inter

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Reservas do Inter vencem Vasco e quebram tabu no Brasileirão

Sidnei marcou de cabeça após cobrança de escanteio aos dois minutos de jogo

Com jogadores reservas e um gol aos dois minutos de jogo, o Inter venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo no Beira-Rio, pela rodada de abertura do Brasileirão. Sidnei marcou de cabeça após a primeira cobrança de escanteio. Esta foi a primeira vez desde 1998 que o Colorado consegue os três pontos na estréia da competição.

O técnico Abel Braga surpreendeu a todos com uma escalação com dois nomes desconhecidos de maior parte da torcida: os volantes Pessanha e Derley. O segundo se destacou ao marcar com eficiência o meia Morais, o destaque vascaíno que, neste domingo, mal encostou na bola.

Velocidade no primeiro tempo

Nos primeiros minutos de jogo, os vascaínos levaram um susto: viram Andrezinho avançar pelo lado direito e cruzar rasteiro. Na primeira de muitas trapalhadas da defesa carioca, o goleiro Tiago se posicionou para defender, mas, antes dele, apareceu o volante Jonílson para mandar pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, logo aos dois minutos, o mesmo Andrezinho mandou a bola na cabeça do zagueiro Sidnei, que abriu o placar com um belo gol.

Com a vantagem, o Inter poderia cadenciar o jogo, prender a bola na frente, administrar a vitória e, aos poucos, tentar ampliar o marcador. Poderia. Mas o que se viu durante toda a etapa inicial foi um Colorado avassalador, impondo uma velocidade tão alta que chegava a tontear os visitantes, que cometeram diversos erros defensivos.

Eficiência na defesa

A defesa colorada também não deixou a desejar. A marcação era individual. Enquanto Derley encostava em Morais, Sidnei marcava Leandro Amaral, não permitindo que a bola chegasse ao perigoso Alan Kardec. Se, mesmo assim ela chegava, Sorondo, de atuação impecável, tratava de afastar o perigo.

Reação vascaína

No intervalo do jogo, Abel Braga sacou o meia Andrezinho, de boa atuação, para promover a entrada do lateral-direito Ricardo Lopes, o que deixou o time colorado mais defensivo. Assim, o segundo tempo foi muito diferente do primeiro. O Vasco atacou mais, criou mais chances, e o Colorado limitou-se a se defender.

Aos 13 minutos, o técnico vascaíno, Antônio Lopes, sacou Morais para promover a entrada de Alex Teixeira. A alteração atrapalhou um pouco a marcação colorada, e os visitantes passaram a criar mais chances que os donos da casa. Aos 32, O Vasco ficou ainda mais ofensivo com troca do zagueiro Eduardo Luiz pelo atacante Villanueva.

Cinco minutos depois, um lance polêmico: o vascaíno Pablo avançou na área e foi derrubado por Ricardo Lopes. A arbitragem mandou seguir.

Renan brilha

O Inter se encolheu, mas, ao menos, o torcedor pôde ver novamente as boas defesas de Renan. O goleiro, que mal havia trabalhado na etapa inicial, tornou-se um dos heróis da vitória. Aos 41 minutos, ele evitou o empate ao espalmar um cabeceio à queima-roupa de Leandro Amaral. Assim, o Inter conseguiu esta vitória importante que, há 10 anos, não vinha.

Próximos compromissos

Nesta quarta, o Inter vai com força máxima contra o Sport em Recife, no jogo de volta pela Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o Colorado volta a jogar diante do Palmeiras no próximo domingo em São Paulo.


INTER 1

VASCO 0

Renan; Sidnei, Sorondo e Titi; Jonas, Pessanha (Marcão, 15/2ºT), Derley, Ji-Paraná e Andrezinho (Ricardo Lopes, int.); Adriano e Iarley (Walter, 29/2ºT)

Tiago; Eduardo (Villanueva, 35/2ºT), Rodrigo Antônio e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim, Morais (Alex Teixeira, 15/2ºt) e Mádson (Pablo, int.); Leandro Amaral e Alan Kardec

Técnico: Abel Braga

Técnico: Antônio Lopes

Brasileirão, primeira rodada, 11/05/2008

Horário: 16h

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Arbitragem: Sálvio Spínola (FIFA), auxiliado por Nilson Monção e Evandro Silveira (trio paulista)

Cartões amarelos: Ji-Paraná, Pessanha, Titi, Adriano (I); Leandro Bomfim, Morais, Jorge Luiz (V)

Gol: Sidney, aos 2 minutos do primeiro tempo

Renda: R$ 303.392.

Público: 25.744 (22.979 pagantes)