lançamento do uniforme do Inter será no próximo dia 12, às 20h30min, no Estádio Beira-Rio.
A Reebok chega ao Internacional apostando no resgate da tradição colorada, trazendo de volta o vermelho histórico com o qual o clube obteve suas maiores glórias na década de 70. O contrato da Reebok com o Inter inclui patrocínio, luvas, royalties, verba de marketing para o clube e fornecimento do material para o futebol profissional e para as categorias de base do Colorado Gaúcho. A Reebok tem acordo de licenciamento com a Vulcabrás, válido até dezembro de 2012.
A tecnologia Play Dry estará nas novas camisas do Inter e foi desenvolvida com o princípio básico de acelerar a evaporação da umidade produzida pelo corpo, através da combinação de dois processos: dispersão e canalização.
O processo de dispersão utiliza fibras hidrofílicas na parte interna para atrair a umidade e fibras hidrofóbicas ou repelentes de água na parte externa, que dispersam as moléculas de suor acelerando a evaporação. Já a canalização usa fibras cruzadas menores, que oferecem uma maior área de superfície e meio de saída para a umidade, permitindo uma evaporação mais rápida e eficiente.
Os materiais usados na tecnologia Play Dry secam três vezes mais rápido que o algodão, sendo que o corpo gasta menos energia no processo natural determorregulação,deixando a pele mais seca e confortável. Quanto ao conforto, o design de confecção é estruturado para maximizar tanto o conforto como a performance.

Patrocínios
A Reebok patrocina grandes eventos, atletas e times do mundo. No futebol estão Inter, São Paulo, Liverpool, Manchester City, West Ham e Bolton (Inglaterra), Sporting de Portugal, Chivas do México e Deportivo Saprissa da Costa Rica. Em 2000, a National Football League (futebol americano) e a Reebok firmaram um contrato de exclusividade por 10 anos para a fabricação e distribuição de uniformes e acessórios de jogo em lojas.
Desde a temporada de 2002 a Reebok fornece os uniformes de jogo para os 32 times da NFL e a produção de réplicas e acessórios para venda em lojas.Em 2001 a National Basketball Association (NBA) e a Reebok formaram uma aliança estratégica por 10 anos onde a empresa desenha e produz com exclusividade os uniformes de jogo e réplicas da NBA e da Women´s National Basketball Association (WNBA). Na temporada 2004/2005, 100% dos uniformes dos jogos e réplicas dos produtos de loja são desenhados e fabricados pela Reebok.No Brasil, a Reebok patrocina os triatletas Reinaldo Colucci e Oscar Galindez, além do Mitsubishi Motorsports, a maior competição off roadmonomarca do país, e o Circuito Banco Real de Corridas de Rua, um dos mais importantes do país, entre outros.

Grenal feminino beneficiente teve vitória colorada
O Inter começou o ano literalmente com o pé direito, vencendo um Gre-Nal feminino beneficente. No dia 1º de janeiro de 2006, ocorreu o 3º Gre-Nal das Gurias, na Cabanha Capão Redondo, na cidade de Barra do Ribeiro. A partida beneficente terminou com vitória colorada de 2 a 1. Para assistir ao jogo era necessário levar 1kg de alimento não perecível, que foi doado para a pousada Luz Lar do Idoso.

Agora, Eller se elogia
A comparação com Gamarra deixou de ser novidade para Fabiano Eller (acima). Em 2004, quando chegou ao Flamengo, o zagueiro ouviu o mesmo elogio do técnico Abel Braga.
Agora, ao chegar ao Beira-Rio, Abel voltou a compará-lo com o paraguaio. Eller não escondeu a faceirice com o cartão de apresentação do chefe.
- O Gamarra é fera demais. Um dos melhores mesmo. Acredito que o Abel faça a comparação devido ao meu estilo. Sou zagueiro técnico, faço poucas faltas e tenho liderança - listou, confiante.
Gamarra, é claro, está entre os ídolos de Eller. Mas divide espaço na galeria com Mauro Galvão e Válber, aquele campeão mundial pelo São Paulo em 1993 e recém apresentado pelo América-RJ. Os dois foram seus companheiros no Vasco entre 1997 e 2000. Eller era volante em início de carreira e observava as movimentações deles em campo.
- O Galvão era excelente, um jogador completo. O Válber era outro, técnico e tranqüilo com a bola - observou.


Clube da Polônia sonha em contratar Fernandão
A torcida do Zaglebie Lublin, time da primeira divisão polonesa, ficará decepcionada. Empresários - um brasileiro e um espanhol - negociam com os dirigentes do clube a contratação de Fernandão. Segundo a imprensa local, a transação está encaminhada e o atacante pode desembarcar em Lublin para 'ser a principal estrela da liga polonesa', conforme noticiou ontem a revista esportiva Sportowy (reprodução ao lado). O título da matéria, de capa, é 'Jogou com Robinho'. No Beira-Rio, Fernando Carvalho sequer avaliou a perda do atacante e cogitou a hipótese de os dirigentes poloneses estarem sendo enganados.
'Estamos negociando com os empresários do Fernandão. É muito possível que em alguns dias ele venha a Lublin', afirmou o vice-presidente do clube, Jerzy Fiutowski, à revista. O técnico do Zaglebie Lublin, Franciszek Smuda, também parece entusiasmado: 'Fernandão está perto do nosso clube. Ele será um grande reforço', disse. Para Marsylii Piotr Swierczewski, que foi companheiro de Fernandão no Olympique, da França, o atacante 'é muito bom para o nosso campeonato (polonês)'.
Assim como os demais atletas que iniciaram a temporada passada no clube, Fernandão se apresenta hoje no Beira-Rio. Sábado, ele estará na delegação colorada que desembarca em Bento Gonçalves para o início da pré-temporada. Seu contrato com o Inter vai até a metade do próximo ano e a sua multa rescisória é de 30 milhões de dólares. Além disso, ele e Tinga são os jogadores que Fernando Carvalho prometeu não vender.

À espera de Renteria
O colombiano Renteria ainda não chegou a Porto Alegre. Ontem, o gerente executivo Newton Drummond confirmou desconhecer o paradeiro de Renteria. Espera sua apresentação para hoje, quando será aberta oficialmente a temporada, com todos os jogadores.

Eller: fã quer ser sucessor
A comparação com Gamarra não é novidade para Fabiano Eller. Em 2004, ao chegar no Flamengo, ganhou o mesmo elogio do técnico Abel Braga. Apesar da reprise, Eller não escondia a faceirice ontem:
- O Gamarra é fera demais, um dos melhores. Acredito que o Abel faça a comparação devido ao meu estilo. Sou técnico, faço poucas faltas e tenho liderança.
Gamarra é um dos ídolos de Eller. Divide espaço com Mauro Galvão e Válber, campeão mundial pelo São Paulo em 1993 e apresentado pelo América-RJ este ano. Os dois foram seus companheiros no Vasco entre 1997 e 2000.
- O Galvão era excelente, completo - elogiou Eller.

Abel não enrola
As primeiras palavras do Abel Braga como novo técnico do Inter têm repercutido positivamente nos meus ouvidos. Até porque as palavras, quando verdadeiras, revelam as intenções mais secretas dos homens.
Claramente, Abel Braga não enrola, não esconde as suas idéias atrás de frases bem feitas e de conteúdo enganador. Quando ele diz, por exemplo, que prefere perder o emprego a jogar na retranca como alguns de seus colegas fazem, podem acreditar que é verdade.
O time do Inter, em 2006, estará sempre em busca da vitória, acima da obsessão defensiva.

Titulares
Outra declaração do Abel que soou bem nos meus ouvidos foi em relação ao seu critério para a escolha dos titulares ao longo da temporada.
Vai atuar como titular o jogador que estiver melhor no momento das partidas, não aquele que se adona da camisa por uma imposição de sua biografia no futebol.
Este é o critério mais justo, mais racional, até como incentivo aos jogadores que, nos treinos, se esmeram em busca de um lugar ao sol. E também porque os titulares incontestáveis, acima do bem e do mal, são muito raros no Brasil.

Chiquinho
A temporada de Chiquinho começou em dezembro. Treina diariamente pela manhã com o preparador Élio Carraveta. Só parou entre 28 de dezembro e 3 de janeiro. Ontem, estava radiante com a volta ao convívio no vestiário: - Estou me sentindo útil outra vez.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

inter 2006 - incio da pré temporada, os pensamentos do Abelão, categorias de base e negociações

A ousadia de Abel
Abel considera boa a equipe do Inter, mas avisa que, para ganhar a Libertadores, será preciso mais do que qualidade técnica. Treinador diz que só pedirá novos reforços se o Inter perder algum de seus jogadores
O discurso é forte, assim como as pretensões do Inter na temporada são grandes. Para ganhar os campeonatos que disputará principalmente a Libertadores da América, o time colorado precisará mais do que qualidade técnica. O Inter, na opinião de Abel Braga, não poderá abrir mão da coragem. 'Meu time tem que ser ousado. Tem que ir para cima do adversário, pois gosto de ganhar sempre de 3 a 2. O que importa é fazer mais gols que sofrer', enfatizou o treinador, que começou seu trabalho no Beira-Rio ontem, no segundo dia de apresentação do grupo de jogadores.
O treinador considera o 'elenco formado' e diz que não pedirá mais contratações. De acordo com ele, novidades ocorrerão somente se o clube perder algum atleta - Sobis, Iarley e Granja têm propostas do exterior e Jorge Wagner pode voltar à Rússia. 'Estamos, no mínimo, no mesmo nível dos outros. Quem foi o melhor do Brasil não pode ter receio de jogar na Argentina, no Uruguai ou em qualquer outro lugar. Nosso grupo da Libertadores é forte, mas temos time para ganhar', argumenta ele, referindo-se aos adversários na primeira fase da Libertadores: Nacional (Uruguai), Maracaibo (Venezuela) e Pumas (México).
Abel Braga diz que assistiu ao segundo jogo do Inter contra o Boca Juniors, ano passado, pela Sul-Americana. O time colorado acabou derrotado por 4 a 1 e foi desclassificado da competição porque, na opinião do treinador, faltou experiência em competições internacionais. Exatamente o mesmo motivo que levou o seu Fluminense a cair diante do Universidad Católica na mesma competição. 'É tudo diferente. O árbitro não apita nada, deixa o jogo rolar. Jogo como aquele, o cara tem que chegar no meio, empurrar, irritar o adversário. Vamos treinar isso', garante.
Acima de tudo, voltar ao Inter pela quarta vez é para Abel uma realização profissional. Ele terá outra vez a oportunidade de vencer a Libertadores, recuperando-se da frustração de 1989, quando, sob seu comando, o time colorado acabou deixando a vaga na final escapar na inesquecível - no pior sentido - derrota para o Olímpia no Beira-Rio. 'Estou em um ponto da minha carreira que não preciso trabalhar. Quero ter desafios e alegria. Não estou mais na fase de correr atrás de tostões para salvar um time da Segunda Divisão. Posso ficar seis meses parado', finalizou o técnico.

Novo esquema tático
O Inter de Abel Braga será audacioso e ofensivo. O técnico se apresentou ontem no Beira-Rio e prometeu colocar o time à frente para buscar o título da Libertadores. O esquema está definido. Será o 4-2-3-1, o mesmo com o qual o Fluminense de Abel empatou em 2 a 2 com o Inter em Porto Alegre, sofrendo gol nos minutos finais. O time titular também está escalado.
- Vou para dentro dos caras, não estou preocupado com os homens lá atrás. Não me importo de levar dois gols e ganhar de 3 a 2. Quero é vencer e vamos buscar isso - avisou.
Abel evitou listar seus titulares. Antecipou que será possível detectar o time a partir de terça-feira, na Serra. Os eleitos trabalharão de forma diferenciada e seguirão preparação em Porto Alegre até a estréia na Libertadores, dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, na Venezuela.
Como Abel, cordato e à vontade, concedeu entrevista de 45 minutos, tornou-se impossível fazer mistério. Alguns nomes escaparam. A linha de quatro na defesa contará com Elder Granja (caso permaneça), Fabiano Eller e Alex. Ediglê não foi confirmado, mas será o zagueiro pela direita. Índio, o outro candidato, ainda se recupera de lesão no pulmão e na costela. Como pretende liberar os laterais, Abel exige zagueiros rápidos. No Fluminense, Gabriel e Juan atacavam sem limites - às vezes juntos.
O segredo para tanta liberdade está diante da área. Fabinho e Edinho serão dois cães de guarda.
Mais à frente, Abel pretende formar uma linha de três meia-atacantes. Inicialmente, Tinga será o da direita. Indagado sobre o volante, o técnico mostrou-se vacilante quanto a sua posição: - Se o jogo fosse amanhã, largaria com ele mais à frente. Verei melhor durante a pré-temporada. Mas ele larga nesta função.
O atacante Rafael Sobis e Jorge Wagner completam o trio. Eles serão os responsáveis por chegar à frente e encostarem em Fernandão, que será espécie de pivô, cravado na área. O Inter aposta na liberação de Jorge Wagner pelo Lokomotiv. Caso os russos não o liberem, partirá em busca de outro meia.
Numa comparação com o Fluminense, Tinga será Felipe. Sobis atuará como Leandro. E Jorge Wagner cumprirá função de Petkovic. No Rio, Abel contava dentro da área com Tuta, 1m86cm e 29 gols na temporada. Aqui, esse posto de centroavante caberá ao ídolo Fernandão.
- Se eu tenho atacantes que podem fazer a diferença, tenho que ver uma maneira de usá-los - disse Abel, ao justificar a voracidade ofensiva.

Abel Braga também promete disputa por títulos
O técnico Abel Braga foi apresentado hoje no Estádio Beira-Rio e projetou a temporada de 2006 no Internacional. Ele afirmou que já tem uma idéia de time titular para a próxima temporada.
Abel chega com a missão de dar a torcida colorada o que faltou no ano de 2005: títulos importantes. O da Libertadores é a prioridade máxima. Para isso, o treinador promete um time ofensivo, com até três meias-atacantes. Ele se recusou a citar nomes, mas garantiu que, se a estréia na competição fosse esta quarta, já teria um time definido.
"Tu chegas ao lugar e já tem praticamente uma idéia de equipe que vai montar, mas os jogadores podem ter certeza que sempre vai atuar quem estiver melhor. Do Clemer ao Rafael Sobis, se não estiver bem não joga." declarou o treinador colorado. Quando questionado sobre a possibilidade de disputar títulos no ano de 2006, Abel Braga foi claro: "Nós não temos equipe inferior a ninguém. Grupo para ganhar nós temos com certeza e o Inter irá disputar todas as competições para ganhar.”.
Com 41 jogadores à disposição, Abel irá formar dois grupos para disputar as competições do primeiro semestre. O grupo principal será utilizado principalmente na Libertadores, que para os colorados inicia no dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo. Um time misto, acrescido de alguns titulares, será utilizado para disputar o Gauchão, no qual o Inter estréia no dia 18 de janeiro, contra o Gaúcho.
– Não podemos ter uma preparação adequada com apenas dez ou oito dias de trabalho para começar o Estadual, quando você sabe que a competição mais importante da temporada é a Libertadores. Não vamos arriscar perder alguém como o Tinga, o Fernandão ou o Sobis – disse Abel.
Hoje, mais uma parte do grupo do Inter se reapresentou. Na próxima quinta-feira, o grupo que realizou a pré-temporada em 2005, estará presente no Estádio Beira-Rio.

Abel revela alguns planos para 2006
O técnico Abel Braga já falou de algumas projeções suas para as disputas que virão: o Campeonato Gaúcho e a Copa Libertadores. O treinador deu mostras de que vai disputar a competição regional com um time misto.
'São apenas dez dias para preparar uma equipe para o campeonato regional. Assim, corremos o risco de perder um jogador importante por lesão tendo uma Libertadores para disputar. Vamos colocar o que tivermos de melhor, mas com certo cuidado', declarou Abel.
Abel deixou claro ainda que pretende contar com Jorge Wagner para a temporada. Dificilmente a situação será definida antes de fevereiro, já que seu contrato só acaba no final do mês. O jogador aguarda um fax do Lokomotiv Moscou liberando-o para negociar sua permanência no Inter.
O técnico Muricy Ramalho, que assumiu terça o comando do São Paulo, Campeão do Mundo em 2005, revelou que gostaria de contar com ala Élder Granja no Tricolor, preocupando a diretoria do Colorado.

Dario Conca ou outro meia? Só se J. Vagner for embora
O clube gaúcho estaria tentando a contratação do meia Darío Conca, que pertence ao River Plate e agrada o técnico colorado: "O Conca é um bom nome para o meio, mas eu não comento as possibilidades. Mesmo assim eu já indiquei um jogador para este setor caso o Jorge Wagner não fique e a direção gostou." finalizou Abel Braga.
Porém Conca continua nos planos, mas o River Plate teria pedido mais de 1 milhão de dólares pelos seus direitos federativos. O Inter tenta o empréstimo. A outra alternativa é buscar investidores, como nos negócios que trouxeram Mossoró e Rentería ao Beira-Rio.


No time do novo treinador, jogam os melhores.
Além de ofensivo, o time a ser armado por Abel Braga promete abrigar os melhores jogadores, independente do esquema e da função de cada um. 'Se é craque, desequilibra, tem que jogar. O adversário tem que se preocupar com a gente, não o contrário', argumenta. 'Sempre joguei com pelo menos três atacantes. No Inter não será diferente'.
Para o início da temporada, quando o clube terá uma maratona de jogos pelo Gauchão além dos compromissos pela Libertadores, Abel projeta usar dois times, um para cada competição. Também quer usar mais e melhor os jogadores oriundos das categorias de base. Ari já está no Beira-Rio e será apresentado à torcida hoje. Daniel Marques chega amanhã.
A ainda disparou para não acomodar ninguém: - Jogará quem estiver melhor. Não posso ferir minha consciência - disse.

Defesa quase pronta
Abel Braga evitou listar quem começa 2006 como titular no time do Inter. Antecipou que já será possível detectar, a partir de terça-feira, na pré-temporada, na Serra. Mas alguns nomes o treinador deixou escapar.
A defesa contará com Elder Granja (caso permaneça), Fabiano Eller e Alex. Ediglê não foi confirmado, mas será o zagueiro pela direita. Índio, o outro candidato, ainda se recupera de lesão no pulmão e na costela.
Os eleitos trabalharão de forma diferenciada e seguirão a preparação em Porto Alegre visando à estréia na Libertadores, dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, na Venezuela.


Elder Granja disse que seria um prazer jogar no São Paulo
O técnico Muricy assumiu ontem o São Paulo e colocou Granja na lista de compras. Para ele, o ala do Inter é o melhor no Brasil para o lugar de Cicinho, vendido ao Real Madrid.
- Pelo que sei, ele quer sair do Inter. Isso ajuda numa transferência - revelou Muricy.
Indicado pelo novo técnico do São Paulo, Muricy, para o lugar de Cicinho, que foi para o Real Madrid, Élder Granja afirmou nesta terça-feira que ainda não foi procurado pelo clube paulista. O lateral do Internacional disse, porém, que gostaria de jogar no tricampeão mundial.
Élder Granja é uma das opções para a lateral-direita do São Paulo, ao lado de Ânderson Lima e Maurinho.
"Comigo ainda não houve conversa, se aconteceu foi com meu empresário e ele me passará tudo certinho. Seria um prazer enorme vestir a camisa do São Paulo e trabalhar mais uma vez com o Muricy, que me projetou no futebol. Mas também tenho que pensar no Inter e me ajudou a aparecer no futebol, que abriu as portas pra mim", disse Granja à Rádio Globo.

O jogador se empolgou ao falar do clube do Morumbi.
"O São Paulo tem uma excelente equipe e foi campeão do mundo com toda a justiça. Fazer parte de um grupo desse só me ajudaria a crescer ainda mais na carreira". Élder acredita que o São Paulo precisará negociar bastante para conseguir a sua contratação.
"Tem que conversar com o presidente Fernando Carvalho, que chega amanhã à noite (quarta). Sempre (a diretoria do Inter) vai ter aquele pé atrás com qualquer clube do Brasil, mas sentando e conversando com certeza vamos chegar a um fator positivo. E também tenho propostas do futebol do exterior", disse o jogador.
O atleta ainda fez questão de valorizar a importância do trabalho de Muricy para a evolução de seu futebol. "Ele foi o treinador que achou a posição ideal para mim. Me sinto muito bem tanto no apoio como na marcação. O Muricy me ajudou muito e agradeço a ele. Eu era um meia que jogava mais pelo lado direito e quando ele me deslocou não senti dificuldade. No começo eu não queria, mas me acostumei e depois deslanchei."
Apesar de ter contrato assinado com o Internacional até o mês de julho de 2007, Elder Granja entende que a negociação com o São Paulo pode ser facilitada porque detém 50% dos seus direitos federativos.
- Acredito que a negociação pode ser facilitada. Mas até o momento não existe nada de oficial. O importante é que estou preparado para substituir o Cicinho. Joguei no meio-campo e tenho facilidade para deixar os companheiros na cara do gol – explicou o lateral.
Para Muricy, Granja supriria uma necessidade do grupo são-paulino, que vai em busca dos tetracampeonatos da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes. 'Élder Granja era um jogador que atuava na meia, mas não tinha tanto brilho na posição. Ele cresceu muito na lateral e há inclusive clubes europeus interessados. Pode existir uma vontade minha, mas trazê-lo para o Morumbi é outra coisa', afirmou o treinador.
O presidente do São Paulo, Marcelo Gouvêa, gostou da indicação do jogador, mas deixou claro que a contratação é responsabilidade da diretoria. 'É importante a aprovação do técnico. Mas quem contrata é a diretoria', afirmou o dirigente.


Jorge Wagner quer ficar no Inter
O ano é novo, mas Jorge Wagner enfrenta o mesmo problema de sua chegada no Beira-Rio em 2005: um fax. O jogador, que o técnico Abel Braga pretende utilizar no meio-campo na temporada 2006, aguarda por um comunicado do Lokomotiv Moscou. O contrato do meia com o Inter se encerra no dia 31 de janeiro, mas a intenção é obter o aval dos russos para prolongar a estada em Porto Alegre até o meio do ano, quando terá o próprio passe na mão.
A idéia do jogador é renovar o empréstimo para, quando tiver de posse de seus direitos federativos, negociar diretamente com os clubes. O procurador do atleta, Fernando Garrido, demonstrou certo otimismo quanto ao acerto, mas revelou que foi comunicado sobre o retorno do jogador ao Lokomotiv. Assim como os outros jogadores que participaram de toda a temporada pelo Inter, Jorge Wagner deve se apresentar nesta quarta para o começo dos trabalhos.
Nesta terça, se reapresentaram nos estádio os que não realizaram pré-temporada com o Inter em 2005, além dos recém-contratados pelo clube. O chamado grupo B realizou treinos físicos, enquanto o treinador Abel Braga chegou na parte da tarde. Porém, a apresentação oficial deve ocorrer somente na quarta.

Inter inicia oficialmente a temporada para 2006
Mais 17 jogadores se apresentaram no Beira-Rio, nesta terça-feira, junto ao técnico Abel Braga, dando continuidade ao início dos trabalhos da temporada 2006 do Inter. Na tarde de segunda-feira, os primeiros jogadores, vindos em sua maioria do Inter B, se apresentaram no clube. E no dia 5, quinta-feira, é a vez dos últimos atletas comporem a equipe que Abel Braga terá à disposição para formar o time colorado. Entre os jogadores que se reapresentaram nesta terça-feira estiveram os recém-contratados Ari (lateral), Leo (atacante), Fabinho (volante) e Fabiano Eller (zagueiro). Confira a relação dos atletas:

Segunda-feira (02/01)
Goleiros: Eduardo, Renan e Marcelo.
Zagueiros: Danny Moraes
Laterais: Felipe Soares e Daniel Henz.
Volantes: Álvaro e Maycon.
Meia: André Moritz.
Atacantes: Ricardo Jesus e Luiz Adriano.

Terça-feira (03/01)
Zagueiros: Ediglê, Fabiano Eller, Wilson, João Guilherme e Índio.
Laterais: Ceará, Chiquinho e Ari.
Volantes: Fabinho e Perdigão.
Meias: Márcio Mossoró, Léo e Diogo.
Atacantes: Gustavo, Michel, Léo Gamalho e Rodrigo Paulista.

Quinta-feira (05/01) se apresentam
Goleiro: Clemer.
Zagueiro: Edinho.
Laterais: Bolívar, Rubens Cardoso e Elder Granja.
Volante: Tinga.
Meias: Fernandão e Alex.
Atacantes: Renteria, Iarley e Rafael Sobis.

Sobem 32 de 41
O plano inicial da direção de levar 41 jogadores para a Serra desmoronou. Abel pretende subir para Bento Gonçalves com 32 ou 33 jogadores, incluídos os quatro goleiros.

Renteria sem o passaporte
O zagueiro Daniel Marques, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso ganharam liberação para chegar amanhã. Renteria telefonou. A confederação colombiana não devolveu seu passaporte após o amistoso da seleção na Espanha, dia 28. Ele só vem amanhã. Hoje é o dia de apresentação dos titulares e de quem participou da última pré-temporada.

Inter estréia na Copa SP
O Internacional estréia hoje, contra o Vila Nova-GO, às 16h, em Suzano, na Copa SP de juniores. O clube busca o seu quinto título na mais importante competição nacional da categoria. O Inter, que já foi campeão em 1974, 78, 80 e 1998, viajou ontem pela manhã com um grupo bastante jovem, com dois atletas de 16 anos, dois de 19 e os demais com 17 e 18 anos.
Treinado por Marcelo Estigarríbia, a equipe gaúcha está no grupo S, ao lado do Vila Nova-GO, C.E. Paraibano e o União Suzano. 'Teoricamente o nosso adversário mais difícil será o da estréia, que tem tradição na competição', acredita o diretor das categorias de base, Carlos Fraga. O time deverá começar jogando com Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Róger, Josimar e Pierri; Douglas e Alexandre Pato.


Abel compara Fabiano Eller a Gamarra
Além de considerar o Inter com as peças suficientes para conquistar o título da Libertadores, Abel Braga não cansou de enaltecer as qualidades algumas contratações efetuadas pela direção nesse início de temporada. O volante Fabinho e o zagueiro Fabiano Eller foram os principais alvos da sua enxurrada de elogios, com maior ênfase ao segundo. 'Em minha opinião, o Gamarra e o Fabiano Eller são os dois melhores zagueiros que eu vi jogar no Brasil nos últimos dez anos'. Atônita, a reportagem pediu que ele repetisse a afirmação: 'Nos últimos dez não. São os dois melhores zagueiros dos últimos 15 anos no Brasil'.
Sempre muito atencioso Eller foi surpreendido pela declaração quando se preparava para deixar o Beira-Rio e fazer exames médicos. Ficou contente com a frase do técnico, mas evitou concordar. Acredita que a justificativa está um pouco contaminada pela amizade entre os dois, mas considera o seu futebol parecido com o zagueiro paraguaio com passagem pelo Inter na década passada. 'Sou técnico e faço poucas faltas como o Gamarra'. Para Eller, os elogios são mais justos ao paraguaio.
O presidente Fernando Carvalho também gosta muito do futebol do zagueiro. Em sua opinião, Eller tem condições até de voltar à Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo. 'Acho que se alguém se lesionar, ele é o primeira da lista', diz Carvalho. Como comandado e comandante, Eller e Abel Braga foram campeões cariocas pelo Flamengo e pelo Fluminense.

Zagueiro Índio chega a Porto Alegre e começa o ano confiante
O zagueiro Índio, que sofreu uma fratura nas costelas na partida contra o Rosário Central, pela Copa Sul-Americana e ficou fora do time no resto do ano, se apresentou confiante para a temporada 2006. Ele revelou que necessita apenas recuperar o condicionamento físico, pois clinicamente está totalmente curado da fratura em duas costelas. Índio poderá ter como companheiro de zaga o recém-contratado Fabiano Eller, que deve assumir a braçadeira de capitão na equipe de Abel Braga. Para isso, terá de brigar novamente por uma vaga no time.
– A disputa para retomar a condição de titular deverá ser uma disputa saudável – disse.
Ainda ontem, durante a entrevista coletiva de sua apresentação, o treinador já avisou que utilizará o mesmo esquema que adotou no Fluminense, organizando a equipe no 4-3-1-2.
A terceira e última parte do grupo de jogadores se apresenta nesta quinta e contará com Clemer, Edinho, Bolívar, Rubens Cardoso, Élder Granja, Tinga, Fernandão, Alex, Rafael Sobis, Daniel Marques, Iarley e Rentería. Esse último avisou que teve problemas com o passaporte. O documento ficou retido na Federação Colombiana de Futebol após o amistoso com a Espanha. Mesmo fora dessa relação, a expectativa é que Jorge Wagner também se apresente ao clube amanhã.

Edinho prestigiado
Os alas Granja e Alex poderão atacar ao mesmo tempo no time de Abel. O segredo para tanta liberdade está diante da área. Fabinho e Edinho serão dois cães de guarda. Edinho está em alta com Abel.
- Adoro esse jogador - confessou o treinador, que deu autógrafos ontem.

Talentos de casa
Os grandes negócios feitos pelo Inter nos últimos anos, indispensáveis à preservação da saúde financeira do clube, envolveram jovens jogadores revelados nas categorias de base. Uns passaram anos da meninice e da adolescência dentro do Beira-Rio.
Outros vieram mais tarde, como o zagueiro Lúcio, descoberto em Brasília, numa partida em que seu time sofreu uma goleada. De qualquer forma, não me lembro de outro negócio feito pelo Inter com jogador comprado já na sua maturidade profissional e revendido depois com lucro expressivo para o clube.


Máquina
Ao pensar nos jovens talentos colorados vendidos nas últimas temporadas, faço um exercício de imaginação, escalando-os em 2006.
Seria ou não seria uma máquina de jogar futebol, o time que dispusesse, em sua formação, de Lúcio, Fábio Rochemback, Rincón, Daniel Carvalho e Nilmar, sem falar em outros menos famosos?
Como não se pode ficar chorando leite derramado, é melhor pensar que o Inter continua prestigiando suas categorias de base. E que o técnico Abel Braga terá um olhar atento e interessado nos jovens jogadores do Inter que subirão à Serra em busca do reconhecimento na pré-temporada de Bento Gonçalves.

Adriano se apresenta ao Atlético-PR
Adriano Gabiru compareceu, nesta terça-feira, ao Atlético-PR, clube que detém os direitos federativos do jogador. O atleta estava emprestado ao Cruzeiro, mas o seu contrato se encerrou em dezembro. O clube e o meia admitiram que há possibilidade de aceratr sua permanência no Furacão. Mas o alto salário está se tornando um impecilho para chegarem a um acordo.
- Acho que por isso não querem ficar comigo - disse o meia.
O Internacional e o Goiás mostraram interesse pelo jogador. Mas Gabiru garantiu que só teve proposta do primeiro clube. O atleta não escondeu a empolgação com a possível contratação do Colorado. No entanto, as negociações emperraram, porque o Furacão só estava disposto a vender o jogador e não emprestá-lo, como queria a diretoria do Inter.
O meia Gabiru não voltará ao Cruzeiro nesta temporada. Na última terça-feira, foi cogitada uma possível liberação do jogador pelo Atlético-PR, sem ônus para o clube da mineiro, em troca do meia-atacante Lopes. Contudo, a assessoria de imprensa do Cruzeiro informou, nesta quarta, que a negociação entre os dois clubes não acontecerá.
Adriano Gabiru se apresentou na Toca da Raposa 2, na última segunda-feira, mas por engano. O jogador, que no Brasileiro de 2005 marcou nove gols, teve o contrato com o clube mineiro encerrado no dia 31 de dezembro, mas achou que o vínculo apenas terminaria em janeiro.
A diretoria cruzeirense não se interessou em renovar com Adriano porque, para contar com o atleta também em 2006, teria que pagar ao Atlético-PR US$ 500 mil (aproximadamente R$1,1 milhão), para adquirir mais 50% dos direitos de Gabiru. Atualmente, o Cruzeiro já possui 25% dos direitos do meia.


Sobis diz que só deixa Inter se o clube receber uma boa oferta
O atacante Rafael Sobis, destaque do último Campeonato Brasileiro, afirmou que irá deixar o Internacional apenas se a equipe gaúcha receber uma boa proposta. O empresário do atleta, Jorge Machado, vai à Itália no próximo dia 8 de janeiro para ouvir propostas de alguns clubes do país.
"Eu quero muito disputar uma Libertadores. Eu sei que se a proposta for boa para todo mundo é muito difícil ficar, mas só deixo Porto Alegre se o negócio for bom para o Inter", disse o atacante.

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

inter 2006 - elenco, pré-temporada, conca e mais

Negócios do Inter

Quem saiu
Muricy Ramalho (sem clube), Gavilán(sem clube), Wellington (Santos), Ricardinho (Palmeiras), Edmílson(sem clube), Sangalletti(aposentou) e André(sem clube), Marabá (São Caetano-Emprestado), Leandrão (Hunday/COR)

Quem pode sair
Sobis (Inter de Milão), Granja (Benfica), Bolívar (Goiás), Jorge Wagner (Lokomotiv de Moscou), Diogo (Coréia), Léo Gamalho (Coréia), Rodrigo Paulista, Michel (Palmeiras) e Gustavo (Japão)

Quem chegou
Rubens Cardoso (Atlético MG), Leo (Paulista) e Ari (Bahia), Fabinho (Santos), Fabiano Eller (Turquia),

Quem pode vir
Cléber (Vitória) , Quinteros (UC/Chile), Espinoza (Equador), Adriano (Atlético/PR), Daniel Carvalho (CSKA/RUS)

Quem subiu dos júniores:
1. João Guilherme, Zagueiro
2. Danny Moraes, Zagueiro
3. Sidnei, Zagueiro
4. Felipe, lateral-esquerdo
5. Daniel Heinz, lateral esquerdo
6. Maicon, volante
7. Álvaro, volante
8. André Moritz, meia
9. Ricardo de Jesus, centroavante
10. Luiz Adriano, atacante
11. Muriel, Goleiro

Detalhes de quem chegou em 2006:

Nome Posição Último clube
• Fabinho • volante • Santos
• Ari • lateral-direita • Kashima Antlers
• Leo • atacante • Paulista de Jundiaí
• Rubens Cardoso • lateral-esquerdo • Atlético-MG
• Daniel Marques • zagueiro • Palmeiras
• Fabiano Eller • zagueiro • Turquia

Treinador Abel Braga apresenta-se hoje. Pré-temporada começa no domingo
Os primeiros jogadores do Inter se apresentaram ontem no Beira-Rio. Ainda sem a presença do técnico Abel Braga, os atletas oriundos das categorias de base integrados aos profissionais enfrentaram a primeira bateria de testes. Hoje, outros chegam para o primeiro dia de trabalho em 2006, mas somente quinta-feira o grupo fica completo, com a chegada dos jogadores que estão no clube desde o início de 2005. O Inter sobe a Serra para a pré-temporada no domingo, ficando em Bento Gonçalves por uma semana.
Abel Braga deverá orientar o time colorado pela primeira vez nesta sua volta ao clube no dia 13, ainda na cidade serrana, em um amistoso contra o Esportivo. A estréia no Campeonato Gaúcho está marcada para o dia 18, contra o Gaúcho de Passo Fundo, no estádio Beira-Rio. A Taça Libertadores começa para o Inter na segunda quinzena de fevereiro. O primeiro jogo será contra o Maracaibo, na Venezuela, dia 15.

Inter cogita o uso de um time B no inicio do Gauchão
O Internacional deverá usar seu time B no início do Campeonato Gaúcho. Os jogadores se reapresentam em três etapas, até a próxima quarta-feira e, no sábado, iniciam uma pré-temporada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
A idéia é que o time reserva dispute as primeiras rodadas do Gauchão, para dar mais tempo à equipe principal de se preparar para a disputa da Libertadores. A programação, porém, ainda terá que ter o aval do técnico Abel Braga, que deve começar a trabalhar nesta terça-feira.
No início de temporada, o Colorado apresentará seis novos jogadores: os zagueiros Fabiano Eller e Daniel Marques, o lateral Ari, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso, o volante Fabinho e o atacante Leo.

Conca poderá ser o último reforço
O futebol é dinâmico. Em síntese, a frase proferida ontem por Fernando Carvalho - e que está longe de ser original - significa que a verdade de hoje não necessariamente é a de amanhã. Pois a verdade do momento é que o Inter considera o seu grupo formado para 2006, ano em que voltará a disputar a Copa Libertadores da América. Mas o dirigente deixa claro que a sentença pode ser revisada a qualquer momento e que novos jogadores podem desembarcar no Beira-Rio. O meia argentino Conca, por exemplo, é uma contratação que está sendo encaminhada.
O departamento de futebol colorado diz considerar suficientes as seis contratações realizadas até agora. O time que fez excelente temporada em 2005, acrescido de Fabinho, Léo, Fabiano Eller, Daniel Marques, Rubens Cardoso e Ari, é suficiente, segundo a crença dos dirigentes. 'Não podemos esquecer que o Inter foi o time que mais pontos conquistou no Campeonato Brasileiro. E que só não foi campeão porque foi garfado', analisa o vice-presidente de futebol Vitório Piffero.
A idéia é iniciar a temporada com os jogadores que estarão à disposição de Abel Braga a partir desta quinta-feira, quando termina a apresentação do grupo. Novidades podem ocorrer principalmente quando os mercados europeu e asiático se fecharem para aquisições, forçando uma queda nas pedidas salariais dos atletas.
Além disso, a volta de Jorge Wagner para o futebol russo ou a perda de Iarley, por exemplo, podem forçar uma revisão do grupo e, conseqüentemente, a realização de um investimento maior.
O Inter apresentou uma proposta oficial para contar com o futebol do meia argentino Darío Conca. O jogador foi revelado pelo River Plate e se destacou na última edição da Copa Sul-Americana atuando pelo Universidad Católica.
Segundo seu procurador, Hugo Gerardo de Benedetti, o meia recebeu propostas de duas equipes do futebol brasileiro: Inter e Fluminense. O empresário garantiu que a questão deve ser resolvida até o final desta semana.
– Estamos analisando as propostas que temos por Conca. Até o momento, apenas Inter e Fluminense, do Brasil, fizeram propostas concretas pelo atleta. Mas também tem outras ofertas que estamos estudando. Até o final da semana já estaremos com tudo resolvido e saberemos onde Conca vai jogar em 2006 – revelou Benedetti.
O jogador de 21 anos e 1,67m foi um dos destaques da Sul-Americana. Seu procurador, Gerardo Benedetti, confirmou ontem que foi contatado pela direção colorada e também pela do Fluminense, ex-clube do técnico Abel, que teria feito o pedido à direção do Flu.
Mas o presidente do River, José María Aguilar, disse que o mais provável destino do jogador é a equipe carioca, que estaria disposta a pagar US$ 3 milhões (cerca de R$ 7 milhões) para assinar um contrato de cinco anos com o atleta.
- Conca começará a pré-temporada com o River no dia 4 de janeiro ou com o Fluminense no Brasil - informou o presidente do clube argentino.

Inter está desistindo de Adriano
Diante dos empecilhos impostos pelo Atlético-PR, o Internacional já admite desistir de contratar o meia Adriano Gabiru. O jogador, que disputou o Brasileiro pelo Cruzeiro, tem seus direitos presos ao clube paranaense, que não admite mais emprestá-lo, só vendê-lo.
As exigências feitas pelo Rubro-Negro desanimaram os dirigentes colorados, a ponto do vice-presidente de futebol Vitório Piffero declarar à Rádio Gaúcha que a contratação é “praticamente impossível”. “Não existem maneiras de negociar com Atlético-PR”, desabafou o dirigente.

Inter garante a permanência de Iarley
O Internacional sequer cogita perder o atacante Iarley para a disputa da próxima edição da Copa Libertadores da América. Ainda nesta segunda-feira, o vice-presidente de futebol do clube gaúcho, Vitório Piffero, garantiu que o experiente jogador irá permanecer no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, durante a temporada de 2006.
“O Iarley é jogador do Inter e irá permanecer conosco“, resumiu o dirigente. A mesma certeza, entretanto, não foi passada em relação ao ala-esquerdo Jorge Wagner, que deverá se reapresentar ao Lokomotiv Moscou - clube que detém os seus chamados direitos federativos.
No final de semana, algumas informações deram conta de que Iarley estava negociando a sua transferência para o futebol mexicano. Empresários da Ásia também teriam entrado em contato com o procurador do atacante.

Oito guris na briga por vaga
O vestibular começou ontem para oito guris do Beira-Rio. O técnico Abel Braga e a direção decidiram incorporar jogadores do extinto Inter B e observá-los na pré-temporada, entre os dias 7 e 15 de janeiro, em Bento Gonçalves. Foram eles os responsáveis pela abertura da temporada 2006 do clube.
O zagueiro Danny Moraes, os lateral-esquerdos Felipe e Daniel Heinz, os volantes Maicon e Álvaro, o meia André Moritz, o centroavante Ricardo de Jesus e o atacante Luiz Adriano serão observados nos primeiros treinos. Caso não agradem a Abel, serão emprestados. Situação semelhante vive o zagueiro João Guilherme, esperado hoje no Beira-Rio.
- O futuro deles vai depender do que eles vão mostrar - avisou o vice de futebol Vitório Piffero.
Ontem, eles fizeram exames médicos e testes físicos com os goleiros Marcelo, Renan e Eduardo. Poderão compor a base do time para a estréia no Gauchão, dia 18, contra o Gaúcho, no Beira-Rio.
João Guilherme, campeão mundial pela Seleção Sub-17 em 2003, e Luiz Adriano foram recomendados pelos dirigentes a Abel no primeiro encontro, no Rio. Na chegada a Porto Alegre, o técnico revelou a disposição de integrá-los ao grupo.

Luiz Adriano é a maior revelação
Luiz Adriano é a principal revelação desta safra. No ano passado, com o Inter B, ganhou o Troféu Angelo Lannari. Ficou no banco em um jogo do Brasileirão. Mas sofreu fratura no ombro direito em novembro e só agora se recuperou.
- Aprendi muito no profissional, com jogadores como Alex e Vinícius. O Fernandão me ensinou como me posicionar na área. Por isso, eu digo que esse vai ser o meu ano - aposta Luiz Adriano.
As contratações de Renteria e Mossoró, porém, fizeram com que perdesse espaço. Para completar, Luiz Adriano sofreu fratura no ombro em novembro.

Apresentações
Ao todo, 41 jogadores viajarão a Bento Gonçalves
Quem chegou ontem
- Eduardo, Renan, Marcelo (goleiros), Danny Moraes (zagueiro), Felipe Soares, Daniel Heinz (lateral-esquerdo), Álvaro, Maicon (volantes), André Moritz (meia), Ricardo Jesus e Luiz Adriano (atacantes)
Quem chega hoje
- Ediglê, Fabiano Eller, Daniel Marques, João Guilherme (zagueiros), Ceará, Chiquinho, Ari, Rubens Cardoso (laterais), Fabinho, Perdigão (volantes), Márcio Mossoró (meia), Gustavo, Michel, Renteria, Leo Gamalho e Leo.
Quem chegará amanhã
- Clemer (goleiro), Edinho, Índio, Vinícius, Wilson, Bolívar (zagueiros), Elder Granja, Alex (laterais), Tinga (volante), Jorge Wagner (meia),Sobis, Iarley, Rodrigo Paulista e Diogo (atacantes)

Eles são candidatos ao time de Abel

1 - EDUARDO Gottardi
Goleiro
20 anos (Encantado, 18/10/1985)
Altura: 1m93cm
Peso: 80 quilos

2 - LUIZ ADRIANO de Souza da Silva
Atacante
18 anos (Porto Alegre, 12/4/1987)
Altura: 1m82cm
Peso: 71 quilos

3 - MAYCON Vieira de Freitas
Volante
20 anos (Vitória-ES, 14/2/1985)
Altura: 1m80cm
Peso: 77 quilos

4 - FELIPE Soares
Lateral-esquerdo
20 anos (São Leopoldo, 22/7/85)
Altura: 1m81cm
Peso: 72 quilos

5 - ÁLVARO Henrique Alves Pires
Volante
20 anos (Jardinópolis-SP, 11/3/1985)
Altura: 1m82cm
Peso: 85 quilos

6 - DANNY Bittencourt MORAES
Zagueiro
20 anos (Porto Alegre, 29/6/1985)
Altura: 1m87cm
Peso: 70 quilos

7 - DANIEL HENZ Pereira da Silva
Lateral-esquerdo
20 anos (Passo Fundo, 11/1/1985)
Altura: 1m85cm
Peso: 77 quilos

8 - RICARDO JESUS da Silva
Centroavante
20 anos (Campinas-SP, 16/5/1985)
Altura: 1m89cm
Peso: 76 quilos

9 - ANDRÉ Francisco MORITZ
Meia
19 anos (Porto Alegre, 6/8/1986)
Altura: 1m87cm
Peso: 72 quilos

Iarley Fica para a libertadores
Piffero garantiu na tarde desta segunda que o meia-atacante Iarley irá permanecer no clube para a disputa da Taça Libertadores da América.
Iarley tem contrato com o clube até agosto. No entanto, o acordo do jogador com o Inter prevê uma cláusula rescisória para uma possível transferência ao exterior.
"Existe a cláusula, mas o Iarley irá ficar. Nós queremos a permanência do jogador e ele também quer ficar", afirmou Piffero.
Segundo ele, o ciclo de contratações está temporariamente encerrado. "Vamos aguardar para os valores do mercado se ajustarem", finalizou Vitório Piffero.

Espera por Wagner
O meia sonhado pela torcida só virá se os russos ficarem com Jorge Wagner. O Inter espera até o dia 31 pela liberação do Lokomotiv Moscou. Caso o fax não chegue, a direção buscará no mercado um jogador inquestionável. Admite até mesmo gastar além do previsto.
O contrato de Jorge Wagner com o Lokomotiv se encerra em julho. Os russos pretendem vendê-lo para compensar os cerca de US$ 2 milhões investidos nele em 2003. Uma cláusula no contrato de empréstimo ao Inter, porém, impede negociação com outro clube brasileiro. Os russos tentam negociá-lo no mercado asiático.
Jorge Wagner já assinou pré-contrato com o Inter até o final de 2007. Abel conta com ele para atuar como meia-esquerda. A idéia do técnico é usar um jogador de referência na área (Fernandão ou Renteria) e colocar os meias vindos de trás.

Diogo e Gamalho
Os dois jogadores serão emprestados por uma temporada para um clube coreano. A negociação será definida nas próximas semanas. Diogo e Leo Gamalho deverão participar da pré-temporada e depois tomam o caminho da Ásia.

Vários jovens goleiros
Após a liberação do experiente goleiro André, 33 anos, o espaço está aberto aos goleiros jovens do Internacional de Porto Alegre. O veterano Clemer, porém, deve continuar como titular.
No elenco estão Marcelo Boeck, 21 anos, e Renan, 20 anos, já com passagens pelo time titular. Renan foi o titular da Seleção Brasileira Sub-20 durante toda a temporada passada.
Além dos dois, o técnico Abel Braga terá Eduardo, de 22 anos, que disputou a Copa do Brasil de 2005 pelo Esportivo.
Nas categorias de base, os destaques são Muriel, de 19 anos, e Luís Carlos, de 17, que é o titular da Seleção Brasileira Sub-17.
"Temos muitos goleiros jovens e qualificados pedindo passagem. Por isso, optamos por liberar o André, apesar de toda a sua qualidade", afirmou o vice-presidente de futebol do Inter, Vitório Piffero.

Aposta no Abel
Quando um profissional como o Abel Braga volta pela terceira vez a trabalhar em um clube, é porque existem confiança e admiração recíprocas. Do contrário, a biografia do Abelão no Inter teria se resumido a um capítulo, encerrado sem a possibilidade de retorno.
A conclusão é óbvia nesta terça-feira em que o técnico se encontrará com parte do grupo dos seus comandados. Não é tudo, mas já é alguma coisa.
O Abel não é um neófito (novato) no Beira-Rio nem em Porto Alegre. É um profissional que conhece o clube, se identifica com a torcida e já elegeu a capital gaúcha para curtir os anos da aposentadoria.

Passado e presente
Faço questão de destacar os pontos positivos da contratação do Abel. Não estou na onda de alguns colorados que relembram fracassos do técnico na condução do Inter. O passado de uma pessoa não pode ser a instância definitiva para o julgamento do seu presente e do seu futuro.
Na medida em que a passagem do tempo contribui para o amadurecimento de um profissional, aposto no acerto da contratação do técnico Abel. É aposta e desejo.
Está na hora de ver o Abel Braga e o time do Inter na mesmo foto, exibindo as faixas de campeões da América.

Piffero acredita em título na libertadores
O vice de futebol do Internacional, Vitório Piffero, acredita que o time colorado tem uma equipe suficientemente boa para brigar pelo título da Copa Libertadores da América. Para o dirigente, o fato de ter sido o "verdadeiro campeão brasileiro" é mais do que uma prova disso.
"Nós, com esse grupo, ganhamos o Campeonato Brasileiro dentro de campo, e por isso acredito que temos condições de brigar pela conquista da Libertadores neste ano", afirmou Piffero.

Segundo Pifero, Granja fica
"O Adriano é complicado, porque negociar com o Atlético-PR é sempre difícil. Já o Élder Granja nós ainda não temos propostas oficias pelo jogador", completou.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

inter 2006 - vai e vem do mercado; finanças em 2005; inicio do ano; competições juniores; iarley pode sair; pré temporada; fernandão renovando

Negócios do Inter

Quem saiu
Muricy Ramalho (sem clube), Gavilán(sem clube), Wellington (Santos), Ricardinho (Palmeiras), Edmílson(sem clube), Sangalletti(aposentou) e André(sem clube), Marabá (São Caetano-Emprestado), Leandrão (Hunday/COR)

Quem pode sair
Sobis (Inter de Milão), Granja (Benfica), Bolívar (Goiás), Jorge Wagner (Lokomotiv de Moscou), Diogo (Coréia), Rodrigo Paulista, Michel (Palmeiras) e Gustavo (Japão)

Quem chegou
Rubens Cardoso (Atlético MG), Leo (Paulista) e Ari (Bahia), Fabinho (Santos), Fabiano Eller (Turquia),

Quem pode vir
Cléber (Vitória) , Quinteros (UC/Chile), Espinoza (Equador), Adriano (Atlético/PR), Daniel Carvalho (CSKA/RUS)

Quem subiu dos júniores:
1. João Guilherme, Zagueiro
2. Dani Moraes, Zagueiro
3. Sidnei, Zagueiro
4. Muriel, Goleiro

Quem o Inter já contratou para 2006:

Nome Posição Último clube
• Fabinho • volante • Santos
• Ari • lateral-direita • Kashima Antlers
• Leo • atacante • Paulista de Jundiaí
• Rubens Cardoso • lateral-esquerdo • Atlético-MG
• Daniel Marques • zagueiro • Atlético-MG
• Fabiano Eller • zagueiro • Turquia


Fim de ano tranquilo
Ao menos para as finanças, a temporada 2005 do Inter foi perfeita. O clube brindou o Ano-Novo sem dívidas com jogadores e funcionários, em número próximo de 300. O Natal foi comemorado com salários, valores dos direitos de imagem, prêmios e férias no bolso.
- Não é que tenha dinheiro em caixa, mas agora você pode assumir compromissos com o futebol com mais tranqüilidade - explicou o vice de finanças Luiz Anápio Gomes ontem, enquanto curtia o domingo na praia.
O sossego na tesouraria veio com ajuda de um jogador contestado pela torcida. O centroavante Leandrão arrumou as malas em definitivo para o Hyundai, da Coréia do Sul, e deixou US$ 800 mil nos cofres (cerca de R$ 1,85 milhão). Outros US$ 200 mil vieram com aluguel de passe de jogadores - como o volante Marabá.
As finanças também ganharam reforço do novo fornecedor de material esportivo. A Reebok depositou em dezembro R$ 1 milhão, referente à primeira parcela do contrato de três anos, em vigor a partir de hoje. Mais R$ 1 milhão será depositado na conta do Inter nos próximos dias.
A demora no repasse de verba de televisão pelo Clube dos 13 forçou a um atraso de dois dias na primeira parcela do 13º salário e de 15 dias no salário de dezembro. Por ironia, o tesoureiro da entidade é o próprio presidente Fernando Carvalho.
- Conseguimos fechar o ano sem dever nada, isso não acontecia havia muitos anos no Inter. É motivo de comemoração - disse Carvalho.

Jogadores começam a retornar
O ano do Inter começa hoje. Os garotos do time B são os primeiros a chegar, à tarde. Amanhã, será a vez do técnico Abel e dos jogadores que não participaram da última pré-temporada, como Perdigão. Quem varou 2005 no Beira-Rio se reapresenta na quinta-feira.
Abel abrirá a temporada com 10 remanescentes do ano passado e seis novatos: os zagueiros Fabiano Eller e Daniel Marques, o lateral-volante Ari, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso, o volante Fabinho e o atacante Leo. A lista pode ser aumentada ainda hoje, com o nome do meia Adriano, do Atlético-PR.
A reapresentação do elenco colorado será feita em duas etapas, amanhã e quarta-feira. A pré-temporada, em Bento Gonçalves, será realizada entre os dias 8 e 15 e o primeiro jogo, dia 13, o técnico Abel Braga poderá observar a equipe em um amistoso contra o Esportivo. Abel Braga deverá receber cerca de 35 jogadores na reapresentação do elenco. Apesar da prioridade do clube ser a disputa da Libertadores, Abel Braga já antecipou que pretende colocar os principais jogadores desde o início dos jogos da primeira fase do campeonato estadual.
Até a estréia na Libertadores, o Inter terá que realizar nove jogos pelo Gauchão. Já no início da temporada, o time irá enfrentar uma maratona de jogos. Entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro, quando termina a 1ª fase do estadual, serão 11 jogos.

Adriano Ainda pode vir
O procurador de Adriano, Luiz Taveira, espera apenas o retorno do presidente Fernando Carvalho das férias para definir a transação. Carvalho retorna ainda hoje de Punta del Este, no litoral uruguaio, onde passou as festas de fim de ano. O principal obstáculo da transação é a resistência do Atlético-PR em liberar Adriano por empréstimo.
O contrato do jogador se estende até 2008 e os paranaenses só aceitam vendê-lo. Uma saída seria se tornar parceiro do Atlético-PR. No ano passado, o Cruzeiro comprou 25% dos direitos federativos de Adriano. Caso desejasse ficar com o vínculo, deveria pagar mais US$ 500 mil por outros 25%. Em 2000, Adriano foi levado para Marselha por Abel. Na semana passada, o técnico conversou com ele.

Copa SP: Inter viaja amanhã. Renovado, Inter vai tentar o penta
Falcão em 1974, Dunga em 1980, Lúcio em 1998. São exemplos de jogadores lançados pelo Inter na Copa São Paulo que, depois, entraram para a história do futebol. Este ano, o Colorado busca o penta e tenta encontrar outro grande ídolo capaz de fazer sucesso.

Velocidade é a arma da equipe vermelha
Desde o dia 5, o grupo treina em dois turnos no Beira-Rio. A ida para São Paulo será no dia 3 de janeiro, véspera da estréia. O time, que parou nas quartas-de-final do Gauchão, foi remodelado.
- A maioria tem 18 e 19 anos. Isso torna a equipe muito rápida. Será uma de nossas armas - afirma o diretor das categorias de base, Carlos Fraga.
Entre os destaques, o goleiro Muriel, o único do time profissional que será utilizado. E também o zagueiro Sidney, capitão da Seleção Sub-17 em 2005.

Folha maior do que a de clubes do Interior
A folha de pagamento dos meninos é de fazer inveja a times do Interior: R$ 25 mil. E, se forem campeões, eles ficarão com boa parte do prêmio de R$ 70 mil oferecido pela Federação Paulista - o vice ganha R$ 35 mil.
- O número de clubes aumentou muito, fez a competição perder o glamour, mas ainda é a maior referência da categoria, e a chance de testar os garotos - afirma Fraga.
Quatro vezes campeão da Copa São Paulo de juniores, o Inter estréia quarta-feira na edição deste ano jogando contra o Vila Nova de Goiás, na cidade de Suzano. Apesar da tradição na competição, o Inter não entra como favorito neste ano, pois irá com um time bastante jovem.
Do elenco que viaja amanhã, às 7h, para São Paulo, dois atletas estão com 19 anos e os demais têm até 18 anos. Sidney e Alexandre Pato, de 16 anos, destaques do time juvenil campeão estadual de 2005, estão entre os titulares do time treinado por Marcelo Estigarríbia, que hoje, às 9h, comanda o último treino antes da viagem. Esses dois já estão com o contrato profissional com o Inter. O Inter está no grupo S e também irá enfrentar o C. E. Paraibano e o Ecus de Suzano.
O time para a estréia deverá ter Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Róger, Josimar e Pierri; Douglas e Alexandre Pato. Os destaques são o goleiro Muriel, com passagens pela Seleção do Brasil sub-17 e sub-18 e o zagueiro Fred, 19 anos, ex-Novo Hamburgo.

Tradicional escola colorada em busca de novos talentos
As principais competições nacionais das categorias de base são os primeiros desafios na chegada de 2006, quando os clubes buscam a revelação de novos talentos da bola. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copa Santiago, a Copa Votorantim e o EFIPAN iniciam nos próximos dias. Após o excelente ano de 2005, com a conquista de sete estaduais, o Inter espera começar bem o ano de 2006. Os jogadores foram liberados para as comemorações de final de ano, mas já retornaram aos treinos.
A competição mais importante da categoria juvenil, a 18º Copa Santiago de Futebol, vai de 6 a 26 de janeiro de 2006, e já tem os grupos sorteados. O Inter ficou no grupo D com a companhia de Coritiba, Atlético/PR e Toluca, do México. Veja como ficaram os outros grupos:

Grupo A: RS, Cruzeiro de Santiago, Cerro Porteño e América/MG.
Grupo B: Goiás, Defensor, Atlético/MG e Vitória/BA.
Grupo C: Cruzeiro/MG, Grêmio, Fluminense e Colo-Colo.

Confira como o Inter está se preparando para a Copa Santiago com o treinador do juvenil Osmar Loss: "Os jogadores estavam de folga devido ao desgaste físico e começaram os treinamentos no dia 26. A expectiva é grande, já que vencemos a competição no ínicio de 2005. Queremos fazer bonito. A competição está mais forte em relação ao ano passado. A principal dificuldade será o calor e as condições dos alojamentos que não são das melhores. Este ano, estarão na Copa Santiago equipes uruguaias, mexicanas, argentinas e chilenas. São escolas diferentes de futebol, mas ajudam na formação do atleta".

37ª Copa São Paulo de Futebol Júnior
Os adversários do Inter na Copa São Paulo de Futebol Júnior também já estão definidos. A 37ª edição da Copa vai do dia 3 até 25 de janeiro próximo e já separou em 22 grupos os 88 times que participarão. Os jogos serão disputados em 22 cidades diferentes. O Inter, que é pentacampeão da importante competição, o Brasileirão da categoria, está no Grupo S, na cidade de Suzano. Confira a tabela de jogos da equipe colorada na primeira fase:

04/01/06 - Inter x Vila Nova (GO), às 16h.
08/01/06 - Inter x CSP (PB), às 11h, com transmissão ao vivo da Rede Vida.
11/01/06 - Inter x ECUS (SP), às 16h.


11ª Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim
A Copa Brasil de Futebol Infantil, também conhecida como Votorantim, começa no dia 13 de janeiro de 2006. O Inter ficou como cabeça de chave do grupo C e terá os adversários Fluminense, Atlético/PR e Santos.
Após os sorteios as chaves ficaram definidas da seguinte forma:

Grupo A – Cruzeiro, Vitória, Fortaleza e Juventude;
Grupo B – Corinthians, Vila Nova, Paraná Clube e Atlético Mineiro;
Grupo C – Internacional, Fluminense, Atlético Paranaense e Santos;
Grupo D – Votorantim, Figueirense, Coritiba e Grêmio.

Carlos Eduardo Moraes, treinador da categoria 91, conta como estão os últimos preparativos para a competição: "Os treinos visando a competição começaram no dia 27. Hoje, 25 atletas estão no grupo, do qual 20 viajarão para a Copa. A competição é difícil, começando pelo grupo que o Inter ficou. Em 2005, disputamos três competições e vencemos as três. Estamos motivados e esperamos pelo menos chegar entre os quatro melhores. A primeira fase é a parte mais difícil da competição, mas é a partir dela que temos o primeiro ponto de referência".


Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano
Começa no dia 7 de janeiro a 26ª edição do EFIPAN, com sede em Alegrete/RS. Em 2006, 12 equipes estarão presentes, divididas em dois grupos de seis cada. O Inter está na chave B, que é composta por Internacional, Atlético /PR, Juventude, Boca Juniors/ARG, Vitória/BA e Olímpia/PAR. Na chave A estão Grêmio, Coritiba, Flamengo, Defensor/URU, Atlético/MG e Guarani. O Efipan tem o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol, FIFA, CBF, FGF, Fundergs, Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Alegrete.
O treinador da categoria 92, Jorge De Lorenzi, explica como o Inter está se preparando para o EFIPAN após a conquista do título Gaúcho:
"A preparação para o EFIPAN é a melhor possível. Estamos reforçando o grupo, vencemos o Gauchão e a expectiva para a competição é de bons resultados. A principal dificuldade será o tempo em que os atletas vão ficar longe de casa, são 18 dias. Outro empecilho é a falta de experiência em competições internacionais, mas acredito que isso os garotos vão enfrentar tranqüilamente".

Iarley tem proposta do exterior
Ao mesmo tempo em tenta trazer mais reforços, a diretoria do Inter tem que administrar o assédio de outros clubes e a possibilidade de perder alguns jogadores. Um dos que podem deixar o Beira-Rio é o atacante Iarley. Ele deve se apresentar nesta terça, mas seu procurador avisa que o atleta tem propostas do Exterior. Uma delas seria do futebol asiático. Enquanto isto, a imprensa mexicana noticia de que o atacante poderá voltar ao Dorados, de Culiacán, clube que já defendeu.
Nesta segunda, o representante do atleta, Clóvis Dias, chega a Porto Alegre para tratar do assunto. Embora o contrato do jogador expire apenas em julho, o empresário irá pedir um reajuste de salário para que ele permaneça no Beira-Rio.

Gustavo irá continuar
Já o centroavante Gustavo deve permanecer no Inter em 2006. O jogador, que renovou seu contrato por dois anos, teria propostas para jogar no futebol japonês, porém, segundo seu procurador, as negociações não avançaram. Pesa a favor de sua permanência, o fato de o atleta estar nos planos do técnico Abel Braga.

Carvalho diz que ainda não se conformou com resultado
Presidente do Inter fez balanço sobre 2005
Em um balanço sobre o desempenho do Internacional, o presidente do clube, Fernando Carvalho, admitiu hoje que ainda não se conformou com a segunda colocação no Brasileirão.
– Eu confesso que nesse primeiro dia (de 2006) eu ainda não consigo me conformar com o que aconteceu – disse sobre a vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro em entrevista à Rádio Gaúcha.
Para Carvalho, a grande vitória do Inter foi ter conquistado o reconhecimento nacional como a equipe que deveria ter vencido o campeonato e que só perdeu no tapetão.
Sobre a Libertadores, ele avaliou que a chave da qual faz parte o Internacional é uma das mais difíceis. Ele ressaltou também a qualidade dos times brasileiros que disputam a competição.

Inter tenta renovar o contrato de Fernandão
O Internacional já estuda a possibilidade de negociar a renovação de contrato com o meia-atacante Fernandão. O jogador tem seu vínculo ligado ao time colorado até o meio do ano de 2007 e a idéia da direção é fazer com que o atleta estenda o seu vínculo por mais dois anos.
Fernandão começou a fazer sucesso no Inter em 2004, onde apareceu para a torcida marcando o gol mil da história dos clássicos Gre-Nais. Em 2005, o atacante assinalou 25 gols, sendo artilheiro da equipe ao lado de Rafael Sobis.
Quem pode sair é Iarley. O atacante confirmou que recebeu uma proposta do Dorados, do México, equipe pela qual o próprio jogador atuou antes de vestir a camisa do Inter.
"Existem várias propostas, contatos muitos concretos, mas é normal essa época. Existe a possibilidade de eu sair, mas é muito remota", afirmou Iarley.

Fernando Carvalho deixa as contratações de grande estrelas para fevereiro
O presidente do Inter, Fernando Carvalho afirmou que deve acertar com um jogador de primeira linha que atua no Brasil e outro que joga no exterior e disputou títulos por seu clube. Entretanto, essa grande contratação só deverá ocorrer entre o meio de janeiro e o início de fevereiro, antes do começo da Taça Libertadores da América.
O Inter será cauteloso para contratar. Segundo o pensamento da diretoria colorada, o grupo já é qualificado e o que falta são no máximo duas peças para serem titulares indiscutíveis em 2006.

Mossoró quer ser camisa 10
Sem ainda contratar um grande reforço, o Inter pode ter no seu grupo de jogadores a solução para o meio-campo. Pelo menos é o que garante o jovem Márcio Mossoró. Campeão da Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista de Jundiaí, o jogador se mostra confiante quando o assunto é a sua provável titularidade neste ano.
"Todo mundo conhece a minha qualidade e agora que vou começar um trabalho forte na pré-temporada eu acho que tenho condições de ser o meia titular do Inter", afirmou ele, bastante confiante.
O clube gaúcho começa o processo de reapresentação dos jogadores a partir desta segunda-feira e, no dia 8 de janeiro, vai para Bento Gonçalves dar início à pré-temporada.
Ainda nesta semana, o zagueiro Vinícius pode renovar contrato com o Inter. O clube gaúcho também deve receber uma proposta oficial por Élder Granja quando o presidente Fernando Carvalho retornar de suas férias, o que ocorre no próximo dia 5 deste mês.