inter

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Atacante Pato interessa ao Arsenal


Jogador de 17 anos ainda não estreou no time principal colorado
   O atacante colorado Alexandre Rodrigues da Silva tem apenas 17 anos, mas já interessa a clubes do Exterior. O Pato, artilheiro da Copa Sendai, vencida pela seleção brasileira sub-18, no Japão, sequer estreou no time profissional do Inter, mas o poderoso Arsenal, da Inglaterra, já está disposto a levá-lo do Beira-Rio.
   Apontado por Rafael Sobis como seu sucessor - ambos dividiram quarto nos alojamentos do Beira-Rio de 2001 a 2004 e tornaram-se grandes amigos -, o mais promissor talento das divisões de base coloradas tem contrato de três anos. A multa rescisória é de 10 milhões euros. Se o Arsenal pagar, leva. Mais ainda: em 2009, com 20 anos incompletos, o Inter poderá perdê-lo sem receber nada em troca. A Lei Pelé só permite contratos de cinco anos a partir dos 18.
   O assédio de Pato na concentração da seleção começou quando o Arsenal foi buscar Denílson, capitão do time. Os ingleses pagaram 6 milhões de euros pela revelação do São Paulo, que já treina no time mais popular de Londres. Viram então Alexandre em ação.
- Quando cheguei ao Inter me perguntavam quando eu ia para o Arsenal - revelou Pato.
   Aos 16 anos, foi goleador do 1º Brasileirão Sub-20, com sete gols. Faz gols em Gre-Nal. Na final do Gauchão juvenil, o Grêmio escalou Anderson, mas Alexandre fez o gol do título no suplementar do Olímpico. Nos 4 a 0 do clássico decisivo do Brasileirão, também marcou o seu. Já corre no Beira-Rio a informação de que o técnico Nélson Rodrigues irá convocá-lo para o Sul-Americano sub-20, em 2007. Que, por sua vez, vale vaga no Mundial, meses mais tarde.
- O Pato é uma mistura das virtudes de Sobis, Nilmar e Daniel Carvalho. Por isso, o Arsenal está atrás. É duro, numa dessas a gente perde um fenômeno desses sem ganhar um centavo. Se ele quiser sair em 2009, o Inter não ganha nada - lamentou o presidente Fernando Carvalho.
- Vou ver isso com o Abel: não dá mais para segurar. Tem que subir o guri para os profissionais. Depois a gente vê como fazer.
   Ontem, Alexandre entrou no intervalo do jogo entre Inter B e Ulbra, pela Copa FGF, no suplementar do Beira-Rio. Estava 0 a 0, mas Alexandre construiu uma goleada em questão de minutos. Fez dois belos gols, um deles arrancando pelo meio dos zagueiros e deslocando o goleiro Marcelo Pitol com um toque sutil. O outro foi do meia Caio.
- Não gostaria de sair agora. A idéia é cumprir uma trajetória aqui e, só depois, ir para a Europa - disse o jogador que alimenta os sonhos do Arsenal.