inter

sábado, 30 de setembro de 2006

Zagueiro acredita que ainda é cedo para pensar na final do Mundial Interclubes
   A prioridade do Internacional neste ano é o Mundial Interclubes do Japão, em dezembro, mas o zagueiro Fabiano Eller afirma que ainda é cedo para se preocupar com o Barcelona, adversário de uma provável final. Ele acredita que a equipe precisa focar o título do Campeonato Brasileiro para chegar ao final do ano com mais confiança.
   A notícia de que o atacante Eto'o, do time espanhol, sofreu lesão que o tira do Mundial do Japão foi comemorada pelos torcedores colorados. Já Fabiano Eller ainda não se preocupa com o adversário europeu.
- Não vamos pensar no Barcelona agora, antes da final teremos outros adversários. A possibilidade do confronto é grande, mas de repente algum dos times pode ser desclassificado. Antes temos que focar o Brasileiro, se conseguirmos mais um título viajaremos para o Japão com mais moral - considera.
   Para ser campeão nacional, o Colorado (quarto colocado, com 41 pontos) precisa tirar uma diferença de oito pontos do líder São Paulo. O zagueiro garante que esta será a melhor forma de se preparar para o Mundial.
- Vamos seguir acreditando que podemos conquistar o título. Enquanto buscamos a primeira colocação o time vai se preparando. Todos aqui são guerreiros, e com união podemos surpreender - completa.


Cinco jogadores são dispensados
Diretoria libera profissionais formados nas categorias de base
Na manhã desta quinta-feira cinco jogadores que se profissionalizaram ainda nas categorias de base do Internacional receberam uma notícia nada agradável. Pouco aproveitados pelo técnico Abel Braga, eles acabaram sendo dispensados do grupo principal, e na próxima semana já devem começar a procurar outro clube.
Os atletas dispensados são o volante Álvaro; o meia Cícero; o ala-direito Camozatto e os laterais-esquerdos Ismael e Felipe Athirson. Todos surgiram no Colorado nos últimos dois anos, e poucos haviam recebido uma chance de atuar nesta temporada. Visando reduzir o plantel comandado por Abel Braga - e cortar custos -, eles não trabalharão mais no Beira-Rio.
Ismael e Cícero não tiveram nenhuma chance de atuar na equipe principal nesta temporada. Os outros três foram escalados em algumas partidas do Campeonato Brasileiro, quando o treinador vinha poupando os titulares para as fases decisivas da Taça Libertaores.


Lesão de Eto´o assombra Barcelona
Camaronês corre o risco de ficar de fora do Mundial Interclubes
   A lesão do atacante Eto'o, do Barcelona, em jogo da Liga dos Campeões na última quarta-feira, ressuscita um velho fantasma no clube catalão.
Na temporada 2004/2005, quatro jogadores se submeteram a cirurgias por lesão no joelho: os brasileiros Edmilson e Thiago Motta, o espanhol Gabri e o sueco Larsson, todos na primeira metade da temporada e em jogos no Camp Nou. Na temporada passada foi a vez de Xavi se machucar, mas desta vez em um treino. Todos esses problemas foram mais graves que o de Eto'o e deixaram-nos seis meses longe dos gramados.
   O camaronês será submetido a uma cirurgia nesta quinta-feira e só deve voltar aos campos no fim do ano. Uma ressonância magnética confirmou que o camaronês sofreu uma ruptura do menisco externo do joelho direito. A notícia foi divulgada pelo médico do clube espanhol, Ricard Pruna.
   Eto'o será operado na Clínica del Pilar, em Barcelona, pelo médico Ramón Cugat, o mesmo que cuidou de uma lesão parecida do jogador em abril de 2005. A expectativa é que ele fique cerca de três meses parado. Com isso, não teria condições de disputar o Mundial de Interclubes em dezembro, no Japão, para o qual o Internacional-RS também está classificado.
   O camaronês sofreu a lesão durante o segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Werder Bremen, na Alemanha, pela Liga dos Campeões da Uefa. Ele torceu o joelho sozinho ao tentar um giro. Ele desembarcou em Barcelona numa cadeira de rodas.


Fernandão será avaliado nesta tarde
Iarley diz que possível desfalque do capitão contra o Paraná não deve abalar o grupo
   Fernandão virou a grande dúvida para o jogo contra o Paraná, sábado no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Ontem, o atacante sofreu uma entorse no tornozelo, iniciou o tratamento em seguida e será reavaliado nesta tarde. Se ele não tiver condições, a vaga deve ser ocupada por Rentería ou Adriano. Para o companheiro do capitão na frente, o possível desfalque não pode abalar o grupo. Iarley destacou a concentração da equipe para o jogo decisivo com o Tricolor paranaense.
- Esperamos que isso não venha prejudicar. Ele (Fernandão) é um jogador muito importante, mas não podemos abalar o grupo. Estamos muito concentrados, é um jogo muito importante para a nossa vida dentro da competição e vamos dar tudo para que esses três pontos fiquem dentro de casa - salientou.
   Questionado sobre a possibilidade de atuar ao lado de Luiz Adriano no ataque, Iarley declarou que o garoto tem potencial, porém, precisa adquirir experiência:
- É um jogador que tem muito potencial, é rápido, cabeceia bem, mas sabemos que não é fácil jogar no Inter, é muita cobrança. E o garoto tem suportado bem essa cobrança, tem entrado bem nos jogos. Requer um pouco de tempo. Se ele entrar, vai pegando ritimo de jogo, cancha, vivenciando o ambiente que é o Beira-Rio. Ele precisa de ajuda na parte tática, futebol ele tem - afirmou.
Nesta tarde, o técnico Abel Braga comandará um treino fechado no Beira-Rio. Elder Granja participará do coletivo e deve ficar no banco de reservas sábado. Provável escalação: Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Fernandão (Rentería ou Luiz Adriano) e Iarley.
   Fora de campo, Inter tenta a contratação do zagueiro Rafael Santos, 22 anos, da Ponte Preta. Ele tem contrato com o clube paulista até 31 de julho de 2009, mas a cláusula rescisória é de R$ 300 mil.
   Segundo informações do repórter José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, o Colorado já teria feito a negociação, mas haveria a pendência com o empresário Juan Figer, que tem participação de 55% nos direitos do jogador. O uruguaio estaria cobrando da Ponte Preta os valores referentes ao atleta.
Em Campinas, se especula que o Colorado serviria como uma ponte para a transferência de Rafael ao Benfica, em janeiro. O clube gaúcho, no entanto, nega a informação.


Tem bruxa no Japão?
Sai pra lá, olho gordo!
Saiu o diagnóstico da lesão que o colombiano Vargas sofreu na segunda-feira: estiramento muscular no posterior da coxa direita, com rompimento de fibras
   Isso deixará o volante longe da bola por até 42 dias. Fora do Gre-Nal e com retorno a um mês do Mundial. Ontem, outro susto interrompeu o treino: Fernandão caiu retorcendo-se de dor. Mais tarde, porém, caminhava. Pode até jogar sábado.
   Mas não é só o Inter que sofre. O azar também atingiu o camaronês Etoo, do Barcelona. Ontem contra o Werder Bremen, o atacante rompeu o menisco do joelho direito e está fora entre dois e três meses.
Fernandão deitou-se no gramado contorcendo-se em dor. O capitão saltou, pisou em falso e torceu sozinho o pé direito.
Poco depois, o sorriso do camisa 9, enquanto o médico Carlos Henrique Poisl amarrava uma tala com gelo começava, aos poucos, a aliviar a tensão.
   Todo mundo que estava no treino, do massagista Paulo Renato da Silva, o Banhinha, passando por Edinho e Fabiano Eller, ao vice de futebol Vitório Piffero e o técnico Abel Braga, correu para ver de perto.


"Acho que foi só o susto"
- Na hora, doeu muito, mas agora já diminuiu bastante. Acho que foi só o susto - afirmou Fernandão ao deixar o gramado andando devagar.
- Foi uma entorse, mas o fato de ele estar caminhando é bom sinal - emendou o fisioterapeuta César Abs.


Dia do Inter

- Carro - O capitão Fernandão colocará em leilão o carro que recebeu por ter sido eleito o craque da final da Libertadores. O Corolla SEG será leiloado no próximo dia 9, às 19h, na concessionária CarHouse Toyota (Avenida Sertório, 1717).
O veículo personalizado terá a assinatura de Fernandão e o distintivo do Internacional bordados no banco da frente. O dono do lance mais alto ganhará ainda 25 camisetas do Colorado. A renda será revertida a entidades assistenciais e funcionários do departamento de futebol do Inter.
- Zagueiro - O Inter está definindo a contratação do zagueiro Rafael Santos, 22 anos, da Ponte Preta.
A Macaca tem 45% do vínculo do jogador - os demais 55% são ao empresário Juan Figger. O Inter deve adquirir a parte da Ponte por R$ 1,2 milhão.


Hidalgo: "Estou me soltando"
Lateral-esquerdo peruano afirma que já está bem adaptado ao futebol brasileiro
Depois de um período de adaptação o lateral-esquerdo Hidalgo, do Internacional, garante que suas atuações vão melhorar. As três partidas na equipe titular serviram para o peruano se entrosar com os colegas e se adaptar ao futebol brasileiro, e mesmo com um jejum de vitórias o jogador afirma que o time tem atuado bem.
Dos quatro reforços (Hidalgo, Vargas, Pinga e Gum) contratados pelo Colorado em agosto, apenas o lateral conquistou a titularidade. Fez sua estréia na derrota de 2 a 0 para o São Paulo, dia 17 de setembro, e não saiu mais da equipe. Ele ressalta que ainda não conseguiu mostrar seu melhor rendimento.
- A cada jogo me sinto melhor, estou mais confiante e tranqüilo. O técnico (Abel Braga) está contente comigo, fico à vontade e vou me soltando. Antes estava complicado, o futebol brasileiro é muito diferente do paraguaio - considera.
O peruano ainda não venceu com a camisa do Inter. Em três jogos, perdeu para o Tricolor paulista e para o Figueirense (1 a 0), e na última rodada empatou em 1 a 1 com o Corinthians. Mesmo assim o jogador se mostra satisfeito com o rendimento do time.
- Falta conquistar um bom resultado, mas estamos bem. Corremos muito em campo, as atuações são boas, todos estão bem preparados. O pensamento é ganhar os próximos jogos, o São Paulo (primeiro colocado) vai perder pontos e temos condição de alcançá-los - finaliza.


Motivo do pavor foi o diagnótisco de Vargas
   Tudo aconteceu depois do diagnóstico da lesão de Vargas. O diagnóstico foi devastador: o colombiano pode voltar em um prazo de até 42 dias.
   Ficará fora do Gre-Nal de 5 de novembro e ressurgirá a um mês do Mundial do Japão.
   Em escala entre um e três, a lesão de Fabián Vargas teve grau dois. Passará os próximos 15 dias em tratamento com gelo, antiinflamatórios e ultra-som. Tudo para reduzir o edema (acúmulo de líquido) na coxa.


Ponte aguarda depósito para liberar Rafael Santos
Inter pode ficar com o jogador sem ter que pagar nada
   A Ponte Preta já não conta mais com o zagueiro Rafael Santos para o restante do Brasileirão. Dona de 45% dos direitos federativos do atleta, a Macaca aguarda apenas o depósito do dinheiro da transação ainda na tarde desta quinta-feira para confirmar a ida do defensor para o Internacional.
   Mesmo sendo considerado uma das maiores revelações do clube nos últimos anos, Rafael Santos não deixará uma grande quantia nos cofres. Dos R$ 300 mil da multa prevista em contrato, a Macaca embolsará R$ 240 mil. Isso porque o atleta já cumpriu dois anos do vínculo, sendo abatido 20% valor total.
   Além de pagar um baixo valor pelo jogador, o Internacional pode nem ter que colocar a mão no bolso.
Uma vez que seria apenas uma ponte para a transferência do zagueiro para o Benfica - o jogador chegou a ser sondado por empresário portugueses no início da temporada - o Colorado convidaria um investidor para bancar o negócio, que ficaria com o lucro da transferência, em janeiro.
   Esse possível investidor gastaria pouco mais de R$ 1 milhão. Usaria R$ 240 mil para pagar à Ponte Preta a multa rescisória do contrato de Rafael Santos, válido até o fim de 2009. O restante será dividido entre o zagueiro e sua advogada, Gislaine Nunes. Tudo isso, para ficar com os 45% dos direitos pertencentes à Macaca. Os outros 55% são do empresário Juan Fíger.
   Rafael Santos só poderia ser usado no Mundial de Clubes, em dezembro, e assim mesmo como reserva de Fabiano Eller - ambos são canhotos. Ele impressionou os colorados por sua atuação contra o Inter em Campinas, em 2004, quando, no último minuto, marcou de cabeça o gol do empate em 1 a 1. Mas não repetiu o desempenho na recente goleada de 4 a 0, aplicada pelo Grêmio na Ponte.
Com a perda inesperada, a Ponte Preta corre para reavaliar outros contratos de jogadores e impedir que eles deixem o estádio Moisés Lucarelli por causa de muitas contratuais muito baixas.


Fantasmas japoneses
   O colombiano Vargas soube ontem que a lesão sofrida terça-feira é um estiramento no posterior da coxa direita, com rompimento de fibras. Não vai treinar por 30 a 45 dias. Ficaria fora do Gre-Nal de 5 de novembro - e retornaria a um mês do Mundial do Japão. Ontem, um novo susto abalou o Beira-Rio: Fernandão caiu queixando-se de dor e levando a mão ao tornozelo torcido. Mais tarde, porém, saiu caminhando. Pode até jogar no sábado. O imponderável também atingiu Eto'o, do Barcelona, em jogo contra o Werder Bremen, pela Liga dos Campeões. Ele rompeu o menisco do joelho direito e voltaria só em dois a três meses. É o mais azarado
   Fernandão deitou-se no gramado contorcendo-se em dor, a mão direita apalpando o tornozelo torcido e a esquerda no rosto. Houve silêncio. Tudo porque Fernandão havia pisado em falso e torcido o pé sozinho. O sorriso do capitão só voltou aos poucos, enquanto o médico Carlos Henrique Poisl amarrava-lhe uma tala com gelo.
   Mas houve pânico quando o massagista Banhinha correu para prestar socorro.
   Edinho travava um duelo de cabeceio com Fabiano Eller e Índio no goleiro Renan, valendo um jantar no Montana Grill - vencido por ele, inclusive. Olhou a cena e colocou as mãos na cabeça.
   Poisl conversava com o gerente executivo Newton Drummon. Largaram tudo e cercaram Fernandão. O vice de futebol Vittorio Píffero dirigiu-se até lá com o fisioterapeuta César Abs e o técnico Abel Braga.
- Na hora doeu muito, mas agora já diminuiu bastante. Acho que foi só susto - afirmou Fernandão ao sair andando devagar, sem ajuda.
- Foi uma entorse, mas o fato de ele estar caminhando é bom sinal. Não deve ser muita coisa - emendou César Abs, o fisioterapeuta.
   Tudo isso aconteceu depois do diagnóstico da lesão de Vargas.
   A notícia desoladora surgiu no meio da tarde: o colombiano sofreu estiramento na coxa direita e rompeu fibras - uma lesão de grau dois, numa escala até três. Pode voltar num prazo de até 42 dias. Ficaria fora do Gre-Nal de 5 de novembro e ressurgiria a um mês do Mundial do Japão. Passará os próximos 15 dias em tratamento com gelo, antiinflamatórios e ultra-som.
   Nos primeiros meses de Boca Juniors, porém, Vargas teve séria contusão na perna direita. A recuperação ocorreu em 50 dias, contrariando o prazo médico de dois meses.
- Estou com dor, mas otimista. Não gostaria de ficar fora do Gre-Nal - disse o volante colombiano.
   Pela gravidade, Eto'o parece ser o mais azarado dos últimos dois dias, entre os que disputarão o Mundial de Clubes em dezembro. Seu diagnóstico será conhecido hoje.


Rijkaard: "Es difícil encontrar las razones por las que hemos jugado así"
   El entrenador del Barcelona, Frank Rijkaard, admitió después del empate del conjunto azulgrana ante el Werder Bremen (1-1), que su equipo no jugó bien, aunque advirtió que en el grupo de clasificación "no hay ningún encuentro fácil". "Es difícil encontrar las razones por las que hemos jugado así", dijo Rijkaard, quien defendió a Ronaldinho, pese al decepcionante rendimiento exhibido hoy por el 'crack' brasileño.
   "No me gusta personalizar en un jugador sino hablar de todo el equipo, pero estoy contento con el partido de Ronaldinho. Tenemos que jugar muchos encuentros, no se puede estar siempre al mismo nivel, y él, además, arrastra algunos problemas físicos", explicó. El técnico holandés insistió en que, pese a que todo el mundo da como favoritos al Barcelona y el Chelsea para pasar a octavos de final, "en la Liga de Campeones se ha de trabajar mucho para conseguir buenos resultados".
   Rijkaard también justificó el cambio, en la recta final del partido, de Sylvinho por Zambrotta en el lateral izquierdo, pese a que el italiano debería haber sido el recambio natural de Oleguer por la derecha, para dar más profundidad al ataque azulgrana. "Oleguer estaba haciendo un buen partido defensivamente y Silvinho había gastado muchísima energías. Necesitábamos un último empujón, Zambrotta tiene esas características y también está acostumbrado a jugar en la izquierda", aclaró.


Rijkaard apunta la posibilidad de jugar sin pivote defensivo
   Frank Rijkaard, entrenador del Barcelona, apuntó en la rueda de prensa previa al partido de Liga de Campeones frente al Werder Bremen la posibilidad de jugar en el Wesserstadion con un centro del campo formado por Xavi, Deco y Iniesta, es decir, sin un pivote de corte defensivo. El técnico holandés ya corrigió a su equipo en el descanso del partido ante el Valencia dando entrada a Iniesta en el lugar de José Edmílson, un cambio que mejoró notablemente la circulación de balón del equipo.
   Preguntado al respecto, Rijkaard recordó que "el año pasado ya jugamos así varios partidos, con Iniesta como titular" y reconoció que alinear a Xavi, Iniesta y Deco en el once titular "puede ser una posibilidad", pese a que Edmílson y Thiago Motta forman parte de la convocatoria.
   Rijkaard también previno de la dificultad del Werder Bremen, un equipo "más preparado que el año pasado para jugar contra nosotros". El holandés especificó que Miroslav Klose, delantero del conjunto alemán, "ya ha demostrado que es un gran jugador y probablemente está en la lista de muchos entrenadores".
   El entrenador barcelonista se mostró de acuerdo con el secretario técnico del club, Aitor 'Txiki' Begiristain, a la hora de pedir humildad al equipo. "Es el camino correcto, sólo con humildad y trabajo puedes lograr algo importante", comentó el holandés, quien también añadió que sus jugadores "siguen trabajando como siempre, con la mentalidad correcta".