inter

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

inter 2006 - elenco, pré-temporada, conca e mais

Negócios do Inter

Quem saiu
Muricy Ramalho (sem clube), Gavilán(sem clube), Wellington (Santos), Ricardinho (Palmeiras), Edmílson(sem clube), Sangalletti(aposentou) e André(sem clube), Marabá (São Caetano-Emprestado), Leandrão (Hunday/COR)

Quem pode sair
Sobis (Inter de Milão), Granja (Benfica), Bolívar (Goiás), Jorge Wagner (Lokomotiv de Moscou), Diogo (Coréia), Léo Gamalho (Coréia), Rodrigo Paulista, Michel (Palmeiras) e Gustavo (Japão)

Quem chegou
Rubens Cardoso (Atlético MG), Leo (Paulista) e Ari (Bahia), Fabinho (Santos), Fabiano Eller (Turquia),

Quem pode vir
Cléber (Vitória) , Quinteros (UC/Chile), Espinoza (Equador), Adriano (Atlético/PR), Daniel Carvalho (CSKA/RUS)

Quem subiu dos júniores:
1. João Guilherme, Zagueiro
2. Danny Moraes, Zagueiro
3. Sidnei, Zagueiro
4. Felipe, lateral-esquerdo
5. Daniel Heinz, lateral esquerdo
6. Maicon, volante
7. Álvaro, volante
8. André Moritz, meia
9. Ricardo de Jesus, centroavante
10. Luiz Adriano, atacante
11. Muriel, Goleiro

Detalhes de quem chegou em 2006:

Nome Posição Último clube
• Fabinho • volante • Santos
• Ari • lateral-direita • Kashima Antlers
• Leo • atacante • Paulista de Jundiaí
• Rubens Cardoso • lateral-esquerdo • Atlético-MG
• Daniel Marques • zagueiro • Palmeiras
• Fabiano Eller • zagueiro • Turquia

Treinador Abel Braga apresenta-se hoje. Pré-temporada começa no domingo
Os primeiros jogadores do Inter se apresentaram ontem no Beira-Rio. Ainda sem a presença do técnico Abel Braga, os atletas oriundos das categorias de base integrados aos profissionais enfrentaram a primeira bateria de testes. Hoje, outros chegam para o primeiro dia de trabalho em 2006, mas somente quinta-feira o grupo fica completo, com a chegada dos jogadores que estão no clube desde o início de 2005. O Inter sobe a Serra para a pré-temporada no domingo, ficando em Bento Gonçalves por uma semana.
Abel Braga deverá orientar o time colorado pela primeira vez nesta sua volta ao clube no dia 13, ainda na cidade serrana, em um amistoso contra o Esportivo. A estréia no Campeonato Gaúcho está marcada para o dia 18, contra o Gaúcho de Passo Fundo, no estádio Beira-Rio. A Taça Libertadores começa para o Inter na segunda quinzena de fevereiro. O primeiro jogo será contra o Maracaibo, na Venezuela, dia 15.

Inter cogita o uso de um time B no inicio do Gauchão
O Internacional deverá usar seu time B no início do Campeonato Gaúcho. Os jogadores se reapresentam em três etapas, até a próxima quarta-feira e, no sábado, iniciam uma pré-temporada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
A idéia é que o time reserva dispute as primeiras rodadas do Gauchão, para dar mais tempo à equipe principal de se preparar para a disputa da Libertadores. A programação, porém, ainda terá que ter o aval do técnico Abel Braga, que deve começar a trabalhar nesta terça-feira.
No início de temporada, o Colorado apresentará seis novos jogadores: os zagueiros Fabiano Eller e Daniel Marques, o lateral Ari, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso, o volante Fabinho e o atacante Leo.

Conca poderá ser o último reforço
O futebol é dinâmico. Em síntese, a frase proferida ontem por Fernando Carvalho - e que está longe de ser original - significa que a verdade de hoje não necessariamente é a de amanhã. Pois a verdade do momento é que o Inter considera o seu grupo formado para 2006, ano em que voltará a disputar a Copa Libertadores da América. Mas o dirigente deixa claro que a sentença pode ser revisada a qualquer momento e que novos jogadores podem desembarcar no Beira-Rio. O meia argentino Conca, por exemplo, é uma contratação que está sendo encaminhada.
O departamento de futebol colorado diz considerar suficientes as seis contratações realizadas até agora. O time que fez excelente temporada em 2005, acrescido de Fabinho, Léo, Fabiano Eller, Daniel Marques, Rubens Cardoso e Ari, é suficiente, segundo a crença dos dirigentes. 'Não podemos esquecer que o Inter foi o time que mais pontos conquistou no Campeonato Brasileiro. E que só não foi campeão porque foi garfado', analisa o vice-presidente de futebol Vitório Piffero.
A idéia é iniciar a temporada com os jogadores que estarão à disposição de Abel Braga a partir desta quinta-feira, quando termina a apresentação do grupo. Novidades podem ocorrer principalmente quando os mercados europeu e asiático se fecharem para aquisições, forçando uma queda nas pedidas salariais dos atletas.
Além disso, a volta de Jorge Wagner para o futebol russo ou a perda de Iarley, por exemplo, podem forçar uma revisão do grupo e, conseqüentemente, a realização de um investimento maior.
O Inter apresentou uma proposta oficial para contar com o futebol do meia argentino Darío Conca. O jogador foi revelado pelo River Plate e se destacou na última edição da Copa Sul-Americana atuando pelo Universidad Católica.
Segundo seu procurador, Hugo Gerardo de Benedetti, o meia recebeu propostas de duas equipes do futebol brasileiro: Inter e Fluminense. O empresário garantiu que a questão deve ser resolvida até o final desta semana.
– Estamos analisando as propostas que temos por Conca. Até o momento, apenas Inter e Fluminense, do Brasil, fizeram propostas concretas pelo atleta. Mas também tem outras ofertas que estamos estudando. Até o final da semana já estaremos com tudo resolvido e saberemos onde Conca vai jogar em 2006 – revelou Benedetti.
O jogador de 21 anos e 1,67m foi um dos destaques da Sul-Americana. Seu procurador, Gerardo Benedetti, confirmou ontem que foi contatado pela direção colorada e também pela do Fluminense, ex-clube do técnico Abel, que teria feito o pedido à direção do Flu.
Mas o presidente do River, José María Aguilar, disse que o mais provável destino do jogador é a equipe carioca, que estaria disposta a pagar US$ 3 milhões (cerca de R$ 7 milhões) para assinar um contrato de cinco anos com o atleta.
- Conca começará a pré-temporada com o River no dia 4 de janeiro ou com o Fluminense no Brasil - informou o presidente do clube argentino.

Inter está desistindo de Adriano
Diante dos empecilhos impostos pelo Atlético-PR, o Internacional já admite desistir de contratar o meia Adriano Gabiru. O jogador, que disputou o Brasileiro pelo Cruzeiro, tem seus direitos presos ao clube paranaense, que não admite mais emprestá-lo, só vendê-lo.
As exigências feitas pelo Rubro-Negro desanimaram os dirigentes colorados, a ponto do vice-presidente de futebol Vitório Piffero declarar à Rádio Gaúcha que a contratação é “praticamente impossível”. “Não existem maneiras de negociar com Atlético-PR”, desabafou o dirigente.

Inter garante a permanência de Iarley
O Internacional sequer cogita perder o atacante Iarley para a disputa da próxima edição da Copa Libertadores da América. Ainda nesta segunda-feira, o vice-presidente de futebol do clube gaúcho, Vitório Piffero, garantiu que o experiente jogador irá permanecer no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, durante a temporada de 2006.
“O Iarley é jogador do Inter e irá permanecer conosco“, resumiu o dirigente. A mesma certeza, entretanto, não foi passada em relação ao ala-esquerdo Jorge Wagner, que deverá se reapresentar ao Lokomotiv Moscou - clube que detém os seus chamados direitos federativos.
No final de semana, algumas informações deram conta de que Iarley estava negociando a sua transferência para o futebol mexicano. Empresários da Ásia também teriam entrado em contato com o procurador do atacante.

Oito guris na briga por vaga
O vestibular começou ontem para oito guris do Beira-Rio. O técnico Abel Braga e a direção decidiram incorporar jogadores do extinto Inter B e observá-los na pré-temporada, entre os dias 7 e 15 de janeiro, em Bento Gonçalves. Foram eles os responsáveis pela abertura da temporada 2006 do clube.
O zagueiro Danny Moraes, os lateral-esquerdos Felipe e Daniel Heinz, os volantes Maicon e Álvaro, o meia André Moritz, o centroavante Ricardo de Jesus e o atacante Luiz Adriano serão observados nos primeiros treinos. Caso não agradem a Abel, serão emprestados. Situação semelhante vive o zagueiro João Guilherme, esperado hoje no Beira-Rio.
- O futuro deles vai depender do que eles vão mostrar - avisou o vice de futebol Vitório Piffero.
Ontem, eles fizeram exames médicos e testes físicos com os goleiros Marcelo, Renan e Eduardo. Poderão compor a base do time para a estréia no Gauchão, dia 18, contra o Gaúcho, no Beira-Rio.
João Guilherme, campeão mundial pela Seleção Sub-17 em 2003, e Luiz Adriano foram recomendados pelos dirigentes a Abel no primeiro encontro, no Rio. Na chegada a Porto Alegre, o técnico revelou a disposição de integrá-los ao grupo.

Luiz Adriano é a maior revelação
Luiz Adriano é a principal revelação desta safra. No ano passado, com o Inter B, ganhou o Troféu Angelo Lannari. Ficou no banco em um jogo do Brasileirão. Mas sofreu fratura no ombro direito em novembro e só agora se recuperou.
- Aprendi muito no profissional, com jogadores como Alex e Vinícius. O Fernandão me ensinou como me posicionar na área. Por isso, eu digo que esse vai ser o meu ano - aposta Luiz Adriano.
As contratações de Renteria e Mossoró, porém, fizeram com que perdesse espaço. Para completar, Luiz Adriano sofreu fratura no ombro em novembro.

Apresentações
Ao todo, 41 jogadores viajarão a Bento Gonçalves
Quem chegou ontem
- Eduardo, Renan, Marcelo (goleiros), Danny Moraes (zagueiro), Felipe Soares, Daniel Heinz (lateral-esquerdo), Álvaro, Maicon (volantes), André Moritz (meia), Ricardo Jesus e Luiz Adriano (atacantes)
Quem chega hoje
- Ediglê, Fabiano Eller, Daniel Marques, João Guilherme (zagueiros), Ceará, Chiquinho, Ari, Rubens Cardoso (laterais), Fabinho, Perdigão (volantes), Márcio Mossoró (meia), Gustavo, Michel, Renteria, Leo Gamalho e Leo.
Quem chegará amanhã
- Clemer (goleiro), Edinho, Índio, Vinícius, Wilson, Bolívar (zagueiros), Elder Granja, Alex (laterais), Tinga (volante), Jorge Wagner (meia),Sobis, Iarley, Rodrigo Paulista e Diogo (atacantes)

Eles são candidatos ao time de Abel

1 - EDUARDO Gottardi
Goleiro
20 anos (Encantado, 18/10/1985)
Altura: 1m93cm
Peso: 80 quilos

2 - LUIZ ADRIANO de Souza da Silva
Atacante
18 anos (Porto Alegre, 12/4/1987)
Altura: 1m82cm
Peso: 71 quilos

3 - MAYCON Vieira de Freitas
Volante
20 anos (Vitória-ES, 14/2/1985)
Altura: 1m80cm
Peso: 77 quilos

4 - FELIPE Soares
Lateral-esquerdo
20 anos (São Leopoldo, 22/7/85)
Altura: 1m81cm
Peso: 72 quilos

5 - ÁLVARO Henrique Alves Pires
Volante
20 anos (Jardinópolis-SP, 11/3/1985)
Altura: 1m82cm
Peso: 85 quilos

6 - DANNY Bittencourt MORAES
Zagueiro
20 anos (Porto Alegre, 29/6/1985)
Altura: 1m87cm
Peso: 70 quilos

7 - DANIEL HENZ Pereira da Silva
Lateral-esquerdo
20 anos (Passo Fundo, 11/1/1985)
Altura: 1m85cm
Peso: 77 quilos

8 - RICARDO JESUS da Silva
Centroavante
20 anos (Campinas-SP, 16/5/1985)
Altura: 1m89cm
Peso: 76 quilos

9 - ANDRÉ Francisco MORITZ
Meia
19 anos (Porto Alegre, 6/8/1986)
Altura: 1m87cm
Peso: 72 quilos

Iarley Fica para a libertadores
Piffero garantiu na tarde desta segunda que o meia-atacante Iarley irá permanecer no clube para a disputa da Taça Libertadores da América.
Iarley tem contrato com o clube até agosto. No entanto, o acordo do jogador com o Inter prevê uma cláusula rescisória para uma possível transferência ao exterior.
"Existe a cláusula, mas o Iarley irá ficar. Nós queremos a permanência do jogador e ele também quer ficar", afirmou Piffero.
Segundo ele, o ciclo de contratações está temporariamente encerrado. "Vamos aguardar para os valores do mercado se ajustarem", finalizou Vitório Piffero.

Espera por Wagner
O meia sonhado pela torcida só virá se os russos ficarem com Jorge Wagner. O Inter espera até o dia 31 pela liberação do Lokomotiv Moscou. Caso o fax não chegue, a direção buscará no mercado um jogador inquestionável. Admite até mesmo gastar além do previsto.
O contrato de Jorge Wagner com o Lokomotiv se encerra em julho. Os russos pretendem vendê-lo para compensar os cerca de US$ 2 milhões investidos nele em 2003. Uma cláusula no contrato de empréstimo ao Inter, porém, impede negociação com outro clube brasileiro. Os russos tentam negociá-lo no mercado asiático.
Jorge Wagner já assinou pré-contrato com o Inter até o final de 2007. Abel conta com ele para atuar como meia-esquerda. A idéia do técnico é usar um jogador de referência na área (Fernandão ou Renteria) e colocar os meias vindos de trás.

Diogo e Gamalho
Os dois jogadores serão emprestados por uma temporada para um clube coreano. A negociação será definida nas próximas semanas. Diogo e Leo Gamalho deverão participar da pré-temporada e depois tomam o caminho da Ásia.

Vários jovens goleiros
Após a liberação do experiente goleiro André, 33 anos, o espaço está aberto aos goleiros jovens do Internacional de Porto Alegre. O veterano Clemer, porém, deve continuar como titular.
No elenco estão Marcelo Boeck, 21 anos, e Renan, 20 anos, já com passagens pelo time titular. Renan foi o titular da Seleção Brasileira Sub-20 durante toda a temporada passada.
Além dos dois, o técnico Abel Braga terá Eduardo, de 22 anos, que disputou a Copa do Brasil de 2005 pelo Esportivo.
Nas categorias de base, os destaques são Muriel, de 19 anos, e Luís Carlos, de 17, que é o titular da Seleção Brasileira Sub-17.
"Temos muitos goleiros jovens e qualificados pedindo passagem. Por isso, optamos por liberar o André, apesar de toda a sua qualidade", afirmou o vice-presidente de futebol do Inter, Vitório Piffero.

Aposta no Abel
Quando um profissional como o Abel Braga volta pela terceira vez a trabalhar em um clube, é porque existem confiança e admiração recíprocas. Do contrário, a biografia do Abelão no Inter teria se resumido a um capítulo, encerrado sem a possibilidade de retorno.
A conclusão é óbvia nesta terça-feira em que o técnico se encontrará com parte do grupo dos seus comandados. Não é tudo, mas já é alguma coisa.
O Abel não é um neófito (novato) no Beira-Rio nem em Porto Alegre. É um profissional que conhece o clube, se identifica com a torcida e já elegeu a capital gaúcha para curtir os anos da aposentadoria.

Passado e presente
Faço questão de destacar os pontos positivos da contratação do Abel. Não estou na onda de alguns colorados que relembram fracassos do técnico na condução do Inter. O passado de uma pessoa não pode ser a instância definitiva para o julgamento do seu presente e do seu futuro.
Na medida em que a passagem do tempo contribui para o amadurecimento de um profissional, aposto no acerto da contratação do técnico Abel. É aposta e desejo.
Está na hora de ver o Abel Braga e o time do Inter na mesmo foto, exibindo as faixas de campeões da América.

Piffero acredita em título na libertadores
O vice de futebol do Internacional, Vitório Piffero, acredita que o time colorado tem uma equipe suficientemente boa para brigar pelo título da Copa Libertadores da América. Para o dirigente, o fato de ter sido o "verdadeiro campeão brasileiro" é mais do que uma prova disso.
"Nós, com esse grupo, ganhamos o Campeonato Brasileiro dentro de campo, e por isso acredito que temos condições de brigar pela conquista da Libertadores neste ano", afirmou Piffero.

Segundo Pifero, Granja fica
"O Adriano é complicado, porque negociar com o Atlético-PR é sempre difícil. Já o Élder Granja nós ainda não temos propostas oficias pelo jogador", completou.