inter

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

inter 2006 - definição do primeiro time; eliminação na copa sp, e epifan; continuando na copa votorantim e copa santiago

Lesionados:

1. Perdigão – deslocamento no ombro – no coletivo do dia 11/jan., machucou o ombro, deve realizar uma cirurgia e ficar dois meses parado. Porém já atuou no dia 13 e 15/jan.
2. Renteria – sentiu uma lesão no músculo da coxa – no jogo amistoso contra a seleção de Bento Gonçalves, sentiu e foi substituído por Gustavo. Deve ficar foram por algumas semanas.
3. Gustavo – a uma semana sente um desconforto muscular na coxa, e está sendo poupado.
4. Jorge Wagner – lesão desde o ano passado, são dores no tornozelo esquerdo – chegou sentindo das férias, e está em tratamento fisioterápico desde o dia 05/jan.
5. Fernandão – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
6. Elder Granja – lesão desde o ano passado – chegou sentindo das férias
7. 17/jan. Sobis sofre uma pacada de Perdigão e deixa o treino.
8. Alex voltou a treinar com bola no dia 18/jan.
9. Rodrigo Paulista – lesão no púbis – volta em fevereiro

Jogos nesse início de temporada (janeiro):

Profissional:

Coletivos:
1º 11/jan. - Titulares 3x2 Reservas [Renteria, Luiz Adriano, Michel e de Leo].
Titulares: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Álvaro, Fabinho, Márcio Mossoró e Luiz Adriano; Michel e Renteria.
Reservas: Renan; Ari, Daniel Marques, Ediglê e Chiquinho; Maycon, Perdigão, Iarley, Diogo e Leo; Gustavo.

2º 17/jan. – Titulares 3x1 Reservas [Sobis, Tinga, Fernandão; Diogo]
Titulares: Renan; Elder Granja, Índio, Ediglê e Alex; Álvaro, Edinho, Tinga e Fernandão; Luiz Adriano e Rafael Sobis
Reservas: Marcelo Boeck; Ari, João Guilherme, Danny Moraes e Chiquinho; Maycon, André Moritz, Diogo e Léo; Ricardo Jesus e Gustavo

3º 17/jan – Titulares 1x0 Reservas [Michael]
Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Amistosos:
1º 13/jan. 20h30min
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 5x1 Esportivo
[Ediglê (I), aos 7min; Valdiran (E), aos 10, Luiz Adriano (I), aos 25 e 45min do primeiro tempo. Gustavo (I), aos 33min e Leo, aos 36min do segundo tempo.].
Time do primeiro tempo: Marcelo; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Iarley, Michel e Mossoró; Luiz Adriano.
Time do segundo tempo: Renan; Ari, João Guilherme, Bolívar e Chiquinho; Álvaro, André Moritz, Diogo; Leo, Gustavo e Ricardo Jesus. Técnico: Abel Braga.

2º 15/jan. 16h
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Inter 6x2 Seleção de Bento Gonçalves
Primeiro Tempo: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho e Perdigão; Michel, Mossoró e Iarley; Rentería.
[Renteria (3), Gustavo (2), Ceará (falta)].
Segundo Tempo: Eduardo; Ari, Daniel Marques, Danny e André Moritz; Álvaro, Maycon, Léo e Chiquinho; Luiz Adriano e Gustavo.

Gauchão
19/jan. 20h30minh Beira Rio Inter x Gaúcho de Passo Fundo [].


Categorias de Base:

Copa SP
06/jan. 16h Inter 1x1 Vila Nova-GO [Douglas]

08/jan. 11h Inter 6x1 CSP-PB [Porcellis (2), Alexandre (2), Fabio e Henrique].
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Liniker, Josimar (Cauê), Ijuí (Bruno) e Paulo (Henrique); Porcellis e Alexandre].

11/jan. 16h Inter 5x0 Ecus-SP [Porcelis(4)]

15/jan. 16h Inter 4x0 Marília [Alexandre (2), Porcelis(2)]
[Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme (Éverton); Liniker, Róger, Ijuí e Henrique (Cauê); Rafael Porcellis e Alexandre Pato (Ânderson)]

17/jan. 17h Inter 1x4 Bahia [Fred]
Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Josimar, Roger, Henrique (Bruno Farias) e Ijuí (Anderson); Porcellis (Pierre) e Alexandre. Técnico: Marcelo Estigarríbia


18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

06/jan. Inter 2x0 Atlético PR [Diego e Guto]
Luís Carlos; Diogo, Dariano, Titi e Ramon (Paraná); Cocão (Luís Fernando); Wágner (Taisson), César e Diego (Sena); Guto e Wellington (Felipe).

09/jan. Inter 1x0 Toluca [Ramon]

15/jan. Inter 0x0 Coritiba
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego (Rodrigo); Lenoir; Fernando, Paraná (Senna) e Dedé (Felipe); Guto e Taison (Vagner).]

20/jan 20h Inter 3x2 Grêmio [Ramón e Diego (2)]
[Luiz Carlos; Dariano, Titi (Diogo), Ramon, e Diego; Lenoir; Fernando, Paraná e Dedé; Guto e Taison]

26º Efipan (categoria >= 92)

08/jan. 22h Inter 1x1 Coritiba [Tiago]

10/jan. 22h Inter 1x1 América-MG

12/jan. Inter 1x1 Guarani [Eduardo]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Kainan, Cristian, Felipe, Leonardo, Kleder, Diego e Jean]

14/jan. 22h30minh Inter 1x1 Grêmio [Felipe]
[Vitor, Eduardo(Walace), Lucas Teixeira, Tiago, Kainan(João, Cristian, Felipe(Frederico), Leonardo, Kleder(José Mario), Diego e Jean(César)]

15/jan. 22h Inter 2x0 Flamengo-RS [André Luis]
[Vitor, André Luis, Lucas, Tiago, Cristian, Leonardo, Jean, Eduardo, Diego, Felipe e Kleder]

17/jan 22h Inter 1x1 Atlético-MG


11ª Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim 2006
14/01 (14h30min) Inter 4x0 Santos [David, Douglas(2), Arthur]
15/01 (16h) Inter 3x0 Atlético-PR [Jhone, Renan(2)]
16/01 (10h30min) Inter 3x0 Fluminense
17/jan. (10h30min) Inter 3x1 Juventude

Michel treina bem, faz gol e se garante.
Meia-atacante, que em 2005 não teve chances com Muricy, é confirmado no time que começa o Campeonato Gaúcho
O meia-atacante Michel, que o Internacional contratou junto ao Goiás no ano passado, numa troca pelo centroavante Souza, finalmente tem sua chance como titular da equipe. Após uma temporada com raras chances de entrar em campo, quando o Colorado estava sob o comando do técnico Muricy Ramalho, agora, com a chegada de Abel Braga, está confirmado entre os 11 que começam o Campeonato Gaúcho.
Na tarde desta terça-feira ele foi destaque no coletivo realizado no estádio Beira-Rio, marcando o único gol dos titulares, no 1x0 sobre a equipe reserva. A nova situação que vive é motivo de entusiasmo: "No ano passado não recebi oportunidades e agüentei quietinho, mas agora finalmente vou poder mostrar meu futebol", comentou ele após o treinamento.
O treinador Abel Braga, entre as justificativas apresentadas para a escalação de Michel, declarou que já havia enfrentado o jogador no passado e sempre o viu como um atleta altamente qualificado, "e ele não pode ter desaprendido".
A titularidade, neste começo de Gauchão, não significa que Michel será dono da posição quando chegar a Libertadores da América, pois jogadores importantes estão sendo poupados pela comissão técnica neste começo de temporada, entre eles Fernandão, Rafael Sóbis e Jorge Wagner. Quando esses passarem a ser utilizados, é provável que Michel vá para a reserva.
Mas, por enquanto, ele curte o momento, e deverá ir para a estréia no Estadual num time já escalado com Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró e Michel; Iarley e Rentería.


Treino desta tarde define time para estréia no Gauchão
Ataque terá Michel, Léo e Iarley e Rentería será poupado
O treino da tarde de hoje define o time do Inter que estréia no Gauchão. O Colorado enfrenta o Gaúcho nesta quinta, às 20h30min, no Beira-Rio. O ataque deve ter mesmo Léo, que ganhou a confiança do técnico Abel nos últimos coletivos. A tendência é de que o colombiano Rentería seja poupado e não fique nem no banco.
Luiz Adriano, outro destaque da pré-temporada, deve ficar como opção na reserva para o jogo. A partida de amanhã terá ainda as estréia de Fabiano Heller e Rubens Cardoso. Iarley será o capitão da equipe neste início de temporada.
O provável time do Inter que entra em campo amanhã: Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Léo e Michel; Iarley.

Torcedor verá o Inter como um novo esquema
Michel: 'As coisas estão acontecendo'
Os torcedores que forem ao Beira-Rio, amanhã, conferir Inter x Gaúcho poderão observar também a estréia de um novo esquema de jogo. Nele, quatro jogadores leves, rápidos e inquietos atacarão por todos os lados do campo, sem guardar muito a posição. Ainda esperando por Rentería, que mais uma vez não treinou ontem, Abel Braga deve escalar Iarley, Léo, Michel e Márcio Mossoró nas quatro posições ofensivas.
Rentería continua sendo poupado devido a dores musculares, mas está no grupo que concentra e pode até jogar, embora essa não seja mais a tendência. Léo, contratado no início da temporada, está aproveitando a oportunidade, passou Luiz Adriano na preferência do treinador e é o provável substituto do colombiano. 'O Léo está ganhando a condição de titular dentro de campo. Tudo o que se pede para ele é cumprido à risca. Esse cara não é bobo', elogiou Abel.
Michel é outro que agrada ao treinador. Ele vem sendo utilizado desde os primeiros treinos táticos em Bento Gonçalves entre os titulares. 'Acho que estou começando a temporada com o pé direito. As coisas estão acontecendo. Isso é uma prova que ninguém desaprende a jogar. Para o futebol aparecer, basta ter oportunidade e seqüência', afirmou Michel.
Iarley, que deverá ser o capitão do time, inclusive na Libertadores, e Márcio Mossoró fecham o quarteto. O primeiro jogará um pouco mais adiantado, o outro, movimentando-se prioritariamente pelo lado direito.

Abel Braga treina jogadas ensaiadas
O Inter voltará a contar com jogadas ensaiadas com Abel. Ontem, o técnico pediu a cinegrafistas que virassem as câmeras e treinou três variações. Na Serra, ele já havia ensaiado outra combinação de falta.
- Ainda falta uma, costumo sempre ter cinco cobranças diferentes ensaiadas - revelou Abel.
Em todas elas, um dos participantes será o mesmo. Iarley funcionará como espécie de organizador das jogadas. Não haverá códigos, estratagema utilizado pelos jogadores do time bicampeão brasileiro na década de 70. Nem mesmo Abel irá interferir no momento da cobrança. Ele deixou a critério dos jogadores.
As cobranças ensaiadas são marca de Abel. Na primeira passagem pelo Inter, em 1988 e 1989, ele conseguiu bons resultados. Tanto que venceu o Vitória com dois gols de Edu neste tipo de jogada.
O técnico revela que costuma arquitetar as jogadas durante os treinos. Depois de retocá-las passa para o campo, onde treina até tornar sua execução mecânica.
- Os árbitros marcam falta por qualquer coisa. Temos que aproveitar isso - justificou Abel.

Abel: 'Não sou mágico'


Léo com chance de jogar amanhã
Abel Braga é realista: 'Não podemos querer milagre com dez dias de trabalho. Não sou mágico e os jogadores não são máquinas, mas podemos surpreender', decretou o treinador, falando sobre a sua expectativa para a atuação do Inter, amanhã, contra o Gaúcho, partida que marca a estréia do clube no campeonato regional.
Além do próprio técnico, que fará sua reestréia pelo Inter, o jogo mostrará um time completamente novo, tanto nos nomes como na forma de jogar. Amanhã, a equipe será formada por atletas que pouco atuaram em 2005 e pelos recém contratados. O estilo imposto por Abel nos treinos da pré-temporada em Bento Gonçalves e nos poucos dias que pôde trabalhar no Beira-Rio é de forte movimentação e de declarada vocação ofensiva.

Os caminhos de Leo
Meia-atacante se destacou nos últimos treinos, encantou o técnico Abel e garantiu lugar no time que enfrenta o Gaúcho

Leo mal aprendeu o caminho da nova casa em Porto Alegre, mas já ganhou lugar no time e a confiança de Abel Braga. Ontem, o atacante treinou entre os titulares e será o substituto de Renteria. O colombiano, com dores musculares na coxa, deve ficar de fora da estréia, amanhã, contra o Gaúcho.
A terça-feira de chuva e temperatura dentro dos padrões normais acabou marcante para Leo. Primeiro, porque virou titular. Depois, por conseguir voltar para casa sozinho. O atacante precisou da ajuda do zagueiro Danny Moraes e do meia André Moritz para desvendar as ruas de Porto Alegre na segunda-feira. O trajeto de casa, nas imediações do Shopping Iguatemi, até o Beira-Rio estava decorado. O problema era retornar.
- Pedi ajuda para eles e os segui até o shopping. Chegando até lá bastava para eu me localizar - esclareceu o atacante, sem segurar o sorriso.
Dentro de campo, os caminhos também tiveram de ser desbravados. Leo começou os trabalhos em Bento Gonçalves no terceiro time. Entrou no segundo tempo do amistoso contra o Esportivo. Impressionou pela velocidade e acabou premiado com um gol quase acidental.
Mas foi a aplicação nos treinos que convenceu Abel. Ontem, o técnico resistiu em falar sobre o time. A tentativa de manter segredo acabou quando o nome do atacante entrou na conversa. Os elogios de Abel indicam que ele será titular, até mesmo quando Renteria ganhar liberação dos médicos.
- O Leo, quieto, fez tudo o que pedi. E fez bem. Por isso, ganhou a posição. Aqui é assim, tudo se decide no campo - avisou Abel.
Leo está em alta no Beira-Rio. É aposta pessoal do presidente Fernando Carvalho. Sua vinda estava alinhavada desde o confronto com o Paulista, pela Copa do Brasil.
O presidente o acompanhava desde seu surgimento. Com 17 anos, em 2002, ele despontou no Guarani-SP pelas mãos de Zé Mário. Carvalho só esperou o final do seu contrato e a conseqüente liberação para trazê-lo por quatro anos.
Amanhã, contra o Gaúcho, no Beira-Rio, Leo jogará como meia-atacante pelo lado esquerdo. Formará com Michel e Márcio Mossoró uma linha posicionada atrás do centroavante, tarefa designada a Iarley. A função será diferente daquela desempenhada no Paulista, onde conquistou a Copa do Brasil. Mas ele já não parece mais sentir tanto as mudanças.
- Morava em Jundiaí, cidade pequena onde todo mundo se conhece. Por isso ainda estou tentando me localizar aqui em Porto Alegre - comparou.
Ontem, ele já descobriu como voltar para casa. Agora, falta apenas descobrir o caminho mais curto. Foi usando esta mesma tática que chegou ao time principal do Inter.


Plantel colorado já está em clima de estréia
Do correspondente Cláudio Brasil
O clima de estréia no Gauchão 2006 já toma conta do grupo de jogadores do Internacional. Será nesta quinta-feira que o atual Campeão Gaúcho entra em campo pela primeira vez para enfrentar o Gaúcho. Os jogadores colorados avaliaram o momento de expectativa. 'Espero que a equipe desempenhe um bom futebol para sair do Beira-Rio com uma vitória', declarou o volante Fabinho. Para o lateral Rubens Cardoso a falta de ritmo de jogo não será problema. 'Superaremos isso com vontade e disposição', declarou.
O provável time do Inter para quinta-feira terá Marcelo; Ceará, Bolívar, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Mossoró, Michel e Léo (Renteria); Iarley.
Duas partidas referentes à Chave 1 ocorrem nesta quarta. O Passo Fundo encara o 15 de Novembro, às 20h30, no estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Já o Caxias, com nenhum ponto conquistado em duas partidas, tenta recuperação contra a Ulbra, em Canoas. O jogo começa às 20h15. A estréia do Inter, enfrentando o Gaúcho, no Beira-Rio, fecha a rodada relativa ao grupo nesta quinta-feira.

Léo é a novidade da Estréia
Independente da condição física do colombiano Rentería, o atacante Léo será titular na partida desta quinta contra o Gaúcho, no Beira-Rio, na estréia do Internacional no Campeonato Gaúcho. O atacante foi destaque no treinamento coletivo realizado na manhã desta terça e foi confirmado pelo técnico Abel Braga.
– Falei para vocês (jornalistas) que vai jogar quem estiver melhor. Esse é o meu critério. O Léo ganhou a condição de titular dentro de campo, pois tudo que pedi a ele nos treinamentos e nos amistosos ele cumpriu. Ele só fez bem e ganhou a posição – explicou Abel.
Gustavo, com desconforto muscular na coxa, também não participou do coletivo. Já Alex voltou a treinar com bola, junto com o grupo que se prepara para a Libertadores e não deve atuar no campeonato regional.
O provável time que estreará no Gauchão nesta quinta, às 20h30m, diante do gaúcho de Passo Fundo terá Marcelo; Ceará, Fabiano Eller, Bolívar e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Márcio Mossoró, Michel e Iarley; Léo (Rentería).

Iarley deve ser o capitão no Gauchão e na Libertadores
Atacante é o mais cotado para suceder Fernandão no comando do time
O atacante Iarley é o principal candidato a capitão do Inter em 2006. Nesta terça, o técnico Abel Braga confirmou-o como dono da tarja na equipe do Gauchão. O mesmo deve acontecer também na Copa Libertadores da América.
Até dezembro, Fernandão era o capitão do time. Quando estava de fora, Clemer o substituía. A escolha por Iarley é reforçada pelo seu domínio da língua espanhola. O atacante jogou entre 1995 e 2000 na Espanha e outras duas temporadas no Boca Juniors e no Dorados, do México. Como jogador, falou mais em espanhol que em português.
Além do idioma, Iarley conta com a admiração de Abel. Desde os primeiros treinos, o técnico mostra-se encantando com sua qualidade, postura e disposição nos treinos. A seu favor também conta a experiência. Só Clemer, 37 anos, é mais velho que ele no atual grupo do Inter.

Marcelo espera se afirmar no gol colorado no Gauchão
Goleiro de 21 anos deu boas respostas quando foi exigido em 2005
O goleiro Marcelo, 21 anos, espera que essa chance no Gauchão como titular do Inter seja uma afirmação. Em 2005, nas eventuais impossibilidades de Clemer atuar, ainda antes de André ter chegado ao clube, ele deu boas respostas aos chamados do então técnico Muricy Ramalho. E na estréia colorada, nesta quinta, Marcelo estará sob as traves. Mesmo buscando a afirmação, o jogador sabe que ainda precisa aprender muito na posição.
– Um pouco eu já mostrei, mas claro que tenho muito o que crescer. Mas fazendo bem feita a minha parte, sei que terei um bom retorno – avalia o goleiro.
Sobre o zagueiro Fabiano Eller, a quem o técnico Abel Braga trouxe por se tratar de um "homem de confiança", Marcelo disse que a adaptação do reforço defensivo para a temporada 2006 está sendo tranqüila:
– Além de liderar, ele conversa bastante com todos. O Fabiano sabe que é mais fácil ele se entrosar com o grupo do que o grupo se entrosar com ele – conta Marcelo.
Para o jovem goleiro, na comparação entre os grupos de 2005 e 2006, é que o atual manteve a espinha dorsal do anterior, além de reforços específicos. Porém, destaca o empenho de todos em mostrar determinação ao novo técnico, bem como a vontade de vencer que o grupo demonstrou na pré-temporada.
O Inter estréia nesta quinta contra o Gaúcho, de Passo Fundo, às 20h30min, no Beira-Rio, pelo Gauchão.

Ingressos a venda
Os ingressos para a partida do Inter diante do Gaúcho, primeira apresentação do time de Abel Braga no Beira-Rio em 2006, já estão à venda.
Válida pela primeira rodada do Gauchão, o confronto começa às 20h30m de quinta-feira. Os portões do estádio abrem às 18h30m. Os preços dos ingressos são os seguintes: arquibancada popular, R$ 5; arquibancada inferior, R$ 10; arquibancada superior, R$ 15; acompanhante de sócio, R$ 20; e cadeira, R$ 30. Idosos tem 50% de desconto no valor.
As bilheterias do Beira-Rio funcionam nesta quarta das 9h30m às 18h, e na quinta, a partir das 9h30m até momentos antes da partida. A direção limitou a venda de ingressos em três bilhetes por pessoa.

Colorado é goleado e está fora da Copa São Paulo
Juniores levaram 4 a 1 do Bahia no confronto pelas oitavas-de-final
Não deu para os juniores do Inter. O time se despediu da Copa São Paulo de Juniores com uma derrota de 4 a 1 para o Bahia na tarde desta terça, em jogo válido pelas oitavas-de-final. A equipe baiana, que abriu o placar logo aos 16 minutos do primeiro tempo, com uma precisa cobrança de falta de Danilo, vai encarar na próxima fase, o Juventus-SP. Em seguida, o time do técnico Marcelo Estigarribia levou mais dois gols. Aos 28, com Caio, e aos 31, com Bruno César.
No segundo tempo, os colorados não conseguiram a reação, exceto por marcar o gol de honra no placar. Frederico bateu forte, no canto do gol do Bahia, aos 32 minutos. Mas Alvine, aos 38, ainda ampliou para 4 a 1 e decretou a goleada, bem como a eliminação do Inter na Copa São Paulo.

Inter cai de quatro e sai da Copa - SP
Colorado buscava o pentacampeonato na competição, mas acabou sofrendo goleada diante do Bahia: 4x1.

O Inter está fora da Taça São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta terça-feira, a equipe gaúcha sofreu uma goleada de 4 x 1 para o Bahia e deu adeus ao sonho do pentacampeonato da competição. O Tricolor, classificado para as quartas-de-final, abriu uma grande vantagem cedo, ao fazer 3 x 0 em 30 minutos. O ímpeto baiano descontrolou os jovens colorados.
Inter e Bahia haviam se enfrentado na Taça Belo Horizonte, há cinco meses e naquela oportunidade os baianos já haviam levado a melhor. Nas oitavas-de-final daquela competição, houve empate por 1 x 1 no tempo normal. Nas penalidades máximas brilhou a estrela do Paulo Cerqueira, hoje na reserva. Ele defendeu um pênalti e garantiu a classificação por 5 a 3.
Já nesta terça, nem a estrela do goleador Porcellis brilhou. Ele, que é o goleador da Copinha, com oito gols, não marcou e ainda foi substituído no segundo tempo, quando o time ficou com um jogador a menos em campo e o treinador decidiu colocar um zagueiro em seu lugar.
O Jogo
O duelo entre baianos e gaúchos começou bastante truncado com faltas para os dois lados. O Inter buscava o ataque pela direita, explorando as investidas do atacante Alexandre. O Bahia se defendia e chegou ao gol de Muriel somente aos 15min, através de uma bola cruzada por Bruno César.
Em seguida, Danilo Rios arrancou do meio-campo, passou por três adversários até sofrer falta próximo à risca da grande área, cometida pelo zagueiro Fred. O próprio Danilo cobrou e fez 1 x 0, aos 16 min. Com precisão, ele colocou a bola no ângulo, sem defesa para o goleiro colorado.
Após a abertura do placar, o Tricolor assumiu o controle do jogo e continuou no campo de ataque. O Inter ameaçou o Bahia aos 25 min, em jogada de Josimar, que acabou em defesa de Paulo Eduardo.
A resposta baiana veio aos 27min. Danilo, pela direita, percebeu o goleiro Muriel adiantado e num belo chute por cobertura, acertou o travessão. Aos 28min, Caio fez 2 x 0 para o Bahia. Novamente numa jogada que saiu dos pés de Danilo Rios, Caio recebeu pela esquerda e bateu forte para ampliar o placar.
O time do Inter se perdeu em campo e levou o terceiro gol aos 30 min. O Bahia aproveitou uma jogada errada entre o zagueiro Sidney e o Muriel. No bate-rebate, Bruno César roubou a bola do goleiro e por cobertura fez 3 x 0. Perdido, o Inter partiu ao ataque para diminuir o marcador. Aos 32 min, o árbitro marcou pênalti pela esquerda da área. Roger foi derrubado após driblar Willames. Alexandre bateu alto e acertou a trave.
Com a vantagem, o Bahia diminuiu o ritmo e o Inter foi ao ataque. Aos 36 e 37 min, o time gaúcho levou perigo ao gol defendido por Paulo Eduardo, em dois cruzamentos de Alexandre. Aos 39 min, Porcellis recebeu dentro da área e chutou forte para nova intervenção do goleiro tricolor.
"Estou fazendo um bom jogo e ajudando a equipe. Tem muito pela frente, vamos manter o ritmo para segurar o resultado", declarou Danilo Rios, o melhor atleta da etapa inicial. "Eles foram felizes em três jogadas. Vamos agora buscar corrigir, pois temos condições de reverter o prejuízo", disse o ala-esquerdo Guilherme, no intervalo da partida.
A segunda etapa começou com o Bahia recuado em seu campo. O Tricolor aguardava o Inter em seu campo. Nos contra-ataques, tentava ampliar o marcador. O Inter, sem agressividade, não oferecia perigo ao gol de Paulo Eduardo. O técnico Marcelo Estigarríbia promoveu a entrada de Anderson e alterou o esquema de 4-4-2 para 4-3-3. Mas o poder ofensivo do time não se alterou muito.
Aos 14min, a equipe gaúcha desperdiçou uma chance para diminuir. Depois de uma cobrança de falta da esquerda, a bola sobrou na pequena área para Alexandre, que chutou sobre o gol. Aos 19min, Porcellis arrematou bem, mas o goleiro defendeu. Os jogadores do Inter demonstravam muita vontade em diminuir o placar, porém acabavam perdendo lances fáceis ou chutando de longa distância e anulando a oportunidade de melhor trabalhar as jogadas.
O prejuízo aumentou aos 23min, quando o capitão Fabinho fez falta violenta em Avine e foi expulso. Para recompor o zaga, o treinador gaúcho retirou o goleador Porcellis para a entrada de Pierre. Aos 32min, o zagueiro Fred descontou para 3 x 1. Numa cobrança de falta perfeita, não ofereceu chance de defesa para o goleiro Paulo Eduardo. O gol animou o Inter a partir para o ataque, mas a equipe aparentava desorganização.
O zagueiro Tiago Leal, do Bahia, partiu para o ataque e criou uma das melhores jogadas da tarde. Ele saiu do meio-campo, passou pelo goleiro, mas chutou para fora. No lance seguinte, aos 37, o lateral-esquerdo Avine selou a classificação baiana. Ele recebeu dentro da área colorada, chutou rasteiro e cruzado, sem chances para Muriel. Com a inferioridade numérica em campo, o Inter não conseguia chegar com força ao ataque. Aos 44min, Luiz Eduardo roubou de Pierre na intermediária e avançou para o gol, mas acabou chutando para fora. Aos 48min, o Inter teve dois escanteios, mas não levou perigo à meta de Paulo Eduardo e os meninos baianos comemoraram a classificação.

INTER 1 X 4 BAHIA
Inter
Muriel; Fabinho, Fred, Sidney e Guilherme; Josimar, Roger, Henrique (Bruno Farias) e Ijuí (Anderson); Porcellis (Pierre) e Alexandre. Técnico: Marcelo Estigarríbia
Bahia
Paulo Eduardo; Denílson, Tiago Leal, Tiago Machado e Avine; Saulo, Caio, Willames (Fernando) e Danilo Rios; Bruno César e Luiz Eduardo (Klevber).Técnico: Moacyr Junior
Data: 17/1/2006 (terça-feira)
Local: Francisco Marques Figueira, em Suzano
Árbitro:Leandro Costa (SP)
Auxiliares: Itamar Antonielli e Flavio Pagliusso (SP)
Cartões Amarelos: Alexandre, Fred, Anderson e Pierre (Inter); Willames, Avine, Denílson, Bruno César, Paulo Eduardo e Luiz Eduardo (Bahia).
Cartão Vermelho: Fabinho (Inter)
Gols: Danilo Rios, aos 16; Caio, aos 28; Bruno César, aos 30 do 1º tempo. Fred aos 32; Avine aos 37 do 2º tempo.

Inter vence o Gre-Nal
No Encontro de Futebol Infantil de Alegrete houve empate em 1 a 1 no Gre-Nal realizado sábado, mas ontem, na 18ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, o Inter levou a melhor e venceu o tradicional adversário por 3 a 2, no segundo clássico Gre-Nal oficial da temporada. O Inter está classificado para a fase semifinal do Torneio Romeu Goulart Jaques. Hoje, o RS de Alvorada, outro clube gaúcho que segue na disputa, enfrenta o Cruzeiro-MG. Ramón e Diego (2) marcaram para o Inter e Fernando Genro e Dionathan para o Grêmio.
O Inter saiu na frente com Ramón, aos 16min. O Grêmio empatou ainda no 10 tempo com Aloísio. Na 2ª etapa, Diego fez 2 a 1 aos 28 e, no minuto seguinte, ampliou, cobrando pênalti. Dionathan descontou. O árbitro foi Leandro Vuaden, que expulsou Leonardo, do Grêmio.

Sobis
O empresário Jorge Machado retorna hoje da Itália e pretende apresentar ao presidente Fernando Carvalho as propostas por Rafael Sobis. Machado detém metade dos direitos do jogador. A outra metade está dividida entre Inter e um parceiro. Carvalho mostra-se descrente na existência de proposta oficial.


Preços
Ótima notícia: os preços dos ingressos para o jogo de amanhã à noite, no Beira-Rio, o primeiro do Colorado no Gauchão, são os mesmos do ano passado. Quem tiver R$ 5 ou R$ 10 no bolso poderá ver Inter x Gaúcho sem comprometer o atendimento de outras necessidades do cotidiano.
Não se repetirá, portanto, o que se viu domingo, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz x Grêmio. Lá, os torcedores foram afrontados com preços absurdos para a aquisição dos ingressos. A ganância desmedida de alguns dirigentes não se junta ao poder aquisitivo dos torcedores que, em sua maioria, fazem mágica para viver com um mínimo de dignidade.

Abel Braga
Na reabertura dos portões do Beira-Rio, amanhã, o time e a torcida vão reencontrar-se na expectativa de simpatia e apoio recíprocos. E começará, para o técnico Abel Braga, principalmente, um ano de grandes oportunidades para ganhos maiores do que em outras de suas passagens pelo clube.
De minha parte, que aprovei sem restrições a vinda de Abel para substituir Muricy Ramalho, desejo que o Internacional supere as limitações que o impediram, nos últimos anos, de obter títulos expressivos, além da tradicional superioridade regional.