inter

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Notícias da manhã - 20061013

Modelo Abu
Meia nigeriano será usado para adaptar titulares ao estilo africano
LEANDRO BEHS
Abubakar Bello-Osagie será o primeiro reforço de Abel Braga para um possível confronto com o campeão da África na semifinal do Mundial de Clubes. Abu, nigeriano de 18 anos, é meia do Inter B e será incorporado ao grupo principal nos próximos dias. Sua função será ajudar na ambientação dos titulares ao estilo africano.
Jogador de habilidade e força física, o nigeriano de Benin City foi um dos destaques no 3 a 3 de ontem do Inter B com o Novo Hamburgo. Abu, 1m78cm e 70 quilos, pouco lembra dos quatro finalistas da Copa da África (Orlando Pirates-AFS, Sfaxien-TUN, ASEC Abiyán-CMF e Al Ahly-EGI). Mas aposta em um deles como adversário na semifinal de Tóquio. Ele destaca que o Inter precisará ter cuidado com o toque de bola africano.
- Não conheço bem essas equipes, pois nenhuma é da Nigéria, mas toda a equipe africana tem ótimo passe e gosta de tocar a bola. Marcam com força, mas nada que o Inter não esteja acostumado a encontrar no Gauchão e no Brasileirão - analisou Abu, cujo contrato expira em março de 2008.
Além de usar Abu como modelo, o Inter prepara a viagem do auxiliar técnico Roberto Moreno, o Robertinho, à África. Ele acompanhará as duas partidas da decisão do torneio continental, cujas datas previstas são 27 ou 29 de outubro e 10 ou 12 de novembro. No fim de semana, serão definidos os finalistas. Na Libertadores, Robertinho assistiu a todos os jogos dos adversários do Inter e elaborou relatórios detalhados para Abel.
( leandro.behs@zerohora.com.br )

Multimídia

Além de promover Abu (no lance com Gleidson, do Novo Hamburgo), Abel enviará espião para assistir às finais da Copa da África

Eller torceu para não pegar o América
Fabiano Eller temia pegar os mexicanos
A maioria dos jogadores do Inter evitou análises mais demoradas sobre o resultado do sorteio das chaves do Mundial Interclubes da Fifa, realizado na madrugada de ontem no Japão. Falta, inclusive, conhecimento sobre os times que estarão no caminho (Robertinho viajará para a África e a Nova Zelândia especialmente para observar essas equipes). De qualquer forma, o fato de os mexicanos do América estarem no caminho do Barcelona, e não no do Inter, foi comemorado, mesmo que de forma comedida, no Beira-Rio na tarde de ontem.
'Não podemos menosprezar nenhuma equipe. Não é à toa que eles chegaram ou ainda vão chegar (África e Ásia ainda disputam suas competições) ao título continental. Mas é claro que o fato de o América estar no outro lado é bom', admitiu o vice de futebol Vitorio Piffero.
O presidente Fernando Carvalho preferiu elogiar todos os concorrentes: 'Tenho certeza que não haverá jogo fácil no Japão'.
Os jogadores dividiram-se. Fabiano Eller, por exemplo, admitiu que torcia para não pegar o América logo no primeiro jogo: 'Acho que é um time mais acostumado ao tipo de jogo que teremos no Japão. É um futebol mais evoluído', disse.
Perdigão opinou sobre o favoritismo do Inter e do Barcelona nos primeiros confrontos. 'É um jogo de futebol como outro qualquer. São 11 contra 11 e todo mundo tem duas pernas. Não vejo tanto favoritismo para alguém. Nem para nós nem para o Barcelona', definiu, bem ao seu estilo, o volante.
'Não tenho dúvida de que esses times são bons. Garanto que este tal de Auckland tem algum brasileiro jogando', finalizou Eller. O representante da Nova Zelândia tem sim um brasileiro no elenco. Mas ele está lesionado, passará por uma cirurgia e não viaja ao Japão.

Pinga começa a conquistar a torcida
Jogador atuou ontem pelo time B do Internacional
A torcida parece já ter escolhido o substituto de Tinga. 'Ha, haha! Pinga é popular' contavam os torcedores ontem à tarde, adaptando ao novo jogador do Inter o antigo hino de Tinga, que foi para o Borussia Dortmund após a Libertadores. Pelo menos 4 mil colorados foram ao Beira-Rio ver Inter B x Novo Hamburgo, válido pela Copa FGF, reforçado por Pinga e Élder Granja. De bom, o meia deu alguns passes, um belo lançamento para Luiz Adriano e fez um golaço aos sete minutos do segundo tempo. A partida terminou empatada por 3 a 3.
'Ainda falta um pouco de ritmo, mas já estou me sentindo melhor. Agüentei o jogo até onde deu', disse o jogador, que deixou o gramado aos 21 minutos da segunda etapa. Ele não parece ter pressa para entrar na equipe principal, embora Abel Braga venha demonstrando dificuldades para compor o setor de armação nos últimos jogos: 'Acho que ainda é preciso entrar em uns dois ou três jogos para pegar confiança e ritmo', afirmou Pinga.
Atualmente, ele tem 77 quilos, bem menos que os 84 de quando desembarcou no Beira-Rio. Mesmo assim, pretende perdeu um pouco mais de peso mantendo um rigida dieta prescrita pelos nutricionistas do clube. 'Gostaria de perder mais uns dois quilos', afirmou.
Élder Granja também teve uma atuação discreta no jogo. Ele está voltando de lesão e não atuava por 90 minutos desde julho, quando teve um problema muscular na véspera da semifinal da Libertadores, contra o Libertad, em Assunção. 'O fato de ter agüentado a partida toda já é um fato a ser comemorado. Estou satisfeito', resumiu o lateral.
Abel Braga não vio o gol de Pinga. Ele assistiu somente o primeiro tempo da partida, quando o jogador não teve bom desempenho. Depois, o técnico foi até o gramado suplementar, onde o grupo principal continuou a preparação para a partida contra o Fluminense.
Lá, encontrou um ambiente pouco adaptado a um trabalho profissional. Ao lado do campo, na sede da Associação dos Funcionários do Inter, ocorria uma festa com som muito alto. Alguns jogadores, inclusive, foram importunados pelos integrantes do evento.
Para enfrentar o Fluminense, o técnico não contará com a maioria da equipe titular. Apenas Ceará, Fabiano Eller, Índio é Iarley estão à disposição. Adriano deve ser poupado devido às vaias que tem recebido da torcida no Beira-Rio. Em seu lugar, Abel deve escalar Caio.

Inter analisará adversários de perto

Auxiliar do treinador Abel viajará para a Nova Zelândia e a África. Fernando Carvalho diz que respeita todos os times que estarão no Mundial
O presidente Fernando Carvalho garante que não será por falta de empenho que o Inter deixará de trazer a taça de campeão mundial do Japão. Nem por falta de investimentos. O auxiliar técnico de Abel Braga, Roberto Moreno, o Robertinho, embarca nos próximos dias para Nova Zelândia e África. O objetivo é assistir e analisar alguns jogos dos possíveis adversários do Inter nas semifinais do Mundial.
'Respeitamos todos os times que irão participar do Mundial, independentemente do país de origem. Por isso, o Robertinho fará essa viagem. Precisamos conhecer como jogam os nossos adversários', confirmou Fernando Carvalho. O Inter estréia no Mundial jogando em Tóquio no dia 13 de dezembro contra o vencedor da partida entre o Auckland, da Nova Zelândia, e o campeão africano, que ainda será definido. Na África, a disputa pela vaga no Mundial ainda reúne quatro clubes: CS Sfaxien (Tunísia), Orlando Pirates (África do Sul), Asec de Abiyán (Costa do Marfim) e Al Ahly (Egito).
Além disso, o roteiro da viagem da delegação ao Japão está sendo cuidadosamente organizado. Várias possibilidades de roteiro foram apresentadas, mas a comissão técnica aprovou uma que passa por Paris.
Os jogadores, assim como todo o staff colorado, embarcam no dia 5 de dezembro. O clube preferiu uma parada na capital francesa com um longo tempo de espera. As cinco horas em Paris serão aproveitadas para o almoço - que deve ser realizado em um hotel ao lado do aeroporto - e para uma sessão de caminhada no próprio saguão para evitar os problemas de uma viagem tão longa.
Ao todo, a delegação viverá pelo menos 40 horas de deslocamento até o Japão, incluindo os períodos de espera nos aeroportos e a viagem propriamente dita. Alguns exercícios serão prescritos aos jogadores para o tempo que permanecerão dentro do avião. Um cardápio especial para a viagem e para a estada no Japão também está sendo elaborado pelas nutricionistas do clube.
O campeão receberá mais de R$ 10 milhões. Como o Inter entra direto na semifinal, na pior das hipóteses receberá 2 milhões de dólares.

Pinga dribla e faz gol
Os 4 mil colorados que foram ao Beira-Rio ontem para ver Pinga (D, na foto) conferiram também a disposição de Elder Granja (E) no Inter B. Os dois atuaram no empate de 3 a 3 com o Novo Hamburgo, que manteve o Inter B líder da Chave 1 da Copa FGF. Os gols foram de Luiz Adriano, Ediglê e Pinga.
Pinga foi esforçado no primeiro tempo. Marcou e apareceu até como lateral-esquerdo. No segundo, mostrou-se o articulador que o Inter procura. Deu dribles e, aos sete minutos, fez um golaço, ao arrematar cruzado da intermediária. Saiu aplaudido a 24 minutos do fim.
- O gol não foi por acaso, gosto de bater de fora da área. É só abrir que estou chutando - avisou Pinga.

Como ele foi
Passes certos 11
Passes errados 3
Chutes a gol 3
Desarmes 2
Desarmes sofridos 3
Faltas recebidas 4
Faltas cometidas 2


Pinga dribla e faz gol

Eller alerta para times africanos
Zagueiro não concorda que seu time tenha caído na chave mais fácil do Mundial
Para o zagueiro Fabiano Eller, ninguém pode dizer que o Internacional ficou na chave mais fácil do Mundial Interclubes do Japão, que ocorre em dezembro.
Segundo ele, todos os times classificados para a competição têm chances de levar o título, e mostra preocupação com a força física dos possíveis adversários africanos.
O capitão colorado, Fernandão, é um dos que comemorou o resultado do sorteio realizado pela Fifa, que deixou o América do México na chave do Barcelona no Mundial. Ao contrário dele, Eller não considera o caminho do time brasileiro mais fácil.
- Não podemos falar que foi bom ou ruim, não conhecemos os nossos adversários. Todos que chegarem na competição terão seus méritos, cada um teve suas dificuldades para ser campeão do continente. Não sabemos como os outros times estão montados, ainda precisamos analisar. Os africanos são complicados, têm muita força física e velocidade, é um estilo diferente – alerta.
Assim como o Barcelona, campeão europeu, o Inter – que conquistou a Taça Libertadores – estréia no Mundial na semifinal. O adversário sairá do confronto entre o Aukcland City, da Nova Zelândia, e o vencedor da África, ainda indefinido. Quem briga por esta vaga são o Orlando Pirates (África do Sul), o Sfaxien (Tunísia), o Al-Ahly (Arábia Saudita) e o Asec (Costa do Marfim).




Anuncio oficial da Fifa sobre a tabela do mundial
The draw for matches 1 and 2 of the FIFA Club World Cup Japan 2006 (10-17 December) at the Japan Football Museum in Tokyo today has produced two mouth-watering fixtures to kick off the festivities.
Match 1: Auckland City FC v CAF representative, 10 December (19.20h) in Toyota
Match 2: AFC representative v Club America, 11 December (19.20h) in Tokyo
The winners of match 1 will meet the representatives of the South American football confederation (CONMEBOL), Sport Club Internacional (Brazil), in the semi-finals, while the winners of match 2 will measure themselves against UEFA and Europe’s representatives, FC Barcelona (Spain).
The event was attended by the chairman of the Organising Committee for the FIFA Club World Cup and FIFA Executive Committee member, Viacheslav Koloskov (Russia), the president of the Japan Football Association and member of the Organising Committee for the FIFA Club World Cup, Saburo Kawabuchi (Japan), FIFA Executive Committee member and vice-president of the Japan Football Association, Junji Ogura (Japan), together with representatives of the clubs that have already qualified and the AFC and CAF, whose clubs will complete their qualifying process in November. The actual draw was conducted by Jim Brown, FIFA Director of Competitions, with help from two well known assistants: 2004 World Figure Skating Champion and 2006 Olympic gold medallist Shizuka Arakawa and the man who coached Sao Paulo to last year’s FIFA Club World Championship, Brazilian Paulo Autuori, now of Japanese club Kashima Antlers.

Ticketing
The final phase of ticket sales for international fans (residing outside Japan) will take place from 4 to 30 November on FIFA.com (www.FIFA.com > Men’s & Youth > FIFA Club World Cup), where all the necessary information is provided. The tickets will be sold on a first come, first served basis and are payable by credit card.

Media accreditation
The media accreditation process opens on 12 October and will expire on 17 November 2006. All accreditation requests, i.e. for both the Japanese and the international media, must be placed using the online accreditation form available on FIFA.com (www.FIFA.com > Men’s & Youth > FIFA Club World Cup).
All requests are subject to confirmation, which will not be dependent on the date the request was made. Those persons who are granted accreditation will be duly informed and will receive further information in due course. Please note that members of the international media are responsible for their own visas.

Further information from:
FIFA Media Department – tel. : +41-43/222 7272, fax: +41-43/222 7373, e-mail: media@fifa.org
FIFA COMMUNICATIONS DIVISION / Tokyo, 12 October 2006 / 2006-141-2006 FCWC Draw-Accred-Ticketing-E.doc

Further information from:
FIFA Media Department
media@fifa.org

A galaxy of guests, a host of expectations

The attendants turn on the countdown clock at the draw ceremony for the FIFA Club World Cup Japan 2006 at the Japan Football Museum on 12 October 2006 (from left to right: Mr. Ogura, Mr. Kawabuchi, Dr. Koloskov, Ms. Arakwa, Mr. Brown, Mr.Autuori).
(FIFA.com) 12 Oct 2006
Thursday's draw for matches 1 and 2 of the FIFA Club World Cup Japan 2006 and the subsequent press conference at the Japan Football Museum in Tokyo drew a glittering array of guests and raised global anticipation ahead of the competition in December.
The draw itself was preceded by a greeting from the chairman of the Organising Committee for the FIFA Club World Cup and FIFA Executive Committee member Viacheslav Koloskov.
"This is the second edition of the FIFA Club World Cup under the revised format," he said, "and like last year, the competition will be hosted by Japan. At a recent meeting we decided that the event in 2007 will also be held in Japan. Why? Because of Japan's superb organisational expertise, its fantastic hotels and stadiums and its outstanding tradition of hospitality. We were delighted to choose Japan, a country that offers all the right conditions to serve up a magical contest worthy of the world champions."
Saburo Kawabuchi, president of the Japan Football Association and member of the Organising Committee for the FIFA Club World Cup responded by saying: "It's a great honour to welcome you all here to the Japan Football Museum, a structure built to commemorate the 2002 FIFA World Cup. The FIFA Club World Cup may have a new name, but the host is the same. For Japan, this is also a tremendous honour. I give you my word that we will strive to put on a competition that will be remembered for many years to come."

Mr. Paulo Autuori, former Sao Paulo FC head coach and now Kahima Antlers head coach. attends the draw ceremony as a draw assistant.
(FIFA.com)

A secret to success?
Then came the main event, undertaken in the presence of Koloskov, Kawabuchi, FIFA Executive Committee member Junji Ogura, representatives of the four clubs to have already qualified, plus a large contingent of journalists and interested parties.
The draw was conducted by Jim Brown, FIFA Director of Competitions, assisted by 2006 Olympic gold medallist Shizuka Arakawa and the man who coached Sao Paulo to last year's FIFA Club World Championship, Brazilian Paulo Autuori, now of Japanese club Kashima Antlers.
Arakawa knows all about the joy of being a world champion. Looking back on the thrill of victory in Turin she beamed with pleasure and said: "In any field of endeavour there is a towering peak of excellence which everyone aspires to climb, but few actually conquer. So when you do make it to the top, you get this almost unbelievable feeling of ecstasy."
So what should teams do to experience that winning feeling at this particular event? That was the question journalists put to last year's victorious coach Autuori as they crowded round him after the draw: "If there's a secret," the Brazilian responded, "then I want to know what it is. The clubs are coming in to this in all kinds of different conditions. Some players are in their off-season, others in mid-season, with some a long way from peak fitness. Even a club that looks overwhelmingly strong on paper can have a tough time at this event. So I think the real key is attitude. How do you approach each game?
"This is also a great chance for clubs representing Asia and Oceania, continents in the shadow of the footballing giants," he added. "'Just how good are we?' 'Can we compete on equal terms with the world's best?' This is a unique opportunity for these teams to gauge their true strength. The side I coached in 2005, Sao Paulo, had a really tough game against Al-Ittihad of Saudi Arabia.
"Winning was really difficult last year. Think back to what it was like just two years ago, when the champions of South America simply played the champions of Europe. So much value has been added to the competition by expanding it to include six continents, so I'm confident that whoever wins will really earn the title."
Autuori is currently coaching Kashima Antlers in the J-League, so he knows exactly what challenges Japanese football faces. "To make it as champions of Asia, we'd have to be far more competitive and determined. The J-League is still so young, only 14 years old. It's heading in the right direction but it's vital to build up the level of competitiveness in Japan until we have a team that's capable of representing the continent at this event."

The four club representatives with Dr.Koloslov (from left to right: Mr.Yon de Luisa from Club America, Mr.Newton Drummond from Internacional, Dr.Koloskov, Mr.Ivan Vuksich from Auckland City FC, Mr.Aitor Beguiristain from FC Barcelona).
(FIFA.com)

Eager anticipation among four qualifiers
After the draw, representatives of the four clubs already through to the big event highlighted the merits of their respective teams and spoke of their determination to win.

Yon de Luisa, Vice President of Operations, Club America
"We're simply ecstatic that the club has a chance to compete in such a fantastic competition in its 90th year. Club America boasts some globally renowned players and an exciting brand of attacking football. Our sights are set on the top, and we plan to get there one step at a time."

Newton Drummond, Executive Director, Internacional
"Our academy produces teams in every age category, from 10-year-olds through U-14 and U-16. Dunga himself (now coach of Brazil) was a graduate of our system. This is going to be a tough contest whoever we're up against, but we're going to give it everything we've got.

Ivan Vuksich, Chairman, Auckland City FC
"Well, Barcelona have managed to avoid us in the first two games and I bet they're breathing a sigh of relief about that. As you know, we're the only amateur team in the event, but our season at home is well underway and we know all about winning in Oceania. We'll just go all-out in this competition."

Txiki Beguiristain, Technical Director, Barcelona
"The club's in its 107th year, and these are vintage times for Barcelona. We've won all kinds of titles in all sorts of competitions, but we're really focused on taking this title in Tokyo. Obviously we'll treat every opponent with the respect they deserve, and there will be no easy games. However, we've got such a skilful squad, and so our aim will be to produce a footballing spectacle that enthralls the world."

New Zealand

Paul Seaman (L) of New Zealand's Auckland City celebrates with team-mate Greg Uhlmann at the final whistle after becoming Oceania champions on 21 May 2006. Auckland City will go on to to play at December's 2006 FIFA Club World Cup in Japan, but first comes the defence of their domestic championship, which starts this weekend.
(AFP) DEAN TREML

All eyes on Auckland ahead of Kiwi kick-off

Paul Seaman (L) of New Zealand's Auckland City celebrates with team-mate Greg Uhlmann at the final whistle after becoming Oceania champions on 21 May 2006. Auckland City will go on to to play at December's 2006 FIFA Club World Cup in Japan, but first comes the defence of their domestic championship, which starts this weekend.
(AFP) DEAN TREML
(FIFA.com) 10 Oct 2006
The league may be a mere toddler at just two years old, but already the New Zealand Football Championship has seen the emergence of an undisputed dominant force.
Auckland City only came into existence at the same time as the country's fledgling eight-team league, but two titles in as many seasons have firmly established the FIFA Club World Cup finalists as the team to beat ahead of season 2006/07 commencing this weekend.
The amateur outfit do, though, begin their second successive championship defence under new management after the highly-regarded veteran Allan Jones was lured away by the national association to take charge of the country's women in July.
The man charged with replicating Jones' record of success is Englishman Roger Wilkinson, a former Luton Town player who emigrated to New Zealand in 1975, coaching both the U-17 and U-20 national teams before returning briefly to his homeland in 2000 as an academy coach with Crystal Palace.
"We can't afford to be too arrogant," Wilkinson has said of the task facing the favourites. "They (Jones and his assistant, Craig Alexander) have had a really successful two years, so there is a legacy that I have to carry on."
Wilkinson chances of following Jones' example have certainly been boosted by his success in retaining the services of South African striker Keryn Jordan, the NZFC's outstanding player and top scorer last season, and the man whose hat-trick sealed a 3-1 victory for Auckland City in the Oceania Club Championship final and a place at December's FIFA Club World Cup in Japan.
"Our major strength is our team spirit," Jordan outlined in a previous interview with FIFA.com. "We have developed an unbelievable camaraderie and culture all the way from our board right through to the supporters. That, coupled with the individual talents we have within the team, is our biggest strength. Also, the new gaffer (Wilkinson) has made some shrewd signings in the off-season, so we will be more balanced in all areas of the park."
Those summer signings include the likes of midfielder Bryan Little, defender Ben Sigmund and striker Jason Hayne, recruited from domestic rivals Team Wellington, Canterbury and Hawke's Bay United respectively, with all three expected to significantly bolster a team that plundered 63 goals from its 21 league matches last season.

Hawke's Bay United manager Jonathan Gould, pictured here, has drafted in his father, the former Wales and Wimbledon coach, Bobby Gould, to help revive the club's fortunes.
(AFP)
AFP

Father-and-son management team
While Auckland City are looking forward to beginning the defence of their NZFC crown with a home match against Otago United on 14 October, the team that finished just two points adrift of them last term face a trip to face local rivals Team Wellington the following day.
Like the champions, YoungHeart Manawatu are also under new management, with their freshly-appointed coach Shane Rufer immediately faced with the challenge of replacing top scorer Commins Menapi while simultaneously spearheading a focus on locally-reared talent.
Rufer does, however, have two exceptionally talented players from the Solomon Islands at his disposal in the shape of Benjamin Totori and Alick Maemae, and from his experience of working with both during his time in charge of the Solomon Islands' U-20s, he believes they can safely be considered "the best players in the league", Jordan aside.
Elsewhere, Canterbury United - the only other side to offer a sustained challenge to Auckland City last season - would appear to have been weakened considerably by the departure of several star players during the close season.
Nevertheless, despite the departures of Andy Barron and James Bannatyne, both full All Whites internationals, the arrival of Nick Van Sicklen from MLS outfit D.C. United and of Otago United's top scorer Blair Scoullar has convinced coach Danny Halligan that his side will remain "a competitive unit". "We feel as if we have had a good off-season," said the Canterbury coach. "We have recruited very well to cover everything that we lost last year."
Other teams to watch include Wellington, who finished fourth last season, and Otago United, currently under the guidance of former Manchester City, Chelsea and Everton defender Terry Phelan. However, perhaps the most interesting close season tale has unfolded at Hawke's Bay United, a team which finished last season anchored to the bottom of the table with just a solitary win to their name.
Drastic times invariably call for drastic measures, and yet the Hawke's Bay coach, former Celtic and Scotland international goalkeeper Jonathan Gould, still succeeded in surprising everyone by announcing that he had invited his father, Bobby, to form an intriguing, new-look management team for the coming season. Eyebrows were inevitably raised, but when one considers that this is the same Gould Snr who managed Wales for four years and once led Wimbledon to a famous FA Cup final win over the mighty Liverpool, it may just prove the bold move needed to reinvigorate a youthful squad recently boosted by the arrival of former Scotland U-21 captain Ricky Gillies.
The 60-year-old Gould, who will also oversee the club's youth set-up, has said of the move: "At my age, I have to come to enjoy it, but I'm here to win. I haven't come all this way to get my backside kicked. We'd love to win the league and love to be up there at the end of the season, pressing the big boys."
No fewer than 43 points separated Auckland City and Hawke's Bay United last season, but Gould's early optimism suggests that New Zealand's league race might just prove a little more difficult to call this time around.

"Barcelona está aliviado", diz presidente do Auckland
Apesar de amador, um dos possíveis adversários do Inter na semifinal do Mundial de Clubes é mais organizado do que muito time profissional brasileiro. O Auckland City, da Nova Zelândia, tem oito patrocinadores, alguns famosos como a Adidas.
O estádio, muito pequeno, tem projeto pronto para ser reconstruído. O clube enfrentará o campeão da África dia 10 de dezembro e, se vencer, pega o Inter três dais depois.
- É claro que o Barcelona deve estar aliviado, teremos dois jogos sem que ele nos enfrente. Vamos com tudo - afirmou o presidente Ivan Vuksich, presente no sorteio em Tóquio.
Após conquistar a vaga no Mundial, o técnico Allan Jones deixou a equipe para assumir a seleção feminina da Nova Zelândia, cuja expressão internacional é bem maior.
Time base: Ross Nicholson; James Pritchett, Ben Sigmund, Jonathan Perry, Stuart Watene; Sam Wilkinson, Liam Mulrooney, Paul Seaman e Neil Sykes; Ross McKenzie e Keryn Jordan.

Píffero: “Não podemos escolher adversário”
O sorteio dos grupos para o Mundial Interclubes, disputado no Japão em dezembro, teve boa repercussão no estádio Beira-Rio. O que os colorados mais almejavam – não enfrentar o América do México durante a semifinal, acabou ocorrendo, com o Inter enfrentando o vencedor do confronto entre o Auckland City (da Oceania) e o representante africano, a se definir dia 12 de novembro.
O capitão Fernandão repercutiu o resultado do sorteio. “Foi bom. Nós, brasileiros, não conhecemos tanto o Auckland, mas agora vamos começar a olhar com mais atenção para essa equipe”, disse.
Já o vice-presidente de futebol Vitório Píffero, que será o presidente do Inter quando da disputa do título, preferiu um discurso mais forte, alegando que o Campeão do Mundo não pode temer qualquer concorrente, devendo, ao contrário, respeitar a todos. “Nós não podemos escolher adversário. Quem for o nosso inimigo, com certeza, também almeja o título”, declarou. O Inter viaja para o Japão no início de dezembro.

Paixão Colorada por Kenny Braga - 13/10/2006
Adversário fragilizado
Os torcedores do Fluminense, adversário do Inter, domingo, no Beira-Rio, tinham esperanças de que o time pudesse ir em frente na Sul-Americana, superando o confronto com o Gimnasia y Esgrima, da Argentina. Mas essas esperanças se desvaneceram quarta-feira à noite, quando o Flu foi derrotado por 2 a 0, após ter empatado no Maracanã, e despediu-se da competição.
Um resultado previsível para quem acompanha a trajetória hesitante do time carioca no Brasileirão e os problemas que a diretoria do clube cria com as mudanças de treinadores.

Toalha
Mas se o momento do time do Fluminense não é bom, o clube tem uma camisa e uma história que devem ser respeitadas. Já no domingo, certamente, os jogadores disputarão a partida contra o Internacional no limite de suas forças.
A equipe carioca entrará em campo com a missão de minimizar o prejuízo representado pela desclassificação de quarta-feira.
E o Inter vai jogar pensando na afirmação do técnico Abel Braga, que não aceita a idéia de jogar a toalha no Brasileirão. É de se prever, então, que será um grande jogo, apesar de alguns torcedores acharem que o Brasileirão perdeu a graça porque o São Paulo é líder disparado.
kenny.braga@diariogaucho.com.br

Reforços
O Inter pode contratar o meia Ronaldinho, 18 anos, e o lateral-esquerdo Gleidson, 22, do Novo Hamburgo. Eles impressionaram a direção ontem.

Volantes
Pierre tem 21 anos, 1m89cm, e contrato com o Inter até novembro de 2008. Josimar tem 19 anos, 1m82cm e contrato até março de 2008. Os dois volantes do Inter B foram destaque ontem. Jogam firme, mas têm qualidade na condução ao ataque.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

20061012 - noite colorada

Nos planos de Abel, Pinga faz gol no Inter B
Cerca de cinco mil torcedores colorados estiveram na tarde desta quinta-feira no estádio Beira-Rio para conferir os aspirantes do Internacional no jogo realizado entre o Inter B e o Novo Hamburgo, em partida válida pela Copa FGF. O empate em 3 a 3 não foi o fato mais importante à tarde, e sim a atuação do meia Pinga, jogador que está nos planos de Abel Braga para melhorar o setor de criação da equipe titular. O meia marcou o último gol colorado no jogo.
O treino do time principal, que ocorria paralelamente num dos campos suplementares do Beira-Rio, acabou sendo encerrado por um motivo inusitado: uma festa rave que ocorria num local próximo. O treinador colorado comandará um trabalho tático na manhã desta sexta, no gramado principal, com os portões fechados.

Inter tem jogo pelo Brasileiro antecipado
Confronto entre times gaúchos acontece em 26 de outubro
Devido ao segundo turno das eleições em 29 de outubro, a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro teria todos os jogos no dia 28, um sábado. Mas ontem a CBF divulgou modificações nas datas dos jogos. Dessa forma, Inter e Juventude jogarão dia 26, uma quinta-feira, às 20h30, no Beira-Rio.
Além do confronto regional, outras duas partidas foram antecipadas. Corinthians e Palmeiras jogam em 25 de outubro, enquanto o Fluminense recebe o Grêmio, no Maracanã, no dia 26 desse mês. O restante das partidas acontece no dia 28, um sábado.
O Inter ocupa a 4ª colocação no Brasileiro, com 47 pontos, nove atrás do líder São Paulo. No próximo domingo, os colorados recebem o Fluminense no Beira-Rio.

Dirigente nega que Inter preserva atletas
Segundo vice-presidente de futebol, não há acordo para evitar escalação de jogadores no Beira-Rio
O vice-presidente de futebol colorado, Vitório Píffero, negou que haja qualquer acordo para preservar Adriano e Michel dos jogos realizados em Porto Alegre. Recentemente, surgiu a especulação de que os atletas seriam escalados apenas em partidas fora do Beira-Rio para evitar as vaias constantes de parte da torcida.
Conforme afirmou Píffero, os jogadores não estão passando por um bom momento e devem buscar superar essa fase de atritos com parte dos torcedores colorados. Declarou ainda que a diretoria apoiará Michel e Adriano para que encontrem seu melhor futebol. O dirigente citou Edinho, Sóbis e Clemer como exemplos de atletas que superaram os maus momentos e tornaram-se ídolos colorados.

Fernandão: "O Barcelona é o melhor do mundo"
Capitão colorado fica satisfeito com o sorteio das chaves do Mundial Interclubes
Após o sorteio das chaves do Mundial Interclubes, que será realizado em dezembro, o atacante do Internacional Fernandão se mostrou satisfeito. Para ele os adversários mais difíceis se enfrentarão nas semifinais, mas isso não significa que a equipe brasileira terá mais facilidade para conquistar o título.
O Colorado, assim como o Barcelona, entra direto nas semifinais do Mundial, e enfrenta o vencedor de Auckland City, da Oceania, contra o representante da África, ainda não definido. Fernandão comemora o fato do América do México ter ficado na chave do Barcelona.
- O sorteio foi bom para a gente, escapamos da equipe mais forte, mas independentemente temos que passar por quem aparecer. Não conhecemos muito os times da África, a diretoria deve começar a buscar vídeos para chegarmos ao Japão preparados.
Mesmo ressaltando que ninguém tem vaga garantida na final, o capitão já projeta uma decisão contra o representante europeu. Para ele, o time de Ronaldinho Gaúcho tem muita qualidade, mas terá dificuldade no confronto direto.
- O estilo das equipes da Europa é diferente do sul-americano. Não temos a parte tática tão definida, vamos encaixar a marcação e movimentar bastante. O Barcelona é a melhor equipe do mundo, virão pra cima da gente, e tentaremos aproveitar. Não vai ser fácil para ninguém – acredita.

Tudo sobre AUCKLAND CITY FC
O Auckland City FC é um clube amador de futebol da Nova Zelândia. Fundado no ano de 2004, tem seu estádio na Kiwitea St. em Auckland. Em sua primeira participação no Campeonato Neozelandês de Futebol, na temporada 2004/05, tornaram-se campeões, o que os classifou para a disputa do título continental. Em 2006, facilitado pela saída da Austrália da OFC, o clube tornou-se campeão da Copa dos Campeões da Oceania e disputará em dezembro o Mundial de Clubes da FIFA 2006, sendo o único clube amador na competição.

Dados
• Fundação: 2004
• Localização: Auckland, Nova Zelândia
• Patrocínio: Blockbuster Video
• Títulos: Campeonato Neozelandês de 2004/05 e Copa dos Campeões da Oceania de 2006

Ai esta todo o plantel deles:

{plantel}

DÍVIDA - do Sport Club Internacional
ZERADO
O endividamento a curto prazo do Inter chegava em julho a R$ 47 milhões. Depois disso, o clube contabilizou R$ 25 milhões com a venda de Tinga, Jorge Wagner, Rafael Sobis e Bolívar. Restaram a pagar R$ 22 milhões. Desse montante, R$ 18 milhões são de impostos atrasados (INSS, FGTS, IR, Cofins...), dinheiro que não sairá dos cofres colorados, mas pela Timemania, loteria criada pelo governo federal para sanear as dívidas dos clubes de futebol no Brasil e que também incorporará o Refis. Sobram R$ 4 milhões.
É possível que, com a verba da participação no Mundial Interclubes, Vitorio Piffero assuma a instituição zerada e que, pela primeira vez, o Inter comece um ano, o de 2007, com equilíbrio entre déficit e receita.
Fonte: Correio do Povo

Lista prévia de jogadores para o Mundial deve ser entregue até 31 de outubro
12/10/2006 - 18:13:48 - por PC - Final Sports
O Internacional tem até o próximo dia 31 para entregar à Fifa uma lista prévia com 30 nomes dos jogadores que poderão disputar o Mundial Interclubes entre os dias 10 e 17 de dezembro, no Japão.
A relação definitiva dos 23 atletas (sendo três goleiros) que participarão da competição deve estar em posse da entidade máxima do futebol até o dia 23 de novembro. Também neste prazo, o clube deverá informar os 12 integrantes da comissão técnica.
O time poderá substituir algum jogador após o prazo referido anteriormente somente em caso de grave lesão até 24 antes da primeira partida no torneio. O Inter estréia no dia 13 (quarta-feira), às 8h20min de Brasília, no estádio Nacional de Tóquio, contra o vencedor do confronto entre Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Oceania, e o ganhador da Copa da África, que será conhecido no dia 11 ou 12 de novembro.

Fabiano Eller mostra respeito pelos adversários do Mundial
Zagueiro diz que nenhum time chegou à competição no par ou ímpar
Em sorteio realizado na madrugada de quarta para quinta, ficou definido que o Inter irá enfrentar o vencedor de Auckland, campeão da Oceania, contra o representante africano, que ainda não está definido em uma das semifinais do Mundial Interclubes, em dezembro, no Japão. Apesar de diversas representações do clube já terem se manifestado dizendo que ficaram satisfeitas com o resultado do cruzamento das chaves na competição, o zagueiro Fabiano Eller não tem tanta certeza de que o sorteio tenha favorecido o representante sul-americano no torneio organizado pela Fifa.
– Não adianta falar que nós gostamos, pois de repente a equipe deles é melhor que o time do México. Ninguém chega ao um Mundial disputando no par ou ímpar. Todas as equipes que disputam esta competição são muito fortes. Eles contratam muitos jogadores estrangeiros e a gente não sabe nem como o time deles está sendo montado – disse o zagueiro.
No dia 10 de dezembro, o Auckland entra em campo diante do campeão africano. O Inter joga a semifinal contra o vencedor desta partida no dia 13, em Tóquio. Dia 17, em Yokohama, acontece a decisão de terceiro e quarto lugares na preliminar e a grande final no jogo de fundo.




Fluminense recebe reforços para enfrentar o Inter
12/10/2006 - 19:49:18 - por PC - Final Sports
Após o treino da manhã desta quinta-feira, comandado pelo preparador físico Marcos Seixas, o apoiador Pedrinho estava ansioso para poder se juntar ao elenco do Fluminense que já está em Porto Alegre para enfrentar o Inter no próximo domingo, às 16 horas, no Beira Rio.
Motivado para o próximo jogo no Campeonato Brasileiro, Pedrinho diz que só com muito trabalho e empenho o time voltará a encontrar o caminho das vitórias.
"Temos trabalhado bastante, essa é a hora de esquecermos tudo e só pensarmos em tirar o Flu desta situação. Temos dois meses para revertermos isso", disse o apoiador.
A respeito de sua escalação no jogo com o Colorado, Pedrinho foi bastante enfático.
"Quero ajudar, se o PC precisar estou pronto para jogar", sentenciou ele.
O atacante Beto, que também se juntou ao grupo, diz que a sorte não esta ajudando o tricolor.
"Não estamos num bom momento e está faltando um pouco de sorte. O grupo está bastante unido e nada como uma vitória sobre o Internacional, que é uma excelente equipe, para ganharmos moral e subirmos na tabela", comentou.
Além de Pedrinho e Beto, o técnico Paulo César Gusmão contará também com o lateral-esquerdo Marcelo, que estava com a seleção brasileira disputando amistosos. O lateral tricolor ainda não atuou sob o comando de PC.
Enquanto os três atletas trabalhavam no Rio de Janeiro, o restante do time realizava um treino regenerativo na academia do hotel em Buenos Aires, onde na noite da última quarta-feira foi derrotado por 2 a 0 pelo Gimnasia y Esgrima, sendo eliminado assim da Copa Sul-Americana.
Após o desembarque na capital gaúcha no início da tarde, o elenco treinou no campo suplementar do Olímpico. Neste sábado, a movimentação acontece às 9 horas, no campo do RS, em Alvorada.




El Barcelona ya conoce a su rival en el Mundial de Clubes
El Barcelona se enfrentará en su debut en el Mundial de Clubes al vencedor del partido entre el América de México y el campeón de Asia, aún por determinar, según deparó el sorteo celebrado en la sede de la Federación japonesa de fútbol. El conjunto azulgrana entrará en competición en semifinales, tal y como establece el reglamento para los vencedores de la Liga de Campeones europea y de la Copa Libertadores de América.
El actual defensor del título sudamericano, el Internacional de la ciudad brasileña de Porto Alegre, jugará contra el superviviente del duelo entre el Auckland y el campeón de África. La segunda edición del torneo que enfrenta a los campeones de la seis confederaciones mundiales del fútbol se celebrará entre el 10 y el 17 de diciembre en los estadios de Toyota, en el suroeste de Japón, Yokohama y Tokio.

Los rivales del Barça
El Barcelona, que buscará su primer título intercontinental tras caer en 1992 ante el Sao Paulo (2-1), se las verá por tanto con el actual campeón de la Concacaf que engloba a Norteamérica, Centroamérica y Caribe, o con el nuevo 'rey' de Asia, cuya competición se halla en estos momentos en semifinales. En la liga de campeones asiática (AFC) están pendientes los partidos de vuelta de las semifinales, que se disputarán el 18 de octubre.
El Alkarama sirio visitará al Al Qadisia kuwaití, tras empatar a cero en la ida, y el duelo surcoreano el Jeonbuk Motors se desplazará al feudo del Ulsan Horang, después de perder por 2 a 3 en el primer asalto.

20061012 - jornais

Pinga diz que só precisa de ritmo de jogo
Meia foi o destaque no treino da manhã desta quarta
Ele chegou acima peso, emagreceu e vem trabalhando forte no Beira-Rio. O meia Pinga marcou um gol no treino da manhã desta quarta e arrancou elogios do técnico Abel Braga. O jogador afirmou que agora só precisa pegar ritmo para poder atuar por 90 minutos.
- Estou bem melhor. Estou trabalhando forte para isso. Amanhã, tem o jogo com o B (Inter B x Novo Hamburgo, pela Copa FGF, no Beira-Rio) para pegar ritmo. Já treinei bastante, me senti bem, estou bem melhor - afirmou Pinga.
Ao falar do entrosamento com o time, o atleta destacou que já se sente integrado com os companheiros:
- Me entrosei bem no grupo, fui bem recebido. Isso que é importante. Agora, quero ficar bem para jogar e ver se tenho condições de assumir o meio - declarou.
Para partida contra o Fluminense, às 16h de domingo, no Beira-Rio, o Inter não terá Clemer, Edinho e Fernandão. Já Hidalgo retorna à lateral-esquerda. No ataque, Ricardo Jesus será o companheiro de Iarley. O autor do gol da vitória sobre o São Caetano salientou as dificuldades que a equipe tem enfrentado devido às mudanças na escalação:
- Já vem de vários jogos que o Abel não tem conseguido repetir os 11 e isso tem dificultado até no rendimento do time. Mas, com certeza, quando voltar o Fernandão, Clemer, vamos ver ser temos sorte de fazer um 11 forte, uma seqüência boa e formar o time que o professor tem na cabeça - disse Iarley.

Pinga no feriado
O Inter B virou bom programa de feriado para os colorados. Pinga será titular contra o Novo Hamburgo, hoje, às 15h30min. A partida no Beira-Rio vale pela Copa FGF e será com portões abertos. O time ainda será reforçado por Marcelo Boeck, Ediglê, Elder Granja, Luiz Adriano e Ricardo Jesus. Alexandre Pato estará na reserva.
A pedido de Abel Braga, o técnico Lisca modificará a escalação e a forma de jogar do Inter B - líder da Chave 1 da Copa FGF, com 30 pontos. Pinga atuará como articulador pela esquerda, com a tarefa de armar e se juntar aos atacantes. Jogará no mínimo 45 minutos, assim como Elder Granja, que volta depois de dois meses em recuperação. Ediglê será testado na direita da área. Uma idéia de que os titulares Índio e Eller podem ser poupados.
Destaque dos últimos treinos, Pinga afinou - perdeu oito quilos em 40 dias. Baixou dos 84 quilos para os 76 quilos. Precisa apenas de ritmo de jogo. Por enquanto, o articulador contratado ao Treviso por 1,5 milhão de euros suporta 45 minutos. Por isso, ficará na reserva de Caio, domingo, contra o Fluminense.
- Esse jogo será muito bom para que recupere ritmo. Não atuo desde o final do Italiano, em junho - festejou Pinga.
Segundo Lisca, o Inter B cumpre a função de laboratório do time principal:
- Nossa missão é ser equipe de auxílio ao time principal. Contra o Novo Hamburgo, mudaremos para nos adaptar ao estilo de jogo de Ediglê, Granja e Pinga.

Futebol de graça
Inter x Novo Hamburgo começa às 15h30min no Beira-Rio e vale pela 15ª rodada da Copa FGF. Não haverá cobrança de ingresso. Se chover, a partida será no suplementar. O estacionamento para os sócios custa R$ 5, no acesso pela Padre Cacique, e R$ 9 pela Beira-Rio. Não-sócios pagam R$ 6 e R$ 10.
O time B
Marcelo; Granja, Ediglê, João Guilherme e Ismael; Pierre, Josimar, Abubakar e Pinga; Luiz Adriano e Ricardo Jesus.

Multimídia

Meia será titular do Inter B contra o Novo Hamburgo, hoje à tarde, com portões abertos no Beira-Rio

Abel de olho nos juvenis: O técnico Abel Braga assistiu na tela à goleada de 4 a 0 dos juvenis sobre o Passo Fundo, pelo Estadual da categoria, no gramado suplementar. Diego Moraes, Rafael Forster, Rafael Alves e Wagner fizeram os gols

Michel apóia Adriano
Michel, o primeiro a ser retirado dos jogos em casa, é quem dá apoio a Adriano, descartado desde domingo.
- Estou triste, nunca havia acontecido. Me apego aos conselhos do Valdomiro. Na Libertadores, ele disse para não me abalar, pois havia passado pelo mesmo nos anos 70. Poucos reconhecem, mas fui importante na Libertadores, fiz três gols - disse Michel.

Inter escapa do América
Faltam 62 dias
O Inter vai enfrentar o vencedor do confronto entre Auckland City, da Nova Zelândia, e o campeão da África na semifinal do Mundial de Clubes do Japão, em dezembro. Assim, o Inter escapa do América, do México, como queria. O sorteio aconteceu ontem, em Tóquio (ver quadro). O planejamento da viagem está pronto. Entre as medidas estão prevenção contra trombose venosa profunda e caminhada em Paris, para quebrar a longa viagem.
O planejamento começa já na viagem. Serão 24 horas até Tóquio. Muito tempo na poltrona no avião sem mexer as pernas. Assim, decidiu-se por uma descida na Europa. Que tal uma caminhada em Paris, com Fernandão de guia? O capitão fala francês com fluência, herança de quase quatro anos nas praias de Marselha, cidade do Olympique, clube mais popular da França.
- Pode ser até no aeroporto. O importante é se locomover. Trata-se de um cuidado circulatório, além de aliviar o cansaço - ensina o médico Luiz Crescente.
Crescente é um estudioso dos efeitos do fuso horário no esporte e assuntos correlatos. A bibliografia sobre o assunto indica, por exemplo, casos de trombose venosa profunda nas pernas em passageiros de vôos longos, como para o Japão. A inatividade somada à pressão da altitude lá em cima pode entupir veias de forma dramática. É claro que o grupo de risco da trombose venosa profunda inclui fumantes, sedentários, diabéticos, o oposto do perfil de um atleta. Mas sempre há as exceções. Por isso a caminhada em Paris com Fernandão de guia. E o veto ao terno.
Isso mesmo: a orientação para a delegação de 45 pessoas é viajar de agasalho e tênis, no melhor estilo Perdigão. Resta saber se o presidente Fernando Carvalho optará pela modelito informal, mas os jogadores não terão alternativa. Blazers, calças jeans, sapatos, paletós e gravatas estão vetados. Restringem os movimentos. E, portanto, ajudam a prevenir a tal trombose profunda. Por isso trabalha-se a pleno vapor nos Estados Unidos.
Das pranchetas dos designers da Reebok no Estado americano de Oregon, sede da fornecedora de material esportivo do Inter, nascerá a coleção de inverno colorada no Oriente. Das camisetas personalizadas com as cinco estrelas para os jogadores aos agasalhos de viagem. Sem esquecer das luvas, gorros e jaquetões de fibra: a temperatura por lá se aproxima de 0º esta época do ano. Mas a preparação científica não termina aí. O fuso horário de 12 horas adiante está na mira.
- O ideal é chegar 12 dias antes. O corpo vai se acostumando às novas condições ao ritmo de uma hora por dia. Como teremos pouco mais de uma semana no Japão quando estrearmos, tomaremos medidas para acelerar a adaptação - explica Crescente.
Uma destas medidas será a exposição à luz controlada, começando durante o vôo e avançando nos primeiros dias no Japão. Assim, quando o relógio marcar meia-noite no horário brasileiro, as lâmpadas serão ligadas na classe executiva. O corpo humano reage à claridade. Luz inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono. O cardápio do jantar terá carne e café. Ou proteína e cafeína. Como se estivesse almoçando, a exemplo dos japoneses naquele mesmo instante, no outro lado do mundo.
- Começamos a preparar o Mundial no dia seguinte ao título da Libertadores. Não mediremos esforços, os colorados podem ter certeza disso - avisa Fernando Carvalho.
( diogo.olivier@zerohora.com.br )

Sorteio definido
O sorteio da fase preliminar do Mundial de Clubes ocorreu na madrugada de hoje (meio da tarde em Tóquio, no Japão). Ficou definido que o adversário do Inter na semifinal, disputada no dia 13 de dezembro, às 8h20min (horário de Brasília), será o vencedor do confronto entre o campeão da África, ainda indefinido, e o Auckland City, da Nova Zelândia. O Inter esteve representado em Tóquio pelo gerente executivo, Newton Drummond.

Auckland City (Nova Zelândia)
> Uma luta entre Davi e Golias. Desta forma o chefe-executivo da Federação Neozelandesa de Futebol, Graham Seatter, define o que será a participação do clube amador Auckland City FC no Mundial de Clubes da Fifa.

> A equipe tem apenas dois anos de existência, e garantiu presença na competição ao vencer Copa dos Campeões da Oceania, em 2006. Na primeira fase, goleou o Eagles United, das Ilhas Fiji, por 9 a 1. Na final, bateu o AS Pirae, do Taiti, por 3 a 1, no Estádio North Harbour.

> A saída da Austrália da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) facilitou a campanha.

> Após conquistar a vaga, o técnico Allan Jones deixou a equipe para assumir a seleção feminina da Nova Zelândia. Em seu lugar entrou o inglês Roger Wilkinson.

> No plantel, destacam-se o goleiro Ross Nicholson, os atacantes Keryn Jordan e Grant Young, e o meia Neil Sykes.

Ruy Carlos Ostermann 12/10/2006

Fernandão, que cai
Rebentar a musculatura de Fernandão não parece uma infelicidade senão que deve estar no pacote dos episódios de certa previsibilidade. Fernandão é grandalhão, salta muito, corre, dribla, joga nas suas áreas, sobretudo nas bolas altas de ataque e defesa, portanto é um grande corpo sólido que se levanta e cai sobre os dois pés forçando todo o sistema de freios e molas que, como se sabe, são músculos. Além de ser marcado com insistência e rigor o que acarreta conflitos físicos, quedas e desequilíbrios, ou seja, mais exigência para sobreviver sem hematomas, dores e esgaçamentos de músculos e articulações.
Não é uma descrição claustrofóbica, perguntem ao Paulo Paixão, ele vai descrever com mais detalhes e minúcias essa conflitiva relação do campo e do adversário que Fernandão não tem como evitar. É inteligente, sabe jogar com malícia protetora e se livrar das dificuldades, mas sempre alguma coisa escapa ao controle. A única conveniência é que essa lesão de Fernandão está a dois meses do Japão.

Gre-Nal e aviãozinho
Não tenho dúvida de que o Gre-Nal vai servir a todos os motivos da rivalidade. Ele aparentemente faz parte do campeonato, mas na verdade é muito mais do que isso. Pode se decidir nele se o Grêmio está à frente, se o Inter recupera a melhor posição, se acabam empatados. E nada melhor do que um Gre-Nal para esse tipo de decisão, que por certo não terá repercussões imediatas no desfecho do Brasileirão, mas não importa. Inter e Grêmio têm uma questão muito particularizada, que pode ser extirpada do campeonato, mas que pode acabar valendo mais do que o título nacional. Não é provincianismo, é rivalidade. Não tivesse um pequeno avião se chocado contra um prédio em Manhattan, na trespassada Nova York, e pela cabeça de todos correu o pavor do 11 de setembro, e não se estaria falando mais do que disso: dessa possibilidade de um confronto especial dos dois times na celebração do último Gre-Nal do ano.


Dicas para organizar uma viagem ao Mundial
Pode ser a maior conquista do Inter em seus 97 anos de história. E se você, colorado, quer acompanhar in loco a disputa do Mundial Interclubes no Japão, deve conferir os passos para organizar a sua viagem à terra do sol nascente.
Primeiro passo: para realizar uma viagem internacional, é preciso um passaporte. Se você já possui este documento, verifique a validade. Se ainda não tiver passaporte, veja como obtê-lo na Polícia Federal. A previsão para confecção é de oito dias úteis.
Com o passaporte em mãos, o próximo passo é definir o pacote em uma agência, ou a rota de viagem. As agências oferecem quatro principais roteiros, que passam por Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Malásia - os preços dos ingressos não estão incluídos, e podem variar de acordo com a agência ou operadora.
Indo por conta, você poderá optar por conexão na Europa, que não está entre as alternativas dos pacotes. É preciso verificar a necessidade de visto no país que você desembarcaria (veja o Quadro geral de regime de vistos do Ministério das relações Exteriores). Os agentes de viagens, porém, consideram complicado ir sozinho, já que é necessário garimpar lugares nos vôos internacionais. Além disso, é mais difícil adquirir os ingressos para os jogos.
A venda de ingressos pelo site da Fifa está encerrada. Além dos lotes que foram vendidos avulsos, entre os dias 5 e 20 de agosto, grandes quantidades foram compradas pelas operadoras e serão comercializadas nos pacotes.
Mas ainda existe uma esperança. Segundo a agência Aerotur, o Inter está negociando com a Fifa um novo lote de ingressos, inclusive para facilitar aos colorados espalhados pelo mundo que não comprarão pacotes com saída do Brasil. Já existe uma lista de espera na agência. A resposta sobre a solicitação deverá sair no final do mês de outubro.
Definido roteiro, é hora de providenciar os vistos. Todos os torcedores que desembarcarão no Japão precisam ter o visto japonês, justificativa da viagem para comprovações futuras. O pedido pode ser encaminhado no Consulado Geral do Japão em Porto Alegre (veja a documentação exigida na tabela abaixo). Outras alternativas são contratar um despachante ou deixar a cargo da agência de viagens. A previsão para a liberação do visto japonês é de uma semana.


Iarley pede paciência com Ricardo Jesus
Atacante espera que jogador recém-saído dos juniores não seja cobrado demais
Um dos mais experientes jogadores do Internacional, o atacante Iarley começa a proteger o centroavante Ricardo Jesus, promovido a profissional no segundo semestre. O garoto de 21 anos vem sendo escalado no lugar do lesionado Fernandão, e seu companheiro no setor ofensivo espera que a torcida não exagere nas cobranças, como tem acontecido com os meias Adriano e Michel.
Com a lesão na coxa direita de Fernandão, Ricardo Jesus tem atuado como referência na área, mas ainda não conseguiu mostrar um bom futebol. Mesmo assim o técnico Abel Braga confia no jogador e dará a segunda oportunidade como titular no jogo contra o Fluminense, neste domingo, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Temendo a incompreensão dos torcedores, Iarley se adianta e dá apoio ao colega.
- O Ricardo é um garoto de qualidade, mas no Inter a exigência é imediata, se não render assim que aparece a torcida pega no pé. Convivemos com o que o Michel e o Adriano passaram e ficamos chateados. É preciso cuidado para não queimar um garoto com potencial. Com certeza ele vai ajudar o time, é só ter paciência - considera.
O titular, Fernandão, não tem retorno certo nem para o confronto com a Ponte Preta (dia 21 de outubro). Caso o treinador colorado resolva sacar Ricardo Jesus do time, as outras opções do para o ataque são Rentería, Léo e Luiz Adriano.

Muricy prevê dificuldades nas próximas rodadas
Treinador entende que na reta final a competição ficará ainda mais disputada
Uma batalha atrás da outra. É assim que o técnico Muricy Ramalho entende que o líder São Paulo precisa encarar as dez partidas que estão faltando para encerrar o Campeonato Brasileiro. A meta é somar o maior número de pontos possíveis nas próximas rodadas, principalmente nos jogos dentro do Morumbi, para encarar o vice-líder Santos, e o terceiro colocado Grêmio, ambos fora de casa, com a vantagem de atuar pelo empate.
- O Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo. Aqui quase todo jogo é um clássico. Ao contrário da Espanha, Itália, Alemanha, onde dois ou três clubes são favoritos ao título, no Brasil temos sempre seis ou sete concorrentes de peso e outros com boas chances de ganhar a competição. Por tudo isso, eu entendo que terá uma batalha muito difícil pela frente nas dez últimas rodadas - analisa Muricy Ramalho.
O treinador lembrou ainda que por se tratar de um campeonato com tantas rodadas, a maioria dos clubes favoritos enfrenta muitas dificuldades. São jogadores lesionados, convocados para seleção de seus respectivos países, transferências internacionais, contratações e adaptações, que não é fácil manter 17 rodadas consecutivas na liderança (18 alternadas), como vem acontecendo com o São Paulo.
- É por isso que todo time oscila ao longo do Campeonato Brasileiro. Por sorte, no São Paulo a diretoria nos dá todo respaldo. Não é uma derrota ou outra que muda o nosso trabalho. Tanto que sabemos que enfrentaremos muitas dificuldades contra o Juventude, no sábado, no Morumbi, e nas demais partidas. Mas estamos preparados para superar todas as dificuldades - afirma o treinador tricolor.

Juventude é considerado um adversário chato
Muricy Ramalho e jogadores apostam em jogo difícil e de muita marcação
O São Paulo enfrenta o Juventude no próximo sábado, no Morumbi, e é apostando como favorito para continuar com folga na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o técnico Muricy Ramalho e os jogadores entendem que a partida não será nada fácil. Para eles, o Tricolor terá de suar a camisa para conquistar os três pontos em cima de uma equipe que é considerada chata por ter na marcação o seu ponto forte.
- Os jogadores estão sabendo que a partida contra o Juventude é decisiva para nós. Vamos enfrentar um adversário muito chato, duro na marcação, e que tem facilidade para jogar nos contra-ataques. Teremos de tomar cuidado - adverte Muricy Ramalho.
O cabeça-de-área Josué lembra que o Juventude tem jogadores experientes em seu time. Inclusive, ele lembrou do volante Renan e do atacante Christian, que fizeram parte dos 23 atletas do elenco tricolor na temporada de 2005, quando a equipe conquistou o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
- Respeitamos muito o Juventude. Não será fácil ganhar deles no Morumbi. É um adversário que marca muito firme e que conta com jogadores experientes e que conhecem bem o São Paulo, como o Renan e o Christian - afirma Josué

20061012 - noticias do dia

Inter espera time africano ou asiático no Mundial
O sorteio dos confrontos do Mundial Interclubes será realizado nesta quinta-feira, às 2h (de Brasília), em Tóquio, no Japão.
O Inter espera enfrentar um time africano ou asiático na semifinal, deixando o América do México, representante da Concacaf, no caminho do Barcelona.
"Esta garantia foi passada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Agora, vamos esperar, porque no futebol tudo pode acontecer", afirmou o presidente do Inter, Fernando Carvalho.
O atacante Iarley já atuou pelo Dorados do México e fez muitos elogios ao América. "É uma equipe muito forte e bastante reforçada. É o maior clube do país. Seria bom não enfrentá-los", ressaltou. O representante colorado no sorteio será o gerente de futebol, Newton Drumond.

Inter pode ficar sem bife no Japão
A delegação do Internacional corre o risco de ficar sem o bife diário exigido na dieta dos jogadores durante a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.
O país asiático não possui rebanho bovino e a nutricionista da equipe gaúcha, Lenice Carvalho, já está se "mexendo" à procura de uma forma para solucionar o "problema". As informações são do jornal Zero Hora.
"Não poderemos levar do Brasil, teremos que comprá-la por lá, se encontrarmos", afirmou Lenice ao jornal gaúcho.
Rica em proteína e ferro, a carne bovina é importante na dieta dos atletas. Eles têm que consumir cerca de 300 gramas diárias para ajudar na recuperação muscular.
Uma das soluções estudadas para suprir a ausência da carne bovina é a substituição por com peixe, frango, leite, ovos e iogurte, além de brócolis e espinafre.
No entanto, como serão 14 dias de estadia no Japão, Lenice teme que os jogadores enjoem do cardápio.

Ceará renova com o Inter até 2009
O lateral-direito Ceará, que de reserva acabou conquistando a titularidade no colorado, renovou seu contrato com o Internacional por mais dois anos. Agora o jogador tem vínculo com o clube até o final do ano de 2009.
E a prorrogação do contrato de Ceará já repercutiu junto ao grupo de jogadores. O lateral Élder Granja, titular absoluto até sofrer uma lesão na panturilha e deixar a equipe, já pensa em reconquistar a vaga que foi sua o mais rápido possível. 'Está tudo bem comigo, estou procurando melhorar a cada dia. Estaria mentindo se dissesse que estou 100%, porque não estou. Falta ainda ritmo de jogo e força física, mas com mais alguns treinos eu estarei no mesmo nível do grupo. Quero estar pronto o mais breve possível', declarou.
No próximo domingo, o Inter volta a atuar no Beira-Rio, para encarar o Fluminense, e estará mais uma vez desfalcado. Os titulares Clemer e Fernandão, lesionados, e Edinho, suspenso, não jogam. Para o experiente atacante Iarley, a dificuldade de Abel para escalar a mesma equipe é uma das razões de sua queda de rendimento. 'Já vem de vários jogos que o Abel não tem conseguido repetir o time, e isso tem dificultado nosso rendimento. Mas, com certeza, quando voltarem o Fernandão e Clemer, vamos ver se compomos uma equipe forte, que tenha seqüência de jogos para formar o time que o professor tem na cabeça', disse.
Outra mudança na equipe pode ser a entrada de Caio no lugar de Adriano Gabiru. Em constante conflito com a torcida, Gabiru poderá ser preservado, cedendo sua vaga ao jovem jogador. O meia Pinga, outra opção para a posição, se diz totalmente aclimatado ao clube e à disposição de Abel. 'Me entrosei bem no grupo, fui bem recebido. Isso que é importante. Agora, quero ficar bem para jogar e ver se tenho condições de assumir o meio', declarou o jogador.

Atacante colorado defende companheiro
Contratado com status de grande reforço, Adriano não vem tendo boas atuações
O atacante Iarlei saiu em defesa de Adriano, muito vaiado pela torcida nas últimas partidas devido ao seu fraco desempenho. Para Iarlei, é preciso ter mais paciência com o meia. "Ele está bastante chateado e estamos lhe dando apoio. É chato ver um colega nesta situação em todos os jogos, desabafou.
Após a partida contra o São Caetano, o auxiliar técnico Leomir Souza levantou a possibilidade de preservar Adriano nas partidas realizadas no Beira-Rio, assim como já foi feito com Michel, outro dos vaiados pelos torcedores colorados.
Iarlei, no entanto, entende que Adriano não concordaria com a atitude. "Isso não somos nós que vamos decidir. Pelo jeito do Adriano, acho que ele não aceitaria este tipo de coisa", afirmou o atacante. No domingo, o Inter recebe o Fluminense no Beira-Rio.

Colorado terá que pagar indenização a torcedor
Diogo da Silva perdeu a visão de um olho em uma briga no Beira-Rio
O Inter foi condenado, nesta quarta, a pagar indenização de R$ 107,5 mil para o torcedor Diogo da Silva Machado, que perdeu a visão de um olho em uma briga no Estádio Beira-RIo, em Porto Alegre. As informações são do site GloboEsporte.com.
A briga aconteceu no dia 7 de dezembro de 2003, na partida entre Inter e São Paulo. Diogo foi atingido na cabeça por um pedaço de concreto. A pancada resultou em um trauma ocular no olho direito com perda total da visão, perfuração da córnea e atrofia do globo ocular.
A indenização será paga em três parcelas: de R$ 40 mil, pela redução de sua capacidade laborativa, 50 salários-mínimos (R$ 17.500) pelo dano moral e R$ 50 mil pelo dano estético.

Fernandão sofre estiramento muscular
Lesão deve afastar atacante colorado no mínimo por duas semanas
Depois do exame de ressonância magnética realizado semana passada, o Departamento Mádico colorado havia informado não se tratar de um problema grave. No entanto, na terça-feira, os médicos do clube afirmaram que Fernandão ficará de fora por duas semanas, talvez até mais.
Após o jogo contra o Cruzeiro, Fernandão deixou o campo do Mineirão queixando-se de dores na coxa direita. Inicialmente, o atleta disse que havia apenas recebido uma pancada, mas sequer ficou no banco de reservas na partida contra o São Caetano.
Com o afastamento, Fernandão fica de fora do confronto contra o Fluminense, domingo, às 16 horas, no Beira-Rio, e do jogo contra a Ponte Preta, dia 21, em Campinas. Artilheiro do Inter no Brasileiro, com 7 gols, Fernandão é considerado a maior expressão técnica do time.

Pinga diz que só precisa de ritmo de jogo
Meia foi o destaque no treino da manhã desta quarta

Ricardo Jesus, com a bola, será parceiro de Iarley no ataque domingo

Ele chegou acima peso, emagreceu e vem trabalhando forte no Beira-Rio. O meia Pinga marcou um gol no treino da manhã desta quarta e arrancou elogios do técnico Abel Braga. O jogador afirmou que agora só precisa pegar ritmo para poder atuar por 90 minutos.
– Estou bem melhor. Estou trabalhando forte para isso. Amanhã, tem o jogo com o B (Inter B x Novo Hamburgo, pela Copa FGF, no Beira-Rio) para pegar ritmo. Já treinei bastante, me senti bem, estou bem melhor – afirmou Pinga.
Ao falar do entrosamento com o time, o atleta destacou que já se sente integrado com os companheiros:
– Me entrosei bem no grupo, fui bem recebido. Isso que é importante. Agora, quero ficar bem para jogar e ver se tenho condições de assumir o meio – declarou.
Para partida contra o Fluminense, às 16h de domingo, no Beira-Rio, o Inter não terá Clemer, Edinho e Fernandão. Já Hidalgo retorna à lateral-esquerda. No ataque, Ricardo Jesus será o companheiro de Iarley. O autor do gol da vitória sobre o São Caetano salientou as dificuldades que a equipe tem enfrentado devido às mudanças na escalação:
– Já vem de vários jogos que o Abel não tem conseguido repetir os 11 e isso tem dificultado até no rendimento do time. Mas, com certeza, quando voltar o Fernandão, Clemer, vamos ver ser temos sorte de fazer um 11 forte, uma seqüência boa e formar o time que o professor tem na cabeça – disse Iarley.

Inter disputará o Mundial no 4-4-2
Abel Braga afirma ter a equipe alinhavada. Falta apenas definir os dois meias para jogar no Japão
Faltam dois meses para o Inter fazer sua estréia no Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, mas Abel Braga já tem a equipe alinhavada. Em sua última entrevista, o técnico colorado deixou claro que não mudará o esquema que foi campeão da Taça Libertadores da América. No Japão, o Inter jogará no 4-4-2 convencional. O único setor que ainda precisa de correções é o meio-campo, mas especificamente a articulação.
Pinga, Adriano, Michel, Alex, Caio, Perdigão e Vargas brigam por dois lugares no time, mas poucos deles estão em condições de serem testados. Alex foi titular durante a Libertadores, mas está recuperando-se de lesão e ainda não voltou à equipe. Michel e Adriano vivem uma crise de relacionamento com a torcida. Vargas tem um problema muscular e retorna aos treinos em 30 dias. Os disponíveis são Caio, Perdigão e Pinga.
'Eu não jogo. Eu apenas escalo e mando jogar. Aquele que for bem vai continuar', afirmou Abel Braga. 'Falta definir apenas os dois meias. É só vocês (repórteres) fazerem um levantamento', continuou. Outras posições podem sofrer alterações. Élder Granja pode retomar o lugar na lateral direita. Na outra ala, Alex pode ser utilizado no lugar de Hidalgo, que foi contratado mais ainda não mostrou todo o seu futebol. Fabinho, quando estiver recuperado de lesão, também pode receber nova chance na vaga de Wellington Monteiro.
A disputa pelas duas vagas no meio-campo tem novo capítulo hoje à tarde. O Inter B enfrentará o Novo Hamburgo, às 15h30min, no Beira-Rio, com o reforço de Pinga. Élder Granja também atuará.
O Internacional foi condenado ontem a pagar indenização de R$ 107,5 mil a um torcedor que perdeu a visão de um olho em uma briga no Beira-Rio. A briga aconteceu no dia 7 de dezembro de 2003, na partida entre Inter e São Paulo. Diogo foi atingido na cabeça por um pedaço de concreto. A pancada resultou em um trauma ocular no olho direito com perda total da visão, perfuração da córnea e atrofia do globo ocular.

André espera ajudar a dupla Gre-Nal
Goleiro diz que equipe é obrigada a tirar pontos do São Paulo no sábado
A torcida gaúcha estará dando total apoio ao Juventude na partida do próximo sábado, quando enfrenta o líder do Campeonato Brasileiro, São Paulo, no Morumbi. O goleiro André sabe que uma vitória ou um empate será importante para a equipe se manter bem na tabela, e além disso ajudaria a dupla Gre-Nal na corrida pela primeira colocação.
André, que passou muito tempo da carreira defendendo o Internacional, conhece bem a rivalidade com o Grêmio, e sabe que a situação do Alviverde é curiosa. Impedindo os três pontos do Tricolor paulista, o time da Serra daria um auxílio aos clubes da capital, que estão em terceiro e quarto colocados, respectivamente, e ainda sonham com o título.
- Sabemos que todos os gaúchos vão torcer por nós, mas não nos preocupamos com os outros times. Estamos pensando na nossa situação, precisamos buscar pontos, e conseqüentemente tentaremos ajudar. A dificuldade de enfrentar o líder é grande, mas temos uma seqüência de jogos incômoda, e queremos nos manter na zona da Copa Sul-Americana – analisa.
Dentre os adversários das últimas dez rodadas o Alviverde, décimo lugar com 38 pontos, terá os quatro primeiros colocados na tabela (São Paulo, Santos, Grêmio e Inter).

Renan tenta "mandar na área" colorada
Goleiro recebe outra oportunidade entre os titulares graças à lesão de Clemer
Com a segunda oportunidade seguida no time do Internacional, o goleiro Renan espera mostrar que tem qualidade para se firmar na posição. Ele lembra que era apenas a terceira opção no início da temporada, e com tranqüilidade ganhou espaço e afirma que tem condição de ser o dono da área.
Clemer sofreu uma lesão no joelho direito e apesar do departamento médico garantir que o quadro não é grave, o jogador será poupado na partida deste domingo, contra o Fluminense, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Renan, que havia o substituído na última rodada, será mantido.
- Não ouvi nada oficial, mas tenho que seguir treinando do mesmo jeito, buscando o nível mais alto para estar pronto. Todos ganham chances aqui no Inter, sempre tem gente enxergando nosso trabalho. Nunca reclamei quando era o terceiro goleiro, sei que o treinador escolhe os melhores. Reverti, tenho recebido chances e quero me firmar. Estou tranqüilo e quero mostrar quem manda na área – avisa.
No primeiro semestre ele ficou fora do elenco inscrito na Taça Libertadores. Além do titular Clemer, o técnico Abel Braga tinha à sua disposição Marcelo Boeck.

Granja não aceita voltar ao meio de campo
Ala-direito se recupera de lesão e diz que prefere lutar pela vaga com Ceará
Ainda em busca do melhor condicionamento físico, o ala-direito Elder Granja garante que não quer trocar de posição para ter mais chances de recuperar a titularidade no Internacional. Ele admite que precisa de mais tempo para render como o restante do grupo, fica contente com a boa fase do seu concorrente, Ceará, e espera dar dor de cabeça para o técnico Abel Braga em breve.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro (vitória de 1 a 0 sobre o São Caetano) Granja ficou no banco. Ele não atua desde às semifinais da Taça Libertadores devido à uma lesão na panturrilha direita.
- Estaria mentindo se dissesse que minha condição é 100%. Fiquei quase 3 meses parado. Realizei bastante trabalho com o (preparador físico) Élio Carraveta. Mas a gente ganha força física no trabalho com o grupo. A tendência é melhorar aos poucos e chegar ao nível dos demais – comenta.
Quando foi contratado, em 2003, Granja era meia, mas por problemas na lateral-direita, o então técnico colorado, Muricy Ramalho, o deslocou para o setor. Depois de um período de adaptação, o jogador se firmou, e hoje não quer abandonar a função, mesmo que para isso tenha que disputar vaga com Ceará, que vive grande fase na equipe.
- Sou lateral e não penso em retornar ao meio. Essa briga com o Ceará é boa para o time. Ainda estou voltando, depois que estiver bem a dor de cabeça fica com o (treinador) Abel Braga, quem decide os titulares é ele – completa.

Pinga começa a ganhar oportunidades
Apoiador tem mostrado qualidades nos treinamentos e estará no banco contra o Flu
Aos poucos o meio-de-campo Pinga começa a mostrar qualidades, pelo menos nos treinos do Internacional. Nos coletivos de terça-feira e da manhã desta quarta o meio-campista de 25 anos, repatriado da Itália, foi a principal figura, com arrancadas, dribles e lançamentos que provocaram palavras de incentivo do ténico Abel Braga.
- Muito boa, Pinga - gritou Abel em algumas jogadas, com mais entusiasmo num lance em que o jogador driblou três e acertou um chute no ângulo.
Na véspera, diante da boa movimentação do jogador, o técnico havia levantado a hipótese de deslocar Alex para a lateral esquerda, abrindo vaga para Pinga no meio-de-campo.
- Quem sabe recuperamos a jogada da esquerda, que perdemos com a saída do Jorge Wagner - comentou Abel. Se isso acontecer, o peruano Hidalgo, trazido do Libertad para ocupar a lateral esquerda, sairá do time.
Com sete quilos a menos do que quando chegou, há 40 dias, Pinga disse que só precisa de ritmo de jogo.
- Estou bem ambientado ao grupo e em boa forma física. Agora, só preciso jogar - resumiu o jogador, que atuou 15 minutos contra o Cruzeiro e 20 minutos contra o São Caetano.
Nesta quinta-feira, ele será escalado no Inter B, contra o Novo Hamburgo, em partida pela Copa FGF. Domingo, contra o Fluminense, estará no banco de reservas.


Veja a tabela do Mundial Interclubes
O Internacional estréia no Mundial Interclubes do Japão no dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 8h20min de Brasília, no estádio Nacional de Tóquio, situado no centro da capital japonesa, contra o vencedor do confronto entre Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Oceania, e o ganhador da Copa da África, que será conhecido no dia 11 ou 12 de novembro.
Atualmente a competição africana está em sua fase semifinal. Nos jogos de ida, o Al Ahly, do Egito, venceu em casa por 2 a 0 o ASEC de Abiyán, da Costa do Marfim.
No outro duelo das semis, o sul-africano Orlando Pirates não passou de um empate sem gols com o tunisiano CS Sfaxien, em jogo realizado na capital Johannesburgo.

A rodada de volta acontece no próximo final de semana, dias 14 e 15.

> Confira o calendário completo do Mundial:

- Quartas-de-final
Partida 1 – 10/dez – 19h20 – Auckland x campeão africano, em Toyota
Partida 2 – 11/dez – 19h20 – América (MEX) x campeão asiático, em Tóquio

- Semifinais
Partida 3 – 13/dez – 19h20 – Auckland ou campeão africano x Inter, em Tóquio
Partida 4 – 14/dez – 19h20 – América (MEX) ou campeão asiático x Barcelona, em Yokohama

- Decisão 5º lugar
Partida 5 – 15/dez – 19h20 – Perdedor 1 x Perdedor 2, em Tóquio

- Decisão 3º lugar
Partida 6 – 17/dez – 16h20 – Perdedor 3 x Perdedor 4, em Yokohama

- Final
Partida 7 – 17/dez – 19h20 – Vencedor 3 x Vencedor 4, em Yokohama

* Horário local. Em Brasília serão 13 horas a mais, 12 em função do fuso e mais uma devido ao horário de verão brasileiro que deve entrar em vigor à meia-noite do dia 5 de novembro. Normalmente, a mudança acontece em meados de outubro. Neste ano, como aconteceu em outras eleições, o governo decidiu iniciar a implantação da medida apenas após o segundo turno, para não atrapalhar o processo eleitoral.

Paris contra o sono
Faltam 62 dias
DIOGO OLIVIER
O time pode não inspirar muita confiança ainda, mas a preparação vai assumindo contornos de favorita ao título. Não será por falta de planejamento científico que o Inter deixará de brilhar no Mundial de Clubes, em dezembro. As medidas incluem prevenção contra trombose venosa profunda, técnicas de inibição da melatonina e caminhada em Paris, parada estratégica para quebrar ao meio a jornada de 24 horas até o Japão.
O planejamento começa já na viagem. Serão 24 horas até Tóquio. Muito tempo na poltrona no avião sem mexer as pernas. Assim, decidiu-se por uma descida na Europa. Que tal uma caminhada em Paris, com Fernandão de guia? O capitão fala francês com fluência, herança de quase quatro anos nas praias de Marselha, cidade do Olympique, clube mais popular da França.
- Pode ser até no aeroporto. O importante é se locomover. Trata-se de um cuidado circulatório, além de aliviar o cansaço - ensina o médico Luiz Crescente.
Crescente é um estudioso dos efeitos do fuso horário no esporte e assuntos correlatos. A bibliografia sobre o assunto indica, por exemplo, casos de trombose venosa profunda nas pernas em passageiros de vôos longos, como para o Japão. A inatividade somada à pressão da altitude lá em cima pode entupir veias de forma dramática. É claro que o grupo de risco da trombose venosa profunda inclui fumantes, sedentários, diabéticos, o oposto do perfil de um atleta. Mas sempre há as exceções. Por isso a caminhada em Paris com Fernandão de guia. E o veto ao terno.
Isso mesmo: a orientação para a delegação de 45 pessoas é viajar de agasalho e tênis, no melhor estilo Perdigão. Resta saber se o presidente Fernando Carvalho optará pela modelito informal, mas os jogadores não terão alternativa. Blazers, calças jeans, sapatos, paletós e gravatas estão vetados. Restringem os movimentos. E, portanto, ajudam a prevenir a tal trombose profunda. Por isso trabalha-se a pleno vapor nos Estados Unidos.
Das pranchetas dos designers da Reebok no Estado americano de Oregon, sede da fornecedora de material esportivo do Inter, nascerá a coleção de inverno colorada no Oriente. Das camisetas personalizadas com as cinco estrelas para os jogadores aos agasalhos de viagem. Sem esquecer das luvas, gorros e jaquetões de fibra: a temperatura por lá se aproxima de 0º esta época do ano. Mas a preparação científica não termina aí. O fuso horário de 12 horas adiante está na mira.
- O ideal é chegar 12 dias antes. O corpo vai se acostumando às novas condições ao ritmo de uma hora por dia. Como teremos pouco mais de uma semana no Japão quando estrearmos, tomaremos medidas para acelerar a adaptação - explica Crescente.
Uma destas medidas será a exposição à luz controlada, começando durante o vôo e avançando nos primeiros dias no Japão. Assim, quando o relógio marcar meia-noite no horário brasileiro, as lâmpadas serão ligadas na classe executiva. O corpo humano reage à claridade. Luz estimula a produção de melatonina, substância que provoca o sono. O cardápio do jantar terá carne e café. Ou proteína e cafeína. Como se estivesse almoçando, a exemplo dos japoneses naquele mesmo instante, no outro lado do mundo.
- Começamos a preparar o Mundial no dia seguinte ao título da Libertadores. Não mediremos esforços, os colorados podem ter certeza disso - avisa Fernando Carvalho.

Na expectativa
O sorteio da fase preliminar do Mundial de Clubes ocorreu na madrugada de hoje, após o fechamento desta edição. A partir dele, o Inter saberá de que confronto sai o adversário na semifinal, dia 13 de dezembro, às 8h20min, em Tóquio. O presidente Fernando Carvalho tem como certo que pegará o vencedor do jogo entre os representantes da Ásia e da África. A Fifa não confirma. Auckland, da Oceania, e América-MEX, da Concacaf, podem cruzar o caminho colorado. Asiáticos e africanos ainda definem os campeões.

Como está na África
A Liga da CAF (Confederação Africana de Futebol) está na semifinal. Orlando Pirates, da África do Sul, e ASEC, da Costa do Marfim, saíram em desvantagem contra Sfaxien, da Tunísia, e Al Ahly, do Egito. Os jogos de ida foram disputados há 10 dias. Veja como está a disputa:

AS SEMIFINAIS
CS Sfaxien (TUN) Orlando Pirates (AFS)

30/9
Orlando Pirates 0x0 CS Sfaxien

14/10
CS Sfaxien x Orlando Pirates
Al Ahly ASEC de Abiyán

1/10
Al Ahly 2x0 ASEC de Abiyán

15/10
ASEC de Abiyán x Al Ahly

Final
Os jogos serão em novembro.

Como está na Ásia
A semifinal começou no dia 27. Quatro clubes buscam o título inédito da Copa da Ásia. Numa chave, dois coreanos se enfrentam. O Ulsang, de Vinícius, Leandrão e Leandro Machado, é o favorito. Na outra chave, o Al Karama, da Síria, e o Al Qadisiya, que já foi treinado por Felipão, despacharam favoritos e buscam lugar na final.

Veja como está:

AS SEMIFINAIS
Al Karama (SIR) / Al Qadisiya (KUW)
Ulsan Horang-I / Jeonbuk Motors (CSL)

27/9
Al Karama 0x0 Al Qadisiya
Jeonbuk Motors 2x3 Ulsan Horang-I

18/10
Al Qadisiya x Al Karama
Ulsan Horang-I x Jeonbuk Motors

Final
Nos dias 1/11 e 8/11.

Com Hidalgo de volta, Inter treina forte no Beira-Rio
11/10/2006 - 20:07:25 - por PC - Final Sports & AI Inter
O Internacional segue se preparando para o confronto diante do Fluminense no próximo domingo, às 16 horas, no Beira-Rio. O grupo colorado treinou em dois turnos nesta quarta-feira.
Pela manhã, os jogadores participaram de uma movimentação com bola, e à tarde, realizaram exercícios físicos no campo suplementar coordenados pelos auxiliares de preparação física Anderson Paixão e Eduardo Silva. Paulo Paixão retorna nesta quinta ao Brasil após compor a delegação brasileira que realizou dois amistosos contra o Kuwait e o Equador.
O lateral-esquerdo Hidalgo, que estava servindo à seleção peruana, treinou normalmente com o restante do grupo e deve reforçar o Inter na partida do final de semana.
Na tarde desta quinta-feira, Abel deve orientar um coletivo que encaminhará o time. Edinho, suspenso, Clemer e Fernandão, lesionados, são os desfalques. Maycon, Renan ou Marcelo e Rentería ou Ricardo Jesus devem entrar no time titular para o duelo com os cariocas. Já Adriano pode estar deixando a equipe para a entrada de Caio.
A equipe colorada ocupa a quarta posição do Brasileirão com 47 pontos, nove atrás do líder São Paulo, que nesta rodada enfrenta o Juventude (10º) no Morumbi.
Os outros dois adversários na luta pelo título do certame nacional jogam fora de casa. O Santos (2º - 49 pontos) encara o Botafogo no Maracanã, enquanto o Grêmio (3º - 48) vai ao ABC paulista enfrentar o São Caetano.

Juvenis colorados vencem o Passo Fundo pelo Gauchão
11/10/2006 - 19:57:08 - por FS - AI Inter
O time juvenil do Internacional goleou o Passo Fundo por 4 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Complexo Beira-Rio, em jogo válido pela segunda rodada da terceira fase do Gauchão. Os gols foram marcados por Diego Morais, Rafael Forster, Rafael Alves e Wagner.
Com o resultado, a equipe colorada está na vice-liderança da Chave 13 com quatro pontos. No próximo sábado, dia 14, o Inter encara Rio Grande, no litoral sul do estado.

Arbitragem Fifa para Inter e Fluminense neste domingo
11/10/2006 - 19:02:54 - por PC - Final Sports
Em sorteio realizado pela Comissão de Arbitragem da CBF na tarde desta quarta-feira, o árbitro da Fifa Alicio Pena Junior (MG) foi designado para apitar Inter e Fluminense no próximo domingo, às 16 horas, no Beira-Rio. Seus assistentes serão os também mineiros Marco Antônio Gomes (Fifa) e Guilherme Dias Camilo.

Juniores do Inter empatam em Ijuí
11/10/2006 - 16:06:05 - por FS - AI Inter
A equipe júnior do Internacional empatou com o São Luiz em 1 a 1, na noite desta terça-feira, em Ijuí. A partida foi válida pela primeira rodada da terceira fase do Gauchão. O gol colorado foi marcado por Felipe.
Na próxima segunda-feira, dia 23, o time do técnico Marcelo Estigarribia enfrenta o São José, no Beira-Rio, em jogo válido pela segunda rodada da Chave 9 da competição estadual.

Inter pode disputar Gauchão 2007 com time B
11/10/2006 - 13:26:49 - por Fernando Soares - Redação Final Sports
A temporada 2007 do Internacional será no mínimo movimentada, tendo o time que disputar no primeiro semestre três competições. Pensando no desgaste físico do grupo de jogadores, o clube poderá usar o time B no Gauchão do próximo ano. A direção colorada não confirma, mas pelos corredores do estádio Beira-Rio já se falam quais seriam os jogadores do elenco atual que Abel Braga manteria no time principal.
A partir de janeiro, o Inter terá o Campeonato Gaúcho, que começa no dia 17, e termina em abril, a Libertadores da América, que inicia em fevereiro, além do Campeonato Brasileiro a partir do dia 12 de maio.
Segundo o calendário de competições divulgado pela CBF no início de setembro, os clubes que disputarão a Libertadores não participarão da Copa do Brasil mais uma vez.

Adriano deve ficar de fora da partida contra o Fluminense
11/10/2006 - 12:47:30 - por Fernando Soares - Redação Final Sports
Como sempre o técnico Abel Braga não divulga a escalação da equipe com antecedência, mas após as últimas declarações do treinador do Internacional, Adriano pode não atuar contra o Fluminense. O meia deve ser preservado, porque vem sendo muito criticado pela torcida colorada, que vaia sempre o jogador nas partidas realizadas dentro do Estádio Beira-Rio.
“Se for essa a decisão do treinador eu vou aceitar. Eu tenho que treinar bem e conquistar novamente o meu espaço”, disse o jogador.
Para Abel Braga a situação é simples:
“Vai jogar quem eu quero que jogue”, falou rapidamente o treinador.
Caio deve ser o substituto de Adriano no meio-campo e Ricardo Jesus ganha a vaga de Fernandão, que está lesionado. O jogo contra o Fluminense será domingo, ás 16h, no Estádio Beira-Rio.

Élder Granja quer entrar o mais rápido possível no time
11/10/2006 - 12:16:03 - por Fernando Soares - Redação Final Sports
A renovação de Ceará por mais dois anos, deve ter mexido com a cabeça de Élder Granja. O lateral do Internacional disse que espera entrar o mais rápido possível em campo, já que está parado por três meses. O jogador ficou na reserva na partida contra o São Caetano, domingo passado e deve continuar no banco para o jogo diante do Fluminense.
“Tudo está bem comigo, estou procurando melhorar dia a dia. Estaria mentindo se dissesse que estou 100%, mas não estou. Falta ainda ritmo de jogo e força física, mas com mais alguns treinos eu estarei no mesmo nível do grupo. Quero estar pronto o mais breve possível”, comentou o atleta.

Alex volta aos treinos na lateral-esquerda
10/10/2006 - 18:56:40 - por PC - Final Sports
De olho em uma vaga na Seleção Brasileira, Alex retornou aos trabalhos com os demais companheiros na tarde desta terça-feira quando participou do coletivo orientado pelo técnico Abel Braga ocupando a lateral-esquerda, na vaga do peruano Hidalgo, que ainda está à serviço da seleção de seu país, mas que está confirmado para enfrentar o Fluminense neste domingo.
“Estou feliz pelo problema ter sido sanado (o jogador passou por uma cirurgia de hérnia inguinal). E agora o coletivo dá uma noção de como está minha condição física. Claro que ainda não estou 100%”, destacou o lateral e meia que ainda treinou cobranças de falta e escanteio ao final dos trabalhos.
Quanto à posição em que ele será aproveitado pelo comandante colorado, Alex diz que prefere a lateral, mas que jogar no meio não será problema.
“Esta versatilidade eu sempre tive. Levantei a hipótese de atuar pelo lado por almejar a Seleção, como eu já havia conversado com o Abel e até mesmo com o presidente. Mas isso está com o técnico e eu vou saber entender qualquer tipo de decisão que ele tomar”, declarou o atleta.

INTER TREINA FORTE NO BEIRA-RIO

Peruano Hidalgo voltou aos treinos no Beira-Rio
O Internacional segue se preparando para o confornto contra o Fluminense - no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio. O grupo colorado treinou em dois turnos nesta quarta-feira. Pela manhã, os jogadores participaram de uma movimentação com bola, e à tarde, realizaram exercícios físicos no campo suplementar coordenados pelos auxilaires de preparação física Anderson Paixão e Eduardo Silva.
O lateral-esquerdo Hidalgo, que estava servindo à Seleção Peruana, treinou normalmente com o restante do grupo e deve reforçar o Inter na partida contra o Fluminense. Na tarde desta quinta-feira, Abel deve orientar um coletivo que encaminhará o time. Edinho, suspenso, Fernandão e Clemer, lesionados, são os desfalques. A equipe colorada ocupa a quarta posição do Brasileirão com 47 pontos.

De olho no Japão
O sorteio que definirá o confronto do qual sairá o adversário do Inter na semifinal do Mundial Interclubes será realizado na madrugada desta quinta-feira (12/10), em Tóquio, no Japão. O diretor executivo de futebol, Newton Drummond, acompanhará o sorteio no Museu do Futebol Japonês.

REFORÇADO, INTER B ENFRENTA O NOVO HAMBURGO
Invicto na Copa FGF, o Inter B enfrenta o Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, às 15h30min, no Complexo Beira-Rio, em jogo válido pela 15ª rodada da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O time do técnico Lisca está na liderança isolada da Chave 1 com 30 pontos (oito vitórias e seis empates). A partida terá entrada franca. O Inter B é um projeto de sucesso desde que foi criado, em 2004. Baseado na iniciativa de outros grandes clubes do mundo, como o Barcelona e Real Madrid, que também contam com equipes B, o Internacional utiliza esse projeto como uma espécie de laboratório para os futuros talentos que poderão chegar ao time principal.
O projeto Inter B se baseia em duas frentes. Em busca de espaço e ritmo de jogo, os garotos das categorias de base enfrentam times com jogadores profissionais para adquirirem experiência. O lateral Ramon, o meia Caio e o atacante Luiz Adriano, por exemplo, que atualmente integram o time principal, disputaram vários jogos no Inter B antes de serem chamados para o grupo do técnico Abel Braga. Outra frente importante da equipe de aspirantes é a possibilidade de dar ritmo aos jogadores da equipe principal que estão em processo de recuperação de lesões. Foi o que aconteceu com o meia Alex, o zagueiro Índio e o volante Wellington Monteiro.
Contra o Novo Hamburgo, o técnico Lisca vai colocar um time reforçado em campo. O lateral Elder Granja e o meia-atacante Pinga foram relacionados para adquirirem ritmo de jogo. Confira os 21 jogadores convocados:

Abu
Alexandre Pato
Bruno Farias
Cauê
Cristian
Diogo
Ediglê
Edinho Schmorantz
Élder Granja
Ismael
João Guilherme
Josimar

Luiz Adriano
Marcelo Boeck
Muriel
Pierre
Pinga
Ricardo Jesus
Roger
Thomaz