diamantes se integram aos poucos, e os preparativos para a 3ra. rodada do
Gauchão
19/jan. 20h30minh Beira Rio, Porto Alegre Inter 3x1 Gaúcho de Passo Fundo.
[Bolívar (Mossoró), Léo (Mossoró), Luiz Adriano (Mossoró)].
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)
Técnico: Abel Braga
22/jan. 16h Vermelhão da Serra, Passo Fundo Passo Fundo 3x4 Inter.
[Mossoró (Léo), Iarley (Iarley - pen), Michel (Mossoró), Mossoró (Mossoró)]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão (Maicon) Marcio Mossoró, Leo (Luis Adriano) e Michel; Iarley (Gustavo)
Técnico: Abel Braga
Lesionados:
1. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
2. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
3. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
4. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
5. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
6. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan, mas ainda sente uma lesão no púbis.
7. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro
8. 21/jan. Chiquinho está sendo poupado, após um ano parado sentiu o ritmo, e ficou de fora da segunda rodada do gauchão.
9. 24/jan. Diogo sofre uma pancada no treino, sente o tornozelo e sai carregado dos campos de treinamento.
10. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan. E atou ainda na estréias do gauchão.
11. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado. Já retornou no dia 22/jan. contra o Passo Fundo no gauchão, entrando como reserva.
Jogos nesse início de temporada (janeiro):
Profissional:
Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.
2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo
3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.
Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.
2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.
Base:
Copa Promissão Infantil
21/jan. Inter 4x4 Portuguesa-SP
23/jan. Inter 2x1 Seleção de Promissão
24/jan. Inter x Cruzeiro
Abel Braga cobra mais atenção dos jogadores
Técnico reuniu atletas para uma longa conversa antes do treino
A tarde desta segunda foi de muita conversa no Beira-Rio. Insatisfeito com as falhas defensivas apresentadas ontem na vitória de 4 a 3 sobre o Passo Fundo, Abel Braga reuniu os jogadores para uma longa conversa antes do treinamento. O técnico exigiu atenção total durante os 90 minutos de partida.
Na avaliação de Abel, os erros que permitiram ao Passo Fundo marcar dois gols com dois jogadores a menos em campo (Careca e Carlos César foram expulsos) foram provocadas pela desatenção do time e não por uma falha do esquema tático.
– Nesse último jogo fizemos um primeiro tempo muito bom, mas relaxamos no segundo. Tomamos um susto e isso serviu de lição, pois mostrou que temos de manter a concentração durante os 90 minutos. Esse foi o alerta do Abel e tenho certeza de que isso não vai mais acontecer – afirmou Rubens Cardoso.
Os jogadores que entraram em campo ontem no Vermelhão da Serra fizeram apenas um trabalho de recuperação física nesta segunda. Os demais treinaram pela manhã com o preparador físico Paulo Paixão. Nesta terça, Abel comanda o único treino antes da partida de quarta contra a Ulbra, em Canoas. Clemer, Élder Granja e Edinho são as prováveis novidades.
Meia-atacante Michel dá a volta por cima no Colorado
Jogador foi criticado na estréia do Gauchão e marcou gol hoje
O meia-atacante Michel conseguiu dar a chamada volta por cima no Inter. O jogador havia sido criticado na estréia do clube no Gauchão, na noite da última quinta, mas mostrou um bom desempenho e assinalou inclusive um gol na tarde deste domingo – na vitória de 4 a 3 do Colorado sobre o Passo Fundo, fora de casa.
Ao deixar o gramado do Estádio Vermelhão da Serra, Michel tratou de agradecer ao técnico Abel Braga, que assumiu a responsabilidade e decidiu mantê-lo no time titular para este final de semana.
– Estou ciente do meu potencial e fico feliz que o professor tenha confiado em mim. Por isso fui abraçá-lo no momento do gol, assim como comemorei também com os meus companheiros – declarou o jogador.
Michel vinha amargando apenas a condição de reserva do Inter, sob o comando do treinador Muricy Ramalho. Quando Abel se apresentou no Estádio Beira-Rio, na capital gaúcha, o meia-atacante soube que receberia uma seqüência de oportunidades, principalmente na disputa do Gauchão. Diversos atletas da equipe estão sendo poupados para a Copa Libertadores da América (casos de Fernandão e Jorge Wagner, que normalmente estariam brigando pela posição).
Torcidas em clima de Gre-Nal Gremistas e colorados provocam os rivais no final de semana e vivem clima de expectativa pelo primeiro clássico de 2006
'Um Gre-Nal mexe com a cidade toda. Jogá-lo é bom, mas vencê-lo é chegar ao céu.' Rubens Cardoso
'Trocaria cinco gols em outros jogos por um gol em um clássico Gre-Nal.' Lipatin
Gre-Nal, só na segunda fase ou até na finalíssima. Isso no melhor das hipóteses, pois depende da classificação dos dois times e até de um sorteio que definirá as chaves para a etapa seguinte do Campeonato Gaúcho. Mas a torcida está saudosa do maior clássico do Estado. No final de semana, nos dois estádios em que a Dupla esteve em campo, ouviu-se a cantilena da provocação.
s colorados pedindo uma vitória sobre o Grêmio e vice-versa: 'O tricolor/colorado, pode esperar, a tua hora vai chegar'. Nas arquibancadas, o clima do clássico já ganhou corpo, embora o jogo no Gauchão possa nem mesmo acontecer. Ao menos no Brasileirão, os torcedores têm garantidos dois Gre-Nais.
A ansiedade vem também da saudade. Em 2005, pela primeira vez em anos, Inter e Grêmio não se enfrentaram sequer uma vez. Outro aspecto inédito há algumas temporadas é o bom início do dois times. Tanto Inter como Grêmio têm 100% de aproveitamento nessas primeiras rodadas do Gauchão.
No Beira-Rio, fala-se de Gre-Nal apenas em tese. O discurso é concentrar forças nos próximos jogos, sobretudo os da Copa Libertadores, competição que está apartada do horizonte colorado há mais de uma década. 'Estamos muito mais preocupados com a Libertadores que com o Gre-Nal, que a gente não sabe nem se vai ter. Lá (no estádio Olímpico), eles podem até pensar no Gre-Nal, pois não há outra coisa mesmo para se preocupar', alfinetou o vice de futebol Vitório Piffero.
A resposta vem em tom pacífico. O assessor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, diz que é preciso respeitar as opiniões adversárias, mas salienta que cogitar agora o clássico na fase decisiva seria prematuro. 'É muito cedo para falar nisso, seria até uma falta de respeito com os outros concorrentes', diz ele.
Os jogadores também procuram não avançar muito quando a conversa é sobre Gre-Nal. 'Provavelmente só vai ter cruzamento entre os dois times na final, mas há uma expectativa grande. Um Gre-Nal mexe com toda a cidade. Jogá-lo é bom, mas vencê-lo é o céu', definiu o lateral Rubens Cardoso, que já esteve no outro lado. Em 2001, ele defendia as cores do Grêmio.
No Olímpico, ninguém nega a expectativa em disputar o clássico. O meia Tcheco afirma que em todo o clube que defende, ele já chega na cidade pensando em partidas desse porte. Já para Lipatin, são jogos que permitem uma grande identificação com a torcida em caso de sucesso. 'Trocaria cinco gols em outras partidas por um gol em um clássico Gre-Nal', afirma o uruguaio.
Abel começa a escalar os 'diamantes'
Granja, Rafael Sobis e Edinho estão no grupo que concentra para a partida contra a Ulbra, amanhã
Abel Braga resolveu alterar ligeiramente os planos. A idéia inicial era utilizar os 'diamantes' apenas a partir do próximo final de semana, quando o Inter enfrenta o Caxias, no Beira-Rio. Mas a nova estratégia prevê a entrada de pelos menos alguns deles amanhã, contra a Ulbra, em Canoas. Élder Granja, Rafael Sobis e Edinho estão no grupo que concentra para a partida.
O primeiro indício de que os 'diamantes' teriam sua volta aos gramados antecipada ocorreu no domingo, após a vitória sobre o Passo Fundo. Abel Braga, em sua entrevista, disse que o processo de treinamentos dos titulares seria ligeiramente acelerado. A confirmação veio ontem, quando o treinador divulgou a lista dos convocados para o jogo contra a Ulbra. 'Acho que está todo mundo com muita vontade de jogar. O ano passado foi difícil, mas esse tempo de treinos já nos dá condições de jogar e começar a pegar ritmo para a Libertadores', enfatizou Edinho.
Antes do treino, Abel Braga reuniu o grupo. Mais uma vez solicitou empenho total do time durante os 90 minutos dos jogos para evitar o sufoco visto no Vermelhão da Serra, quando o Passo Fundo quase complicou as coisas para o Inter com apenas nove jogadores em campo.
'Ele pediu atenção. Não podíamos tomar aqueles gols. Mesmo jogando com o Passo Fundo, que é uma boa equipe, na casa deles, corremos muitos riscos', reconheceu Fabinho.
Diogo deixou o treino de ontem carregado. Ele sofreu um entorse no tornozelo e fará exames para avaliar a gravidade da lesão. Diogo foi bastante elogiado por Abel Braga na pré-temporada em Bento Gonçalves.
'Diamantes' em ação
Três 'diamantes' estão relacionados para o jogo de amanhã, contra a Ulbra, em Canoas. Sobis, Edinho (foto) e Granja estão convocados e podem aparecer na equipe, configurando uma mudança nos planos da comissão técnica. Antes, esses jogadores começariam a atuar só no final de semana, contra o Caxias, sábado. Fernandão e Tinga vão esperar mais um pouco.
Abel define time que pega a Ulbra hoje à tarde
Três dos jogadores considerados entre os “diamantes” do Beira-Rio, devem estar em campo no jogo de quarta-feira, contra a Ulbra, em Canoas, pelo Campeonato Gaúcho.
Élder Granja, Edinho e Rafael Sobis são os que reúnem melhores condições físicas e a tendência é que sejam utilizados desde o início da partida por Abel Braga.
A definição da equipe acontece no treino de hoje à tarde. A tendência é que Elder Granja entre naturalmente na vaga de Ceará. No meio-campo, Edinho pode ficar com o lugar de Perdigão. A dúvida maior está no ataque. Léo e Michel devem deixar o time para a entrada de Rafael Sobis.
Ainda com dores na região pubiana, Alex será poupado. O zagueiro Índio, que ainda não está na melhor condição física, também ficará de fora. Já o meia-atacante Fernandão e o goleiro Clemer devem retorno na partida de domingo contra o Caxias.
Inter terá reforços contra a Ulbra
A intenção do comandante colorado é dar ritmo de jogo aos atletas que treinaram separados do resto do grupo durante a pré-temporada em Bento Gonçalves. Depois de realizarem trabalhos físicos especiais durante o período de preparação, os jogadores que terminaram o ano de 2005 entre os titulares começarão a ser integrados ao time principal nos próximos jogos do Gauchão. "Estou louco para jogar. O ano passado foi muito desgastante, mas agora já estamos preparados para encarar mais uma temporada. Temos que adquirir ritmo de jogo para chegarmos na Libertadores com toda a força", afirma Edinho.
Na tarde desta segunda-feira, os jogadores que não atuaram contra o Passo Fundo treinaram no gramado suplementar do Beira-Rio. Granja, Edinho e Clemer também participaram da movimentação. "Já estamos treinando mais soltos. Agora é só pegar ritmo de jogo", analisa Granja. O time que irá enfrentar a Ulbra na busca pela liderança da Chave 1 do Gauchão deve ser definido no treino programado para a tarde desta terça-feira. Confira os atletas relacionados para a partida: Álvaro, Bolívar, Ceará, Ediglê, Edinho, Granja, Fabiano Eller, Fabinho, Gustavo, Iarley, Léo, Marcelo Boeck, Mossoró, Michel, Perdigão, Rafael Sobis, Renan e Rubens Cardoso. Prêmio O volante Tinga e o atacante Rafael Sobis receberam nesta segunda-feira, em São Paulo, o prêmio oferecido pela TV Gazeta aos destaques do Brasileirão 2005. Os jogadores já haviam sido premiados no final de 2005 pela CBF como os melhores da posição no campeonato.
Diamantes e morangos se misturam
Técnico Abel Braga confirmou a presença de Sobis, Edinho e Granja no jogo contra a Ulbra, amanhã
Os morangos e os diamantes vão se misturar pela primeira vez em 2006. Elder Granja, Edinho e Rafael Sobis foram relacionados para a partida contra a Ulbra, amanhã. Os três começarão a partida no estádio da Universidade, em Canoas, e deflagram o início da formação do time da Libertadores.
- Estou com saudade de jogar. Treinar faz bem, prepara, mas só fazer isso é muito monótono - suspirou Granja, que substituirá Ceará.
O desempenho dos morangos, como foi batizado o time preparado para o Gauchão, agradou a Abel Braga. Tanto que fica a expectativa para saber quem cederá vaga para Sobis no ataque. Márcio Mossoró impressionou nas duas primeiras rodadas e está garantido. Um sobrará entre Michel e Leo.
- Minha missão aqui era complicar a cabeça do homem (Abel). Mentalizei nas férias que tinha obrigação de começar a temporada desta forma - explicou Mossoró.
Leo e Michel também começaram a semana satisfeitos. O primeiro já avançou posições dentro do grupo. Chegou sem alardes, treinou no terceiro time e começou o Gauchão titular. Marcou um gol e agora espera pela decisão de Abel.
- Fiz minha parte e ajudei a equipe - avaliou.
Michel também aproveitou o descanso dos diamantes. No seu caso para reaparecer. Estava esquecido no Inter. Muricy Ramalho descartou-o até mesmo do banco de reservas. Abel chegou e assumiu como sua missão recuperar o atacante que em 2003 desmontou o sistema defensivo da sua Ponte Preta. Michel começou vacilante. O gol contra o Passo Fundo já é sinal de recuperação. No domingo, foi o único atacante elogiado pela colaboração tática.
- Avalio como acima da média esse meu começo de temporada - analisou Michel.
Os jogadores já foram informados da transição de morangos para diamantes, como foram chamados os titulares separados para apurar a parte física. Ontem, Abel reuniu o grupo, cobrou os erros de Passo Fundo e os avisou de que colocaria três novos nomes no time.
Uma mudança de esquema não está descartada. Nos treinos coletivos com este grupo, Abel testou o 3-5-2, com Edinho de terceiro zagueiro. Caso escolha essa formatação, Leo e Michel sairiam. O mais provável, porém, é que seja uma troca simples por Perdigão.
Abel Braga deve chamar quatro titulares contra a Ulbra
Granja, Edinho, Tinga e Sobis devem aparecer na equipe nesta quarta
Quatro jogadores que realizam trabalho diferenciado no grupo do Inter estão cotados para entrar em campo no jogo de quarta, contra a Ulbra. Élder Granja, Edinho, Tinga e Rafael Sobis são os que reúnem mais chances de serem chamados pelo técnico Abel Braga para o confronto pelo Gauchão. Ainda com dores na região pubiana, Alex deve ser poupado. O zagueiro Índio, que ainda não está na melhor condição física, também deve ficar de fora.
A idéia da comissão técnica é dar ritmo de jogo a esses atletas considerados peças-chave no time a tempo da estréia na Libertadores, marcada para o dia 16 de fevereiro. Atacante e destaque do time no Brasileirão 2005, Rafael Sobis avisa que está pronto para jogar.
– Estamos realizando um trabalho muito bem programado, não podemos queimar etapas. Vamos procurar atingir o melhor do físico para que quando a gente entre, não ficar devendo – considera Sobis.
O meia-atacante Fernandão, que não deve ficar à disposição para o jogo de quarta, também elogia essa preparação diferenciada para alguns atletas do time e prevê que o benefício dessa pré-temporada será sentido durante o ano.
– Nesse começo de temporada é muito importante a questão da parte física. Vai ser muito válido lá na frente, mas temos que trabalhar bastante e sério – considera Fernandão.
Abel Braga cobra mais disciplina tática do time
Treinador ficou irratado com os gols sofridos em Passo Fundo
Os jogadores do Inter foram apresentados a um Abel Braga que eles ainda não conheciam neste domingo, logo após a vitória por 4 a 3 sobre o Passo Fundo, pelo Gauchão. Normalmente bem-humorado, o treinador ficou bastante irritado com a falta de concentração do time e deu uma bronca nos jogadores ainda no vestiário do Estádio Vermelhão da Serra. Com dois homens a mais, o Inter levou dois gols e por pouco não deixou escapar a vitória.
– É inadmissível que uma equipe como a nossa sofra dois gols de um adversário com oito jogadores em campo. Eles já tomaram a dura, tive que colocar para fora – disse Abel, minutos depois de sair do vestiário para a entrevista coletiva.
Abel Braga usou a figura do índio para definir a forma de atacar do Inter, desordenada e com todos avançando. Segundo o técnico, a partida de ontem serviu de lição.
– O ataque fez os gols, mas faltou mais atenção sem a bola. O único que voltou e deu ajuda muito boa na marcação foi o Michel. Os outros voltaram muito pouco, tinham que compactar mais. Se puder fazer mais um gol, ótimo. Mas não podemos sofrer desta forma. Tem que se doar um pouquinho mais sem a bola.
Sobis terá mais uma semana decisiva
Jogador permanece treinando no Beira-Rio, mas uma proposta da Europa pode encaminhar a sua transferência.
O atacante Rafael Sobis tem mais uma semana decisiva com relação ao seu futuro. O jogador se mostra tranqüilo e permanece treinado normalmente, mas o Inter espera por uma proposta dos clubes europeus nos próximos dias, após recusar uma primeira oferta da Internazionale de Milão, da Itália.
Sobre uma possível transferência para a Europa, Sobis garante que deixou as propostas sob a responsabilidade de seu procurador Jorge Machado e da direção do Inter. "Estou trabalhando e o Machado me deixa tranqüilo e informado sobre tudo. Vamos aguardar e deixar as negociações se resolverem", declara.
O clube recusou 8 milhões de euros apresentados pelos italianos e espera que a proposta suba para algo em torno de 11 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões). O empresário Jorge Machado, detentor de metade dos direitos federativos de Sobis, espera para esta semana um fax dos italianos.
Até o final da semana pode ocorrer uma nova investida dos clubes interessados no atacante, pois no dia 31 de janeiro se encerram as inscrições para o mercado europeu. O Mônaco, da França, também demonstrou desejo de contar com o futebol de Rafael Sobis.
Mossoró comanda triunfo do Inter
Meia marca dois gols sobre o Passo Fundo e se consolida como o principal atleta do time no início do Gauchão.
O meia Márcio Mossoró é o principal destaque do Inter neste começo de Campeonato Gaúcho. O jogador marcou dois gols na vitória de 4 x 2 sobre o Passo Fundo, na tarde deste domingo. Eleito o melhor em campo, o jogador começa a mostrar que merece uma vaga no grupo de 'diamantes' do técnico Abel Braga,que está sendo preparado para a Libertadores da América.
"Consegui atuar bem e espero manter o ritmo nos próximos jogos. Essa velocidade no meio-campo (ao lado de Michel e Léo) desmonta qualquer zaga adversária. Hoje, conseguimos marcar quatro vezes", observou.
O primeiro gol Mossoró fez de pé esquerdo, após receber um passe do atacante Léo, na entrada da grande área. No segundo seu e o quarto do Inter, driblou três adversários antes de chutar de direita no ângulo do goleiro Gallas.
"Graças a Deus concluí bem as jogadas e pude marcar duas vezes. Assistência sempre é bom, mas fazer o gol é melhor ainda", declarou.
Na estréia do Inter no Gauchão ele já tivera um grande desempenho. Deu passe para os gols de Bolívar, Léo e Luiz Adriano, correu muito e desestruturou a defesa do Gaúcho com seus dribles.
Sua atuação neste começo de temporada está tão eficiente que ele acabou recendo elogios do presidente do clube, Fernando Carvalho: "No ano passado o Mossoró não se destacou tanto, até porque recebeu poucas oportunidades, pois estava se adaptando - recém chegado do Paulista, de Jundiaí -, mas agora está mostrando todo o seu potencial", elogiou o dirigente.
Adriano está perto do Beira-Rio
O meia Adriano será o último reforço do Inter para a temporada. Ontem, o jogador concedeu entrevistas em Curitiba e revelou que deve se apresentar ainda esta semana no Beira-Rio.
O Atlético-PR mudou a postura e já aceita emprestá-lo. Na virada do ano, o Inter tentou a contratação do jogador, mas os paranaenses admitiam apenas a venda. Adriano enfrentou o Francisco Beltrão no domingo, mas nem apareceu para treinar ontem no CT do Caju.
Na semana passada, o procurador de Adriano, Luiz Taveira, esteve no Beira-Rio e conversou com o presidente Fernando Carvalho. A negociação foi retomada. Procurado por ZH, Taveira minimizou.
- Antes, temos que esperar os presidentes dos dois clubes se acertarem. O Adriano está com muita vontade de se transferir para o Inter, por isso falou que se apresentaria nesta semana - despistou Taveira.
Adriano é um sonho de Carvalho. Também é indicação de Abel Braga, que o levou para o Olympique, de Marselha, em 2000. Em 2004, o Inter esteve acertado com o jogador, mas a transferência esbarrou na época nos parceiros que detinham partes do passe - o empresário Juan Figger e o Olympique.
Agora, os direitos de Adriano pertencem ao Atlético-PR (75%) e ao Cruzeiro, onde ele jogou sem muito brilho no ano passado.
Atlético-PR já aceita emprestar Adriano Gabiru
Direção colorada pode retomar negociações para trazer o meia
A direção do Inter deve retomar as negociações para trazer o meia Adriano Gabiru para o Beira-Rio. O Atlético-PR, que inicialmente queria vender o jogador, recuou e já admite emprestá-lo. O negócio, no entanto, exigirá da direção colorada um esforço financeiro.
– Até agora, nenhum clube manifestou interesse oficial pelo Adriano. E pela pretensão salarial dele, acho difícil um acerto com um clube brasileiro. Mas estamos abertos a propostas – afirmou o presidente do Atlético-PR, João Fleury.
No sábado, Adriano esteve em campo no empate em 2 a 2 entre Atlético e Francisco Beltrão, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. O jogador confirma que chegou a acertar salários com o clube gaúcho no começo do ano, mas disse desconhecer uma retomada nas negociações.
– Estou fazendo meu papel aqui no Atlético, mas se a direção quiser me emprestar tudo bem. Estava tudo certo comigo e com o Inter, mas ainda não resolveram a questão do empréstimo com o Atlético e só me resta esperar – afirmou o jogador.
Internautas se dividem sobre novo uniforme colorado
Os internautas do clicRBS ficaram muito divididos sobre o novo uniforme do Inter. De um total de 5363 participantes de uma enquete, 2755 (51%) aprovou o novo material apresentado na estréia do Gauchão. No entanto, 2608 pessoas não gostaram da camisa, o que representa 49% dos votos.
A dor de Diogo
O treino acabou mal para o meia-atacante Diogo. Numa jogada isolada, ele torceu sozinho o tornozelo direito (foto). Deixou o gramado suplementar carregado e atravessou o estacionamento do Beira-Rio levado pelo auxiliar de preparação física Anderson Paixão. A lesão provocou um inchaço no local. Quando a atadura elástica foi cortada, surgiu um caroço do tamanho de um ovo.
Sobis e Tinga
Os dois jogadores foram dispensados do treino de ontem à tarde para receber um prêmio pela participação no Campeonato Brasileiro. A festa foi promovida por uma rede de televisão paulistana.
Chance
O Inter estuda outra alternativa para ficar com Rafael Sobis para a Libertadores. Na semana passada, o Milan ofereceu 10 milhões de euros pelo jogador e recebeu resposta negativa. O empresário Jorge Machado, detentor de 50% dos direitos, promete voltar com uma oferta melhor dos italianos. O Inter é dono de apenas 25% - vendeu seus outros 25% no segundo semestre de 2005, por 1,5 milhão de euros. Para segurá-lo até julho, o Inter estuda vender o restante de sua parte para um parceiro.
Os eleitos
O técnico Abel Braga divulgou ontem a relação dos concentrados para a partida de amanhã, 21h45min, contra a Ulbra, em Canoas. Confira: Marcelo, Granja, Bolívar, Eller, Rubens Cardoso, Edinho, Fabinho, Iarley, Sobis, Michel, Mossoró, Renan, Ceará, Ediglê, Álvaro, Perdigão, Gustavo e Leo.
Ulbra pode chegar à liderança
Depois da vitória de 3 a 0 sobre o 15 de Novembro, os jogadores da Ulbra ganharam folga na manhã de ontem e se reapresentaram apenas à tarde. Realizaram trabalhos físicos leves para ajudar na recuperação.
Se derrotar o Inter amanhã, a Ulbra pode superar o Gaúcho, que hoje lidera o Grupo 1.
Os destaques da Ulbra são ex-jogadores do Inter: Tiago Saletti e Fabiano Souza. O zagueiro, que foi chamado de "Figueroa" por Lori Sandri após errar em um jogo quando estava no Inter, marcou dois gols no 15 de Novembro. O atacante Fabiano fez o outro gol da equipe.
Venda de ingressos para Ulbra e Inter começa nesta terça-feira
A venda de ingressos para a partida entre Ulbra e Inter, nesta quarta-feira, dia 25, às 21h45min, em Canoas, será realizada na loja Sport Club Ulbra, localizada no saguão do prédio 11 do campus Canoas, a partir do período da tarde desta terça-feira, 24.
Os preços foram definidos em R$ 5 para público em geral. Estudantes e idosos pagam R$ 3.
Pânico
O meu amigo Túlio Millmann, talentoso apresentador do programa Estúdio 36, da TVCOM, estava assustadíssimo. Colorado, o Túlio transpirava preocupadas previsões:
– Time faceiro demais, Wianey, faceiríssimo. Com este esquema tático vamos falecer cedo na Libertadores e perder todos os Gre-Nais.
O meu amigo, habitualmente calmo e comedido nos gestos, suava fartamente e não conseguia ficar parado. Quando tentei confortá-lo, ele mesmo se vacinou:
– Mas acho que não vai ser assim, 4-2-4, não é? Este esquema é só para o Gauchão, você não acha?
Nem tento convencê-lo de que o Abel Braga já declarou que o seu esquema é 4-5-1. Seria inútil, o Túlio não é de ser enganado. Sua paixão pelo Inter não o impede de racionalizar quando o assunto é escalação e esquemas táticos. Ele vê o seu Inter com olhos de analista. Apenas concordo e reforço a esperança, sem olhar nos olhos do meu amigo. Túlio não é de ser enganado.
Teoria e prática
Abel Braga está formatando o Inter sob uma bonita teoria: ataque massivo com marcação pela ocupação de espaços. Simples de entender: quando o adversário está com a bola, apenas o atacante mais espetado, Fernandão, não terá a tarefa de compor o meio-campo para conter o adversário. Na prática, entretanto, recuar atacantes não significa transformá-los em marcadores. Jogadores com vocações ofensivas normalmente cercam, mas não desarmam. Iarley, Rafael Sobis e Mossoró pertencem a esta categoria de jogadores. Porém, deve-se conceder mais tempo ao treinador do Inter. Ele saberá perceber as necessidades e como atendê-las
Time infantil está disputando a copa promissão
O time infantil do Inter está disputando a Copa Promissão, em Promissão, no Interior de São Paulo. No último sábado (21/01), a equipe comandada pelo técnico André Prodes empatou em 4 a 4 com a Portuguesa-SP na partida de estréia na competição. Nesta segunda-feira, o time colorado venceu a Seleção de Promissão por 2 a 1. Para classificar-se ao quadrangular da segunda fase, o Inter precisa de um empate contra o Cruzeiro. O jogo sertá realizado nesta terça-feira.
Inter perde na decisão de terceiro lugar na copa Santiago
Depois de perder para o Atlético MG na semifinal, o Inter perdeu para outro mineiro. Agora para o Cruzeiro, por 3x0, na disputa do terceiro lugar.
Será?
Que ainda é um tanto cedo pra dizer, isso é fato. Mas tanto quanto extemporâneo é também inegável: parece haver, definitivamente, uma (boa) mudança de atitude no Internacional neste começo de ano, esta menos não sendo que muito bemvindamente alvissareira. O time parece feliz em jogar, procurando o ataque de forma quase obsessiva (até meio indígena, como diria o Abel), e, talvez mais importante em ano de competição continental, não toma pancada calado. Tal, leitores e leitoras, configura alteração da mais alta monta - e não se queira dizer com isso que estejamos aqui a advogar o jogo violento, varzeano ou maloqueiro...
Malcomparando
Essa atitude nova, mesmo que impossível de se prever uma sua incondicional/imutável manutenção ao longo do ano, contrasta muito saudavelmente com a forma de jogar de 2005. O estilo muriciano era eficiente, sim, sem dúvida alguma, mas, à vista deste humilde escriba, por vezes deixava o time a jogar de forma meio vesga: com aquele tal de 3-5-2 a minha pobre supra-renal trabalhou feito moura insone no ano passado. Mas isso já parece passado: pasmem, no papel agora o time joga só com um único atacante enfiado, que, nada obstante, tem três meias ofensivos a lhe municiar e para com ele tabelar, a fim de entrar a patrolada nas defesas adversárias. Desse jeito, só é preciso uma maior consistência defensiva para o time ficar perfeito – pois bom (ao menos para o gasto) ele já esta sendo. Em tempo: no Vermelhão esse fim de semana até a zaga foi ofensiva – fiquei extremamente “ofendido” com as circunstâncias em que tomamos os gols...
Próximos capítulos
E isto porque nem mesmo estrearam ainda os reais titulares (eu me recuso a propagar a suprema asneira dos “diamantes”), que devem entrar – alguns pelo menos – já na quarta-feira. Estou gostando da preparação do Inter esse ano, temos várias opções, e é pouco provável que um técnico de ponta não quisesse ter as dores de cabeça que o Abel deve estar sofrendo para pensar na melhor escalação a ser usada na montagem da equipe. O escolhidos para a linha de frente na Libertadores provavelmente entrarão muito bem no certame internacional, com tempo hábil para treinar e pegar ritmo de jogo. Tudo feito na ponta do pé, com o maior cuidado, como deve mesmo ser, mas sem sacrificar o Gauchão: quero o penta mais do que tudo esse ano, só menos do que a Libertadores. Mas, para time bom, não precisa haver prioridade: basta jogar...
Bidu
E, para não perder o cacoete de engenheiro de obra pronta, ou padre de missa rezada, se preferirem, eu algo acacianamente diria que o brasileiro a superar esse ano na Libertadores é o Palmeiras (ou até mesmo o Paulista). Estão jogando de forma organizada, e, quando não contam com a técnica, têm sempre um pouco de sorte. O Corinthians ainda está muito inconstante, e o São Paulo é treinado por um velho conhecido nosso. A menos que aconteça uma zebraça com o Táchira no meio da semana, acho que o Verdão é o mais perigoso - até porque tem um técnico que é tão chato quanto competente...
Calma, calma
Já há quem esteja prevendo um Não-Nal na derradeira partida do Gauchão. De minha parte não veria problema algum na realização de um tal confronto, muito pelo contrário, mas um pouco de prudência nunca fez mal a Zé da Silva. É bem de se perguntar o que ocorreu com o interior esse ano, mas deve-se ter por ora a virtude de apenas contemplar a evolução do campeonato. Depois a gente diz com mais segurança a tendência mais provável (parafraseando o meu futurístico, futurólogo, previdente e tranqüilo avô, S.Assis P.Ererê, “quem conta com a guampa na cabeça do boi, acaba sentado em esterco...”).
19/jan. 20h30minh Beira Rio, Porto Alegre Inter 3x1 Gaúcho de Passo Fundo.
[Bolívar (Mossoró), Léo (Mossoró), Luiz Adriano (Mossoró)].
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Léo (Chiquinho) e Michel (Luiz Adriano); Iarley (Maicon)
Técnico: Abel Braga
22/jan. 16h Vermelhão da Serra, Passo Fundo Passo Fundo 3x4 Inter.
[Mossoró (Léo), Iarley (Iarley - pen), Michel (Mossoró), Mossoró (Mossoró)]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão (Maicon) Marcio Mossoró, Leo (Luis Adriano) e Michel; Iarley (Gustavo)
Técnico: Abel Braga
Lesionados:
1. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
2. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
3. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
4. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
5. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
6. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan, mas ainda sente uma lesão no púbis.
7. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro
8. 21/jan. Chiquinho está sendo poupado, após um ano parado sentiu o ritmo, e ficou de fora da segunda rodada do gauchão.
9. 24/jan. Diogo sofre uma pancada no treino, sente o tornozelo e sai carregado dos campos de treinamento.
10. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan. E atou ainda na estréias do gauchão.
11. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado. Já retornou no dia 22/jan. contra o Passo Fundo no gauchão, entrando como reserva.
Jogos nesse início de temporada (janeiro):
Profissional:
Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.
2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo
3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.
Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.
2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.
Base:
Copa Promissão Infantil
21/jan. Inter 4x4 Portuguesa-SP
23/jan. Inter 2x1 Seleção de Promissão
24/jan. Inter x Cruzeiro
Abel Braga cobra mais atenção dos jogadores
Técnico reuniu atletas para uma longa conversa antes do treino
A tarde desta segunda foi de muita conversa no Beira-Rio. Insatisfeito com as falhas defensivas apresentadas ontem na vitória de 4 a 3 sobre o Passo Fundo, Abel Braga reuniu os jogadores para uma longa conversa antes do treinamento. O técnico exigiu atenção total durante os 90 minutos de partida.
Na avaliação de Abel, os erros que permitiram ao Passo Fundo marcar dois gols com dois jogadores a menos em campo (Careca e Carlos César foram expulsos) foram provocadas pela desatenção do time e não por uma falha do esquema tático.
– Nesse último jogo fizemos um primeiro tempo muito bom, mas relaxamos no segundo. Tomamos um susto e isso serviu de lição, pois mostrou que temos de manter a concentração durante os 90 minutos. Esse foi o alerta do Abel e tenho certeza de que isso não vai mais acontecer – afirmou Rubens Cardoso.
Os jogadores que entraram em campo ontem no Vermelhão da Serra fizeram apenas um trabalho de recuperação física nesta segunda. Os demais treinaram pela manhã com o preparador físico Paulo Paixão. Nesta terça, Abel comanda o único treino antes da partida de quarta contra a Ulbra, em Canoas. Clemer, Élder Granja e Edinho são as prováveis novidades.
Meia-atacante Michel dá a volta por cima no Colorado
Jogador foi criticado na estréia do Gauchão e marcou gol hoje
O meia-atacante Michel conseguiu dar a chamada volta por cima no Inter. O jogador havia sido criticado na estréia do clube no Gauchão, na noite da última quinta, mas mostrou um bom desempenho e assinalou inclusive um gol na tarde deste domingo – na vitória de 4 a 3 do Colorado sobre o Passo Fundo, fora de casa.
Ao deixar o gramado do Estádio Vermelhão da Serra, Michel tratou de agradecer ao técnico Abel Braga, que assumiu a responsabilidade e decidiu mantê-lo no time titular para este final de semana.
– Estou ciente do meu potencial e fico feliz que o professor tenha confiado em mim. Por isso fui abraçá-lo no momento do gol, assim como comemorei também com os meus companheiros – declarou o jogador.
Michel vinha amargando apenas a condição de reserva do Inter, sob o comando do treinador Muricy Ramalho. Quando Abel se apresentou no Estádio Beira-Rio, na capital gaúcha, o meia-atacante soube que receberia uma seqüência de oportunidades, principalmente na disputa do Gauchão. Diversos atletas da equipe estão sendo poupados para a Copa Libertadores da América (casos de Fernandão e Jorge Wagner, que normalmente estariam brigando pela posição).
Torcidas em clima de Gre-Nal Gremistas e colorados provocam os rivais no final de semana e vivem clima de expectativa pelo primeiro clássico de 2006
'Um Gre-Nal mexe com a cidade toda. Jogá-lo é bom, mas vencê-lo é chegar ao céu.' Rubens Cardoso
'Trocaria cinco gols em outros jogos por um gol em um clássico Gre-Nal.' Lipatin
Gre-Nal, só na segunda fase ou até na finalíssima. Isso no melhor das hipóteses, pois depende da classificação dos dois times e até de um sorteio que definirá as chaves para a etapa seguinte do Campeonato Gaúcho. Mas a torcida está saudosa do maior clássico do Estado. No final de semana, nos dois estádios em que a Dupla esteve em campo, ouviu-se a cantilena da provocação.
s colorados pedindo uma vitória sobre o Grêmio e vice-versa: 'O tricolor/colorado, pode esperar, a tua hora vai chegar'. Nas arquibancadas, o clima do clássico já ganhou corpo, embora o jogo no Gauchão possa nem mesmo acontecer. Ao menos no Brasileirão, os torcedores têm garantidos dois Gre-Nais.
A ansiedade vem também da saudade. Em 2005, pela primeira vez em anos, Inter e Grêmio não se enfrentaram sequer uma vez. Outro aspecto inédito há algumas temporadas é o bom início do dois times. Tanto Inter como Grêmio têm 100% de aproveitamento nessas primeiras rodadas do Gauchão.
No Beira-Rio, fala-se de Gre-Nal apenas em tese. O discurso é concentrar forças nos próximos jogos, sobretudo os da Copa Libertadores, competição que está apartada do horizonte colorado há mais de uma década. 'Estamos muito mais preocupados com a Libertadores que com o Gre-Nal, que a gente não sabe nem se vai ter. Lá (no estádio Olímpico), eles podem até pensar no Gre-Nal, pois não há outra coisa mesmo para se preocupar', alfinetou o vice de futebol Vitório Piffero.
A resposta vem em tom pacífico. O assessor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, diz que é preciso respeitar as opiniões adversárias, mas salienta que cogitar agora o clássico na fase decisiva seria prematuro. 'É muito cedo para falar nisso, seria até uma falta de respeito com os outros concorrentes', diz ele.
Os jogadores também procuram não avançar muito quando a conversa é sobre Gre-Nal. 'Provavelmente só vai ter cruzamento entre os dois times na final, mas há uma expectativa grande. Um Gre-Nal mexe com toda a cidade. Jogá-lo é bom, mas vencê-lo é o céu', definiu o lateral Rubens Cardoso, que já esteve no outro lado. Em 2001, ele defendia as cores do Grêmio.
No Olímpico, ninguém nega a expectativa em disputar o clássico. O meia Tcheco afirma que em todo o clube que defende, ele já chega na cidade pensando em partidas desse porte. Já para Lipatin, são jogos que permitem uma grande identificação com a torcida em caso de sucesso. 'Trocaria cinco gols em outras partidas por um gol em um clássico Gre-Nal', afirma o uruguaio.
Abel começa a escalar os 'diamantes'
Granja, Rafael Sobis e Edinho estão no grupo que concentra para a partida contra a Ulbra, amanhã
Abel Braga resolveu alterar ligeiramente os planos. A idéia inicial era utilizar os 'diamantes' apenas a partir do próximo final de semana, quando o Inter enfrenta o Caxias, no Beira-Rio. Mas a nova estratégia prevê a entrada de pelos menos alguns deles amanhã, contra a Ulbra, em Canoas. Élder Granja, Rafael Sobis e Edinho estão no grupo que concentra para a partida.
O primeiro indício de que os 'diamantes' teriam sua volta aos gramados antecipada ocorreu no domingo, após a vitória sobre o Passo Fundo. Abel Braga, em sua entrevista, disse que o processo de treinamentos dos titulares seria ligeiramente acelerado. A confirmação veio ontem, quando o treinador divulgou a lista dos convocados para o jogo contra a Ulbra. 'Acho que está todo mundo com muita vontade de jogar. O ano passado foi difícil, mas esse tempo de treinos já nos dá condições de jogar e começar a pegar ritmo para a Libertadores', enfatizou Edinho.
Antes do treino, Abel Braga reuniu o grupo. Mais uma vez solicitou empenho total do time durante os 90 minutos dos jogos para evitar o sufoco visto no Vermelhão da Serra, quando o Passo Fundo quase complicou as coisas para o Inter com apenas nove jogadores em campo.
'Ele pediu atenção. Não podíamos tomar aqueles gols. Mesmo jogando com o Passo Fundo, que é uma boa equipe, na casa deles, corremos muitos riscos', reconheceu Fabinho.
Diogo deixou o treino de ontem carregado. Ele sofreu um entorse no tornozelo e fará exames para avaliar a gravidade da lesão. Diogo foi bastante elogiado por Abel Braga na pré-temporada em Bento Gonçalves.
'Diamantes' em ação
Três 'diamantes' estão relacionados para o jogo de amanhã, contra a Ulbra, em Canoas. Sobis, Edinho (foto) e Granja estão convocados e podem aparecer na equipe, configurando uma mudança nos planos da comissão técnica. Antes, esses jogadores começariam a atuar só no final de semana, contra o Caxias, sábado. Fernandão e Tinga vão esperar mais um pouco.
Abel define time que pega a Ulbra hoje à tarde
Três dos jogadores considerados entre os “diamantes” do Beira-Rio, devem estar em campo no jogo de quarta-feira, contra a Ulbra, em Canoas, pelo Campeonato Gaúcho.
Élder Granja, Edinho e Rafael Sobis são os que reúnem melhores condições físicas e a tendência é que sejam utilizados desde o início da partida por Abel Braga.
A definição da equipe acontece no treino de hoje à tarde. A tendência é que Elder Granja entre naturalmente na vaga de Ceará. No meio-campo, Edinho pode ficar com o lugar de Perdigão. A dúvida maior está no ataque. Léo e Michel devem deixar o time para a entrada de Rafael Sobis.
Ainda com dores na região pubiana, Alex será poupado. O zagueiro Índio, que ainda não está na melhor condição física, também ficará de fora. Já o meia-atacante Fernandão e o goleiro Clemer devem retorno na partida de domingo contra o Caxias.
Inter terá reforços contra a Ulbra
A intenção do comandante colorado é dar ritmo de jogo aos atletas que treinaram separados do resto do grupo durante a pré-temporada em Bento Gonçalves. Depois de realizarem trabalhos físicos especiais durante o período de preparação, os jogadores que terminaram o ano de 2005 entre os titulares começarão a ser integrados ao time principal nos próximos jogos do Gauchão. "Estou louco para jogar. O ano passado foi muito desgastante, mas agora já estamos preparados para encarar mais uma temporada. Temos que adquirir ritmo de jogo para chegarmos na Libertadores com toda a força", afirma Edinho.
Na tarde desta segunda-feira, os jogadores que não atuaram contra o Passo Fundo treinaram no gramado suplementar do Beira-Rio. Granja, Edinho e Clemer também participaram da movimentação. "Já estamos treinando mais soltos. Agora é só pegar ritmo de jogo", analisa Granja. O time que irá enfrentar a Ulbra na busca pela liderança da Chave 1 do Gauchão deve ser definido no treino programado para a tarde desta terça-feira. Confira os atletas relacionados para a partida: Álvaro, Bolívar, Ceará, Ediglê, Edinho, Granja, Fabiano Eller, Fabinho, Gustavo, Iarley, Léo, Marcelo Boeck, Mossoró, Michel, Perdigão, Rafael Sobis, Renan e Rubens Cardoso. Prêmio O volante Tinga e o atacante Rafael Sobis receberam nesta segunda-feira, em São Paulo, o prêmio oferecido pela TV Gazeta aos destaques do Brasileirão 2005. Os jogadores já haviam sido premiados no final de 2005 pela CBF como os melhores da posição no campeonato.
Diamantes e morangos se misturam
Técnico Abel Braga confirmou a presença de Sobis, Edinho e Granja no jogo contra a Ulbra, amanhã
Os morangos e os diamantes vão se misturar pela primeira vez em 2006. Elder Granja, Edinho e Rafael Sobis foram relacionados para a partida contra a Ulbra, amanhã. Os três começarão a partida no estádio da Universidade, em Canoas, e deflagram o início da formação do time da Libertadores.
- Estou com saudade de jogar. Treinar faz bem, prepara, mas só fazer isso é muito monótono - suspirou Granja, que substituirá Ceará.
O desempenho dos morangos, como foi batizado o time preparado para o Gauchão, agradou a Abel Braga. Tanto que fica a expectativa para saber quem cederá vaga para Sobis no ataque. Márcio Mossoró impressionou nas duas primeiras rodadas e está garantido. Um sobrará entre Michel e Leo.
- Minha missão aqui era complicar a cabeça do homem (Abel). Mentalizei nas férias que tinha obrigação de começar a temporada desta forma - explicou Mossoró.
Leo e Michel também começaram a semana satisfeitos. O primeiro já avançou posições dentro do grupo. Chegou sem alardes, treinou no terceiro time e começou o Gauchão titular. Marcou um gol e agora espera pela decisão de Abel.
- Fiz minha parte e ajudei a equipe - avaliou.
Michel também aproveitou o descanso dos diamantes. No seu caso para reaparecer. Estava esquecido no Inter. Muricy Ramalho descartou-o até mesmo do banco de reservas. Abel chegou e assumiu como sua missão recuperar o atacante que em 2003 desmontou o sistema defensivo da sua Ponte Preta. Michel começou vacilante. O gol contra o Passo Fundo já é sinal de recuperação. No domingo, foi o único atacante elogiado pela colaboração tática.
- Avalio como acima da média esse meu começo de temporada - analisou Michel.
Os jogadores já foram informados da transição de morangos para diamantes, como foram chamados os titulares separados para apurar a parte física. Ontem, Abel reuniu o grupo, cobrou os erros de Passo Fundo e os avisou de que colocaria três novos nomes no time.
Uma mudança de esquema não está descartada. Nos treinos coletivos com este grupo, Abel testou o 3-5-2, com Edinho de terceiro zagueiro. Caso escolha essa formatação, Leo e Michel sairiam. O mais provável, porém, é que seja uma troca simples por Perdigão.
Abel Braga deve chamar quatro titulares contra a Ulbra
Granja, Edinho, Tinga e Sobis devem aparecer na equipe nesta quarta
Quatro jogadores que realizam trabalho diferenciado no grupo do Inter estão cotados para entrar em campo no jogo de quarta, contra a Ulbra. Élder Granja, Edinho, Tinga e Rafael Sobis são os que reúnem mais chances de serem chamados pelo técnico Abel Braga para o confronto pelo Gauchão. Ainda com dores na região pubiana, Alex deve ser poupado. O zagueiro Índio, que ainda não está na melhor condição física, também deve ficar de fora.
A idéia da comissão técnica é dar ritmo de jogo a esses atletas considerados peças-chave no time a tempo da estréia na Libertadores, marcada para o dia 16 de fevereiro. Atacante e destaque do time no Brasileirão 2005, Rafael Sobis avisa que está pronto para jogar.
– Estamos realizando um trabalho muito bem programado, não podemos queimar etapas. Vamos procurar atingir o melhor do físico para que quando a gente entre, não ficar devendo – considera Sobis.
O meia-atacante Fernandão, que não deve ficar à disposição para o jogo de quarta, também elogia essa preparação diferenciada para alguns atletas do time e prevê que o benefício dessa pré-temporada será sentido durante o ano.
– Nesse começo de temporada é muito importante a questão da parte física. Vai ser muito válido lá na frente, mas temos que trabalhar bastante e sério – considera Fernandão.
Abel Braga cobra mais disciplina tática do time
Treinador ficou irratado com os gols sofridos em Passo Fundo
Os jogadores do Inter foram apresentados a um Abel Braga que eles ainda não conheciam neste domingo, logo após a vitória por 4 a 3 sobre o Passo Fundo, pelo Gauchão. Normalmente bem-humorado, o treinador ficou bastante irritado com a falta de concentração do time e deu uma bronca nos jogadores ainda no vestiário do Estádio Vermelhão da Serra. Com dois homens a mais, o Inter levou dois gols e por pouco não deixou escapar a vitória.
– É inadmissível que uma equipe como a nossa sofra dois gols de um adversário com oito jogadores em campo. Eles já tomaram a dura, tive que colocar para fora – disse Abel, minutos depois de sair do vestiário para a entrevista coletiva.
Abel Braga usou a figura do índio para definir a forma de atacar do Inter, desordenada e com todos avançando. Segundo o técnico, a partida de ontem serviu de lição.
– O ataque fez os gols, mas faltou mais atenção sem a bola. O único que voltou e deu ajuda muito boa na marcação foi o Michel. Os outros voltaram muito pouco, tinham que compactar mais. Se puder fazer mais um gol, ótimo. Mas não podemos sofrer desta forma. Tem que se doar um pouquinho mais sem a bola.
Sobis terá mais uma semana decisiva
Jogador permanece treinando no Beira-Rio, mas uma proposta da Europa pode encaminhar a sua transferência.
O atacante Rafael Sobis tem mais uma semana decisiva com relação ao seu futuro. O jogador se mostra tranqüilo e permanece treinado normalmente, mas o Inter espera por uma proposta dos clubes europeus nos próximos dias, após recusar uma primeira oferta da Internazionale de Milão, da Itália.
Sobre uma possível transferência para a Europa, Sobis garante que deixou as propostas sob a responsabilidade de seu procurador Jorge Machado e da direção do Inter. "Estou trabalhando e o Machado me deixa tranqüilo e informado sobre tudo. Vamos aguardar e deixar as negociações se resolverem", declara.
O clube recusou 8 milhões de euros apresentados pelos italianos e espera que a proposta suba para algo em torno de 11 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões). O empresário Jorge Machado, detentor de metade dos direitos federativos de Sobis, espera para esta semana um fax dos italianos.
Até o final da semana pode ocorrer uma nova investida dos clubes interessados no atacante, pois no dia 31 de janeiro se encerram as inscrições para o mercado europeu. O Mônaco, da França, também demonstrou desejo de contar com o futebol de Rafael Sobis.
Mossoró comanda triunfo do Inter
Meia marca dois gols sobre o Passo Fundo e se consolida como o principal atleta do time no início do Gauchão.
O meia Márcio Mossoró é o principal destaque do Inter neste começo de Campeonato Gaúcho. O jogador marcou dois gols na vitória de 4 x 2 sobre o Passo Fundo, na tarde deste domingo. Eleito o melhor em campo, o jogador começa a mostrar que merece uma vaga no grupo de 'diamantes' do técnico Abel Braga,que está sendo preparado para a Libertadores da América.
"Consegui atuar bem e espero manter o ritmo nos próximos jogos. Essa velocidade no meio-campo (ao lado de Michel e Léo) desmonta qualquer zaga adversária. Hoje, conseguimos marcar quatro vezes", observou.
O primeiro gol Mossoró fez de pé esquerdo, após receber um passe do atacante Léo, na entrada da grande área. No segundo seu e o quarto do Inter, driblou três adversários antes de chutar de direita no ângulo do goleiro Gallas.
"Graças a Deus concluí bem as jogadas e pude marcar duas vezes. Assistência sempre é bom, mas fazer o gol é melhor ainda", declarou.
Na estréia do Inter no Gauchão ele já tivera um grande desempenho. Deu passe para os gols de Bolívar, Léo e Luiz Adriano, correu muito e desestruturou a defesa do Gaúcho com seus dribles.
Sua atuação neste começo de temporada está tão eficiente que ele acabou recendo elogios do presidente do clube, Fernando Carvalho: "No ano passado o Mossoró não se destacou tanto, até porque recebeu poucas oportunidades, pois estava se adaptando - recém chegado do Paulista, de Jundiaí -, mas agora está mostrando todo o seu potencial", elogiou o dirigente.
Adriano está perto do Beira-Rio
O meia Adriano será o último reforço do Inter para a temporada. Ontem, o jogador concedeu entrevistas em Curitiba e revelou que deve se apresentar ainda esta semana no Beira-Rio.
O Atlético-PR mudou a postura e já aceita emprestá-lo. Na virada do ano, o Inter tentou a contratação do jogador, mas os paranaenses admitiam apenas a venda. Adriano enfrentou o Francisco Beltrão no domingo, mas nem apareceu para treinar ontem no CT do Caju.
Na semana passada, o procurador de Adriano, Luiz Taveira, esteve no Beira-Rio e conversou com o presidente Fernando Carvalho. A negociação foi retomada. Procurado por ZH, Taveira minimizou.
- Antes, temos que esperar os presidentes dos dois clubes se acertarem. O Adriano está com muita vontade de se transferir para o Inter, por isso falou que se apresentaria nesta semana - despistou Taveira.
Adriano é um sonho de Carvalho. Também é indicação de Abel Braga, que o levou para o Olympique, de Marselha, em 2000. Em 2004, o Inter esteve acertado com o jogador, mas a transferência esbarrou na época nos parceiros que detinham partes do passe - o empresário Juan Figger e o Olympique.
Agora, os direitos de Adriano pertencem ao Atlético-PR (75%) e ao Cruzeiro, onde ele jogou sem muito brilho no ano passado.
Atlético-PR já aceita emprestar Adriano Gabiru
Direção colorada pode retomar negociações para trazer o meia
A direção do Inter deve retomar as negociações para trazer o meia Adriano Gabiru para o Beira-Rio. O Atlético-PR, que inicialmente queria vender o jogador, recuou e já admite emprestá-lo. O negócio, no entanto, exigirá da direção colorada um esforço financeiro.
– Até agora, nenhum clube manifestou interesse oficial pelo Adriano. E pela pretensão salarial dele, acho difícil um acerto com um clube brasileiro. Mas estamos abertos a propostas – afirmou o presidente do Atlético-PR, João Fleury.
No sábado, Adriano esteve em campo no empate em 2 a 2 entre Atlético e Francisco Beltrão, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. O jogador confirma que chegou a acertar salários com o clube gaúcho no começo do ano, mas disse desconhecer uma retomada nas negociações.
– Estou fazendo meu papel aqui no Atlético, mas se a direção quiser me emprestar tudo bem. Estava tudo certo comigo e com o Inter, mas ainda não resolveram a questão do empréstimo com o Atlético e só me resta esperar – afirmou o jogador.
Internautas se dividem sobre novo uniforme colorado
Os internautas do clicRBS ficaram muito divididos sobre o novo uniforme do Inter. De um total de 5363 participantes de uma enquete, 2755 (51%) aprovou o novo material apresentado na estréia do Gauchão. No entanto, 2608 pessoas não gostaram da camisa, o que representa 49% dos votos.
A dor de Diogo
O treino acabou mal para o meia-atacante Diogo. Numa jogada isolada, ele torceu sozinho o tornozelo direito (foto). Deixou o gramado suplementar carregado e atravessou o estacionamento do Beira-Rio levado pelo auxiliar de preparação física Anderson Paixão. A lesão provocou um inchaço no local. Quando a atadura elástica foi cortada, surgiu um caroço do tamanho de um ovo.
Sobis e Tinga
Os dois jogadores foram dispensados do treino de ontem à tarde para receber um prêmio pela participação no Campeonato Brasileiro. A festa foi promovida por uma rede de televisão paulistana.
Chance
O Inter estuda outra alternativa para ficar com Rafael Sobis para a Libertadores. Na semana passada, o Milan ofereceu 10 milhões de euros pelo jogador e recebeu resposta negativa. O empresário Jorge Machado, detentor de 50% dos direitos, promete voltar com uma oferta melhor dos italianos. O Inter é dono de apenas 25% - vendeu seus outros 25% no segundo semestre de 2005, por 1,5 milhão de euros. Para segurá-lo até julho, o Inter estuda vender o restante de sua parte para um parceiro.
Os eleitos
O técnico Abel Braga divulgou ontem a relação dos concentrados para a partida de amanhã, 21h45min, contra a Ulbra, em Canoas. Confira: Marcelo, Granja, Bolívar, Eller, Rubens Cardoso, Edinho, Fabinho, Iarley, Sobis, Michel, Mossoró, Renan, Ceará, Ediglê, Álvaro, Perdigão, Gustavo e Leo.
Ulbra pode chegar à liderança
Depois da vitória de 3 a 0 sobre o 15 de Novembro, os jogadores da Ulbra ganharam folga na manhã de ontem e se reapresentaram apenas à tarde. Realizaram trabalhos físicos leves para ajudar na recuperação.
Se derrotar o Inter amanhã, a Ulbra pode superar o Gaúcho, que hoje lidera o Grupo 1.
Os destaques da Ulbra são ex-jogadores do Inter: Tiago Saletti e Fabiano Souza. O zagueiro, que foi chamado de "Figueroa" por Lori Sandri após errar em um jogo quando estava no Inter, marcou dois gols no 15 de Novembro. O atacante Fabiano fez o outro gol da equipe.
Venda de ingressos para Ulbra e Inter começa nesta terça-feira
A venda de ingressos para a partida entre Ulbra e Inter, nesta quarta-feira, dia 25, às 21h45min, em Canoas, será realizada na loja Sport Club Ulbra, localizada no saguão do prédio 11 do campus Canoas, a partir do período da tarde desta terça-feira, 24.
Os preços foram definidos em R$ 5 para público em geral. Estudantes e idosos pagam R$ 3.
Pânico
O meu amigo Túlio Millmann, talentoso apresentador do programa Estúdio 36, da TVCOM, estava assustadíssimo. Colorado, o Túlio transpirava preocupadas previsões:
– Time faceiro demais, Wianey, faceiríssimo. Com este esquema tático vamos falecer cedo na Libertadores e perder todos os Gre-Nais.
O meu amigo, habitualmente calmo e comedido nos gestos, suava fartamente e não conseguia ficar parado. Quando tentei confortá-lo, ele mesmo se vacinou:
– Mas acho que não vai ser assim, 4-2-4, não é? Este esquema é só para o Gauchão, você não acha?
Nem tento convencê-lo de que o Abel Braga já declarou que o seu esquema é 4-5-1. Seria inútil, o Túlio não é de ser enganado. Sua paixão pelo Inter não o impede de racionalizar quando o assunto é escalação e esquemas táticos. Ele vê o seu Inter com olhos de analista. Apenas concordo e reforço a esperança, sem olhar nos olhos do meu amigo. Túlio não é de ser enganado.
Teoria e prática
Abel Braga está formatando o Inter sob uma bonita teoria: ataque massivo com marcação pela ocupação de espaços. Simples de entender: quando o adversário está com a bola, apenas o atacante mais espetado, Fernandão, não terá a tarefa de compor o meio-campo para conter o adversário. Na prática, entretanto, recuar atacantes não significa transformá-los em marcadores. Jogadores com vocações ofensivas normalmente cercam, mas não desarmam. Iarley, Rafael Sobis e Mossoró pertencem a esta categoria de jogadores. Porém, deve-se conceder mais tempo ao treinador do Inter. Ele saberá perceber as necessidades e como atendê-las
Time infantil está disputando a copa promissão
O time infantil do Inter está disputando a Copa Promissão, em Promissão, no Interior de São Paulo. No último sábado (21/01), a equipe comandada pelo técnico André Prodes empatou em 4 a 4 com a Portuguesa-SP na partida de estréia na competição. Nesta segunda-feira, o time colorado venceu a Seleção de Promissão por 2 a 1. Para classificar-se ao quadrangular da segunda fase, o Inter precisa de um empate contra o Cruzeiro. O jogo sertá realizado nesta terça-feira.
Inter perde na decisão de terceiro lugar na copa Santiago
Depois de perder para o Atlético MG na semifinal, o Inter perdeu para outro mineiro. Agora para o Cruzeiro, por 3x0, na disputa do terceiro lugar.
Será?
Que ainda é um tanto cedo pra dizer, isso é fato. Mas tanto quanto extemporâneo é também inegável: parece haver, definitivamente, uma (boa) mudança de atitude no Internacional neste começo de ano, esta menos não sendo que muito bemvindamente alvissareira. O time parece feliz em jogar, procurando o ataque de forma quase obsessiva (até meio indígena, como diria o Abel), e, talvez mais importante em ano de competição continental, não toma pancada calado. Tal, leitores e leitoras, configura alteração da mais alta monta - e não se queira dizer com isso que estejamos aqui a advogar o jogo violento, varzeano ou maloqueiro...
Malcomparando
Essa atitude nova, mesmo que impossível de se prever uma sua incondicional/imutável manutenção ao longo do ano, contrasta muito saudavelmente com a forma de jogar de 2005. O estilo muriciano era eficiente, sim, sem dúvida alguma, mas, à vista deste humilde escriba, por vezes deixava o time a jogar de forma meio vesga: com aquele tal de 3-5-2 a minha pobre supra-renal trabalhou feito moura insone no ano passado. Mas isso já parece passado: pasmem, no papel agora o time joga só com um único atacante enfiado, que, nada obstante, tem três meias ofensivos a lhe municiar e para com ele tabelar, a fim de entrar a patrolada nas defesas adversárias. Desse jeito, só é preciso uma maior consistência defensiva para o time ficar perfeito – pois bom (ao menos para o gasto) ele já esta sendo. Em tempo: no Vermelhão esse fim de semana até a zaga foi ofensiva – fiquei extremamente “ofendido” com as circunstâncias em que tomamos os gols...
Próximos capítulos
E isto porque nem mesmo estrearam ainda os reais titulares (eu me recuso a propagar a suprema asneira dos “diamantes”), que devem entrar – alguns pelo menos – já na quarta-feira. Estou gostando da preparação do Inter esse ano, temos várias opções, e é pouco provável que um técnico de ponta não quisesse ter as dores de cabeça que o Abel deve estar sofrendo para pensar na melhor escalação a ser usada na montagem da equipe. O escolhidos para a linha de frente na Libertadores provavelmente entrarão muito bem no certame internacional, com tempo hábil para treinar e pegar ritmo de jogo. Tudo feito na ponta do pé, com o maior cuidado, como deve mesmo ser, mas sem sacrificar o Gauchão: quero o penta mais do que tudo esse ano, só menos do que a Libertadores. Mas, para time bom, não precisa haver prioridade: basta jogar...
Bidu
E, para não perder o cacoete de engenheiro de obra pronta, ou padre de missa rezada, se preferirem, eu algo acacianamente diria que o brasileiro a superar esse ano na Libertadores é o Palmeiras (ou até mesmo o Paulista). Estão jogando de forma organizada, e, quando não contam com a técnica, têm sempre um pouco de sorte. O Corinthians ainda está muito inconstante, e o São Paulo é treinado por um velho conhecido nosso. A menos que aconteça uma zebraça com o Táchira no meio da semana, acho que o Verdão é o mais perigoso - até porque tem um técnico que é tão chato quanto competente...
Calma, calma
Já há quem esteja prevendo um Não-Nal na derradeira partida do Gauchão. De minha parte não veria problema algum na realização de um tal confronto, muito pelo contrário, mas um pouco de prudência nunca fez mal a Zé da Silva. É bem de se perguntar o que ocorreu com o interior esse ano, mas deve-se ter por ora a virtude de apenas contemplar a evolução do campeonato. Depois a gente diz com mais segurança a tendência mais provável (parafraseando o meu futurístico, futurólogo, previdente e tranqüilo avô, S.Assis P.Ererê, “quem conta com a guampa na cabeça do boi, acaba sentado em esterco...”).
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home