inter

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

gauchão 2006 - o inter vai pra cima da ulbra, com três diamantes, e em busca da liderança

Gauchão

19/jan. 20h30minh Beira Rio, Porto Alegre Inter 3x1 Gaúcho de Passo Fundo.
[Bolívar (Mossoró), Léo (Mossoró), Luiz Adriano (Mossoró)].
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)
Técnico: Abel Braga

22/jan. 16h Vermelhão da Serra, Passo Fundo Passo Fundo 3x4 Inter.
[Mossoró (Léo), Iarley (Iarley - pen), Michel (Mossoró), Mossoró (Mossoró)]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão (Maicon) Marcio Mossoró, Leo (Luis Adriano) e Michel; Iarley (Gustavo)
Técnico: Abel Braga


Lesionados:

1. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
2. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
3. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
4. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
5. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
6. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan, mas ainda sente uma lesão no púbis.
7. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro
8. 21/jan. Chiquinho está sendo poupado, após um ano parado sentiu o ritmo, e ficou de fora da segunda rodada do gauchão.
9. 24/jan. Diogo sofre uma pancada no treino, sente o tornozelo e sai carregado dos campos de treinamento.
10. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan. E atou ainda na estréias do gauchão.
11. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado. Já retornou no dia 22/jan. contra o Passo Fundo no gauchão, entrando como reserva.

Jogos nesse início de temporada (janeiro):

Profissional:

Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo

3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.

2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.

Base:

Copa Promissão Infantil
21/jan. Inter 4x4 Portuguesa-SP
23/jan. Inter 2x1 Seleção de Promissão
24/jan. Inter 3x0 Cruzeiro [Tales(2), Léo Mineiro]


Inter encara a Ulbra
No treino coletivo realizado na tarde desta terça-feira no gramado suplementar do Beira-Rio, o técnico Abel Braga definiu o time que buscará a terceira vitória consecutiva no estadual e a liderança da Chave 1. Sobis, Edinho e Granja treinaram no time titular e farão a estréia com a camiseta do Inter na temporada 2006. "Estou com muita saudade de atuar. Treinei bem e estou preparado para ajudar a equipe", afirmou Sobis, autor de um belo gol de fora da área no coletivo.
O objetivo de Abel é dar ritmo de jogo aos atletas que deverão ser aproveitados na Libertadores. Segundo o comandante colorado, a intenção é que os jogadores atuem em três ou quatro partidas no Gauchão como preparação para a competição sul-americana. "Preciso estar com todos os jogadores aptos para a Libertadores, por isso não posso me prender a somente 11 atletas. Apesar desta equipe que estreiou no Gauchão estar muito bem, preciso pensar na frente", afirma o treinador. A estréia do Inter na Libertadores será no dia 16 de fevereiro, contra o Maracaibo, na Venezuela.
Provável formação do Inter contra a Ulbra: Marcelo Boeck; Granja, Ediglê, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Fabinho, Mossoró e Michel; Sobis e Iarley. Demais atletas relacionados: Álvaro, Bolívar, Ceará, Gustavo, Léo, Perdigão e Renan.

Colorado encara a Ulbra às 21h45min desta quarta
Abel Braga colocará em campo pelo menos quatro dos "diamantes"
O Inter vai até Canoas na noite desta quarta para encarar a Ulbra, no Complexo Esportivo da universidade, pelo Gauchão. A partida começa às 21h45min, e a noite vai servir para o torcedor ver o retorno de jogadores como Ediglê, Edinho, Élder Granja e Rafael Sobis, que integram o grupo dos considerados "diamantes" pelo técnico Abel Braga. A única dúvida na escalação da equipe está no meio-campo, entre Michel e Leo.
Quando o treinador insistia durante a pré-temporada que o time da estréia do Gauchão não era misto, já projetava a atual situação: os questionamentos viriam quando os chamados "diamantes" fossem escalados, tirando lugar de outros com bom desempenho nos primeiros jogos. Contra a Ulbra, Bolívar dá lugar a Ediglê na defesa. No meio, Edinho fica na primeira função e manda Perdigão para o banco. Granja entra no lugar de Ceará e Sobis assume sua posição no ataque.
Com o retorno de Sobis ao time titular, ele passa a ser o homem de referência no setor ofensivo, fazendo com que Iarley fique como meia. Inclusive Iarley deve ser fixado na posição quando Fernandão entrar no time, pois Abel Braga o considera centroavante. Pelo lado da Ulbra, um personagem que marcou sua passagem pelo Beira-Rio: Fabiano Souza, o "Uh, Fabiano!". Muitos dos jogadores colorados que estarão em campo só o viram atuar pela televisão, ainda vestindo a camisa do Inter. Hoje, o ex-ídolo do clube e agora comandado do técnico Guilherme Macuglia encara o time pelo qual justamente despontou no fim da década de 90.

ULBRA
Mauro Machado; Rafael, Cassel, Thiago Saletti e Dênis; Ivanildo, Alemão, Shizo e Terrão; Fabiano e Alê Menezes.
Técnico: Guilherme Macuglia

INTER
Marcelo; Elder Granja, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Edinho, Michel, Sobis e Leo; Iarley.
Técnico: Abel Braga

Horário: 21h45min
Local: Estádio do Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.
Arbitragem: Vinícius Costa, auxiliado por José Javel e João Kasrouni
Ingressos: custam R$ 5. Estudantes e idosos pagam R$ 3. Crianças até 12 anos acompanhadas por um adulto não pagam. Haverá bilheteria específica para a torcida do Inter no Portão 1, próximo ao estacionamento. Os colorados entram no estádio pelos portões 1 e 6 (próximo ao ginásio).
Venda de ingressos: a partir das 9h até 17h na Loja Sport Club Ulbra (saguão do prédio 11 - campus Canoas)
Abertura das bilheterias: 19h45minAbertura dos Portões: 20h15min

Confrontos diretos
1 Jogo
1 Vitória do Internacional
0 Empate
0 Vitória Da Ulbra
2 Gols do Internacional
1 Gol da Ulbra

Primeiro jogo
06/06/2004 - Internacional 2x1 Ulbra, decisão do Campeonato Gaúcho, no Complexo Esportivo.

O tanque encara o Inter
Fabiano, ex-ídolo no Beira-Rio, enfrenta o antigo clube às 21h45min de hoje, na Ulbra
O Inter enfrentará parte de sua história recente hoje à noite. Fabiano Souza, o "Uh! Fabiano", estará com a camisa 7 da Ulbra, em Canoas. Ídolo dos colorados, expoente dos Gre-Nais entre 1997 e 1999, o atacante encontrou na universidade o lugar ideal para impulsionar outra vez sua carreira.
- Vai ser diferente, a primeira vez que vou jogar contra o Inter - diz.
Os colorados na arquibancada e na televisão talvez não percebam. Mas o "Uh! Fabiano", como a torcida do Inter costumou saudá-lo, está mudado. Mostra-se maduro e com objetivos definidos. A força física de seus 83 quilos e 1m82cm, aos 30 anos, lembram o tempo de Inter. O atacante quer se destacar na Ulbra para jogar a Série A do Brasileirão.
As andanças pelo mundo depois de trocar o Inter pelo Santos, em 2002, o calejaram. Em 2003, estava no Al-Itifaq quando os americanos atacaram o Iraque. Demorou um mês para conseguir sair de Daman, cidade próxima de Riad, na Arábia Saudita, vizinha ao Iraque. Jogou ainda no Independiente Medellín, da Colômbia; no Olimpia, do Paraguai; e fechou 2005 no Olmedo, no Equador.
Os quatro meses na Arábia foram produtivos. Longe da família, de amigos, único brasileiro no time e obrigado a se submeter aos rigorosos costumes do país, aproveitou para repassar a vida. Ao que parece, os dias sem festas, mulheres e cervejinha gelada trouxeram lições.
Bastam 20 minutos para conferir que Fabiano mudou. Em outros tempos seria impossível segurá-lo por mais de cinco minutos para conversar. Hoje, está até eloqüente.
Os hábitos também são outros. Deixou de lado as BMWs e caminhonetes possantes. Hoje, usa um Palio branco. Como treina às 9h, dorme cedo e levanta às 7h40min:
- As coisas mudam, meu amigo. Preciso me cuidar. Meu instrumento de trabalho é meu corpo.
Fabiano também mudou seu ritmo nas festas. O grupo de amigos foi renovado. Segundo ele, são pessoas da sua idade ou mais.
- Curto a vida de outra forma. Não preciso estar bebendo ou comendo o que os outros comem e bebem - explica.
O técnico Guilherme Macuglia atesta a nova fase. Macuglia o avalia como um líder positivo.
- Ele tem se destacado, se apresentou no peso ideal e com percentual de gordura baixo. É dos primeiros a chegar e eleva o astral do grupo - elogia Macuglia.
- Sei que ele botou a cabeça no lugar, é um jogador acima da média - concorda Abel, técnico do Inter.
É no alto astral que Fabiano mantém-se incorrigível. Ontem, ao perceber o fotógrafo de ZH, passou a provocar os companheiros:
- Se quiserem aparecer no jornal, fiquem perto de mim.
Quando um deles se aproximou, levou um copo de água no rosto. Os companheiros devolvem as brincadeiras. Os mais jovens perguntam sobre a filha. Maria Júlia completará 13 anos. Fabiano sorri. Garante que ela é "bonita como o pai" e jura estar preparado para virar sogro.
- É um processo natural - diz o ex-boêmio.
E desse assunto, de processo natural e amadurecimento, ele mostrou que entende.

Acabou a folga do goleador
Rafael Sobis retorna à equipe depois de 52 dias desde o último jogo oficial
Passaram-se 52 dias desde o último jogo oficial, ainda pelo Brasileirão 2005. É por isso que Rafael Sobis não consegue largar a bola, mesmo quando a maioria dos jogadores já seguiu para o vestiário.
Sob a chuva fininha que caía no gramado suplementar do Beira-Rio no fim da tarde de ontem, o atacante confessou: não agüenta mais torcer de fora do campo. Chega de ficar na arquibancada ou na frente da TV. Seu retorno está confirmado para as 21h45min de hoje, em Canoas, contra a Ulbra.
- Dá uma saudade. Já estou há mais de um mês sem jogar - disse o atacante, ainda com a sua possível transferência para a Itália indefinida.
Na estréia, contra o Gaúcho, Sobis estava no Beira-Rio. No domingo, conferiu a vitória de 4 a 3 sobre o Passo Fundo no litoral norte. Torce como colorado fanático, mas se diz mais tranqüilo do que a maioria dos freqüentadores do estádio porque "sabe o que se passa" no jogo.
- Estou com eles toda a semana e sei o que o Abel pediu, sei como as coisas funcionam. E fico só torcendo, viu? Nada de corneta. Não faço porque não ia querer que eles fizessem o mesmo comigo - brincou.
Visivelmente empolgado com seu retorno, Sobis não pensa que sua volta pode ser também um de seus últimos jogos pelo time que o revelou. Apesar dos contatos diários com o procurador Jorge Machado, desconhece qualquer evolução na negociação com Milão. Ontem, o Inter teria recebido uma nova proposta do Milan: 9 milhões de euros (cerca de R$ 24,9 milhões), em vez dos 8 milhões oferecidos anteriormente. O presidente Fernando Carvalho desmente a proposta dos italianos e garante que Sobis continua no Beira-Rio.
Sobis deve ser o jogador mais avançado do Inter em Canoas. Atuará à frente de Iarley e Mossoró. O atacante saiu satisfeito com seu rendimento no coletivo de ontem, no qual marcou um golaço em um chute de fora da área:
- Só tem gente inteligente no time, né? Assim fica fácil jogar. Tomara que na hora do jogo também dê certo.

Time terá quatro mudanças
Aconteceu justamente como o técnico Abel Braga previa. Quando insistia durante a pré-temporada que o time da estréia do Gauchão não era misto, vislumbrava o cenário atual: os questionamentos viriam quando os chamados "diamantes" fossem escalados, tirando lugar de outros com bom desempenho nos primeiros jogos. Contra a Ulbra, Bolívar cede a vaga a Ediglê na zaga. No meio, Edinho manda Perdigão para o banco. Granja entra no lugar de Ceará, e Sobis assume no ataque:
- Preciso botar o Edinho para jogar. Assim como o Granja, o Sobis e os outros que entrarão. Não posso começar a Libertadores com eles tendo disputado só uns dois jogos.
Sobre a saída de Bolívar, Abel disse que precisa avaliar Ediglê em uma partida para definir o titular.


Gre-Nal da consagração de Fabiano
Foi em 24 de agosto de 1997. Em pleno Estádio Olímpico, no Gre-Nal 335, pelo Campeonato Brasileiro, o Inter humilhou o Grêmio com uma goleada de 5 a 2 e teve, naquela partida, o atacante Fabiano (foto) como seu destaque: ele foi o melhor em campo e autor de dois gols, entrando definitivamente na galeria de heróis do Inter.

A bola branca
A bola de cor laranja será substituída em alguns jogos pela branca (foto), como hoje à noite, em Canoas

Inter muda equipe contra a Ulbra
Abel escala alguns 'diamantes' e coloca Edinho como volante na esperança de dar consistência ao sistema de marcação
Treinador orienta Sobis, que começa a partida, e Iarley: em busca da liderança
Abel Braga vai mudar as peças, mas não a forma de jogar. Alguns dos 'diamantes' estão de volta e iniciam a partida de hoje, contra a Ulbra, em Canoas. Élder Granja, Ediglê, Rafael Sobis e Edinho estarão em campo pela primeira vez no ano. Além de substituir Ceará, Bolívar, Léo e Perdigão, a tarefa do quarteto será manter a equipe ofensiva - como nas duas primeiras rodadas do Gauchão - mas ganhar poder de marcação, defeito que quase custou os três pontos na última rodada. Sábado, contra o Caxias, será a vez de Fernandão e Tinga estrearem.
As mudanças na equipe foram apresentadas ontem à tarde. Em um treino que durou 45 minutos, primeiro debaixo de uma chuva torrencial e depois sob um forte mormaço, Abel orientou suas novas opções. Sobis será o principal atacante, trocando constantemente de posição com Iarley, que jogará ligeiramente recuado.
No esquema, a principal novidade é o incremento do sistema defensivo. Edinho fará companhia a Fabinho no meio-campo, desempenhando função mais defensiva que aquela exercida por Perdigão nos dois primeiros jogos.
Afora isso, o estilo de jogo do Inter continuará voltado para o ataque, o que valeu um recado de Abel Braga para a Ulbra: 'Independente da escalação, o time vai ser forte. O adversário tem que se preocupar, pois o Inter não vai deixar de ser ofensivo nunca'.

Ulbra:
Mauro Machado; Rafael, Cassel, Tiago Saletti e Dênis; Ivanildo, Alemão, Shizo e Terrão; Fabiano e Alê Menezes. Técnico: Guilherme Macuglia.

Inter:
Marcelo Boeck; Élder Granja, Ediglê, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Edinho; Mossoró, Michel e Iarley; Rafael Sobis. Técnico: Abel Braga.

Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Altemir Hausmann e Vilmar Burini. Local: complexo esportivo da Ulbra, em Canoas.
Início: 21h45min.

Inter tem a Ulbra pela frente
Apesar das duas vitórias em dois jogos pelo Campeonato Gaúcho, o técnico Abel Braga não se conformou com os quatro gols sofridos pelo Internacional nestas partidas. Por isso, ele reforçará o sistema defensivo colorado no jogo desta quarta-feira, contra a Ulbra. A partida será às 21h45min (de Brasília), em Canoas.
Assim, o treinador pretende colocar em campo o lateral-direito Élder Granja e o volante Edinho, além do atacante Rafael Sobis, que estavam sendo poupados para a estréia na Taça Libertadores.
Caso consiga a terceira vitória seguida neste Gauchão, o time de Abel assumirá a liderança da Chave 1 com nove pontos, dois a mais do que o atual líder, o Gaúcho, que fez sete em quatro jogos. Mas, se perder, a liderança do grupo será ocupada pela Ulbra, que somou quatro pontos em três partidas e tem saldo superior ao do Gaúcho.
Treinada por Guilherme Macuglia, ex-técnico do Inter B, a Ulbra tem como destaques dois jogadores com história no Beira-Rio: o atacante Fabiano, ídolo colorado nos anos 90, e o zagueiro Tiago Saletti. No domingo passado, Saletti marcou dois gols e Fabiano um, na vitória por 3 a 0 sobre o 15 de Novembro.

Jogos desta quarta-feira:
20h30min - Juventude x Novo Hamburgo
21h45min - Ulbra x Internacional

Abel Braga: 'Quem fizer boquinha está fora'
Treinador orientou os jogadores mesmo durante a chuva: reclamações não serão aceitas
As alternativas de Abel Braga continuam crescendo. Hoje, contra a Ulbra, mais quatro jogadores estão à disposição do treinador. Sábado, contra o Caxias, Tinga e Fernandão também voltam à equipe. Além desses, ainda há Alex, Índio e Jorge Wagner que recuperam-se de lesão e devem ser integrados ao grupo nos próximos dias. São muitas opções, principalmente do meio para a frente, mas somente 11 vagas no time titular.
Muitos jogadores ficarão de fora, mas isso não preocupa Abel Braga. Nem qualquer tipo de reclamação que pode surgir: 'Quem fizer boquinha está fora. Não há hipótese de isso acontecer no meu grupo'.
O técnico está espantado com a qualidade do grupo. Salienta somente a falta de mais um volante de marcação, no mesmo estilo de Fabinho e Edinho, que devem ser titulares. Não há reserva no grupo para esse dois jogadores. Em compensação, há abundância na defesa e no ataque. 'Vou dar chances para todos. Depois de observar, os melhores jogarão', disse Abel.
Abel disse que no momento há cinco titulares definidos para a Libertadores: Fernandão, Eller, Fabinho, Iarley e Bolívar. As outras vagas serão disputadas por mais de 30 jogadores, alguns dos quais serão dispensados em breve para diminuir o grupo.

Na Ulbra, só elogios para Fabiano
Atacante passou pelo Internacional
A Ulbra tenta recuperar neste ano, com o comando do técnico Guilherme Macuglia, o prestígio alcançado em 2004, quando a equipe chegou ao vice-campeonato estadual. Depois de um início claudicante, o time vem de um excelente resultado fora de casa, quando aplicou 3 a 0 no 15 de Novembro em Campo Bom, provocando crise no adversário.
O técnico Guilherme Macuglia ainda não poderá contar com o meia Deives Thiago e o zagueiro Tony, lesionados desde a derrota, em casa, para o Caxias, por 1 a 0. 'O Fabiano está solto, ele já foi o melhor em campo em dois jogos', afirma o técnico Guilherme Macuglia, satisfeito com o rendimento do ex-atacante do Inter. 'Ele está motivado e vem sendo aplicado deixando todos admirados com a sua postura profissional', acrescentou Macuglia. 'O Inter tem muita técnica e velocidade e será um jogo muito perigoso', concluiu.
Após o treino de ontem pela manhã, Fabiano Souza demonstrava entusiasmo pela partida desta noite. 'É claro que será um jogo especial para min', admitiu o jogador, que era chamado de 'uh, Fabiano!' pelo torcedor colorado. Ele defendeu o clube do Beira-Rio de 1997 a 2002. 'Tive grandes momentos lá, mas agora só penso na Ulbra e quero mostrar o mesmo futebol', afirmou. O diretor de futebol da Ulbra, Milton Machado, é outro que aposta na recuperação de avante. 'Ele está em grande fase e sendo muito profissional'.

Inter nega ter recebido oferta
Apesar de ter recebido o empresário Jorge Machado em seu gabinete na tarde desta terça-feira, no Beira-Rio, o presidente do Internacional, Fernando Carvalho negou ter recebido uma nova proposta do Milan pelo atacante Rafael Sobis. Machado, que detém 50% dos direitos econômicos do jogador, está negociando a transferência do jogador para a Itália.
– Hoje não houve nenhuma proposta. Estou até estranhando esta notícia, pois tenho tratado esse assunto com clareza. Quando houve a proposta eu comuniquei a imprensa, só que hoje não houve nenhuma evolução no assunto – declarou o dirigente.
Na última quarta, Machado comunicou à direção colorada o interesse do Milan em Sobis. O valor da proposta não foi confirmado, mas o clube italiano estaria disposto a pagar 10 milhões de euros pelo atacante. A oferta foi recusada, mas o rubro-negro de Milão ficou de apresentar uma contra-proposta.
– Como o prazo de transações para o exterior expira no dia 31, acredito que uma contra-proposta deve ocorrer dentro deste prazo – informou Carvalho.
O Colorado detém apenas 25% dos direitos econômicos de Sobis. Os outros 25% foram vendidos no segundo semestre de 2005, por 1,5 milhão de euros. Para garantir a permanência do jogador para a disputa da Taça Libertadores, o clube pode vender o restante de sua parte para um parceiro.

Trinta e oito times na luta pela vaga
A Taça Libertadores, torneio de clubes mais importante do continente americano, conta em 2006 com a participação de 38 equipes, assim como na última edição, e com ausências de clubes de grande tradição, como o Boca Juniors (Argentina) e o Penãrol (Uruguai).
Doze equipes disputam a fase preliminar para garantir as seis vagas finais na disputa de grupos. Palmeiras e Goías participam desta etapa.
Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, o Goiás joga pela primeira vez uma partida de Libertadores na quinta-feira, contra o Deportivo Cuenca (Equador). Nesta quarta, o Palmeiras (quarto do Brasileirão) enfrenta o Deportivo Táchira (Venezuela).
O Brasil possui seis representantes no torneio. Além de Palmeiras e Goiás, estão no torneio o Corinthians (campeão brasileiro), Internacional (vice), Paulista (campeão da Copa do Brasil) e o São Paulo (atual vencedor da Libertadores).
A Libertadores será interrompida após a disputa das quartas-de-final, que ocorrerá entre 10 e 17 de maio, para que Argentina, Brasil, Equador, México e Paraguai possam se preparar para a Copa do Mundo.
Após o Mundial, a competição será reiniciada já nas semifinais, que serão realizadas de 19 a 26 de julho. As duas partidas da decisão serão jogadas em 2 e 9 de agosto.
Além de um título valorizado pelos torcedores e que garante vaga no Mundial de Clubes da Fifa, a Libertadores tem um atrativo financeiro para os clubes. Os 16 classificados para as oitavas-de-final ganharão US$ 140 mil, os que avançarem para as quartas receberão mais US$ 180 mil e os que chegarem às semifinais, US$ 250 mil. O campeão leva o troféu e um bônus de US$ 500 mil, e o vice US$ 300 mil.

Recordista de Títulos estão fora
Oito das 38 equipes participantes da Libertadores de 200 já venceram o torneio: Estudiantes de La Plata (1968, 1969 e 1970), Vélez Sarsfield (1994), River Plate (1986, 1996), Nacional (1971, 1980, 1988), São Paulo (1992, 1993 e 2005), Palmeiras (1999), Colo Colo (1991) e Atlético Nacional (1989).
- Cinco países podem conquistar o torneio pela primeira vez: Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e México.
- As três equipes que mais conquistaram a Libertadores estão fora da Libertadores 2006: Independiente (sete), o Boca Juniors (cinco) e o Peñarol (cinco não conseguiram garantir vaga. O Peñarol é a equipe que mais participou da Libertadores (37 edições).
- Argentino é recordista: Daniel Onega mantém, desde 1966, o recorde de gols na artilharia do torneio. Marcou na ocasião 17 gols e contribuiu para a bem-sucedida campanha do River Plate, vice-campeão.
- A maior goleada: Peñarol 11 x 2 Valência, da Venezuela, disputado em 15 de março de 1970, registrou o duelo com maior número de gols na história da Libertadores e a maior goleada já aplicada no torneio.
- Independiente: sete finais, sete títulos.
- América de Cali: quatro decisões, nenhum título.

Campeões da libertadores

Disputada desde 1960, a Taça Libertadores é dominada por clubes da Argentina, Uruguai e Brasil. Apenas em seis oportunidades, o título fugiu do trio de países campeões mundiais de futebol. Paraguai (três títulos), Colômbia (dois) e Chile (um) têm clubes que levantaram o troféu.

Lista dos campeões:

1960 PEÑAROL (URU)
1961 PEÑAROL (URU)
1962 SANTOS (BRA)
1963 SANTOS (BRA)
1964 INDEPENDIENTE (ARG)
1965 INDEPENDIENTE (ARG)
1966 PEÑAROL (URU)
1967 RACING (ARG)
1968 ESTUDIANTES (ARG)
1969 ESTUDIANTES (ARG)
1970 ESTUDIANTES (ARG)
1971 NACIONAL (URU)
1972 INDEPENDIENTE (ARG)
1973 INDEPENDIENTE (ARG)
1974 INDEPENDIENTE (ARG)
1975 INDEPENDIENTE (ARG)
1976 CRUZEIRO (BRA)
1977 BOCA JUNIORS (ARG)
1978 BOCA JUNIORS (ARG)
1979 OLIMPIA (PAR)
1980 NACIONAL (URU)
1981 FLAMENGO (BRA)
1982 PEÑAROL (URU)
1983 GRÊMIO (BRA)
1984 INDEPENDIENTE (ARG)
1985 ARGENTINOS JUNIORS (ARG)
1986 RIVER PLATE (ARG)
1987 PEÑAROL (URU)
1988 NACIONAL (URU)
1989 NACIONAL DE MEDELLIN (COL)
1990 OLIMPIA (PAR)
1991 COLO COLO (CHI)
1992 SÃO PAULO (BRA)
1993 SÃO PAULO (BRA)
1994 VÉLEZ SARSFIELD (ARG)
1995 GRÊMIO (BRA)
1996 RIVER PLATE (ARG)
1997 CRUZEIRO (BRA)
1998 VASCO (BRA)
1999 PALMEIRAS (BRA)
2000 BOCA JUNIORS (ARG)
2001 BOCA JUNIORS (ARG)
2002 OLIMPIA (PAR)
2003 BOCA JUNIORS (ARG)
2004 ONCE CALDAS (COL)
2005 SÃO PAULO (BRA)


Seis times brasileiros disputam a Taça Libertadores 2006. O país tem uma vaga extra pelo fato de possuir o atual campeão do torneio: o São Paulo. Respectivamente terceiro e quarto colocados do Campeonato Brasileiro, Goiás e Palmeiras participam da fase preliminar da competição, em busca de uma vaga na fase de grupo.
Corinthians (campeão brasileiro), Internacional (vice) e Paulista (campeão da Copa do Brasil) são os demais representantes do país na Libertadores-2006. Apenas os dois primeiros já conhecem todos os adversários na primeira fase da competição.

Confira a composição dos grupos da Libertadores:

Grupo 1
São Paulo, Caracas (VEN), Cienciano (PER) e Colo-Colo (CHI) ou Chivas Guadalajara (MEX)

Grupo 2
Estudiantes (ARG), Bolívar (BOL), Sporting Cristal (PER) e Independiente (ARG) ou Defensor Santa Fé (COL)

Grupo 3
Newell's Old Boys (ARG), Unión Española (CHI), The Strogest (BOL) e Goiás ou Deportivo Cuenca (EQU)

Grupo 4
Corinthians, Deportivo Cáli (COL), Tigres (MEX) e Universidad Católica (CHI)

Grupo 5
Veléz Sarsfield (ARG), Rocha (Uruguai), LDU (EQU) e Nacional (PAR) ou Universitário (PER)

Grupo 6
Internacional, Nacional (URU), Pumas (MEX) e Maracaibo (VEN)

Grupo 7
Rosário Central (ARG), Nacional de Medellin (COL), Cerro Porteño (PAR) e Palmeiras ou Deportivo Táchira (VEN)

Grupo 8
Paulista, El Nacional (EQU), Libertad (PAR) e River Plate (ARG) ou Oriente Petrolero (BOL)

Palmeiras estréia hoje em São Paulo
Começa hoje a Libertadores para o Palmeiras. O clube paulista, que conquistou o título em 1999, recebe o Deportivo Táchira, às 21h45min, no Parque Antártica. Se eliminar o adversário venezuelano na etapa preliminar, o Palmeiras entrará no Grupo 7.
Experiência não falta ao grupo que vai encarar a Libertadores. Marcos, Edmundo, Paulo Baier, Gamarra, Daniel e Juninho Paulista têm mais de 30 anos. Para a estréia, o técnico Leão não poderá contar com Enílton, ex-Juventude, e Juninho, que estão lesionados. Com isso, Ricardinho, ex-Inter, deve entrar no meio-campo. O retrospecto recente do adversário de hoje à noite não intimida ninguém: na última partida, o Deportivo Táchira perdeu em casa para o Caraboso por 6 a 2, pelo Campeonato Venezuelano.
O provável time do Palmeiras para a estréia: Marcos; Paulo Baier, Daniel, Gamarra e Lúcio; Correa, Marcinho Guerreiro, Ricardinho e Marcinho; Edmundo e Washington.

Guilherme Macuglia tem dúvidas para escalar a Ulbra
O técnico Guilherme Macuglia tem três dúvidas para escalar o time da Ulbra que enfrenta o Inter nesta quarta, em Canoas, pela terceira rodada do Gauchão. O ala Rafael e o zagueiro Tiago Saleti sentem dores musculares e serão reavaliados pelo departamento médico. Já Ale Menezes e Waldison disputam uma vaga no ataque, ao lado de Fabiano. O zagueiro Toni e o meia Deivis Tiago, também lesionados, foram vetados e ficam de fora.

Adriano diz que acertará com o Colorado por quatro anos
Jogador dá entrevistas em Curitiba como atleta do time de Abel
Para Adriano já é oficial. Ele jogará a temporada 2006 pelo Inter. Embora o presidente do Atlético-PR tenha negado, o jogador voltou a garantir que sua transferência para o Colorado pode ser concretizada a qualquer momento. O atleta inclusive já dá entrevistas como jogador do clube gaúcho. As diretorias dos dois clubes, porém, ainda não confirmaram a transferência.
Segundo declaração do jogador à radio BandNews, de Curitiba, faltam apenas detalhes para o anuncio oficial de sua transferência ao Colorado, mas com uma postura autêntica, afirmou já ser do Inter.
– Eles vão me comprar por quatro anos. Foi o (técnico) Abel que pediu, vou jogar a Libertadores lá – disse.
Foi com Abel Braga, em 1998, no Furacão, que Adriano começou como profissional. Ele chegou do CSA, ainda júnior, mas no Atlético, ganhou os maiores títulos da carreira, entre eles, o Brasileiro de 2001.
Adriano disse na entrevista que foi orientando para não falar, mas assegura que não consegue esconder tal informação.
– Eles pediram pra eu não falar, mas eu sou assim mesmo, não tem porque esconder. Quero me apresentar o quanto antes para jogar – disse o atleta.
O jogador agradeceu ao Atlético-PR e a torcida.
– Estou triste por sair, mas assim é a vida de profissional. Em compensação, estou feliz por ter tudo finalmente acertado – concluiu.


Diamantes e morangos?
Ficou engraçadinho, admitamos, mas “diamantes e morangos” foi uma brincadeira do tipo pouco ou nada a ver. Diamantes, além de preciosos, são duros, quase inquebráveis. É assim o Inter? Morangos são delicados, sensíveis, cultivá-los dá um trabalho danado. Exigem proteção e cuidados permanentes. Não fica bem para um time que se pretende ambicioso. Mas valeu. Tudo é válido quando escasseia o noticiário. Poderia ser pior: as abelhinhas do Abel, por exemplo. Esta noite, morangos e diamantes (ops!) mesclam-se para enfrentar a Ulbra do “uh Fabiano” e da goleada inesperada sobre o 15 de Novembro, domingo passado. Um bom teste, quem sabe, para as novas idéias do Abelão.

Mudança
Mano Menezes está disposto a modificar o esquema tático do Grêmio, dando um companheiro para o atacante Lipatin. A idéia é tornar o time mais ofensivo e capaz de superar os fechados sistemas defensivos do Interior. Pode dar certo, sim, mas investir pelos flancos ainda é a melhor maneira de abrir defesas cerradas. O diabo é que o time está carente de mais contribuição ofensiva dos laterais.

Boa expressão
O repórter Fabiano Baldasso criou ótima imagem para destacar o passe correto de Perdigão: “Ele deixa seus companheiros de ataque pifados na frente do gol”. Só falta bater.

Pretendentes
Se Milan e Juventus estão interessados em Lucas, ao Grêmio cabe se fazer de difícil e estimular o leilão. O lucro é sempre maior quando o vendedor decide a hora de vender.

Melhorou
Muricy Ramalho costumava dar “chá de banco” aos repórteres, após os jogos. Não ficava por menos de 40 minutos a demora do treinador para conceder a entrevista coletiva. Com Abel Braga, a espera caiu para, no máximo, 10 minutos.
Obras necessárias?
O presidente do Senado, Renan Calheiros, quer construir um prédio anexo àquela casa legislativa, no valor de R$ 115 milhões. Em Porto Alegre, Francisco Noveletto quer erguer a sede da Federação Gaúcha de Futebol, um prédio que deverá ter três andares. A construção civil agradece, mas serão necessárias as duas obras?

Curiosidade
Sigmann e Papaléo renunciaram às suas cadeiras no Conselho Deliberativo do Inter para empreender uma “guerra contra os podres poderes instalados no futebol brasileiro”. Alguma novidade?

Incompreensível
Quando os dirigentes se convencem de que o treinador está tirando do time menos do que o grupo pode dar, é aceitável que o substituam. Não foi, certamente, o motivo que levou São Luiz, Brasil e 15 a dispensar os seus treinadores, logo no início do Gauchão. Ou erraram nas contratações ou se precipitaram nas dispensas.
Conclusão parcial

Apreciações de Wanderley Luxemburgo:
– Não se pode exigir que a economia dos clubes seja melhor do que a economia do país. É impossível, aos clubes brasileiros, enfrentar a concorrência dos estrangeiros, que pagam salários proibitivos para o mercado brasileiro.
Luxemburgo está certo. Mas será que o salário que o Santos lhe paga está de acordo com a realidade?

Inter se classifica na copa promissão
O time infantil do Inter classificou-se à segunda fase da Copa Promissão ao vencer o Cruzeiro por 3 a 0, nesta terça-feira, em Promissão (SP). Tales (2) e Léo Mineiro marcaram os gols da equipe colorada. O Inter classificou-se em primeiro lugar do grupo e enfrentará o União São João (SP), nesta quarta-feira, às 16h, na primeira partida do quadrangular. Os demais adversários ainda não estão definidos.