inter

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

pré jogo contra o são caetano

Colorado joga a sorte no Brasileirão contra Azulão
Desfalcado, time de Abel precisa vencer para ainda sonhar com título
O futuro do Inter no Brasileirão 2006 passa pelo resultado do confronto com o São Caetano, às 16h deste domingo, no Beira-Rio. O time de Abel precisa vencer o desesperado Azulão - que luta contra o rebaixamento - para seguir com alguma chande de disputar o título. E o título é a úncia coisa que vale a pena para o Colorado - que já tem vaga na Libertadores 2007 garantida.
O time que Abel coloca em campo será bem desfigurado. Clemer e Fernandão foram vetados pelo departamento médico. Eles se juntam à Fabinho e Alex - dois titulares que estão há mais tempo em recuperação médica. O lateral Hidalgo está à serviço da seleção do Peru.
Renan deve ser o substituto de Clemer. No ataque, Rentería, Ricardo Jesus e Léo disputam uma vaga. Perdigão tem boas chances de retornar ao time depois de cumprir suspensão. A novidade na lista de concentrados é o lateral Elder Granja. A escalação será divulgada somente momentos antes da partida.
Outros desfalque no Inter é o técnico Abel - condenado a 30 dias de suspensão, por causa de expulsão na partida contra o Corinthians, em 24 de setembro. O auxiliar técnico Leomir comando o time à beira do gramado.
O São Caetano, vice-lanterna do Brasileirão, com 26 pontos, chega a Porto Alegre sem Thiago e Anderson Lima, que cumprem suspensão. O técnico Hélio dos Anjos prometeu mudanças na equipe, que perdeu para o Goiás na última rodada.

Fernandão passa por revisão médica
Atacante levou um tostão na coxa direita na derrota para o Cruzeiro
O atacante Fernandão passará por revisão médica nesta sexta-feira, tão logo a delegação do Internacional retorne de Belo Horizonte a Porto Alegre. O capitão levou um tostão na coxa direita e terminou o jogo contra o Cruzeiro mancando. Mas acha que estará presente na partida de domingo, no Beira-Rio, contra o São Caetano.
Na opinião do atacante, a derrota no Mineirão por 2 a 1 tornou decisivos os próximos dois jogos em casa. No fim-de-semana seguinte, o Inter receberá o Fluminense.
— Precisamos vencer e esperar que os concorrentes percam pontos. Depois, restarão nove jogos. E, se a distância permanecer a mesma, não será possível recuperar o terreno perdido - disse Fernandão.
Crítico da postura da equipe no jogo anterior, quando fez três gols no Paraná e quase deixou empatar, dessa vez, Fernandão elogiou o espírito de luta dos companheiros.
— Sabíamos como era importante vencer e nos comportamos com valentia. Corremos muito, criamos mais chances do que o Cruzeiro e continuamos brigando mesmo sofrendo o segundo gol — conformou-se o capitão.

Para onde vai o Inter?
É preciso vencer o São Caetano, mas a cabeça já está no Mundial
Lá se vão quase dois meses desde a conquista da América e o coração dos colorados segue batendo apertado rumo ao Mundial do Japão, em dezembro. O time desmontou-se. Os sinais de remontagem parecem invisíveis. O aproveitamento pós-título é só de 45,4%. As escalações não se repetem. Os reforços mal estrearam. Jogadores em má fase prolongada pemanecem. Para onde vai, afinal, o Inter que enfrenta o São Caetano na tarde de domingo?
O vice de futebol e candidato da situação à presidência, Vitorio Píffero, já admite que o caminho pode ser o Inter B, ou algo perto disso. Inclusive no Gre-Nal do Olímpico, dia 5. A idéia é usá-lo a partir de novembro, dando um descanso para os titulares, sobretudo os mais estressados, caso de Fabiano Eller, o campeão de atuações da temporada.
Depois da derrota para o Cruzeiro por 2 a 1 no meio da semana, não há como negar que o Brasileirão esfriou para o Inter. As rodadas deste fim de semana e a próxima (contra o Fluminense, no Beira-Rio), até podem alterar esta tendência, em caso de tropeços dos rivais São Paulo, Grêmio e Santos. Mas o time que entra em campo neste domingo para enfrentar o vice-lanterna já é praticamente reserva.
Cinco titulares estão fora: além do lateral-esquerdo Hidalgo (na seleção peruana), completam a lista os lesionados Clemer, Fernandão, Alex e Fabinho - sem contar o colombiano Vargas, com distensão na coxa.


- Estaria preocupado com os altos e baixos do Inter se não tivéssemos alcançado os altos. Mas conseguimos atuações ótimas. Caímos depois, mas o fato é que tivemos boas atuações depois da Libertadores: contra o Atlético-PR e o primeiro tempo do Paraná, por exemplo. Vamos trabalhar para torná-las rotineiras - afirma Píffero, cujas chances de embarcar para o Japão como presidente eleito são grandes.
Mas coube a Fernandão o diagnóstico mais contundente sobre o caminho a ser trilhado até o Japão.
- Saiu muita gente. Precisamos de tempo para treinar. O foco do Mundial deve ser mais adiante, mas é claro que precisaremos de treino específico - avisa o grande ausente deste domingo.
( diogo.olivier@zerohora.com.br )

Contra o desânimo e o vice-lanterna
Resumo da Notícia: Inter recebe o São Caetano, neste domingo, no Beira-Rio, e precisa de três pontos para ainda tentar sonhar com o título do Brasileirão
A tabela de classificação e a fase do Internacional dão todos os indícios de que o clube está fora da disputa do título do Brasileirão. Uma das missões do time, neste domingo, é provar que esses indícios estão errados e que ainda dá para sonhar em ser campeão. O primeiro passo é vencer (e bem) o São Caetano, neste domingo, no Beira-Rio.
O técnico Abel Braga cumpre o segundo dos seis jogos de suspensão e ficará nas cabines do estádio. Mas é o menor dos problemas. Sexta-feira, ao desembarcarem na Capital após a derrota (2 a 1) para o Cruzeiro em Minas, alguns jogadores eram puro desânimo.
Fernandão, destaque da equipe, caminhou com dificuldade devido a dores na coxa direita. Deixou claro que deve ser poupado.
- Temos ainda algum tempo, vamos fazer os exames e esperar. Só posso dizer que, hoje, estou com dores - ponderou.
Adriano, o "escolhido"
O goleiro Clemer, com dores no joelho esquerdo, foi mais enfático:
- Para esse domingo acho que não vai dar, tá doendo bastante. Espero poder me recuperar em breve.
O goleiro fará exames e não está descartada uma cirurgia - mesmo assim, recuperaria-se em tempo de jogar o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
Mas um dos mais preocupados era o meia Adriano. Apesar considerar ter feito "uma boa partida" em Minas, ele sabe que, no Beira-Rio, tem tudo para ser vaiado.
- Não sei o que fiz de errado. Mas futebol é assim: quando o time perde, a torcida tem de pegar no pé de alguém. Me escolheram...
( renato.gava@diariogaucho.com.br )

Inter ainda não perdeu a esperança
A equipe pretende aproveitar os jogos no Beira-Rio contra o São Caetano, hoje, e o Flu para somar 6 pontos e seguir na disputa do título
Fabrício Falkowski
O Inter encara os dois jogos seguidos em casa, contra São Caetano e Fluminense, como a última chance de seguir vivo no Brasileiro. Mas, além de conquistar os 6 pontos, terá que torcer por tropeços de São Paulo, Grêmio e Santos. Para começar, uma vitória sobre o São Caetano, neste domingo, no estádio Beira-Rio, é encarada como vital. 'Apesar de tudo, continuamos com chances. O título está distante, principalmente depois da derrota para o Cruzeiro, mas o Inter não morre nunca', argumentou o zagueiro Fabiano Eller.
Fernandão, que voltou de Minas Gerais com dores musculares e o goleiro Clemer, com dores no joelho direito, estão fora da partida. Mesmo assim, o atacante pediu o comparecimento da torcida. 'Se conquistarmos os 6 pontos nesses dois jogos, vamos nos manter entre os líderes. Tenho certeza de que os nossos adversários também vão deixar escapar alguns pontos. Mas é fundamental que a torcida continue apoiando. Sem ela, fica mais difícil.'
Ainda suspenso, Abel Braga deverá assistir ao jogo das cabines do Beira-Rio e passar orientações para o seu auxiliar Leomir por meio do telefone. O clube tomará algumas precauções para evitar que o técnico seja outra vez punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Por isso, Abel não deverá ir ao vestiário antes da partida e no intervalo. Ele só voltará a comandar o time na beira do campo na partida contra o Grêmio, dia 5 de novembro.
O São Caetano passa por dificuldades. Ocupando um lugar na zona do rebaixamento, com apenas 26 pontos em 27 jogos, o time paulista precisa de uma vitória a qualquer custo. O técnico Hélio dos Anjos está com o emprego ameaçado e deverá fazer várias alterações na equipe. Toda a zaga titular do São Caetano está suspensa, obrigando o treinador a utilizar o esquema 4-4-2, a que o time não está acostumado.

Inter, de olho nos líderes, recebe o Azulão
Fernandão é dúvida no Colorado, e, no Azulão, Hélio tenta primeira vitória
O Internacional recebe o São Caetano no próximo domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. O time gaúcho tenta se reabilitar da derrota na última rodada, contra o Cruzeiro, para não deixar os líderes se distanciarem. Já o Azulão quer desesperadamente somar três pontos para melhorar sua condição na luta para sair da zona de rebaixamento. A equipe está na 19ª colocação, com 26 pontos. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real, com vídeos exclusivos, e o Premiére 2 transmite ao vivo.
Sem o técnico Abel Braga, condenado a 30 dias de suspensão em virtude da expulsão na partida contra o Corinthians, no último dia 24 de setembro, o Colorado vai ser comandado no campo pelo auxiliar Leomir, que conta com a volta do volante Perdigão, que cumpriu suspensão.
O problema do Inter está no gol. Clemer, dono da camisa 1, está com uma inflamação nos ligamentos do joelho direito e não vai ter condições de entrar em campo. Renan será o substituto. O time pode ter outro desfalque importante para encarar o time do ABC. O atacante Fernandão sente dores musculares e ainda vai ser avaliado pelos médicos. O jogador está confiante na reação colorada no campeonato e conta com o apoio dos torcedores para isso.
- Temos dois jogos em casa na seqüência. São seis pontos que podemos somar na tabela para nos mantermos entre os líderes. Os colorados têm que continuar nos apoionado. A força das arquibancadas é muito importante - diz Fernandão, o capitão do Inter.
No lado paulista, muitos problemas para o técnico Hélio dos Anjos, que perdeu todos os cinco jogos em que comandou o Azulão. Ele não vai poder contar com Gustavo, Thiago e Anderson Lima, todos suspensos. Os substitutos devem ser Neto, Maurício e Madson, respectivamente.
Com a zaga toda reserva, o treinador vai mudar o esquema para encarar o Internacional: sai o 3-5-2 e entra o 4-4-2. Rafael Muçamba, que teve um entorse no tornozelo direito no treino desta sexta, está vetado para o jogo.

INTERNACIONAL x SÃO CAETANO
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Álvaro Azevedo Quelhas (MG)
Auxiliares: José Carlos de Souza (MG) e Alexandre Santos Conceição (MG)

INTERNACIONAL
Renan, Ceará, Índio, Fabiano Eller e Ramon; Perdigão, Edinho, Adriano e Maycon; Fernandão (Rentería) e Iarley.
Técnico: Leomir de Souza (interino)
SÃO CAETANO
Mauro; Madson, Neto, Maurício e Triguinho; Marabá, Daniel, Márcio e Elton; Júlio César e Martin.
Técnico: Hélio dos Anjos

INTER ENCARA O SÃO CAETANO NO BEIRA-RIO
O técnico Abel Braga comandou um treino na manhã deste sábado que encaminhou o time que enfrentará o Azulão. O treinador colorado não poderá contar com o goleiro Clemer e o meia-atacante Fernandão, vetados pelo departamento médico. Renan deve ser o substituto de Clemer. No ataque, Rentería, Ricardo Jesus e Léo disputam uma vaga. Perdigão tem boas chances de retornar ao time depois de cumprir suspensão. A novidade na lista de concentrados é o lateral Elder Granja. A escalação será divulgada somente momentos antes da partida.
O auxiliar técnico Leomir seguirá comandando o time à beira do campo, já que Abel foi condenado a 30 dias de suspensão em virtude da expulsão na partida contra o Corinthians, no último dia 24 de setembro. Durante o jogo, Leomir utiliza um rádio comunicador para trocar informações com Abel, que assiste ao confronto da arquibancada.
Adversário
O São Caetano atuará com a zaga reserva contra o Inter. Gustavo, Tiago e Anderson Lima receberam o terceiro cartão amarelo na derrota para o Goiás e devem ser substituídos por Cleber, Neto e Maurício. Já o meia Canindé estará à disposição do técnico Hélio dos Anjos após cumprir suspensão. O Azulão é 19ª colocado na tabela de classificação com 26 pontos.

Estatísticas (confrontos diretos)
9 Jogos
2 Vitórias do Internacional
4 Empates
3 Vitórias do São Caetano
21 Total de gols
7 Gols do Internacional
14 Gols do São Caetano

Contundido, Clemer fica fora do jogo com São Caetano
O goleiro Clemer revelou na tarde desta sexta-feira que não estará no gol do Internacional domingo, contra o São Caetano, no Beira-Rio, devido a um problema no joelho direito.
A informação foi dada na chegada de Belo Horizonte, onde o Internacional perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1.
"Venho com essa inflamação nos ligamentos me incomodando há tempo. O doutor falou que está descartada a cirurgia, mas chegou a hora de uma parada para um exame mais minucioso", disse o goleiro, que deverá ser substituído por Renan contra o São Caetano.

DEFINIDAS DATAS DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DO INTER
O Sport Club Internacional definiu as datas da eleição presidencial de 2006. O primeiro turno será realizado no dia 20 de novembro no Conselho Deliberativo e o segundo turno, com a participação dos sócios, está marcado para 2 de dezembro. Serão eleitos presidente, o 1º vice-presidente e o 2º vice-presidente. Também serão renovadas 150 vagas de conselheiros (50% das vagas eletivas do Conselho).
Quem vota:
Votarão os associados maiores de 16 anos que tenham ingressado no quadro social do Inter até 31 de dezembro de 2004, que estejam em dia com suas obrigações sociais e no gozo dos seus direitos estatutários no dia 31 de outubro de 2006.

COPA FGF: INTER B VENCE O GUARANY EM BAGÉ E SEGUE INVICTO
O Inter B empatou em 1 a 1 com o Guarany, na tarde deste domingo, no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé. A partida foi válida pela 14ª rodada da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O meia-atacante nigeriano Abu marcou o gol colorado aos 2min do segundo tempo. Com o resultado, o Inter B segue na liderança isolada da Chave 1 com 30 pontos. O time do técnico Lisca também está invicto com oito vitórias e seis empates. O time colorado atuou com: Muriel; Fabinho (Cauê), João Guilherme, Cristian (Bruno Farias) e Ismael; Mineiro, Josimar (Diogo), Abu e Lê; Luiz Adriano e Alexandre Pato. Na próxima quinta-feira (12/10), o Inter enfrenta o Novo Hamburgo, no Beira-Rio.

RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA DAS CATEGORIAS DE BASE
O time infantil colorado goleou o Sete de Setembro por 9 a 0, na tarde deste domingo, no campo principal do Beira-Rio. A partida válida pelas oitavas-de-final do Gauchão foi preliminar do jogo Inter x São Caetano. Os gols foram marcados por João Paulo, Renan, Adriel, Artur, Lucas, Guilherme Freitas, Juliano, Régis e Matheus. O time do técnico André Prodes atuou com Guilherme; Regis, Artur, Matheus Silva e Adriel (Cleivan); Maxsuel, Gilberto (Madson), Douglas (Juliano) e Lucas; João Paulo (Matheus) e Renan (Evandro). Com o resultado, a equipe colorada está classificada para as quartas-de-final da competição organizada pela Liga Infantil de Futebol. O adversário do Inter ainda não foi definido.


Infantis golearam o Sete de Setembro por 9 a 0
As seleções de base do Internacional estiveram em campo, neste sábado, em partidas válidas pelo Gauchão. A Seleção 93 goleou o Novo Horizonte, de Santa Maria, por 9 a 1. A Seleção 94 venceu o Chimarrão, de Estância Velha, por 8 a 0. Ambos os jogos foram disputados no Beira-Rio e válidos pelas oitavas-de-final do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, as equipes estão classificadas para as quartas-de-final da competição organizada pela Liga Infantil de Futebol. O adversário do Inter ainda não foi definido. Em Gravataí, as Seleções 95 e 96 enfrentaram o Cerâmica, em partidas válidas pela 5ª rodada do Gauchão. A Seleção 95 empatou em 1 a 1 e a Seleção 96 venceu por 4 a 0.

JOGADORES RELACIONADOS PARA A PARTIDA CONTRA O SÃO CAETANO
07/10/2006
Confira os jogadores relacionados para a partida contra o São Caetano, válida pela 28ª rodada do Brasileirão:
Adriano (meia)
Caio (meia)
Ceará (lateral)
Ediglê (zagueiro)
Edinho (volante)
Elder Granja (lateral)
Fabiano Eller (zagueiro)
Iarley (atacante)
Índio (zagueiro)
Léo (atacante)
Marcelo Boeck (goleiro)
Maycon (volante)
Michel (meia-atacante)
Perdigão (volante)
Pinga (meia-atacante)
Ramon (lateral)
Renan (goleiro)
Rentería (atacante)
Ricardo Jesus (atacante)
Wellington Monteiro (volante)

Wianey Carlet em 08/10/2006

Mágoas coloradas
Minha caixa de e-mails entupiu, tantas foram as mensagens de colorados inconformados com Abel Braga. Acho, entretanto, que ao treinador cabem atenuantes e responsabilizações.
Absolvição
Não é culpa de Abel se os seus zagueiros não sabem cabecear e cada bola erguida sobre a área do Inter é um caos infernal. Tampouco é responsabilidade do treinador se Clemer atravessou uma carreira inteira sem aprender a sair do gol. Vargas se lesionou, ele deveria substituir Tinga, mas Abel o estava preterindo. Hidalgo foi convocado pela seleção do seu país, e Pinga desembarcou no Beira-Rio ostentando as banhas fartas de uma ala de baianas no Carnaval. Acrescente-se que Fabinho está no estaleiro e completa-se um elenco de circunstâncias que não dependem de Abel Braga.
Condenação
É culpa do treinador, entretanto, o tempo que já desperdiçou e continua desperdiçando com Adriano e Michel, jogadores para compor grupo, nada mais. É sua responsabilidade oferecer generosa seqüência de oportunidades para jogadores que já demonstraram suas inaptidões enquanto descarta garotos promissores após duas ou três chances.
Emergentes
Na semana passada, Abel passou uma carraspana pública em Caio e Luiz Adriano, dois garotos carentes de segurança e continuidade. Não foram perdoados pelo treinador, após poucos jogos. Quando se trata de Adriano e Michel, entretanto, são "tímidos, injustiçados, coitadinhos". Posso estar errado, mas não parece uma política boa e justa.
Centroavante
Já está visto e revisto que Iarley é segundo atacante, joga pelos lados e tem pouco apetite pelo centro do ataque. Logo, é imprescindível encontrar um atacante de ofício, ponta-de-lança, centroavante, não importa a denominação. Terá que ser entre os garotos emergentes do clube. Abel precisa escolher o que melhor se adapta ao time e colocá-lo em campo várias vezes. Ricardo Jesus, no Mineirão, perdeu dois gols, e daí? Queriam frieza de um matador profissional em um garoto recém saído das fraldas? Só existe uma maneira de obter experiência: jogando e adquirindo segurança pela confiança que lhe passa o treinador. O jogo deste domingo, no Beira-Rio, 16h, será contra o São Caetano. Depois, restarão mais 10 partidas. Encurtou o tempo para acertar o time.
Na briga
Para uma equipe que está em franca luta pelo título nacional, superar tabus e dificuldades é condição intrínseca que não pode ser evitada. O Grêmio joga na temível Vila Belmiro contra um time apenas razoável, mas invejavelmente estruturado e animado pela vitória no clássico de quarta-feira, diante do Corinthians. A tarefa é encardida, mas terá que ser enfrentada e superada. As duas equipes estão desfalcadas de titulares importantes, o que empresta equilíbrio ao confronto. Se conseguir a proeza de uma vitória, o time de Mano Menezes seguirá inscrito entre os fortes candidatos ao título.
Azar
Infelizmente, para o Grêmio e os demais pretendentes ao título, Muricy Ramalho cedeu à pressão da crítica paulista e, desde o jogo contra o Inter, escala o São Paulo no 4-4-2. Se não recair, será difícil contar com tropeços do São Paulo e o seu refinado grupo de jogadores.
wianey.carlet@zerohora.com.br

Inter estará sem Clemer e Fernandão para enfrentar o São Caetano
O Internacional estará realmente muito descaracterizado para enfrentar o São Caetano, às 16h deste domingo, no estádio Beira Rio. Além de não poder contar com o comandante Abel Braga no banco de reservas para orientar a equipe, Fernandão e Clemer - as duas maiores lideranças do time - também não estarão em campo.
O problema de Fernandão foi uma pancada recebida durante o jogo contra o Cruzeiro. O jogador saiu de campo reclamando de dores musculares no local, que tiraram o atacante do último treino antes do jogo, sendo confirmado como desfalque para o encontro.
Já Clemer havia reclamando de dores há mais tempo devido a um inflamação nos tendões do joelho. É provável que o goleiro necessite ficar parado por duas semanas, voltando a atuar pelo Colorado contra a Ponte Preta, dia 21.





Desesperado, São Caetano enfrenta o Inter no Beira-Rio
da Folhapress

Em leve desvantagem histórica diante do adversário, o Internacional vai a campo hoje, às 16h, para enfrentar o São Caetano, no Beira-Rio, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com três vitórias e duas derrotas em nove partidas contra os gaúchos, o São Caetano tem o dobro de gols marcados no confronto direto: 14 contra apenas sete do Internacional. Os donos da casa, entretanto, esperam igualar o número de vitórias para seguir em busca do título do Nacional.
O Inter poderá contar com o retorno do volante Perdigão. Ele cumpriu suspensão automática na derrota diante do Cruzeiro, por 2 a 1, na última rodada da competição.
Os problemas para a partida ficam por conta do goleiro Clemer e do atacante Fernandão. Ambos estão com dores musculares e serão avaliados antes da partida pelo departamento médico. Caso sejam poupados, Renan e Rentería entram como titulares.
No banco, Abel Braga terá de ser substituído pelo auxiliar Leomir. O técnico do Inter terá de cumprir suspensão por 30 dias, após ter sido expulso no confronto diante do Corinthians.
O São Caetano, que vive fase conturbada na competição, quer a vitória para se afastar da incômoda vice-lanterna. Com apenas 26 pontos ganhos, mesmo que vença o jogo, o time de Hélio dos Anjos não conseguirá deixar a zona de rebaixamento.

São Caetano muda em seis posições
Numa tentativa quase desesperada de salvar o São Caetano da penúltima colocação, o técnico Hélio dos Anjos promoverá várias mudanças para enfrentar o Inter. Sem poder contar com os zagueiros, Gustavo, Thiago e Anderson Lima, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, trocará o esquema tático para o 4-4-2. Serão seis mudanças em relação ao time derrotado pelo Goiás. No meio, Rafael Muçamba e Marabá são as novidades. No ataque, entra Júlio César.